🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Palhaço com brookynella?

Mensagem
Autor
Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Palhaço com brookynella?

#1 Mensagem por Renato Chinelatto »

Fala pessoal!

Tem um palhaço aqui que tá difícil de sarar. Comprei ele e mais um em 22/09/12. O outro sucumbiu em 4 dias (não comia e de vez em quando ficava se raspando). O sobrevivente vira e mexe fica se raspando também, não está crescendo e está com sinais de corrosão, principalmente na causa. Comprei um outro palhaço em 25/10/12 que, na época, era a metade do tamanho desse. Hoje está bem maior. Há +- 1 mês comprei melafix e apliquei conforme a bula, mas não surtiu nenhum resultado.
Detalhe que esqueci de dizer: ele se alimenta perfeitamente. É só jogar comida que ele acaba com tudo.
Alguém tem alguma idéia do que eu devo fazer? Banho de água doce?

Segue algumas fotos. Ele está na parte de cima das fotos. Reparem nas extremidades corroídas.

Imagem

Imagem
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Danilo Fernandes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 291
Registrado em: 26 Jun 2012, 20:12
Data de Nascimento: 25 Jan 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#2 Mensagem por Danilo Fernandes »

Cara, tive um problema desse recentemente, mas não tive muita sorte, perdi 6 palhaços.

Como você continuou colocando novos animais, sugiro retirar o doente e colocar num "hospital".

Se não passou para os demais palhaços, talvez não passe mais, os meus passaram para TODOS.

Nesse hospital, o pessoal costuma colocar um antibiotico que costuma surtir efeito, não tive tempo de fazer isso, mas vale como uma tentativa para vc.

Sou novo no aquarismo (somente 1 ano), mas certamente os mais experientes vão se manifestar. Coloquei minha experiência aqui por ter sido recente e para tentar ajudar de alguma forma.

Abs e boa sorte.
Sem frescura reef - viewtopic.php?f=25&t=27655

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#3 Mensagem por Robson Sandrini »

Difícil dizer se é Brooklynella pelas imagens. O diferencial da presença desse protozoário é a produção aumentada de muco [como na imagem abaixo] mas a permanência do muco depende de alguns fatores. O peixe já tá nesse estado há meses? Não é à toa que as nadadeiras estão corroídas. Banho de água doce estressa demais o peixe. Dá pra fazer um tratamento menos estressante, "generalizado", [glow=red]sempre num aquário hospital[/glow]:

Imagem

Metronidazol: 40 mg/l, a duração do tratamento depende da resposta do peixe. Precisa de prescrição de médico, veterinário ou dentista.
ParaGuard da Seachem: pode usar com o metronidazol sem problema. 1 ml pra cada 8 litros. Tá difícil de encontrar.
Azul de metileno: 2 mg pra cada litro de água. Isoladamente não é lá essas coisas. Mancha muita coisa.
Permanganato de potássio: 5 mg por litro [máximo 7 dias]. Também não é lá essas coisas e mancha muita coisa.
Formol: melhores taxas de sucesso e piores efeitos colaterais [pro peixe e pro aquarista]. Se encontrar e decidir usar conversamos. Cancerígeno.
Hiposalinidade: não cura mas diminuir a salinidade alivia o gasto energético do peixe pra manter regulação osmótica. Diminuindo 2 pontos por dia não há problema pro peixe em questão [palhaço]. O limite é 1010 mas pela influência de possível variação de temperatura da água, 1012 é o limite mais seguro. Subir a salinidade é o "X" da questão e o que acaba matando o peixe [de aquarista afobado] mas isso é pruma segunda etapa.

Deixei de fora a cloroquina [primeira opção se tudo falhar], o cobre [segunda opção se tudo falhar] e água oxigenada [porcentagem de sucesso desanimadora].

Estou em Jundiaí também, qualquer coisa me manda uma MP.

