🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Palhaço com brookynella?

Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#21 Mensagem por Robson Sandrini »

Aumentar a salinidade depois de um tratamento com hipo é o X da questão. Enquanto a hipo alivia o peixe, a elevação de salinidade sobrecarrega o organismo do bicho, então ele precisa de tempo pra se adaptar fisiologicamente à variação. Se não for bem feita essa elevação [glow=red]mata o peixe[/glow]. Eu vou te dizer como faço e você decide o que faz: troco 1/4 da água do aqua-hospital [5 litros, no seu caso] com água preparada com salinidade 0.002 maior que a salinidade medida no hospital, diariamente, até atingir o valor do display. Quanto mais gradual for o aumento da salinidade, melhor pro peixe. Se você quiser fazer a troca dia sim, dia não, o peixe agradece. Não vamos perder esse pequeno agora que ele se livrou do parasita. As nadadeiras voltam a crescer mas não será nos 10 dias de tratamento, fique tranquilo. Voltam a crescer se o remédio realmente matou a bactéria, o que eu acredito que tenha acontecido. Se não, você ainda tem a amoxicilina na manga, com um espectro diferente do que usamos até agora mas acho que não será necessária. Paciência no marinho é a chave pro sucesso.

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#22 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:Aumentar a salinidade depois de um tratamento com hipo é o X da questão. Enquanto a hipo alivia o peixe, a elevação de salinidade sobrecarrega o organismo do bicho, então ele precisa de tempo pra se adaptar fisiologicamente à variação. Se não for bem feita essa elevação [glow=red]mata o peixe[/glow]. Eu vou te dizer como faço e você decide o que faz: troco 1/4 da água do aqua-hospital [5 litros, no seu caso] com água preparada com salinidade 0.002 maior que a salinidade medida no hospital, diariamente, até atingir o valor do display. Quanto mais gradual for o aumento da salinidade, melhor pro peixe. Se você quiser fazer a troca dia sim, dia não, o peixe agradece. Não vamos perder esse pequeno agora que ele se livrou do parasita. As nadadeiras voltam a crescer mas não será nos 10 dias de tratamento, fique tranquilo. Voltam a crescer se o remédio realmente matou a bactéria, o que eu acredito que tenha acontecido. Se não, você ainda tem a amoxicilina na manga, com um espectro diferente do que usamos até agora mas acho que não será necessária. Paciência no marinho é a chave pro sucesso.


Legal, Robson. Fiz uma TPA aqui e joguei pra 1017. Quando chegar nos 1025, eu transfiro ele de volta pro aqua principal. icon_joia
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#23 Mensagem por Robson Sandrini »

Legal, Robson. Fiz uma TPA aqui e joguei pra 1017. Quando chegar nos 1025, eu transfiro ele de volta pro aqua principal

Queria tanto poder dizer que ele não corre risco de reinfecção quando você reintroduzi-lo no aquário... apesar de ausência de pontos brancos não ser garantia de cura, o bicho sobreviveu ao tratamento e está, aparentemente, muito bem. icon_joia

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#24 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:Queria tanto poder dizer que ele não corre risco de reinfecção quando você reintroduzi-lo no aquário... apesar de ausência de pontos brancos não ser garantia de cura, o bicho sobreviveu ao tratamento e está, aparentemente, muito bem. icon_joia


Mas acho que o risco é pequeno ein. Vide os outros peixes que estão perfeitos...
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#25 Mensagem por Renato Chinelatto »

Pessoal,

Ontem voltei o palhaço para o aquário principal. Parece que as nadadeiras estão se recuperando, mas é cedo pra dizer. Mas ele está comendo bem e está se movimentando mais que antes. Vou postando fotos para verificar se houve melhoras.
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#26 Mensagem por Robson Sandrini »

Ontem voltei o palhaço para o aquário principal. Parece que as nadadeiras estão se recuperando, mas é cedo pra dizer. Mas ele está comendo bem e está se movimentando mais que antes. Vou postando fotos para verificar se houve melhoras.

Imagem

slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr slr

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#27 Mensagem por Renato Chinelatto »

Estou devendo as fotos ainda porque é bem difícil fotografar o danado.
Mas tenho boas notícias. Hoje estava observando-o e a nadadeira dorsal cresceu ao ponto de dar pra ver a parte preta já. icon_clap icon_clap
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#28 Mensagem por Robson Sandrini »

As nadadeiras se regeneram com facilidade, é só dar tempo e alimentação adequada. Guarda o que sobrou do remédio que logo tem um conterrâneo no desespero. Parabéns pela recuperação do bicho! icon-aplauder

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#29 Mensagem por Renato Chinelatto »

O remédio tá guardado aqui. Quando precisar é só gritar que eu lhe entrego... icon_cheers
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#30 Mensagem por Renato Chinelatto »

Pessoal,

Depois de 23 dias do término do tratamento, senti que a barbatana do peixe cresceu um pouco, mas só isso. As nadadeiras e o rabo parecem que continuam estagnados. E o pior, apareceu uma penugem branca há uma semana mais ou menos. icon_cry_smile
O que acham que devo fazer?

