🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

"Alentejo" plantado, 1000Lts.

Esse fórum é especifico para mostrar seu projeto.
Responder
Mensagem
Autor
Djanilson B. Cunha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Abr 2013, 02:11
Apelido: Delta.M
Data de Nascimento: 12 Abr 1985
Cidade: Natal
País: BR
Localização: Natal - RN/ Lisboa - PT

"Alentejo" plantado, 1000Lts.

#1 Mensagem por Djanilson B. Cunha »

Olá amigos aquaristas. Sou novo no site, mas, estou envolvido com este maravilhoso hobby desde mlk (desde uns 8 anos +-).

Bem, depois de dar uma vasculhada rasoalvel nos foruns, venho vos apresentar meu brinquedinho.

Tenho ele a 2 anos e meio.

Ai esta meu "Alentejo", quase tudo foi confeccionado no "estiilo" FVM. Escolhi esse nome por adorar essa região maravilhosa, a principio tinha pensado em batisa-lo de somente Tejo, pelo tamanho, mas, depois optei por chama-lo assim, pois agregaria muito mais sentidos/valores ao mesmo.


Imagem


250x60x70(CxAxP)

Falar um pouco da estrutura do aqua:

MOvel quase que todo feito em IP (Estrutura, laterais, "chão" e a parte de cima)... Portas, fundo(parte traseira) e "tampa" é de compensado naval 25mm. Todo revestido em formica texturizada na cor Ébano.

O aqua confeccionado em vidro laminado 12mm... Usei 5 travas em baixo (2 lingitudinais, 2 nas laterais e 1 no meio), bem largas... Em cima optei por 6, mas, nenhma no meio. Foram 4 nas laterais e 2 no comprimento. Todas de mesma espessura.

Iluminação: 6 Giesemann T5 Aquaflora brancas 39W, 3 Giesemann T5 Actinic azuis 39W, 3 Giesemann T5 Aquapink "rosas" 39W, uma Osram 40w vermelha. Fitas LED à prova d'agua, todas da 3M: Vermelha de 1mt, uma branca e outra azul (3 metros cada). Basicamente servem para quando vou fazer a manutenção (2 1ªs) e a azul quando vou dormir deixo ligada (os peixes ficam mais tranquilos com ela).

Somente as lapadas rosas ligadas...
Imagem

Somente as azuis...
Imagem

E o LED vermelho...
Imagem

Filtro duplo: "DIY"... Utilizei 90cm de cano 250mm...
Imagem

Em cada filtro vai uma bomda Atman de 5800L/H.

Detalhe das caixas das midias... São 4... 1 de 10 cm lotado com perlon Eheim (já vem no formato/tamanho certinho. Trago de fora, imensamente mais barato que aqui. #Impostos sabem como é né)... 1 de 10cm lotado de purigem Seachem... 1 de 45 cm lotao de ceramica Sera Siporax/Ista meio a meio... E mais 1 de 10cm com esponja de carvão ativado Eheim e perlon tmb Eheim.

Detalhe: Elaborei um sitema de travas nas caixas para que o cano fique bem alinhado (sem problemas na hora de retirar/por). Sistema de trava tbm para fechar todas as caixas com alça de inox na tampa de cima para facilitar a retirada. É bem simples: As caixas são dentadas para ficar alinhadas; Passa um "eixo" roscado de inox nesse furo no meio do ralo, na parte de baixo uma porca borboleta e na de cima a alça com rosca tbm.

Imagem
Esse cano dentro do compartimento de midias saiu... Cabe beeem mais midias sem ele... O filtro foi quase todo reformulado...

O aqua confeccionado em vidro laminado 12mm... Usei 5 travas em baixo (2 lingitudinais, 2 nas laterais e 1 no meio), bem largas... Em cima optei por 6, mas, nenhma no meio. Foram 4 nas laterais e 2 no comprimento. Todas de mesma espessura...


Cilindo de CO2 30Kg +- (até hoje nunca recarreguei, e ainda esta bemmm looonge de acabar).
Imagem

Timers: Esquerda: Luzes azuis; Meio: Luzes brancas, LED branco e CO2 (As tomadas em baixo e cada timer funciona de acordo com programação do respectivo timer); Direita: Luzes Rosas.
Imagem

Caixa de interruptores: Verde liga 3 coolers grandes; Azul liga led azul; Vermelho liga leds vermelho e branco.
Imagem


Filtro UV Boyu 36W.... O que em tese (na pratica tbm) excede o necessario para este aqua... Maaaasss... Como os hobbystas sabem bem... Nunca é demais para nós... Sempre é bom um "extrazinho"... .banana. .banana. .banana. .banana.

Pois bem... Este que utilizo vai passar pro caster... E farei (DIY) outro de 55W para o Alentejo...
Imagem
Imagem

Tem um filtro que retira a sujeira da lamina d'agua (surface). Eu sempre me esqueço de tirar foto dele. Funciona perfeitamente. Tambem elimina qualquer odor da aqua.

