Minha humilde opinião nesse tema é a seguinte.
Realmente o mercado de aquarismo marinho no Brasil é um lixo, comparado ao mercado mundial em geral. Muito pouca opção e preços absurdos. Se tratando de preços, acredito que não tenha muito a ver com lojistas mas sim com a tributação nacional que é ridícula. Se o lucro dos lojistas fossem grande teriamos muitos lojistas ricos, e o que não é verdade. Alguém aqui conhece algum dono de loja de aquário que é rico? tem uma BMW, mora em um bairro nobre? Numa casa grande em condominio de luxo? Eu particurlamente não conheço. Se loja de aquário fosse um bom negócio o mercado deveria estar farto delas, quem não quer um bom empreendimento na vida? Pra mim se existe alguém ganhando dinheiro com esse pobre mercado aqui no Brasil deve ser 1 ou 2 importadores grandes que controlam quase tudo, mas lojistas de lojinha de esquina sinceramente penso que não.
Agora dando uma leve guinada no assunto queria comentar um outro ponto. Bons equipamentos com certeza ajudam, acesso a corais e peixes variados realmente é muito bacana, mas certamente não são garantia de se ter um belo aquário em casa. Porque digo isso. Quem frenquenta fóruns gringos diariamente aqui? Ok, quem frequenta sabe. O que existe de aquários feios, sujos, mal projetados, cheio de algas, corais morrendo e etc lá fora não é brincadeira, esses aquários que eu trago para mostrar pro pessoal aqui são aquários pescados entre milhares, são aquários que aparecem 1 a cada 1.000. Aquários nacionais como o do Carlinhos Moreno ou do Dendai fazem muito sucesso lá fora, os gringos ficam loucos, procurem os tópicos e irão comprovar. Então eu penso que aliado aos bons equipamentos e aos animais disponiveis a necessidade de um aquarista dedicado, bem referenciado, com conhecimento e muita força de vontade de fazer algo realmente bonito e legal é fundamental, sem esse aquarista por trás não há muito resultado, mesmo que você more na Alemanha ou nos EUA.
Eu tenho certeza que se você pegar 10 aquaristas e der 30 mil reais pra cada um montar um aquário eu garanto que desses 10 caras vai sair no máximo um aquário realmente bonito, bem projetado, corais coloridos, peixes saudaveis, sem algas e etc... os outros 9 só vão ser só mais 9.
É claro que se tivessemos um mercado aberto como temos lá fora, certamente mais pessoas teriam acesso e com isso aumentaria mais as chances de aprecer algo bom. Mas é só uma probabilidade, não é garantia. Depende muito da pessoa que esta por trás do aquário também.