Confesso que, depois que o sistema estabilizou (isso já vai uns 5 anos) faço somente os testes básicos (pH e Densidade) regularmente.
Cálcio, RA e Magnésio, somente quando vou repor a midia no reator de cálcio.
Semana passada, foi um desses dias de testes, mas não porque troquei midia nem nada disso, foi porque tenho percebido que as acanthastreas pararam de crescer, e uma delas perdeu algumas bocas.
Cálcio 450
Magnésio 2400
R.A. 5,5
Reserva Alcalina pode ficar entre 6,5 até 12, sendo entre 6,5 e 8,5 boa para SPS e entre 10 e 12 boas para LPS, como o nosso sistema é comunitário, com diversas espécies de todos os tipos, tento manter sempre na faixa de 9.
Também já havia reparado que fazia tempo que não via os tentaculos que geralmente as acanthastreas liberam.
Beleza, vamos corrigir a RA.
Na sexta feira (sempre deixo para mexer no aquário aos finais de semana, se der zica, estou em casa para acompanhar), comprei um pacotinho de Bicarbonato de Sódio da Kitano (tem 80 gramas)

Fiz a diluição de metade do pacote em uma garrafa de 1,5 litros com água deionizada.
Na litragem do sistema (800 litros Reais + ou -) da para fazer isso, porque o impacto não é grande e, subir RA não é fator agressivo aos animais, diferente de densidade ou temperatura por exemplo. Atenção especial para o pH que pode oscilar, chegando até a 6 nessa água preparada.
Despejei a garrafa toda no sump, dei uma acompanhada no pH (de 8,2, chegou a ficar em 8,1) e fui dormir.
No sábado, perto da hora do almoço, medi o pH, cravado em 8,2, medi a RA e já estava em 7,5, aproveitei para testar o cálcio, já que geralmente ele despenca quando sobe a RA, tranquilo, 430.
Dosei mais metade da dose anterior (metade do restante do pacote) já na hora do almoço e para evitar cair mais que isso o cálcio, a noite, deixei uma garrafa com kalk gotejando.
Domingão, tranquilão, sossegadão e fui medir os parametros de novo.
Cálcio 430
Magnésio, continua em 2400
RA 8,5
E olha a acanthastrea: