🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando Boyu TL 550 para a filhota

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Montando Boyu TL 550 para a filhota

#1 Mensagem por Filipe Dantas »

Prezados,

Primeiramente gostaria de agradecer a existência do fórum, idealizadores, moderadores e principalmente aos foristas que compartilham suas experiências. Muita informação de qualidade, sei que terei muitas horas de estudo pela frente.
Então vamos lá....Tenho um canto vazio em minha sala e decidi montar um aquário marinho para minha filha apreciar. Decidi pelo BOYU TL-550(128L) pela estética, praticidade e principalmente ansiedade em começar logo. Encomendei junto o móvel próprio para ele, ambos chegam na semana que vem.
Junto estou mandando vir os materiais abaixo, mas ainda da tempo para mudar algo caso seja necessário.

- ARNOEX CORAL SAND 3MM 20KG
- ARNOEX ROCHA TIPO CRÉ SANSIBAR ROCK MD CX 25 KG
- PRODAC SAL OCEAN REEF 120L 4KG

Preciso de mais alguma coisa para iniciar a ciclagem?
Fora uma rocha viva para dar um empurrão, vale a pena usar ativador biológico??

Bem, o aquário estará disposto na sala então não posso ter aquela parafernália de apoio em volta como reposição de água e tal, a não ser que seja dentro do armário que até daria pra fazer com bombeamento né ? Chiller estou evitando pelo preço e também não recomendam colocar dentro do móvel, correto? De qualquer forma acho que não cabe os dois dentro do móvel.

Possuo alguns equipamentos que uso em minha horta hidropônica que serão úteis como filtro de osmose reversa, medidor combo da Hanna( pH, ppm, EC, temp). Preciso de um refratômetro ou este aparelho já serve??
Precisarei também dos testes e o fornecedor me sugeriu o JBL TESTE LAB MARIN. Vale a pena??

Outra dúvida, eu conseguirei instalar aquele cooler duplo da Hopar com o próprio suporte que vem ou é melhor adaptar os de PC mesmo??

Agradeço muito as opiniões, considerações e dicas.

Abs,
Fil

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Montando Boyu TL 550 para a filhota

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Fil,

Primeiro, seja muito bem vindo a BrasilReef, essa é uma família que cresce a cada dia, baseado nas experiências vividas por seus usuários, um ambiente agradável e adequado para tirar dúvidas, expor experiências e também contribuir com suas experiências. Toda informação é bem vinda.

Quanto ao TL 550.

Tenho em casa um reef de 200x80x55, já montando tem bons anos e que me enche de alegrias e desafios.

Em julho do ano passado, abracei um desafio, de montar um Boyu TL550 para meu filho Rafael.

Fica em nossa sala e também não posso abusar dos penduricalhos.

O material para substrato e rochas esta excelente, sim, colocaria uma rocha já maturada de um reef, isso ajuda a colonizar a microvida em seu aquário.

Eu nunca usei aceleradores de biologia no início das montagens, mas minhas últimas montagens foram feitas com substrato e vivo e água natural, o que já colabora para reduzir bastante o tempo de ciclagem.

Mas, para manutenção, eu uso uma ampola de Biodigest da Probidio uma vez a cada 20 ou 30 dias e gosto, são úteis para o início também.

O grande desafio no Boyu é a manutenção dos parametros em equilibrio.

Tive que dedicar forte atenção a densidade e a temperatura, como o volume de água é bem menor que o meu outro (com o qual pouco esquento a cabeça) o boyu corre o risco de mudanças radicais, no primeiro mes, ainda em observação do sistema e com tudo praticamente original, cheguei a ter pico de 30 graus na temperatura.

A densidade se altera porque, como precisei aumentar a potencia da ventilação, colocando ventoinha bem mais forte que as de PC, também sai junto com a evaporação um pouco de sal, então, se só repor água doce, acaba caindo um pouco a densidade, mas isso só é possível acompanhar e corrigir usando um refratometro, que eu considero equipamento necessário.

São cerca de 10 litros de água doce para reposição por semana, se voce for regular e corrigir isso diariamente, não vai precisar de uma reposição automatizada, mas, se deixar para fazer isso uma vez por semana, a oscilação é grande e alguns corais moles como xenia por exemplo, são sensiveis a essas alterações.

