🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

zooxantelas, nutrientes, testes, cores...

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Responder
Mensagem
Autor
Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

zooxantelas, nutrientes, testes, cores...

#1 Mensagem por Marcos Napier »

Dando uma olhada numas fotos antigas de quando coloquei uma muda de hammer ponta prata aqui, me assustei com a diferença. Lembro que achei que tinha comprado gato por lebre pois a muda era como um hammer normal, nada de "prata". Vi que realmente ele mudou de aparência bastante nas últimas semanas, ficando com um verde bem clarinho e fluorescente (tipo os kriptonitas, só que um pouco mais fraco) e o corpo do pólipo ficou bem claro, dando realmente uma aparência "prateada" nele, e ele na verdade é meio um híbrido de frog também (o que não vem tanto ao caso).

Pois bem... sei que diminuindo as zooxantelas (diminuindo os nutrientes) esse clareamento pode ocorrer, e alguns outros animais aqui também apresentaram isso de umas semanas pra cá embora estejam saudáveis (esse hammer mesmo veio com 2 bocas e já tem umas 5-6). Minha BBT por exemplo ficou bem mais branca, era mais rosada e/ou amarronzada. Quando ela fica incomodada pelo percula e encolhe muito, ela fica esverdeada, da mesma cor do hammer. Uma pocillopora pink que era realmente pink quando estava no meio do aquário e que depois ficou bem marrom (isso foi depois da explosão de cianos, daí eu ter colocado ela mais pra cima) ficou bem branca, mas com pólipos ainda bem visíveis. Só que não parece estar havendo uma redução de nutrientes, meu fosfato e meu nitrato não abaixam... Ando suspeitando bem do teste de nitrato, mas o fosfato está correto. O que será que pode estar acontecendo? A iluminação e fotoperíodo são os mesmos de sempre, a rotina em geral está a mesma, os níveis são esses aí na minha assinatura. Essa perda de zooxantelas parece ter começado de um mês pra cá, mas nem todo coral está assim, pelo contrário.

O que eu lembro de ter mudado bastante foi quando da infestação de cianos, aí sim todos os corais ficaram bem amarronzados e sem cores, depois da limpeza eles melhoraram consideravelmente em "saúde". Apenas pra mostrar que nem todos os corais estão desbotados, vai aqui uma foto de uma mini-colonia de blastomussas, junto com o hammer antes/depois:

Hammer quando chegou:

Imagem

Hammer hoje (foto meio ruim mas dá pra ter uma noção):

Imagem

Blasto:

Imagem

Meus trumpets também estão bem corados, nada de errado com eles. Será que meus testes estão falando que estou com nutrientes demais mas na verdade a coisa não é bem assim?

Obs.: o negócio laranja na foto recente do hammer é verme espaguete. Tá infestado, mais um sinal de que nutrientes tem de sobra...

Edit: fiz uns testes agora, meu Mg tá caindo rápido demais, mesmo dosando ele cai bem rápido. Não tem tanta alga pink assim (aliás, não tem quase nada) e o KH também não anda muito bom não. Vou começar a usar o sal da Brightwell Neomarine Reef talvez semana que vem.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: zooxantelas, nutrientes, testes, cores...

#2 Mensagem por Elder Luis »

qual skimmer vc usa e quais peixes tem no aqua?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#3 Mensagem por Marcos Napier »

O aquário é um RSM 250 padrão, acho fraco o skimmer mas não pretendo mudar, limpo toda semana.
Não sei o que os peixes tem muito a ver com as zooxantelas aparentemente sumindo, mas lá vai... 1 YT, 1 casal de yellow watchman, 1 coral beauty, 1 bangai, 1 diadema, 1 pseudochromis orange tail 2 perculas 1 stenopus todos pequenos.
Não tenho mais algas das ruins de nenhum tipo, só bastante verme espaguete agora e um pouco de pinks.
O que não entendo é como as zooxantelas aparentemente diminuiram mas os nutrientes ainda estão altos.
Os testes pra mim são tão estranhos às vezes... fui usar o tubo de ensaio do teste da Sera num teste de nitratos mas usei a seringa do Salifert pra encher até a marca pedida (10ml)... só que 10ml usando a seringa ultrapassa em pelo menos 1ml a marca do tubo de ensaio (9ml da seringa enchem até os 10ml do tubo, visualizando corretamente na "barriga" do limite da água e usando seringas diferentes também). Achei no mínimo curioso isso. 1ml de diferença em 10 é 10% de erro...

