🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Finalmente a Ciclagem - Boyu TL-550

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Responder
Mensagem
Autor
Marcio Alessandre
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 24 Mar 1980
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Finalmente a Ciclagem - Boyu TL-550

#1 Mensagem por Marcio Alessandre »

E ae pessoal, finalmente comecei a ciclagem do meu TL-550.

Material utilizado:

12kg de substrato Samoa Pink 2
11 kg Rocha Sansibar
4kg Sal Tropic Marin Bio Actif
Medidor TDS
Medidor PH Digital
Refratometro
Filtro DI

A única modificação por enquanto foi adaptar um pedaço de placa de filtro biológico no primeiro compartimento do sump e fazer a queda do overlfow diretamente em cima do perlon... isso ficou muito bom icon_joia.
Próximo passo será a colocação de 4 ventuinhas, 2 de 80mm soprando na aguá e 2 de 40mm fazendo a exaustão, além claro a reposição automática de água deionizada.

A densidade medida com o refratometro agora está em 1024. A temperatura está em 28C com a tampa aberta, mas ontem no pico do calor em são paulo chegou fácil aos 30C.

Estou com algumas duvidas, espero muito a ajuda do pessoal mais experiente:

Fui instruido aqui mesmo no fórum a não utilizar as bio-balls e a ceramica, no periodo de ciclagem fazer apenas a filtragem mecanica com o perlon, após a ciclagem usar como midia a purigem.

A iluminação, comprei um timer pra fazer o fotoperiodo de 4 horas diárias. Está correto?

Não estou utilizando a capinha de DVD/CD na queda do overflow, não sei o porque o nivel do meu display já está muito alto, desligo a bomba e o skimmer ele nivela tudo, mas quando ligo, aos poucos ele sobe o nivel do display e abaixa o do sump... hoje de manhã acordei e me assustei, o sump quase vazio e o display a pouco pra trasbordar...Amanhã a casa fica o dia inteiro sem ninguém, meu medo é chegar a noite e a casa cheia de água... o que eu fiz de errado? O compartimento do Skimmer transborda mesmo?

Tenho algumas imagens de celular aqui, minha camera está na casa dos meus pais, me perdoem pela péssima foto, é mais pra vcs não acharem que to de má vontade em mostrar as fotos, prometo que logo tirarei fotos melhores pra vcs avaliarem o layout.

Galera, criticas, idéias, elogios e puxão de orelhas são bem vindos... sou um iniciante no hobby.

icon_bag

Pela foto não dá pra ver, mas deixei bastante entrada pra circulação nesse layout das rochas.
Imagem

O Skimmer parece que está funcionando direitinho, faz bastante bolhas e o copo não transborda... É normal o compartimento do Skimmer transbordar?
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

David Pomarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Pomarico
Data de Nascimento: 20 Set 1979
Curtiu: 1 vez

Re: Finalmente a Ciclagem - Boyu TL-550

#2 Mensagem por David Pomarico »

Fala Marcio!

Durante a minha ciclagem eu mantive o filtro UV desligado, skimmer nem liguei muito pra regulagem e no compartimento das bioballs eu troquei e coloquei Siporax e por cima purigen.

De resto, só adaptei um cooler da hoppar na entrada da tampa de comida e aqui em SP foi o suficiente para manter a temperatura em 26 graus.

Compre um coel TLZ11 ou um outro da ECLUSA. Este último tem regulagem analógica o que dificulta um pouco a regulagem no começo, mas depois que pega o jeito não tem segredo. Eu uso este pois tentei instalar o coel e como não sei nada de eletronica acabei queimando o danado. bye1

Marcio Alessandre

#3 Mensagem por Marcio Alessandre »

David, obrigado pelas informações... icon_joia

Cade o pessoal pra comentar e ajudar aqui? icon_assobiando

Bom, ontem mesmo percebi que o nivel de água do display sobe pois coloquei um filtro biologico, aquele cheio de furinhos e 2 camadas de perlon em cima, isso reteu um pouco a água... pra resolver, tirei o perlon sujo, cortei um novo diminuindo o volume, a água ficou mais corrente deixando o sump bem nivelado... Isso na verdade ficou bom pois nem precisei colocar o pedaço de CD/DVD na grade que faz a queda, o perlon ficou submerso e como não tem queda ele retem bastante sujeira...