Em casa, estou automatizando com uma eclusa simples (Zanclus) e um reservatório de água doce embaixo, dentro do móvel.

Para a temperatura, coloquei um controlador da Fulgauge que controla o aquecedor e o resfriamento, dessa forma evita a briga de termostato com ventiladores.

Bem, vai postando suas evoluções que o pessoal vai ajudando.

Abraços

wagner gilberto
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Data de Nascimento: 14 Out 1981
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

#3 Mensagem por wagner gilberto »

seja bem vindo fil vou acompanhar sua montagem pois estou pensando em comprar um tl 550 também icon_joia
SWY Nano Reef 90 Litros

SWY Pico Plantado 15 litros

LEVE ME NA MEMORIA PORQUE MEU FUTURO É A MORTE

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#4 Mensagem por Filipe Dantas »

Olá Renato Vidal,

Muito obrigado pela receptividade e dicas.

E quanto ao sal ocean reef da prodac?? Não consegui encontrar nehum report dele.

Quanto a resposição automatica, eu poderia depois de algum tempo monitorando essa perda de sal, começar a inclui-lo no reservatorio de apoio para compensar??
Estou em contato com o André Mantovani para adquir o sensor infra dele.

Qual microventilador vc acabou usando?? Aqueles tipo da Ventisilva??

Ainda não entendi direito a diferença de refratrometro para densimetro, quais as unidades de medidas utilizadas??
Digo pq sempre vejo o pessoal se referir densidade 1024 por exemplo, acredito que isto seja em ppm (TDS) que o meu aparelho aqui faz essa leitura.
Bom, de qualquer forma, vc teria um refratrometro para indicar??

Assim que meu aqua chegar vou em alguma loja aqui buscar uma RV e uns litros de agua para ajudar na biologia.
Abs,

vagner gilberto,
Obrigado pelas boas vindas.
Estou muito ancioso para iniciar esta montagem...ja estou tentando comprar todo o material necessario para não terque sair correndo de ultima hora.
Se tiver alguma sugestão, fique a vontade.
Abs,

Alguem sabe se existe um tutorial de como montar uma caixa de distribuição de energia com os controladores e tal??

Obrigado!

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#5 Mensagem por Filipe Dantas »

Olá amigos,

Ontem meu aquario chegou e já fiz a montagem.
Acabei usando uns 15K da coral sand e somente 10k de rocha, sobrou muita rocha.
Segue o layout, gostaria muito da opnião de voces...

Imagem

Tentei montar de forma que ficassem varias tocas e deixei uma zona livre para circulação no fundo.

Desde ontem estou tirando água filtro RO, consegui encher o primeiro balde com cerca de 50L e estou batendo o sal conforme especificação do fabricante(33g/L), mas estou muito inseguro com relação a este preparo.
O medidor de ppm nada adianta mesmo, pois marca bem acima dos 2000ppm que é o limite do aparelho.
Só me serviu para saber que preciso trocar a membrana do meu filtro, pois esta saindo com 2ppm e não zerado como deveria.

Bom, vou tentar passar em uma loja para comprar um densimetro e um pouco de agua salgada.

Abs,

Eduardo Alexandre
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Du
País: brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

#6 Mensagem por Eduardo Alexandre »

Olá amigo!

Gostei dessas pedras q vc escolheu, muito bonitas!
Eu tenho um boyu tl 550 ja a mais de 2 anos e ai vão umas dicas:

-acho q 10 kg de rocha é pouco de mais, coloca mais uns 5 kg de rocha, e faz umas cavernas para os peixes. Não se preocupe em aproximar as rochas no fundo, futuramente é provavel q vc tenha q colocar uma coralina nano

-compre um refratrometro é muito necessário, eu uso em todas as trocas parciais, o densimetro não é preciso suficiente, quando comprei meu aquario achei q tava economizando paguei 55 reais em um densimetro, pois é um mes depois comprei um refratrometro pois o densimetro as vezes chegava a 4 marcações de diferença~, enfim não é bom.

-quanto ao filtro de RO 2 ppm ésta ótimo acredito q até 5 ou 10 ppm está bom depende sempre dos corais q vc vai ter. O q eu acho q deve-se fazer é todo mês lavar o polipropileno e a cada 3 meses trocar o carvão assim vc preserva a membrana. mas isso tambem depende se vc faz bastante água.

