Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Jardim de zoa em um refúgio que deveria ser um sump...rs
-
Felipe Esteves
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Felipe Esteves
Jardim de zoa em um refúgio que deveria ser um sump...rs
Pois é....
É confusa mas é esta minha intenção...
No meu projeto, conto com um "sump" que na verdade é um aqua de 80x45x20(a) e gostaria de torna-lo um jardim de ZOAs.
Vou explicar melhor... a minha idéia com esse aqua (forçada confesso, devido a um erro de projeto) é tentar métodos novos de filtragem no aqua... não tem altura disponível para um skimmer condizente a um sistema de 280 lts, então, quero bolar algumas coisas... gostaria de fazer um sump com um jardim de zoanthus e alguns sun corals, juntamente com um filtro de algas e coisas do tipo..rs
Bom... vamos lá... é possível manter este jardim com os 20 cms de altura? qual iluminação eu teria que usar (há de ser fluorescente ou leds..rs por falta de espaço)?
Alguem tem mais alguma sugestão de seres que consumam nutrientes da agua para auxiliar a manter o sistema??
É confusa mas é esta minha intenção...
No meu projeto, conto com um "sump" que na verdade é um aqua de 80x45x20(a) e gostaria de torna-lo um jardim de ZOAs.
Vou explicar melhor... a minha idéia com esse aqua (forçada confesso, devido a um erro de projeto) é tentar métodos novos de filtragem no aqua... não tem altura disponível para um skimmer condizente a um sistema de 280 lts, então, quero bolar algumas coisas... gostaria de fazer um sump com um jardim de zoanthus e alguns sun corals, juntamente com um filtro de algas e coisas do tipo..rs
Bom... vamos lá... é possível manter este jardim com os 20 cms de altura? qual iluminação eu teria que usar (há de ser fluorescente ou leds..rs por falta de espaço)?
Alguem tem mais alguma sugestão de seres que consumam nutrientes da agua para auxiliar a manter o sistema??
- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- País: Brasil
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Re: Jardim de zoa em um refúgio que deveria ser um sump...rs
Nao sei se zoas sao eficientes para tal...
Tinha um artigo acho q na reefkeeping comparando chaeto e xenias...
Tinha um artigo acho q na reefkeeping comparando chaeto e xenias...
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
-
Felipe Esteves

Boa!!
Qualquer info ajuda!
Só que.... tem que ser seres que não dependam de alta quantidade de iluminação, o espaço para o sump tem 33 cms de altura e o aqua ja tem 20...rs
Valeu pela atenção!
Qualquer info ajuda!
Só que.... tem que ser seres que não dependam de alta quantidade de iluminação, o espaço para o sump tem 33 cms de altura e o aqua ja tem 20...rs
Valeu pela atenção!
- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Se a intencao é exportar nutriente e nao tem um skimmer, algas sao melhores... alias recomendo as chaeto
ReefCelsois III
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
tem um aquarista que coloca grandes colonias de esponjas no sump para reter particulas em suspenção e filtrar nutrientes, não sei se daria certo com os zoanthus, mas se for tentar pode ser com lâmpadas LP ou fluorescentes normais.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Felipe Esteves

Legal, bom saber!! qual seria a exigência de iluminação para estes seres??
acredito que não tenha taaaaantos nutrientes assim para exportar, pretendo ter uns 2 ou 3 peixes... mas to afim de tentar novos métodos de filtragem de agua...
Acham que pode dar certo???
acredito que não tenha taaaaantos nutrientes assim para exportar, pretendo ter uns 2 ou 3 peixes... mas to afim de tentar novos métodos de filtragem de agua...
Acham que pode dar certo???
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Já vi sistemas com essa faixa de 150 a 300 litros, com filtragem feita somente com rochas naturais.
cobre esse sump todo com rochas, de ponta a ponta, nos buracos, voce pode colocar algumas esponjas, ou mesmo zoanthus, pois são pouco exigentes quanto a luz, as xenias vão bem só com tubulares também.
E, entre uma rocha e outra, macroalgas.
cobre esse sump todo com rochas, de ponta a ponta, nos buracos, voce pode colocar algumas esponjas, ou mesmo zoanthus, pois são pouco exigentes quanto a luz, as xenias vão bem só com tubulares também.
E, entre uma rocha e outra, macroalgas.
Felipe Esteves

Legal!!!
Daí se bobiar, da pra manter um F.O no display e um " reef " no lugar do sump...rs
Onde consigo esta macroalga citada??
Daí se bobiar, da pra manter um F.O no display e um " reef " no lugar do sump...rs
Onde consigo esta macroalga citada??
-
Felipe Esteves

Matias Gomes escreveu:tem um aquarista que coloca grandes colonias de esponjas no sump para reter particulas em suspenção e filtrar nutrientes, não sei se daria certo com os zoanthus, mas se for tentar pode ser com lâmpadas LP ou fluorescentes normais.
Matias, tem algum link para eu ver este projeto???