🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iniciando SPS, será que vai?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
GustavoSoares
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Gustavo

Iniciando SPS, será que vai?

#1 Mensagem por GustavoSoares »

Pessoal,

To querendo colocar uns sps's no meu aqua, queria a opinião de vocês pra saber se dá, pq eu tenho lá meus receios.
Meu setup é o seguinte:
Display 40L(Fui informado de que era 60L e não me dei ao luxo de medir e calcular a litragem, vacilei)Todo o aqua foi montando tomando como base que ele tem 60 litros, então, ta tudo superdimensionado(inclusive população)
pH 8.3
amonia 0,00ppm (amonia tóxica deu 0,1ppm)
nitrito, 0,00ppm
nitrato medi a 1 mes atras na solar reefs e não lembro o valor, vou medir novamente este final de semana.Só me lembro que o Rodrigo disse que estava ok.
calcio 400
temp to conseguindo manter em 26 sem problemas e variações, agora no frio nem aciona os coolers(da jebo, aquela régua com 4) controlado por um controlador de temperatura xing ling
densidade 1025
Meu sump é traseiro, tem um retorno de 550L/h
dentro do aqua tem uma sb 1000 para fazer circulação(regulada na vazão mínima) mas esta desligada.Penso em religá-la e realocar os corais para que todos se beneficiem de circulação da forma com correta.
Minha população é:
2 ocelaris pequenos(7 e 5cm)
1 Cianocephalos(peguei para tentar acabar com as planárias, não deu certo e to procurando um lar pra ele)
1 Blenny bicolor
1 gramma
Corais:
Carpet Brown
GSP
MUSH
Yellow polips
Kenia
Xenia giant
Hammer Green
Iluminação:
to com 2 PL de 36W 7200k novas(2 meses) e 2 actinícas de 15W
Meu foto período é:
7 da manha, liga as actinícas, 9h liga as PL's.
As 19H desliga as PL's e as 22 desliga as actinícas.
Agora eis o problema

fiz uma compra na china a 4 meses atras(!) de skimmer, refratometro, teste de calcio, magnesio, suplementos e sei la oq mais, nem lembro.
A mercadoria chegou e foi apreendida, segundo a receita federal, eu não tenho autorização para transportar esse tipo de produto pelo Brasil, por este motivo, minha emrcadoria foi enviada ao ministério do exército para fiscalização(!!!).
Depois de meses de burocracia, finalmente consegui liberar a mercadoria, segundo infos da RF, esta em transito para a agencia de CEP mais próximo da minha casa.
Por este motivo, faço TPA com água de DI e sal red sea pro coral toda semana
Troco a resina a cada 450-500Litros, para ter uma margem de segurança.

Será que consigo manter os corais duros "mais resistentes" ?
O que me recomendam?

Fico no aguardo de instruções ;)

Agradeço desde já.

GustavoSoares

Re: Iniciando SPS, será que vai?

#2 Mensagem por GustavoSoares »

ficou grande :shock: :shock:

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Gustavo.

A maior necessidade para os SPS são:

:!: Disposição de luz (quanto ao tipo, é complicado dizer, pois, temos sucesso com 80% usando HQIs, 40% dos que usam T5 e 1% dos que usam lampadas de padaria **** Matias ****)

:!: Qualidade da água - Nisso, já é a grande maioria, água zerada em todos os aspectos negativos e com indices adequados a natureza ou mesmo superiores para Cálcio/Magnésio/RA, estabilidade em temperatura, pH e densidade.

:!: Circulação - Os SPS precisam de movimento da água em todo o seu tecido, mantendo assim boa oxigenação e reposição constante dos nutrientes, além de não suportarem acumulo de sujeira em sua superficie.

Se sua água esta em condições, coloque alguns dos mais resistentes, lembrando que os mais resistentes também são os que mais crescem, e, logo logo vai ter que aumentar o reef ou fazer doações de mudas.

A circulação, vai aumentando aos poucos e coloque os corais o mais alto possível, para aproveitarem o máximo de luz.

Eu considero SPS resistentes os abaixo:

Acropora yonguei
Acropora millepora (diversas cores)
Psammocora
Montipora capricornis (diversas cores)
Montipora digitata (diversas cores)

Boa sorte, mas, lembre-se, é uma tentativa, então, não desista.

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

#4 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Fala Gustavo,
como anda o aquario?
como o Renato disse.
com pl fica inviavel para sps.
abs

Fernando Cunha
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Fernando Cunha

#5 Mensagem por Fernando Cunha »

Gustavo,

Quando comecei com SPS's iniciei com Montípora Digitada, e na época a minha iluminação era precária, mas consegui manter.

Se você for no encontro, posso conseguir uma muda pra você

Abraços
Fernando Cunh@

GustavoSoares

#6 Mensagem por GustavoSoares »

Pessoal

Primeiramente me desculpe no atraso das respostas, estou trabalhando bastante aeee \o/
haha

Eu comprei 2 corais, são eles:
MONTIPORA CAPRICORNIO
ACROPORA MILEPORA RED

Porém, meu início não foi 100% bom.
A embalagem veio danificada, os sacos se rasgaram e os corais quebraram.Ainda sobrou uns 'pedaços' acredito que grandes, tomara que consiga salvar.Vou tirar uma foto mais tarde e ja coloco aqui pra vcs verem e verem meu aqua tbm(em primeira mão hein)
To negociando uma valida roxa, mais pra frente pretendo pegar outras, vamos ver se os corais vão se dar bem aqui.Ja estou até pensando em vender meus softs :?

Fernando Cunha,
Agradeço a sua disposição de me doar uma muda, de coração.
Estou vendo as possibilidades de ir até ilhabella no sábado do encontro conhecer o pessoal, bater um papo, enfim.Vou confirmar neste final de semana próximo(24-25/10).

Quanto a iluminação, to pensando num upgrade.
Meu irmão é arquiteto e light designer..ele me trouxe 2 LEDs de 3W que instalei provisoriamente na luminaria, apenas para ver como ficava..
To pensando em substituir minha iluminação por leds haha.Caso os corais não se deem bem, vou fazer o upgrade pra algo mais forte..to em duvida entre led e hqi mais isso fica pra outra hora.

Agradeço novamente a TODOS, li todas as postagens, obrigado mesmo.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”