-quer uma dica tb retira aquela esponja preta, aquilo não ajuda em nada, a cerâmica o pesssoal costuma falar mal mas eu acho q é boa por mim pode manter a da boyu. Tem um negocio legal p/ fazer no boyu pega uma placa colméia corta do tamanho do compartimento do sump perto da queda p/ poder colocar o perlon é muito bom e facilita a troca.

Bom por hora é isso
vou acompanhar seu tópio, vai colocando mais fotos e boa sorte
abç

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#7 Mensagem por Renato Vidal »

Fil escreveu:E quanto ao sal ocean reef da prodac?? Não consegui encontrar nehum report dele.

Já ouvi elogios quanto a dissolução do prodac ser fácil, e que depois de pronto tem bom equilibrio de parametros.

Fil escreveu:Quanto a resposição automatica, eu poderia depois de algum tempo monitorando essa perda de sal, começar a inclui-lo no reservatorio de apoio para compensar??

A reposição no primeiro momento, é somente de água doce, o que tem que fazer é, acompanhando com um refratometro, quando a densidade baixar, fazer TPA com a água com uma densidade um pouco maior ou mesmo, usar sim um pouco de água salgada na reposição.

Fil escreveu:Qual microventilador vc acabou usando?? Aqueles tipo da Ventisilva??

Estou usando o miniventilador da Ventisol, acho que custou uns 35 Reais, vem com um pregador na base que fixa onde voce quiser, e a tomada esta ligada pela controladora (quente frio - fulgauge 518)

Imagem

Fil escreveu:Ainda não entendi direito a diferença de refratrometro para densimetro, quais as unidades de medidas utilizadas??
Digo pq sempre vejo o pessoal se referir densidade 1024 por exemplo, acredito que isto seja em ppm (TDS) que o meu aparelho aqui faz essa leitura.

O TDS mede a quantidade de sólidos dissolvidos, e isso é em ppm (particulas por milhão), esse serve para saber se a água doce que vai ser usada tanto para bater o sal, como para a reposição, esta pura, o ideal é 000, á água de torneira costuma chegar em torno de 090 e muda bastante de região para região, e pode trazer nutrientes não úteis ao sistema, como fosfatos e silicatos por exemplo, que favorecem as algas.

O densimetro e o refratometro são para medir a densidade da água salgada, em geral, entre 1023 e 1025 (ou seja, para cada 1000 mls de água 23 mls de sais dissolvidos).
O funcionamento é bem diferente, o indicado mesmo é o refratometro que deve ser calibrado e possui resultado mais preciso.
O densimetro mede a água com base no peso dela, pode ser em forma de vasilha que voce põe água salgada dentro e mede a densidade da água, ou mesmo, um aparelho que voce solta na água, ele afunda até determinado ponto e voce consegue visualizar em uma escala impressa nele, a densidade, o densimetro não é indicado justamente por poder dar falsos resultados ou por bolhas que ficaram na água, ou mesmo por circulação ou outros fatores.

Eu uso um refratometro semelhante a este das fotos do artigo abaixo.
http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=38&t=162

Fil escreveu:Alguem sabe se existe um tutorial de como montar uma caixa de distribuição de energia com os controladores e tal??

Eu montei um painel para o meu aquário, mas não lembro de ter visto algum projeto no "Faça Voce Mesmo".

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#8 Mensagem por Filipe Dantas »

Eduardo Alexandre escreveu:Olá amigo!

Gostei dessas pedras q vc escolheu, muito bonitas!
Eu tenho um boyu tl 550 ja a mais de 2 anos e ai vão umas dicas:

-acho q 10 kg de rocha é pouco de mais, coloca mais uns 5 kg de rocha, e faz umas cavernas para os peixes. Não se preocupe em aproximar as rochas no fundo, futuramente é provavel q vc tenha q colocar uma coralina nano

-compre um refratrometro é muito necessário, eu uso em todas as trocas parciais, o densimetro não é preciso suficiente, quando comprei meu aquario achei q tava economizando paguei 55 reais em um densimetro, pois é um mes depois comprei um refratrometro pois o densimetro as vezes chegava a 4 marcações de diferença~, enfim não é bom.