[dropshadow=blue]Moderadores experts, comentem e acompanhem meu reef tbm...por favor...[/dropshadow]

icon_first

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

#4 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Oi Marcio,

Segue comentários...

Marcio Alessandre escreveu:12kg de substrato Samoa Pink 2
11 kg Rocha Sansibar

Está perfeito na escolha destes itens, mas a quantidade de cada sugiro o seguinte:
Na Samoa Pink, formar uma camada de 8 a 12 Cm (Eu coloco em 8 pois não gosto muito alto)
Na Rocha, sugiro 20% sobre o volume do aquário. Com 10 Kg fica mais bonito, porém alguns testes com estes padrões citados, mostra mais eficiência na manutenção do KH. Montei meu novo aquário em Janeiro o KH estava 6 e sem pingar nada já está em 8. Por este motivo a Samoa Pink vai dissolver na água e você vai precisar repor. Se quiser falar mais sobre isso me envia MP.

Marcio Alessandre escreveu:A densidade medida com o refratometro agora está em 1024.

Sobre o Sal, sugiro em 1021~22
Estude este tópico e tire suas próprias conclusões http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=45&t=20812&start=40
Mas o Pensamento é o seguinte:
Ciclagem > compra dos peixes > TPA Corrigindo o sal para 1024 > Introdução de Invertebrados.

Espero que saia tudo certo e que em breve passe para um maior, minha sugestão seria de 200 Lts pois é mais facil manter parâmetros

Boa Sorte!!!

Marcio Alessandre

#5 Mensagem por Marcio Alessandre »

Jorge, obrigado pelas dicas e por comentar, vou pensar em tudo que vc falou....

O total mesmo de rocha deve ser uns 12kg, totalizando 10% da capacidade do aquario, na foto não da pra ver direito mas elas já ocuparam um bom espaço... vou ver se pego uma camera melhor pra atualizar as fotos...
Quanto ao substrato, o aquario já não é muito grande, li muito aqui no fórum e cheguei a conclusão que 6cm de substrato está de bom tamanho, qualquer coisa tbm tenho meio saco de substrato guardadinho.

É normal o compartimento do Skimmer transbordar? Não achei essa informação em nenhum lugar...

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#6 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Marcio Alessandre escreveu:É normal o compartimento do Skimmer transbordar? Não achei essa informação em nenhum lugar...

Não é normal, posso tentar ajudar via Skype (gamenessbrasil) mas é mais certo ajuda de alguém que tenha um igual ao seu...

Sobre o Substrato, os 6 cm não vão criar a área de baixa oxigenação para abrigar as bactérias anaeróbicas... além disso vai haver consumo desta camada...

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

#7 Mensagem por Guilherme Barros »

Se quiser manter o substrato baixo terá que por siporax ou aumentar a quantidade de rochas,mas acho que 2 cm nao são suficientes para separar as bactérias
Meu Reef antigo.

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#8 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Guilherme Barros escreveu:Se quiser manter o substrato baixo terá que por siporax ou aumentar a quantidade de rochas,mas acho que 2 cm nao são suficientes para separar as bactérias

Oi Guilherme,
O Siporax resolve as bactérias, mas não resolve a estabilidade do KH... Se Vai começar algo, melhor começar certo... depois vai precisar ficar pingando produtos para corrigir parâmetros...

Marcio Alessandre

#9 Mensagem por Marcio Alessandre »

Sem problemas, vou aumentar mais 2cm pra ficar com os 8cm... Tem razão Jorge, prefiro começar certo ja que ainda tenho meio saco de substrato guardado...

Valeu Jorge e Guilherme!

Gostaria de saber de alguém que tenha esse boyu se o COMPARTIMENTO do skimmer transborda mesmo, vejam bem, não é o copo, é o compartimento... o copo está bem regulado..