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#4 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:Difícil dizer se é Brooklynella pelas imagens. O diferencial da presença desse protozoário é a produção aumentada de muco [como na imagem abaixo] mas a permanência do muco depende de alguns fatores. O peixe já tá nesse estado há meses? Não é à toa que as nadadeiras estão corroídas. Banho de água doce estressa demais o peixe. Dá pra fazer um tratamento menos estressante, "generalizado", [glow=red]sempre num aquário hospital[/glow]:

Imagem

Metronidazol: 40 mg/l, a duração do tratamento depende da resposta do peixe. Precisa de prescrição de médico, veterinário ou dentista.
ParaGuard da Seachem: pode usar com o metronidazol sem problema. 1 ml pra cada 8 litros. Tá difícil de encontrar.
Azul de metileno: 2 mg pra cada litro de água. Isoladamente não é lá essas coisas. Mancha muita coisa.
Permanganato de potássio: 5 mg por litro [máximo 7 dias]. Também não é lá essas coisas e mancha muita coisa.
Formol: melhores taxas de sucesso e piores efeitos colaterais [pro peixe e pro aquarista]. Se encontrar e decidir usar conversamos. Cancerígeno.
Hiposalinidade: não cura mas diminuir a salinidade alivia o gasto energético do peixe pra manter regulação osmótica. Diminuindo 2 pontos por dia não há problema pro peixe em questão [palhaço]. O limite é 1010 mas pela influência de possível variação de temperatura da água, 1012 é o limite mais seguro. Subir a salinidade é o "X" da questão e o que acaba matando o peixe [de aquarista afobado] mas isso é pruma segunda etapa.

Deixei de fora a cloroquina [primeira opção se tudo falhar], o cobre [segunda opção se tudo falhar] e água oxigenada [porcentagem de sucesso desanimadora].

Estou em Jundiaí também, qualquer coisa me manda uma MP.


Tenho um aquário de 20lts sobrando lá em casa com um filtro Millenium 1000 e termostato. Quebra o galho pra hospital né? Ou é melhor colocar uma bomba pra circulação?
O que acha de eu iniciar com hiposalinidade e depois aplicar o metronidazol apenas? Fazendo isso, tenho que fazer TPA´S de quanto em quanto tempo? Alimento ele normalmente né?

Legal que você é de Jundiaí. Se tiver corais para vender/trocar, dá um toque aí. icon_joia
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

Qual o tamanho do peixe?
O filtro externo dá conta nessa litragem.
Alimente normalmente [dá uma boa alimentada, o máximo possível, no dia em que for passar pro aquário hospital].
O outro peixe não tem nenhum sintoma?
Devo ter metronidazol em casa, se tiver te mando MP hoje à noite.
Frequencia de TPA depende dos parâmetros do nitrogênio da água. Tem Prime ou Alpha por aí? Algum removedor de amônia?
Você verifica a salinidade com o que?

Meu aquário está desmontado, tudo aqui numa montanha de caixas pra mudança. Devo ter um aquário maior se esse aí for pequeno pro peixe. Acho que dá mas quanto menor mais instável. Os corais estão num aquário em SP, a maioria marrom e definhando :-(

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#6 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:Qual o tamanho do peixe?
O filtro externo dá conta nessa litragem.
Alimente normalmente [dá uma boa alimentada, o máximo possível, no dia em que for passar pro aquário hospital].
O outro peixe não tem nenhum sintoma?
Devo ter metronidazol em casa, se tiver te mando MP hoje à noite.
Frequencia de TPA depende dos parâmetros do nitrogênio da água. Tem Prime ou Alpha por aí? Algum removedor de amônia?
Você verifica a salinidade com o que?

Meu aquário está desmontado, tudo aqui numa montanha de caixas pra mudança. Devo ter um aquário maior se esse aí for pequeno pro peixe. Acho que dá mas quanto menor mais instável. Os corais estão num aquário em SP, a maioria marrom e definhando :-(


O peixe está com uns 3cm. Acho que dá. Tenho um de 72lts também, mas acho que aí é muito grande. O que acha?
O outro peixe está normal.
Se tiver lá, me dá um toque que a gente negocia. :-)
Não tenho nada pra remover amônia. Vou na TPA mesmo. Eu tenho um refratômetro pra salinidade.
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#7 Mensagem por Robson Sandrini »

3 cms? Dá sim, mas quanto menor o volume d´água, mais rápido o acúmulo de amônia tóxica no aqua-hospital. Mais um motivo pra você comprar um removedor. Te dá mais segurança, a menos que você tenha tempo disponível pra ficar em casa fazendo TPA ao longo dos dias. No aqua hospital você alimenta o peixe à vontade então isso gera muita amônia.

Pra encher o hospital pela primeira vez pode usar a água do aquário mesmo, mas as próximas TPAs terão que ser com água nova [sem carga nitrogenada e sem qualquer parasita].