-quanto ao filtro de RO 2 ppm ésta ótimo acredito q até 5 ou 10 ppm está bom depende sempre dos corais q vc vai ter. O q eu acho q deve-se fazer é todo mês lavar o polipropileno e a cada 3 meses trocar o carvão assim vc preserva a membrana. mas isso tambem depende se vc faz bastante água.

-quer uma dica tb retira aquela esponja preta, aquilo não ajuda em nada, a cerâmica o pesssoal costuma falar mal mas eu acho q é boa por mim pode manter a da boyu. Tem um negocio legal p/ fazer no boyu pega uma placa colméia corta do tamanho do compartimento do sump perto da queda p/ poder colocar o perlon é muito bom e facilita a troca.

Bom por hora é isso
vou acompanhar seu tópio, vai colocando mais fotos e boa sorte
abç

Olá Eduardo,

Minha esposa tb estaava achando pouca pedra, ontem mesmo já tinha colocado mais uma em baixo e hoje coloquei mais uma em cima, dev ter ficado com uns 15K.
Porém estava sem água, agora que estou enchendo e as pedras aparentam ser bem maiores.
Assim que conseguir completa-lo tiro uma foto de como esta o layout. Tem bastante caverna por todos os lados mas a pedra superior ficou encostada no vidro.
Já estou encomendando o refratometro.
Sobre o filtro RO, eu o tenho a quase um ano, mas pouco utilizei, devo ter tirado no maximo uns 500l. É um Prodac 50GL/D diz ter capacida para 5.500L.
Mesmo assim vou fazer uma limpeza que nunca fiz e trocar o carvão, a membrana é uma facada.
Sobre o sump, eu ja substitui a espoja preta por lã acrilica, coloquei um pedaço dobrado na vertical para apiar a placa quadrada na horizontal, mas imagino que vá cair.
Como eu fixo a placa colméia ali no compartimento?? Corto do tamanho certinho e vai na pressão mesmo??

Obrigado pelas dicas!
Abs,

EDIT: Já estou namorando essa koralia nano. Aumentou a temperatura do seu águario??

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#9 Mensagem por Filipe Dantas »

Renato Vidal escreveu:
Fil escreveu:E quanto ao sal ocean reef da prodac?? Não consegui encontrar nehum report dele.

Já ouvi elogios quanto a dissolução do prodac ser fácil, e que depois de pronto tem bom equilibrio de parametros.

Fil escreveu:Quanto a resposição automatica, eu poderia depois de algum tempo monitorando essa perda de sal, começar a inclui-lo no reservatorio de apoio para compensar??

A reposição no primeiro momento, é somente de água doce, o que tem que fazer é, acompanhando com um refratometro, quando a densidade baixar, fazer TPA com a água com uma densidade um pouco maior ou mesmo, usar sim um pouco de água salgada na reposição.

Fil escreveu:Qual microventilador vc acabou usando?? Aqueles tipo da Ventisilva??

Estou usando o miniventilador da Ventisol, acho que custou uns 35 Reais, vem com um pregador na base que fixa onde voce quiser, e a tomada esta ligada pela controladora (quente frio - fulgauge 518)

Imagem

Fil escreveu:Ainda não entendi direito a diferença de refratrometro para densimetro, quais as unidades de medidas utilizadas??

O TDS mede a quantidade de sólidos dissolvidos, e isso é em ppm (particulas por milhão), esse serve para saber se a água doce que vai ser usada tanto para bater o sal, como para a reposição, esta pura, o ideal é 000, á água de torneira costuma chegar em torno de 090 e muda bastante de região para região, e pode trazer nutrientes não úteis ao sistema, como fosfatos e silicatos por exemplo, que favorecem as algas.

O densimetro e o refratometro são para medir a densidade da água salgada, em geral, entre 1023 e 1025 (ou seja, para cada 1000 mls de água 23 mls de sais dissolvidos).
O funcionamento é bem diferente, o indicado mesmo é o refratometro que deve ser calibrado e possui resultado mais preciso.
O densimetro mede a água com base no peso dela, pode ser em forma de vasilha que voce põe água salgada dentro e mede a densidade da água, ou mesmo, um aparelho que voce solta na água, ele afunda até determinado ponto e voce consegue visualizar em uma escala impressa nele, a densidade, o densimetro não é indicado justamente por poder dar falsos resultados ou por bolhas que ficaram na água, ou mesmo por circulação ou outros fatores.