Raphael Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Rapha Roots
Data de Nascimento: 06 Ago 1988
País: brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

#10 Mensagem por Raphael Oliveira »

Fala mestre, tenho um boyu destes porem o compartimento do skimmer não transborda, isso está ocorrendo pois algo esta impedindo a passagem por baixo...

na proxima etapa do sump tem o que lá???
""Não sou 100% inútil, ainda sirvo de mal exemplo""

Meu pequeno oceano

Boyu TL-550, Rapha e Dani Roots

Minha selva

Minha Selva; Plantado Roots em Poá

Marcio Alessandre

#11 Mensagem por Marcio Alessandre »

Raphael Oliveira escreveu:Fala mestre, tenho um boyu destes porem o compartimento do skimmer não transborda, isso está ocorrendo pois algo esta impedindo a passagem por baixo...

na proxima etapa do sump tem o que lá???

E ae Raphael... o sump está assim:

1º - Coloquei um pedaço de placa filtro biologico (aqueles de agua doce com varios furos) e o perlon em cima
2º - Skimmer
3º - Não tem nada, deixei o aquecedor por ser o compartimento mais baixo (reservado pra purigem após a ciclagem)
4º - Bomba de recalque

É do 2º pro 3º que transborda, se desligar o skimmer ele até bóia na água... Será que não é excesso de água no display? Em qual compartimento deixar o aquecedor?

Marcio Alessandre

#12 Mensagem por Marcio Alessandre »

icon_assobiando

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Recebeu Curtir: 2 vezes

#13 Mensagem por Filipe Dantas »

Fala Marcio, blz??

Você não esta usando as ceramicas???
No meu eu as passei para o primeiro compartimento, embaixo do perlon.

O meu compartimento do skimer tb transborda, a divisoria deste compartimento é mais baixa que as outras e acho que não tem passagem por baixo.
Então presumo ser normal já que a vazão do recalque é bem maior que a do skimer... o excedente tem que sair por algum lugar.

O meu termostato coloquei no terceiro compartimento, como é mais baixo que os outros garante que fica submerso toda a parte do aquecedor.

Abs,

Marcio Alessandre

#14 Mensagem por Marcio Alessandre »

Filipe Dantas escreveu:Fala Marcio, blz??

Você não esta usando as ceramicas???
No meu eu as passei para o primeiro compartimento, embaixo do perlon.

O meu compartimento do skimer tb transborda, a divisoria deste compartimento é mais baixa que as outras e acho que não tem passagem por baixo.
Então presumo ser normal já que a vazão do recalque é bem maior que a do skimer... o excedente tem que sair por algum lugar.

O meu termostato coloquei no terceiro compartimento, como é mais baixo que os outros garante que fica submerso toda a parte do aquecedor.

Abs,

Fala Fil, muito obrigado por responder a mp... Estava vendo as fotos do reef do Paulo, ví que ele até cortou a divisória pra aumentar a vasão de água...
O aquecedor realmente é melhor no 3º compartimento pois fica mais submerso...

abs

Regiane Freund
Apelido: Re
Data de Nascimento: 12 Jun 1984
Curtiu: 9 vezes

#15 Mensagem por Regiane Freund »

Olá Marcio! Kd as atualizações? Fotos? slr slr slr

Queremos notícias da ciclagem!

icon_Snorkle
[align=center]May The Force Be With You! [/align]
Tópico: Ciclando Boyu TL 550

Marcio Alessandre

#16 Mensagem por Marcio Alessandre »

Olá Regiane, vc sumiram??? Precisei tanto de ajuda e vcs me largaram na mão icon_4 .... brincadeira... vê se não some mais ta? Bom, peguei uma camera +ou- aqui, final de semana provalmente tiro fotos e atualizo o tópico, mas vou tentar descrever a situação do momento e algumas alterações que fiz:

Adaptei 2 coolers de 80mm na tampa frontal, recortei a tampa com serra copo e tirei aquela portinha ta tampa... Como ja tinha reportado aqui, devido o calor interno, quando caia a temperatura, principalmente de madrugada, a parte interna da tampa ficava muito umida, os coolers ficavam muito molhados, precisei resolver esse problema senão os coolers não iam durar nem 1 mês. Peguei a idéia do Fabiano e coloquei um "calço" que deixa a tampa um pouquinho levantada, desse modo aumentou o fluxo de ar e a eficiencia dos coolers... a evaporação na tampa resolveu em uns 95%...

