🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Chiller

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Gilson Franzoni
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Franzoni
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

Chiller

#1 Mensagem por Gilson Franzoni »

Na experiencia dos amigos , existe alguma diferença no rendimento do chiller, conforme o esquema de conecçao, ou seja, sump(bomba) vai pro chiller e dai direto pro aquario, ou é melhor o esquema sump(bomba)para o chiller e volta para para o sump e outro bomba manda para o aquario(neste esquema voce tem mais uma bomba consumindo energia e aquecendo a agua!) O rendimento de um tem vantagem sobre o outro, existiria um melhor?

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Diego S Manoel

Re: CHILLER

#2 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Olha seguinte.

Todos meus aquarios sempre usei o padrão de bomba de recalque com vazão de 10x a 15x no maximo a litragem no sistema.

Agora vc me pergunta a onde quero chegar.

É simples, tem gente que usa bombas mais fortes do que isso, e na minha opinião, fica inviavel ligalas diretamente para o chiller e ja jogando para o display.

Minha preferencia é usar uma bomba adequada ao chiller, jogando agua do sump no chiller e mandando para o display, ou se sua bomba de recalque for extremamente forte, fazer uma derivação nela e mandar esta agua para o chiller e depois para o display.

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Biguzzi

#3 Mensagem por Carlos Biguzzi »

No meu caso eu coloquei ochiller no retorno do aquario, como a bomba de recalque é de 2100 l/h apenas, não quiz diminuir a sua vazão fazendo mais conexões e aumentando o percurso, então ficou assim, do retorno para o chiller e para o sump. Entendo que não é a menlhor opção, mas como a bomba de retorno era muito fraquinha, achei melhor diminuir a coluna dagua para que ela tivesse mais vazão...... Tá funcionando legal.......
Editado pela última vez por Carlos Biguzzi em 03 Nov 2009, 21:21, em um total de 1 vez.
A DEUS toda a Gloria!

Gilson Franzoni

#4 Mensagem por Gilson Franzoni »

Valeu pessoal, se alguem tiver mais alguma opinião , sera bem vinda!

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#5 Mensagem por Renato Vidal »

Gilson.

Ao meu ver, a melhor maneira é usa-lo no overflow.

Explico.

Usa-lo na subida, com derivação de uma bomba de recalque, além de aumentar a carga dela (reduzindo o recalque) também fica dificil dimensionar o fluxo na saida da bomba, e, o chiller para trabalhar bem, precisa estar com o fluxo indicado pelo fabricante, a melhor saída é uma bomba dedicada para ele, mas, a intenção é economia.

Por exemplo, aqui em casa, o overflow é dividido em duas flanges, uma vai para o espaço do sump onde esta o skimmer, a outra, alimenta o refúgio (deveria alimentar o chiller e depois voltar para o sump, mas nós não temos chiller), com dois registros esféricos, é possivel administrar a água do retorno na quantidade que mais me interessa em cada lado.

Boa sorte

Gilson Franzoni

Re: Chiller

#6 Mensagem por Gilson Franzoni »

Opçao interessante esta......valeu..!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”