Eu uso um refratometro semelhante a este das fotos do artigo abaixo.
http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=38&t=162

Fil escreveu:Alguem sabe se existe um tutorial de como montar uma caixa de distribuição de energia com os controladores e tal??

Eu montei um painel para o meu aquário, mas não lembro de ter visto algum projeto no "Faça Voce Mesmo".

Grande Renato, obrigado pela paciência em responder minhas perguntas, esclareceu bastante.

Como disse no post acima já encomendei o refratrômetro, hoje peguei emprestado um densimetro flutuante de alta precisão para concluir o preparo da água.
Estou deixando a densidade em 2022 já que a temperatura da água está em 20° C, o certo seria ainda 2021 né??

Coube esse ventilador dentro da tampa?? Estava pensando em colocar dois coolers na parte da frente, um soparando na agua e outro tirando, ou seria mais apropriado outra forma??
Essa tampa é muito fechada, vai dar pouca vazão na exaustão.

O quadro eu achei um cara do forum que faz sob medida, sempre fui adepto do FVM, mas vou pegar com ele.

Ah! Tambem subi o nivel do display com a capinha de CD.

Em breve volto com fotos...

Abs,

Eduardo Alexandre
Apelido: Du
Recebeu Curtir: 1 vez

#10 Mensagem por Eduardo Alexandre »

q bom q vc aumentou as rochas depois põe umas slr

bom não vou mentir para vc, fixar a primeira vez a placa colmeia não é fácil, mas depois vc nem vai precisar mecher mais.
corte a placa bem rente ao tamanho do compartimento ja vai ficar bem preso, porem antes de colocar coloque uma ventosa bem forte q vai dar uma base para a placa. Va com calma e provavelmente vc tera q usar algo para puxar a placa para cima enquanto vc tiver arrumando pq as vezes a gente acaba empurrando demais e ..... enfim tem q ir ajeitando
qualquer dúvida é so falar ! quer dizer, escrever rsrsr
aa e a coralina não afetou em nada a temperatura aqui. Eu quando morava em são paulo nunca, nunca nunca mesmo tive problemas com temperatura, eu mantinha e mantenho com 2 coolers 8x8.
mas agora q estou em santos não vou mentir teve uns dias aqui q eu fiquei colocando gelo no aqua o dia inteiro p/ manter 26 mas tb acho q só foi aquele dia mesmo ja to aqui a mais de um ano e so aconteceu essa vez de os coolers não darem conta do serviço.

abç e boa sorte

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#11 Mensagem por Filipe Dantas »

Eduardo Alexandre escreveu:q bom q vc aumentou as rochas depois põe umas slr

bom não vou mentir para vc, fixar a primeira vez a placa colmeia não é fácil, mas depois vc nem vai precisar mecher mais.
corte a placa bem rente ao tamanho do compartimento ja vai ficar bem preso, porem antes de colocar coloque uma ventosa bem forte q vai dar uma base para a placa. Va com calma e provavelmente vc tera q usar algo para puxar a placa para cima enquanto vc tiver arrumando pq as vezes a gente acaba empurrando demais e ..... enfim tem q ir ajeitando
qualquer dúvida é so falar ! quer dizer, escrever rsrsr
aa e a coralina não afetou em nada a temperatura aqui. Eu quando morava em são paulo nunca, nunca nunca mesmo tive problemas com temperatura, eu mantinha e mantenho com 2 coolers 8x8.
mas agora q estou em santos não vou mentir teve uns dias aqui q eu fiquei colocando gelo no aqua o dia inteiro p/ manter 26 mas tb acho q só foi aquele dia mesmo ja to aqui a mais de um ano e so aconteceu essa vez de os coolers não darem conta do serviço.

abç e boa sorte

Olá Eduardo,

Já mudei o layout várias vezes, na ultima tentei fazer que com que as cavernas ficassem um pouco mais largas para facilitar o fluxo da água.
Imagem
Coloquei uma pequena rocha viva ali do lado esquerdo e uma bomba de 950L para ajudar na circulação.
Já encomendei a coralia nano de 240gl.
Refratrometro chegou, calibrei com agua RO na marca dos 1000 e adicinoei mais sal para adequar a densidade.

