Pois bem... sei que diminuindo as zooxantelas (diminuindo os nutrientes) esse clareamento pode ocorrer, e alguns outros animais aqui também apresentaram isso de umas semanas pra cá embora estejam saudáveis (esse hammer mesmo veio com 2 bocas e já tem umas 5-6). Minha BBT por exemplo ficou bem mais branca, era mais rosada e/ou amarronzada. Quando ela fica incomodada pelo percula e encolhe muito, ela fica esverdeada, da mesma cor do hammer. Uma pocillopora pink que era realmente pink quando estava no meio do aquário e que depois ficou bem marrom (isso foi depois da explosão de cianos, daí eu ter colocado ela mais pra cima) ficou bem branca, mas com pólipos ainda bem visíveis. Só que não parece estar havendo uma redução de nutrientes, meu fosfato e meu nitrato não abaixam... Ando suspeitando bem do teste de nitrato, mas o fosfato está correto. O que será que pode estar acontecendo? A iluminação e fotoperíodo são os mesmos de sempre, a rotina em geral está a mesma, os níveis são esses aí na minha assinatura. Essa perda de zooxantelas parece ter começado de um mês pra cá, mas nem todo coral está assim, pelo contrário.
O que eu lembro de ter mudado bastante foi quando da infestação de cianos, aí sim todos os corais ficaram bem amarronzados e sem cores, depois da limpeza eles melhoraram consideravelmente em "saúde". Apenas pra mostrar que nem todos os corais estão desbotados, vai aqui uma foto de uma mini-colonia de blastomussas, junto com o hammer antes/depois:
Hammer quando chegou:

Hammer hoje (foto meio ruim mas dá pra ter uma noção):

Blasto:

Meus trumpets também estão bem corados, nada de errado com eles. Será que meus testes estão falando que estou com nutrientes demais mas na verdade a coisa não é bem assim?
Obs.: o negócio laranja na foto recente do hammer é verme espaguete. Tá infestado, mais um sinal de que nutrientes tem de sobra...
Edit: fiz uns testes agora, meu Mg tá caindo rápido demais, mesmo dosando ele cai bem rápido. Não tem tanta alga pink assim (aliás, não tem quase nada) e o KH também não anda muito bom não. Vou começar a usar o sal da Brightwell Neomarine Reef talvez semana que vem.