Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Montipora perdendo tecido
-
edoviega
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Edo Viega
- Data de Nascimento: 08 Abr 1985
- País: Brasil
- Curtiu: 3 vezes
Montipora perdendo tecido
Olá amigos,
fazem 24h que coloquei meus novos SPS em meu reef. Infelizmente um dos animais (a Montipora Capricornis roxa) esta perdendo tecido. Isso esta acontecendo nas últimas 6h e estou preocupado.
Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo? Será somente estresse pelo transporte (foram quase 30horas dentro de um saquinho).
Ficaria muito grato por sua ajuda.
Abraços,
Edo (Canoas/RS)
NH4-0
NO3-0
NO2-0
PO-0
Temperatura - 26C
Ca - 490
KH - 7.6
Mg - 1480
Salinidade - 1030
Iluminação Maxspect Mazzara S-series - 290lumens/Watt
NAC 7 (Skimmer)
MP40ws (circulação)
fazem 24h que coloquei meus novos SPS em meu reef. Infelizmente um dos animais (a Montipora Capricornis roxa) esta perdendo tecido. Isso esta acontecendo nas últimas 6h e estou preocupado.
Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo? Será somente estresse pelo transporte (foram quase 30horas dentro de um saquinho).
Ficaria muito grato por sua ajuda.
Abraços,
Edo (Canoas/RS)
NH4-0
NO3-0
NO2-0
PO-0
Temperatura - 26C
Ca - 490
KH - 7.6
Mg - 1480
Salinidade - 1030
Iluminação Maxspect Mazzara S-series - 290lumens/Watt
NAC 7 (Skimmer)
MP40ws (circulação)
-
edoviega

Re: Montipora perdendo tecido
Faltaram as fotos/Users/edoviega/Desktop/photo.JPG
o aquario tem 685L nominais
o aquario tem 685L nominais
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Tudo bem Edo.
Somente a Roxa que aconteceu isso?
Os indices estão excelentes, a salinidade um pouco alta perto do local de onde ela saiu, mantenho aqui em 1025 (refratometro) mas se fosse esse o problema, os outros corais também teriam sentido.
Montipora, dentre os SPS, é o mais resistente, os cantos dela se sofreram muito no transporte (prensado na embalagem por exemplo) pode até ficar sem tecido, mas logo em seguida se recupera.
Vamos acompanhar e nos mantenha informado.
Abraços
Renato Vidal
Obs. De qual forma foi aferido a densidade?
Somente a Roxa que aconteceu isso?
Os indices estão excelentes, a salinidade um pouco alta perto do local de onde ela saiu, mantenho aqui em 1025 (refratometro) mas se fosse esse o problema, os outros corais também teriam sentido.
Montipora, dentre os SPS, é o mais resistente, os cantos dela se sofreram muito no transporte (prensado na embalagem por exemplo) pode até ficar sem tecido, mas logo em seguida se recupera.
Vamos acompanhar e nos mantenha informado.
Abraços
Renato Vidal
Obs. De qual forma foi aferido a densidade?
edoviega

Oi Renato,
foi com um refratometro JBJ, só não tenho certeza se tem o compensador de temperatura.
Hoje pela manhã notei uma leve melhora no tecido. A área reduziu um pouco.... Vou passar o dia inteiro no suspense. Ainda bem que tenho a esposa de informante em casa hehehe
Abraços,
Edo

foi com um refratometro JBJ, só não tenho certeza se tem o compensador de temperatura.
Hoje pela manhã notei uma leve melhora no tecido. A área reduziu um pouco.... Vou passar o dia inteiro no suspense. Ainda bem que tenho a esposa de informante em casa hehehe
Abraços,
Edo
-
edoviega

"
"
"
"
"
"
Uma das fotos foi hoje as 6:30, outra agora as 12:30.... Não sei o que esta acontecendo. Será que é a diferença na iluminação? O estresse? A cola utilizada (fazia quanto tempo que estes corais foram fragmentados?).
Coloquei eles mais para baixo e na sombra. Durante a noite havia notado uma melhora, mas agora esta desse jeito... Esta é minha última esperança. Se não conseguir reverter, acho que hoje eles morreram....
""
""
"Uma das fotos foi hoje as 6:30, outra agora as 12:30.... Não sei o que esta acontecendo. Será que é a diferença na iluminação? O estresse? A cola utilizada (fazia quanto tempo que estes corais foram fragmentados?).
Coloquei eles mais para baixo e na sombra. Durante a noite havia notado uma melhora, mas agora esta desse jeito... Esta é minha última esperança. Se não conseguir reverter, acho que hoje eles morreram....
-
Leonardo Orito
- Moderador Global

- Apelido: Orito
- Data de Nascimento: 12 Dez 1984
- País: brasil
- Curtiu: 21 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
Tb peguei uma montipora roxa com o Renato e ela perdeu um pouco de tecido tb, mas acho que foi por que a base virou e ela ficou prensada no substrato umas horas até eu ver...
Agora a perda de tecido estabilizou, espero que recupere.
Boa sorte com a sua.
Abs
Agora a perda de tecido estabilizou, espero que recupere.
Boa sorte com a sua.
Abs
-
edoviega

Pessoal, infelizmente perdeu todo o tecido... \devo retirar o animal do aquario ou deixar ele la e rezar para que se recupere no futuro?
e possivel ele contaminar o sistema ainda?
a unica explicacao para isso e a diferenca de salinidade ou estresse... alguem tem alguma outra sugestao?
(esqueci de falar que a agua e de RO/DI...)
e possivel ele contaminar o sistema ainda?
a unica explicacao para isso e a diferenca de salinidade ou estresse... alguem tem alguma outra sugestao?
(esqueci de falar que a agua e de RO/DI...)
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

- Apelido: Victor
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 27 vezes
Edo, se morreu, pode retirar. Mais não corre o risco de contaminar o aquario. Pode ter sido a salinidade alta, o ideal é vc baixar para 1024/1025 AOS POUCOS.
A monitora é o sps mais resistente que eu conheço. Fique de olho em tudo ai.
A monitora é o sps mais resistente que eu conheço. Fique de olho em tudo ai.
Meu aquário: viewtopic.php?f=25&t=2751
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Edo, que pena, essa foi-se mesmo.
Pode retirar do aquário, agora deve ter ficado somente o esqueleto calcário mesmo.
Risco não tem nenhum não.
Essas mudas estavam com uma semana já, as outras que fiz no mesmo dia estão aqui no aquário e estão bem, possivelmente sentiram algum parametro.
Quanto a densidade, sim, é importante baixar, o quanto mais alta a densidade, menor a oferta de oxigênio, porém maior a oferta de sais dissolvidos o que seria bom, porém, sem a oxigenação, o coral não resiste.
Outro fator importante é o pH, se estiver baixo, vai prejudicar os corais também.
Pode retirar do aquário, agora deve ter ficado somente o esqueleto calcário mesmo.
Risco não tem nenhum não.
Essas mudas estavam com uma semana já, as outras que fiz no mesmo dia estão aqui no aquário e estão bem, possivelmente sentiram algum parametro.
Quanto a densidade, sim, é importante baixar, o quanto mais alta a densidade, menor a oferta de oxigênio, porém maior a oferta de sais dissolvidos o que seria bom, porém, sem a oxigenação, o coral não resiste.
Outro fator importante é o pH, se estiver baixo, vai prejudicar os corais também.