Consegui colocar a placa na pressão mesmo, porém estou achando que nível do display está muito alto, bem no limite...
Imagem

Mas acho que o no terceiro e quarto compartimento o nível está baixo.
Imagem
Fica imersa somente a parte da resistencia do termostato que esta desligado.

O skimer tb não sei se está funcionando direito, a espuma nao chega até em cima ou sai pelos furinhos da tampa, não consigo deixar num meio termo.

Os parâmetros até o momento:
Densidade: 1024
pH: 8.1
Temp. 23~30° C

Algum motivo para o pH estar baixo??
A temperatura esta muito alta, ontem chegou nos 29° com as lâmpadas deligadas.
Acho que vou ter que apelar para o chiller mesmo.
Pensando no boyu chiller L-200 1/6HP 90/500lt 110v
Posso colocalo dentro do móvel abrindo uns buracos no fundo para circular o ar??

Colocando o chiller acho que posso pensar em um up grade legal na iluminação tambem.

Acabei pegando aquela matela da JBL, devo fazer algum teste no momento???

Abs,

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#12 Mensagem por Filipe Dantas »

Pessoal,
To com 7 dias de ciclagem e o ph ta em 7.7.
Devo medir algo? corrigir o ph?? Oque faço??
Abs,

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#13 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza Fil.

Antes de 20 dias, não precisa se preocupar com outros parametros, somente a densidade da água e temperatura é bom acompanhar agora.

Depois disso também inclua - pH, amonia e nitrito (o amonia e nitrito com 30 para 40 dias tem que zerar).

Em 30 dias, e ainda apresentando nitrito no teste, é hora de fazer TPA, com isso auxiliar a etapa final da ciclagem.

Quanto a temperatura do aquário.

Na parte frontal, da para adaptar uma ventoinha bem forte, antes de optar por remover a tampa, coloquei uma ventoinha ali, o problema é que a cada 3 meses no máximo, ela travava por conta de umidade e sal.

Gabriel Bola
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 05 Abr 1985

#14 Mensagem por Gabriel Bola »

Acompanhando a evolução!!!

icon_assobiando

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#15 Mensagem por Filipe Dantas »

Gabriel Bola, seja bem vindo e fique a vontade!

Renato Vidal, obrigado pela atençao novamente.

O ph eu medi com o medidor digital, acredito num possivel erro ja que fiz a calibracao com 2 pontos(7.01 e 4.01) sendo que para aquarismo o certo seria ter utilizado 10.01 ao invez do 4.01.
No teste JBL o ph deu 8.1.
A densidade está em 1026.
Acabei fazendo alguns testes para me familiarizar com os parametros.
KH - 6
PO4 - 0.1
Ca - 500ppm

Quanto a temperatura, encomendei um chiller o Aqua Euro USA Max Chill Aquarium Chiller 1/10HP que diz ser para aquarios de até 300L. Alguem conhece??
Em quanto nao chega instalei um cooler da hopar na tampinha superior, aberta e a temperatura caiu para 27.

Encomendei um quadro eletrico chaveado, com controlador de temperatura, espaço para timer e preparaçao para o chiller. A proposito teria problema o chiller ser ligado no controlador?? Digo por fazer o acionamento e desligamento pela força e nao no painel do chiller.

Tambem estou providenciando a reposiçao automatica de agua. Coube no armario uma caixa daquelas de arquivo com capacidade de 18.5L , é o suficiente??

Ja tem uns 3 dias que as algas surgiram nas rochas e estao aumentando. Esta semana chega um kit de micro vida do Matias para me ajudar na bilologia e uns mini paguros, turbos e nishi snails para controlar as algas.

Outro detalhe, me disseram que essa porcelanas da boyu nao sao boas, que nao tem porosidade e tal. Procede?? Terei que troca-las?? Como proceder???

Oque mais devo colocar no sump??
O primeiro compartimento está vazio, só com o perlon em cima.

Grato pelas oritentaçoes.