Seguem 2 fotos:

Imagem

Imagem
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#31 Mensagem por Robson Sandrini »

Renato Chinelatto escreveu:E o pior, apareceu uma penugem branca há uma semana mais ou menos. O que acham que devo fazer?

É reinfestação. E essa "penugem" é típica de Brooklynella. Tratamento nele. Ou melhor, eu tiraria os dois peixes do aquário. Se quiser pode vir pegar meu sump. Se o sistema não ficar sem hospedeiro, você não vai se livrar do parasita. Será um circulo vicioso e estressante de tratamento e devolução pro display.

Você pode aproveitar a ausência de peixes no sistema pra se livrar dessas algas também.

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#32 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:
Renato Chinelatto escreveu:E o pior, apareceu uma penugem branca há uma semana mais ou menos. O que acham que devo fazer?

É reinfestação. E essa "penugem" é típica de Brooklynella. Tratamento nele. Ou melhor, eu tiraria os dois peixes do aquário. Se quiser pode vir pegar meu sump. Se o sistema não ficar sem hospedeiro, você não vai se livrar do parasita. Será um circulo vicioso e estressante de tratamento e devolução pro display.

Você pode aproveitar a ausência de peixes no sistema pra se livrar dessas algas também.


Só deixando o aquário sem peixes por um tempo, a brooklynella morre? Ou tenho que colocar algo no aquário para tratar também? Quanto tempo será?

Essas algas no fundo estava pensando em colocar um ouriço ou um blênio macaco. Não resolveria? Claro que o blênio macaco seria perigoso por causa da brooklynella...
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#33 Mensagem por Robson Sandrini »

Renato Chinelatto escreveu:Só deixando o aquário sem peixes por um tempo, a brooklynella morre? Ou tenho que colocar algo no aquário para tratar também? Quanto tempo será?

Sim, deixando o aquário um tempo sem hospedeiros [peixes] o parasita morre. Dizem os sábios que esse tempo deve ser entre 6 a 8 semanas. Dizem os mais sábios que 8 semanas mantém Murphy bem longe do seu aquário. Dizem que Murphy adora visitar aquarista impaciente. Ele já veio em casa comer bolinho de chuva algumas vezes icon_bag

Essas algas no fundo estava pensando em colocar um ouriço ou um blênio macaco. Não resolveria? Claro que o blênio macaco seria perigoso por causa da brooklynella...

Isso pra mim tá com cara de ciano, mas não dá pra ter certeza apenas por essas fotos. Tem algum tipo de alga-cabelo nas imagens também. Se você ficar sem peixes aumenta a probabilidade de se livrar delas.

Renato Chinelatto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 20 Nov 2011, 19:51
Data de Nascimento: 16 Out 1980
Cidade: Jundiaí
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#34 Mensagem por Renato Chinelatto »

Robson Sandrini escreveu:Sim, deixando o aquário um tempo sem hospedeiros [peixes] o parasita morre. Dizem os sábios que esse tempo deve ser entre 6 a 8 semanas. Dizem os mais sábios que 8 semanas mantém Murphy bem longe do seu aquário. Dizem que Murphy adora visitar aquarista impaciente. Ele já veio em casa comer bolinho de chuva algumas vezes icon_bag


Caraca. Vou me organizar aqui pra deixar eles 8 semanas em quarentena então. Só que só vou fazer lá pro meio de Julho pois irei viajar e então já viu né. A vizinha pode dar até comida pros peixes, mas cuidar de um aquário em quarentena fica difícil...hehehehe.

Isso pra mim tá com cara de ciano, mas não dá pra ter certeza apenas por essas fotos. Tem algum tipo de alga-cabelo nas imagens também. Se você ficar sem peixes aumenta a probabilidade de se livrar delas.


Você diz o cabelinho roxo da foto né? No fundo só tem uma rodela de uns 5cm de diâmetro só. O restante é todo verde. Ciano é gosmenta, não é? Se for, essa só apareceu na ciclagem. Perguntei em um tópico (viewtopic.php?f=2&t=23569) e o Vinicius desconfia de circulação. Acho que pode ser mesmo. São 2 bombas de recalque de 1.000lts/h cada. Vou ver se troco uma dessas por uma bomba de uns 1.500lts/h.
[]'s
Meu reef no tópico: Nano JBJ 105Lts - Chinelatto

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Palhaço com brookynella?

#35 Mensagem por Robson Sandrini »

Renato Chinelatto escreveu:Caraca. Vou me organizar aqui pra deixar eles 8 semanas em quarentena então. Só que só vou fazer lá pro meio de Julho pois irei viajar e então já viu né. A vizinha pode dar até comida pros peixes, mas cuidar de um aquário em quarentena fica difícil...hehehehe.

Começa agora e se precisar você leva os peixes lá pra casa, eu cuido procê. Até julho eu já me mudei.

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”