Foi instalado também uma caixa controladora de temperatura (coel) que peguei com o Cristiano daqui do fórum, pra resolver o problema da variação de temperatura e densidade... A reposição de agua doce por enquanto está tranquila, os coolers tem ligado poucas vezes, então dia sim dia não está sendo feita.

Com 18 dias de cilclagem, fiz uma bela aquisição do kit micro vida do Matias, ae vi meu aquario ganhar muita vida... foi colocado 2 RVs (que fedo quando desenbrulhei o pacote), minha noiva que estava comendo saiu correndo da sala... icon_rotfl2
Além das RVs, vieram uma cracas (um tipo de molusco que abri e fecha a boca) rs... 2 poliquetas grandes, varios bichos que parecem umas baratinhas brancas, camarões de poça, mini ofiuros, uma Palithoa e varios outros.. as vezes acho uns caragueijinhos aqui, os que vejo tiro na hora...
Ao lado da Palithoa, que se abre toda quando acende as luzes, tem um bicho esquisito, parece uma "mini-anemona" branquinha, quase transparente que se abre toda quando apago as luzes, alguém sabe se é praga? Edit: vendo o tópíco de identificação de animais, parece ser uma aiptasia... vou tirar ela do aqua hoje..

Semana que vem está completando 30 dias de ciclagem, o substrato e as Rochas estão começando a pegar algas marrons, acho que semana que vem vou contratar uma pequena equipe de limpeza, os parametros medidos por enquanto são estes:

Temperatura: 26,5
Sanilidade: 1025
PH 8,2

Semana que vem vai mais gastos, vou comprar alguns testes iniciais da Tropic Marin que são: PH, KH, Amonia, Nitrito e Nitrato... está bom né? Mais pra frente pego o de CA e MG...
Acho que preciso de uma bomba de circulação urgente tbm, percebo que meu aqua tem zonas de baixa circulação que sempre para sujeira... comprei um sunsun de 3000l/h mas acho que ficou muito forte, vou ver se pego uma koralia nano, mas é dificil de achar e bem mais cara que as convencionais...

Pessoal, espero que comentem, qualquer critica ou sugestão será bem vinda...final de semana atualizo com as fotos...

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#17 Mensagem por Matias Gomes »

Marcio Alessandre escreveu:as vezes acho uns caragueijinhos aqui, os que vejo tiro na hora...

tem que tirar mesmo
Marcio Alessandre escreveu:parece uma "mini-anemona" branquinha

é uma aiptasia, tire ela raspando a rocha fora do reef e passe um pouco de água doce para retirar qualquer parte que tenha ficado
Marcio Alessandre escreveu:. vou tirar ela do aqua hoje..

ela mesmo, a resposta está acima.

parabéns pela montagem e boa sorte com o reef.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Marcio Alessandre

#18 Mensagem por Marcio Alessandre »

Matias, ela não está na rocha e sim no substrato ao lado da Palithoa que vc mandou.. quando apaga a luz ela fica em pé, muito engraçado...quando acende a luz ela se encolhe e só fica os tentaculos pra fora... posso puxar ela com uma pinça?

Edit: Fui tentar pegar a danada e ela foi muita rapida, sumiu no subtrato, parecendo uma poliqueta... fiquei confuso agora icon_headstars

Regiane Freund
Apelido: Re
Data de Nascimento: 12 Jun 1984
Curtiu: 9 vezes

#19 Mensagem por Regiane Freund »

Olá Marcio! Coloca umas slr slr slr para a gente ver como anda!

Sobre a Aiptasia, vc pode colocar um camarão bailarino, aqui apareceu uma, colocamos o bailarino e ele comeu! :-)

Sobre a bomba de circulação, não exagere muito, pois qdo vc colocar os corais terá dificuldades em achar lugares com a circulação adequada a eles, nem todos os corais gostam de forte circulação!

Vai atualizando aí! Abraço
[align=center]May The Force Be With You! [/align]
Tópico: Ciclando Boyu TL 550

Responder

Voltar para “Clube Boyu”