Abs,
Fil

Braulio Oliveira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 14 Set 1977
Recebeu Curtir: 9 vezes

#16 Mensagem por Braulio Oliveira »

Amigão,

Uso o Stabilith da Seachem !!!

É muito bom para colonização de bactérias !!!!!

Para abaixar Nitrito, Nitrato e Amônia eu uso o Prime Tb da Seachem !!!!

Produtos Muito bom !!!!

Valeu !!!!
Braulio Oliveira

Boyu TL-550 LED + BBM NAC NEW QQ

viewtopic.php?f=99&t=20612

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#17 Mensagem por Filipe Dantas »

Valeu pelas dicas Braulio. Vc já os usa na ciclagem??
Seu reef ta muito bonito, parabens!

ATUALIZAÇÂO: Ciclagem 18° dia

Com 15 dias de ciclagem, estava com bastante alga marron e inclui uma pequena equipe de limpeza:
4 mini paguros
8 turbos
8 nishis

Em dois dias eles fizeram um ótimo trabalho, esse carinhas são famintos.
Junto com eles tambem coloquei um kit de micro vida do Matias...muito bacana.

Macro algas, poliqueta vermelha e ofiuro ao fundo:
Imagem

Detalhe poliqueta verde/laranja:
Imagem
Essa rv em baixo foi a primeira inseriada no reef, veio com uns vermes de fogo. Estou impressionado com o crescimento deles...

Visão geral:
Imagem
Instalei uma koralia nano no fundo.

To esperando o chiller chegar(ninguem conhece essa encrenca que comprei??), não precisarei de ventuinhas neste caso né??
E reposição de agua, vai ser necessario?? Ou uma vez por semana manualmente ja supre??

Agora procuro uma solução para um up grade na iluninação sem adulterar a tampa por fora.

Susgetões e criticas são muito bem vindas.

Abs,

Braulio Oliveira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Data de Nascimento: 14 Set 1977
Recebeu Curtir: 9 vezes

#18 Mensagem por Braulio Oliveira »

Na minha visão, eh fundamental usar o stabilith na ciclagem !!!!

ops, deixa eu abaixar para naum levar uma pedrada aqui no forum !!!! rsrsrsrsrsrs

Valeu !!!
Braulio Oliveira

Boyu TL-550 LED + BBM NAC NEW QQ

viewtopic.php?f=99&t=20612

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Leonardo Nascimento
Data de Nascimento: 08 Jan 1978
Recebeu Curtir: 3 vezes

#19 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Que legal Fil comorei um boyu tl550 nessa semana e vou começar a ciclagem.
Onde comprou os equipamentos (refratômetro, koralia nano, rocha, sand) ?
Onde comprou o kit de limpeza e o kit de micro vida do Matias?
Me indica por favor, estou em SP.
Estou montando meu primeiro aquário.
Me ajuda?
Se quiser pode mandar por MP.
Obrigado,
Leonardo Nascimento
Leonardo Nascimento
viewtopic.php?f=99&t=20829

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#20 Mensagem por Filipe Dantas »

Braulio Oliveira, valeu pelas dicas.

Leonardo Nascimento, parabens pela aquisição, bem vindo ao clube!!
Visitei seu topico, vi que ja comprou as coisas e está ciclando.
A koralia nano eu comprei no Amazon...23 doletas.
O kit de micro vida do Matias é bem legal, pelo menos agente ve alguma coisa no reef durante a ciclagem.
É só mandar um email para ele que te envia as informações.
matias@brasilreef.com.br

A equipe de limpeza acabou até com as macro algas aqui. Tive que colocar nori para eles.

Coloquei 4 camarões de poça miúdos...mas é dificil de ve-los.
Só um deles que é topetudo e fica nadando na frente do aqua.

Ah! Tinha esquecido de comentar que tenho uma ostra tb...hehehe

FOTOPERIODO:
O aqua fica ao lado de uma janela, mas não pega luminosidade direta, somente claridade indireta.
Programei a iluminação das 13hs até as 24hs. Muito??
O periodo maximo de escuridão total deve ser das 24hs até as 6h da manhã. Pouco??

Ainda estou com as varias duvidas mencionadas acima, agradeço muito se um cidadão caridoso pudesse me ajudar.

Responder

Voltar para “Clube Boyu”