Use só perlon no filtro externo, não pode rodar com o carvão. Deixa a bomba de circulação na mão se precisar. Tem alguma coisa pro peixe se esconder no hospital? Se fosse há 3 meses atrás eu tinha tudo pronto aqui, agora as coisas estão numa das dezenas de caixas empilhadas em casa.

Negociar o metronidazol? icon_rotfl2 Tá doido? icon_bangin Tenho tratamento pra 20 dias aqui em casa, te mando os dados por MP e vc vem buscar, ai a gente conversa sobre os detalhes. Já vai preparando a água.

Agora, cá entre nós, você corre o risco de reinfecção quando introduzir o peixe no aquário novamente... icon_assobiando

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#8 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:3 cms? Dá sim, mas quanto menor o volume d´água, mais rápido o acúmulo de amônia tóxica no aqua-hospital. Mais um motivo pra você comprar um removedor. Te dá mais segurança, a menos que você tenha tempo disponível pra ficar em casa fazendo TPA ao longo dos dias. No aqua hospital você alimenta o peixe à vontade então isso gera muita amônia.

Pra encher o hospital pela primeira vez pode usar a água do aquário mesmo, mas as próximas TPAs terão que ser com água nova [sem carga nitrogenada e sem qualquer parasita].

Use só perlon no filtro externo, não pode rodar com o carvão. Deixa a bomba de circulação na mão se precisar. Tem alguma coisa pro peixe se esconder no hospital? Se fosse há 3 meses atrás eu tinha tudo pronto aqui, agora as coisas estão numa das dezenas de caixas empilhadas em casa.

Negociar o metronidazol? icon_rotfl2 Tá doido? icon_bangin Tenho tratamento pra 20 dias aqui em casa, te mando os dados por MP e vc vem buscar, ai a gente conversa sobre os detalhes. Já vai preparando a água.

Agora, cá entre nós, você corre o risco de reinfecção quando introduzir o peixe no aquário novamente... icon_assobiando


Vou ajeitando as coisas aqui. O mais difícil vai ser convencer a patroa de que vou montar um aquário hospital apenas. Ela já rosnou porque está pensando que irei montar outro aquário...huahuahuahua.

E reinfecção é cruel ein? Mas vou tentar, quem sabe ele cria uma resistência boa e não pegue mais...
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#9 Mensagem por Renato Chinelatto »

O que posso utilizar para ele se esconder? Um pedaço de cano será que serve?
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#10 Mensagem por Robson Sandrini »

Sim, qualquer material plástico, pra não absorver nada da medicação, e não pode ser transparente, ele tem que se sentir seguro.

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#11 Mensagem por Renato Chinelatto »

Fala pessoal!

Consegui montar o sistema aqui. Aquário de 20lts, Millenium 1000 com perlon, termostato e um cano para refúgio. Coloquei o peixe ontem e ele ficou tranquilo. Nem no refúgio está ficando. Apliquei ontem e hoje o metronidazol e o fungicida/bactericida da Atlantys. Medi a amônia hoje e está zerada ainda. Alimentei hoje e ele comeu um pouco. Vamos ver se sara.

Aí apareceu o azar. Tinha um termostato de 50W e antes de colocar o peixe, testei para ver se estava funcionando. Resultado: não funcionou. Aí coloquei o termostato do aquário principal mesmo já que ainda na temperatura que está ele não é usado, vira e mexe os coolers são ligados.
Outro problema é que acho que há algo em curto no aquário principal também pois vira e mexe está caindo o disjuntor. Já aconteceu isso há uns 3 meses atrás (2 vezes), mas logo estabilizou. Agora no sábado caiu umas 10 vezes e coloquei a ligação em uma tomada com outro disjuntor. Liguei ontem de volta na tomada normal e continuou caindo. Aí deixei na outra tomada até que eu troque o disjuntor. Eis que hoje à tarde caiu no outro disjuntor também. Sorte que a esposa estava em casa e ligou-o. Vou fazer uns testes desligando alguns equipamentos quando cair para ver se acho a origem.
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#12 Mensagem por Robson Sandrini »

Oi,

Alguma melhora visual?
O peixe ainda tá comendo?
A salinidade tá em quanto? Cuidado com evaporação durante o dia [sem reposição] que eleve a salinidade.
Amônia zerada? Fez alguma TPA? Se não fez é bom fazer de uns 50% pra não extrapolar a concentração dos medicamentos na água.