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#4 Mensagem por Elder Luis »

vc pode ter tido algum pico rápido de temperatura que estressou os corais e tiveram essa reação. Se os nutrientes estão altos e os corais expulsaram as zooxanthelas, eu particularmente não tenho dúvida que houve algum tipo de stress que ocasionou isso, o difícil é saber qual foi o stress

Viva Metal!

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#5 Mensagem por Marcos Napier »

Pode ter sido a temperatura alta dos últimos dias também, muito provavelmente, pois até a anêmona ficou diferente e ela costuma não gostar de temperatura alta, na verdade ela se encolheu bem mais durante os dias de calor (hoje acho que vi que ela ou se dividiu ou tá a ponto de fazer isso). O que dá pra se notar mais evidentemente é o tom do verde diferente, mais até que a parte mais clara dos corais. Nos corais vermelhos, rosa e marrons/alaranjados não mudou nada (não tenho coral azul). Na maioria dos corais verdes que tenho aqui, o verde ficou bem mais fluorescente e mais claro, exceto talvez só numa acanthastrea que embora o verde esteja brilhando mais sob luz azul na luz normal ele ainda está um tom mais escuro como sempre foi, já quase todos os outros ficaram assim mais claros e mais brilhantes, inclusive uma favia xmas que foi até a única que alterou também até o tom de rosa/roxo, ficou um "rosa bebê" com um verde bem claro e fluorescente (aliás, mais bonito assim do que quando chegou...). Um zoa people eater estava ficando alaranjado na época das cianos, agora ele já voltou a ter o rosa de antes também. Acho que problemas os corais não tem, pois tão todos crescendo bem e abrindo, não parece ser nada de mais a não ser as zooxantelas mesmo.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#6 Mensagem por Elder Luis »

depois desse relato, eu apostaria no calor mesmo icon_thumbsdownsmileyanim

Viva Metal!

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Márcio Oliveira »

Eu também acredito que expulsou zooxanthelas por pico de temperatura. É bem comum acontecer isso. Tem que deixar estável e abaixo de 28 graus pra ele se recuperar. A anêmona também não aguenta esses picos.
Só por desencargo, verifique a dureza.

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#8 Mensagem por Marcos Napier »

Até agora o calor é a explicação mais provável mesmo, felzmente a onda passou já. Não sei até onde pode ter ido a temperatura, mas do lado de fora estava 37 nos piores dias. A evaporação estava brutal também. A dureza está na minha assinatura, medi ontem. Nunca fica abaixo disso.

Aparentemente a anêmona está mesmo se dividindo... isso explicaria o "mau humor" e também seria um indicativo de que ela se incomodou com alguma coisa. Uma foto dela pouco antes de acender as luzes

Imagem

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#9 Mensagem por Marcos Napier »

Aparentemente as cores estão mudando já embora o nitrato ainda esteja meio alto, mas quem estava muito esbranquiçado como a pocillopora pink já está ficando mais rosada de novo, bem de leve ainda, e a anêmona ainda tá meio branca por causa da divisão recente eu acho, mas ela agora parece puxando mais pra verde do que antes, bem claro também e o rosa de uma forma geral tá um pouco mais forte, sem puxar em nada pro marrom. O hammer deve ser naturalmente dessa cor mesmo, pois continua assim e crescendo a cada dia. O skimmer está cada dia mais eficiente e transbordando raramente (só se eu distrair e subir demais o nível da água) e os vermes espaguete diminuiram uns 60% de uns dias pra cá, sinal de que a comida deles tá acabando... a temperatura finalmente estabilizou de vez.

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”