Movel. Medidas: 256cmx120x76(CxAxP)...

MOvel quase que todo feito em IP (Estrutura, laterais, "chão" e a parte de cima)... Portas, fundo(parte traseira) e "tampa" é de compensado naval 25mm. Todo revestido em formica texturizada na cor Ébano.

Imagem

Tampa: Gosto de encher o aqua quase até a "boca" (fica a 1 cm +- das travas). Não gosto da lamina d'agua aparecendo. Então fiz a tampa bem alta para que as lampadas fiquem numa altura legal.
Imagem

Flora: São...

Rotala sp. green: Muitas muitas, nas fotos não aparecem direito pois estão podadas, crescem horrores;
Rotala macrandra: Enfestaram meu aqua. Arranquei quase tudo. Na foro ainda dá pra ver uma (são 2, 3 ramos);
Ranunculus papulentus: No começo me deram um trabalhozinho, ficaram bem feias, mas hoje crescem aos pulos;
Vallisneria americana: Enormes, gigantes. Crescem absurdamente. Toda vez que faço a manutenção do aqua (1/semana: Todo sabado ou domingo) podo bastante (deixo uns 30, 35cm no maximo), e quando vou fazer novamente já estão com quase 1 metro. Loucura, loucura, loucura. .zoiudo. .babando. .olho-girando.
Amazonenses... E mais 4 que não lembro o "tipo"...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Finalizando a parte estrutural do "Alentjo":

Vou ficar devendo fotos do SUMP... Sempre esqueço de tirar as fotos dele e do Filtro Surface Eheim...

Para retirada e retorno (inflow e overflow) de agua para o agua utilizei uns da Ada bem legais...

São transparentes quase não dá pra vê... Investi MÓ grana, mas ficou muito bom o efeito final, excelente...

Reparem nas fotos... E olhe que tá bem sujinho... Foto feita antes da manutenção...
Imagem
Imagem

Pra finalizar de hj... Peço uma opnião de voces...

Como já tinha dito, retirei o vaso do aqua... Peguei um tronco bem legal... De pinheiro... grande, mais de metro (uns 1,20x0,90x0,50 +-)... Pesadissimo, facin, facin de tratar... Já o encontrei bem seco... Foi só poor de molho... 1° dia agua fervente... 2° dia agua e sal grosso... 3 dia quase limpo, deixei de molho para garantir... E só.

Queria a opinião de voces se ponho ou não... E como ponho (Posição)... Sempre fiz meu projetos "alone"... Mas como resolvi entrar nesse forum, vamos nos favorecer com opiniões e ajudas, né? Heheheheheheee...

Foto do dito cujo...

Inteiro...
Imagem

Cortado (ficou 0,50x0,90x0,50)...
Imagem

Imagem


E ainda sobrou esse pedação... Estou estudando o que fazer com ele... Aceito opiniões tbm... Pensando em cortar no meio... No comprimento... O que que acham?
Imagem

Estudo tbm como por esses...
https://lh6.googleusercontent.com/-m_za ... M_3692.JPG


Rapidinho...

Só pra mostrar um de meus xodós... Meu lindão... Em poco mais de um mes jah cresceu tanto (tinha uns 10cm +- na foto)...

Tem uns pontos de alga... Foto feita antes da manutenção...

Meu aqua ficou um tempo do lado de uma janela bem esposto sol... Mudei ele de lugar (imagina o sufoco) e tudo ok...
Imagem

Por enquanto é isso... Em breve venho com maiss detalhes... E com os habitantes... MEUS BABIES!!!

Até lá...
Não "brinquem" com seus peixes... Respeite-os antes de tudo!

"Alentejo" plantado, 1000Lts.

ALobster Moräne - 220l Corais.


...

Abraço

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#2 Mensagem por Raphael Igor »

:shock:

esse é grande heim clapping_02

o aquário é muito bacana, e esta alteração que irá fazer (tronco) melhora ainda mais.

na primeira foto é um panganisus?

quanto ao outro pedaço de tronco eu desgastaria-o em um esmeril, bem no centro dele formando uma cavidade, depois faria novamente o tratamento, e o colocaria "meio" enterrado no substrato com a parte "concava" para cima icon_joia

parabéns pelo aquário (isso se naquela primeira foto não for um panganisus icon_assobiando ) :lol: :lol: :lol: :lol: icon_joia

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#3 Mensagem por Roberto Vieira »

Raphael, não vi Pangassiu, mas kinguios na foto

O aquário está muito bonito, os riscos são os kinguios arrancarem as plantas !!!!!


gostei dos teus filtros

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#4 Mensagem por Elder Luis »

Grandinho esse hein :shock:

Nunca pensou em ter jumbos aí não?