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#13 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:Oi,

Alguma melhora visual?
O peixe ainda tá comendo?
A salinidade tá em quanto? Cuidado com evaporação durante o dia [sem reposição] que eleve a salinidade.
Amônia zerada? Fez alguma TPA? Se não fez é bom fazer de uns 50% pra não extrapolar a concentração dos medicamentos na água.


Fala Robson!

O que notei até agora é um pouco na diminuição de pontos brancos. O peixe está tranquilo. Nem se entocou no cano e hoje veio até na frente do vidro para pedir comida. Está se alimentando normalmente. Me pareceu até mais alegre do que quando estava no aqua principal.
Quanto à evaporação está tranquilo pois com esse frio não está evaporando. Amônia só hoje começou a aparecer alguma coisa no teste (uns 0,10). Também estou alimentando apenas com comida granulada e sifono o que fica no fundo. Estou fazendo TPA diária de +- 10% para ir abaixando a densidade. Agora está a 1018. Vou ver se amanhã faço uma TPA de 50% para evitar a alta concentração.

E mais uma zica...huahuahuahua. Fui medir a densidade e marcou 1018, mas não sei porque o refratômetro ficou desfocado. Aí girei a lente para melhorar o foco, a densidade começou a subir. Fiz e refiz trocentas vezes os testes e ficou a 1034. Aí medi do aqua principal e ficou a 1040. Água deionizada ficou em 1016. Então provavelmente deslocou 15 pontos para cima mesmo. Preciso recalibrar ele. icon_4
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#14 Mensagem por Robson Sandrini »

Medo dessa amônia :shock:

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#15 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:Medo dessa amônia :shock:


Outra coisa que esqueci de comentar é que o pH deu uma abaixada de 0,15 também. Vou ver se subo ele devagarzinho durante a TPA.
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#16 Mensagem por Robson Sandrini »

Pode deixar o pH como está no aquário hospital mesmo, não precisa subir. Elevação de pH eleva os níveis da amônia considerada tóxica também. Tenho pavor de amônia no aquário hospital. Ela pode por a perder todo o tratamento [e o peixe]. Por isso que é interessante ter o Prime.

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#17 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson,

Tirei umas fotos hoje. Beeeem difícil pegar o bichinho. Tentei até colocar um pote nela pra aproximar do vidro, mas aí ele ficou agitado e a foto saía desfocada. Juntei 3 em uma. O que acha?
Eu acho que tá melhorando. Pelo menos não se vê brancos na pele...

Imagem
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#18 Mensagem por Robson Sandrini »

Renato Chinelatto escreveu:O que acha? Eu acho que tá melhorando. Pelo menos não se vê brancos na pele...

icon-aplauder icon_joia icon_iCo01

Pode manter a dose atual de metronidazol mesmo, ok? Não precisa aumentar. Se já dosou uma vez não tem problema, mantenha a dose anterior. E pode parar de diminuir a salinidade, ok? Estacione ela onde está. E cuidado com amônia pelamordenetuno! E cuidado com evaporação. O peixe tá ótimo! Mas o tratamento ainda não acabou. Parabéns! clapping_02

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#19 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu: icon-aplauder icon_joia icon_iCo01

Pode manter a dose atual de metronidazol mesmo, ok? Não precisa aumentar. Se já dosou uma vez não tem problema, mantenha a dose anterior. E pode parar de diminuir a salinidade, ok? Estacione ela onde está. E cuidado com amônia pelamordenetuno! E cuidado com evaporação. O peixe tá ótimo! Mas o tratamento ainda não acabou. Parabéns! clapping_02


OK. A salinidade está em 1015. Evaporação nem acontece pois eu coloquei tampa no aqua. E hoje ele comeu bem mais. Foi umas 7 bolinhas de thera+, pegando-as na flor d´água. icon_joia
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#20 Mensagem por Renato Chinelatto »

Bom, hoje bateu o 10º dia e não percebi nenhuma cicatrização ainda, mas os pontos brancos sumiram completamente e parece que a pele dela está bem melhor. Vou ver se começo a subir a salinidade uns 2 graus por dia e vou retirá-lo lá pelo 15º dia. Vamos ver se vai sarar de vez...
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”