🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Acanthastrea depois do descuido

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Responder
Mensagem
Autor
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Acanthastrea depois do descuido

#1 Mensagem por Renato Vidal »

Parece que não, mas a nossa vida corrida interfere muito em nossos sistemas.

Confesso que, depois que o sistema estabilizou (isso já vai uns 5 anos) faço somente os testes básicos (pH e Densidade) regularmente.

Cálcio, RA e Magnésio, somente quando vou repor a midia no reator de cálcio.

Semana passada, foi um desses dias de testes, mas não porque troquei midia nem nada disso, foi porque tenho percebido que as acanthastreas pararam de crescer, e uma delas perdeu algumas bocas.

Cálcio 450
Magnésio 2400 icon_headstars
R.A. 5,5

Reserva Alcalina pode ficar entre 6,5 até 12, sendo entre 6,5 e 8,5 boa para SPS e entre 10 e 12 boas para LPS, como o nosso sistema é comunitário, com diversas espécies de todos os tipos, tento manter sempre na faixa de 9.

Também já havia reparado que fazia tempo que não via os tentaculos que geralmente as acanthastreas liberam.

Beleza, vamos corrigir a RA.

Na sexta feira (sempre deixo para mexer no aquário aos finais de semana, se der zica, estou em casa para acompanhar), comprei um pacotinho de Bicarbonato de Sódio da Kitano (tem 80 gramas)

Imagem

Fiz a diluição de metade do pacote em uma garrafa de 1,5 litros com água deionizada.

Na litragem do sistema (800 litros Reais + ou -) da para fazer isso, porque o impacto não é grande e, subir RA não é fator agressivo aos animais, diferente de densidade ou temperatura por exemplo. Atenção especial para o pH que pode oscilar, chegando até a 6 nessa água preparada.

Despejei a garrafa toda no sump, dei uma acompanhada no pH (de 8,2, chegou a ficar em 8,1) e fui dormir.

No sábado, perto da hora do almoço, medi o pH, cravado em 8,2, medi a RA e já estava em 7,5, aproveitei para testar o cálcio, já que geralmente ele despenca quando sobe a RA, tranquilo, 430.

Dosei mais metade da dose anterior (metade do restante do pacote) já na hora do almoço e para evitar cair mais que isso o cálcio, a noite, deixei uma garrafa com kalk gotejando.

Domingão, tranquilão, sossegadão e fui medir os parametros de novo.

Cálcio 430
Magnésio, continua em 2400 icon_headstars (acho que o teste está vencido).
RA 8,5

E olha a acanthastrea:

Imagem

Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: Victor
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Acanthastrea depois do descuido

#2 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Renatão resolveu trabalhar então?

Bom, eu tb confesso que faz muitos meses que não faço testes. Somente o de fosfato faço com frequencia por causa das cianos.
Isso é bom para mostrar para os descuidados (inclusive eu) o quanto é importante testes frequentes.
Hoje é dia de testes para mim... icon_bangin

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Ramon Brescovici »

nao fico 3 semanas sem testes.

semana passada descobri que a mangueira da solução de bicarbonato de sódio tava prensada com outros fios, e RA foi pra 6.8.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#4 Mensagem por Renato Vidal »

Victor D' Abronzo escreveu:Renatão resolveu trabalhar então?

Apesar de nossos sistemas serem bem diferentes, uma coisa é padrão, se algo esta saindo do caminho, algum parametro esta em desequilibrado. Ai, sento no sofá, com a caixa de testes e vamos lá, um a um rsssss

Ramon Brescovici escreveu:nao fico 3 semanas sem testes.

Só fiz tantos testes quando estava testando um reator de enxofre.

No reef antigo, usava vodka, e testava mais regularmente rsss (uma vez a cada 2 meses mais ou menos)

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
Recebeu Curtir: 18 vezes

#5 Mensagem por Marcos Napier »

Um crash que tive no meu pico de 13l foi exatamente por descuido/desleixo/preguiça de testar tudo todo dia combinado a um lote de sal ruim. Se tivesse visto que o sal estava ruim e que os parâmetros tinham se alterado tanto, não teria tido problemas sérios como tive. Quando fui ver, já era tarde. (Meu KH chegou a 3, por sinal). Hoje faço pelo menos um dos testes mais importantes por semana. pH (e amônia) nem meço tanto, mas KH, Mg, Ca verifico sempre, e nitratos também.

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Eu não indico isso para ninguém, é importante ter base do sistema, por mais que com o tempo, voce vai aprendendo a notar os sinais que o aquário mostra, mas é igual motorista antigo de praça (taxista) é tanta auto-confiança que acaba fazendo porcaria. rsss

O Boyu do Rafael, já esta com 6 meses, tem peixes e alguns poucos corais moles, até hoje, a única coisa que medi nele foi a densidade.

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Márcio Oliveira »

Renatão pelo que percebi aqui, magnésio pra baixar só com tpa mesmo, ou esperar o tempo passar, e demora viu.

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”