Parabéns pelo capricho icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Djanilson B. Cunha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Abr 2013, 02:11
Apelido: Delta.M
Data de Nascimento: 12 Abr 1985
Cidade: Natal
País: BR
Localização: Natal - RN/ Lisboa - PT

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#5 Mensagem por Djanilson B. Cunha »

Raphael Igor, Roberto Vieira, Elder Luis...

Primeiramente muito obrigado pelos elogios...

E, realmente é um Kinguio, "Telescopio"...

Eu não tenho problemas com ele em relação as plantas... Só de, vez ou outra, ele brincar de perseguir os Discus... Hehehehehee...

Nada que estesse os mesmos...

Elder... Já pensei em jumbos sim... Aruanãs, acho muito massa... Mas os Discus são minha "doença"... Kakakakaaa...

Quem sabe mais pra frente... Em outro aqua, claro!
Não "brinquem" com seus peixes... Respeite-os antes de tudo!

"Alentejo" plantado, 1000Lts.

ALobster Moräne - 220l Corais.


...

Abraço

Avatar do usuário
Fernando Raidek
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Abr 2013, 10:14
Apelido: Fernando Raidek
Data de Nascimento: 19 Ago 1975
Cidade: uberlandia
País: brasil
Localização: uberlandia

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#6 Mensagem por Fernando Raidek »

icon_yahoo Djanilson B. Cunha muito bom ótimo mesmo de parabéns.
Quero encarar aqui em casa montar um aqua que terá 1260 litros brutos e no final da montagem acho que vai ficar com uns 900 a 800 litros livre.
na parte de iluminação eu estava perdido em como fazer mais com sua descrição já tenho por onde começar valeu mesmo alem de outras coisas que achei super legal no seu onde gostaria de trocar uma ideias.

eu tive um aqua de 200 litro a 4 anos atras desfiz dele para mudar de casa fui para um apertamentooooooo fudido.
vendi ele revoltado da vida, chateado pacas.mais fazer o que não tive outra opção.
este ano a dona onça, delegada daqui de casa me aporrinhou a ideia para vender minha moto e construir o quarto do Gabriel meu filho que nasce agora em maio até dia 22. Falei eu vendo a moto mais vou construir meu aquário.
E voltei a procurar fórum para ir vendo ideias trocar uma prosa legal com a galera para ajudar dando pitaco.
quanto ao seu troco vi o aqua " pinheiro manso do Filipe Oliveira achei show demais seria algo legal de fazer.

Avatar do usuário
Fernando Raidek
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Abr 2013, 10:14
Apelido: Fernando Raidek
Data de Nascimento: 19 Ago 1975
Cidade: uberlandia
País: brasil
Localização: uberlandia

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#7 Mensagem por Fernando Raidek »

opa la ia esquecendo quanto ao troco que sobrou faça furos nele com uma broca circular de madeira e plante musgo fazendo assim alguns esconderijos nele.

Djanilson B. Cunha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Abr 2013, 02:11
Apelido: Delta.M
Data de Nascimento: 12 Abr 1985
Cidade: Natal
País: BR
Localização: Natal - RN/ Lisboa - PT

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#8 Mensagem por Djanilson B. Cunha »

loboraidek,

Vlw brother....

Podemos trocar uma ideia por aqui mesmo...
Não "brinquem" com seus peixes... Respeite-os antes de tudo!

"Alentejo" plantado, 1000Lts.

ALobster Moräne - 220l Corais.


...

Abraço

Djanilson B. Cunha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Abr 2013, 02:11
Apelido: Delta.M
Data de Nascimento: 12 Abr 1985
Cidade: Natal
País: BR
Localização: Natal - RN/ Lisboa - PT

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#9 Mensagem por Djanilson B. Cunha »

Atualizando...

Agora os MORADORES DO Alentejo ;)

Primeiramente o meu xodo... Meu mimosinho que só aparece quando apaga a luz... Um Ituí Cavalo chamado carinhosamente de cavalinha...

Esse vaso já saiu...

Meu Yellow Cristal de ganhato na foto... falamos depois dele Hehehe...
Imagem

Fotos "antigas"... Hj ele esta com uns 45 cm...
Imagem

Betta Splendens... Uns dos Bettas mais lindo que eu já vi (modestia a parte), vermelho sangue, Bemm intenso... Esse ai não mexia com ninguem, só se fossem pro lado dele... Ai sim.

Tinha um Half Moon Tbm (era BRANCO que doia) mas infelizmente n tenho fotos dele (falecido)
Imagem

desculpem-me a qualidade da foto... Mas peixes "eletricos" dão nisso...

Meu douradinho (Kinguio Riukin Red)...
Imagem

Kinguio Telescopio Black Moor... Esse que é eletrico msm... Embora por mais incrivel que pareça, eles não mexem nas plantas ("sorte" deles, se não iriam viver mais apertadinhos... Hehehehehehe)...
Imagem

Colisa Sangue... Colisas são umas graça...
Imagem

Colisa Super Powder Blue... Adora se esconder por trás das plantas...
Imagem

Ao menos uma tem que sair boa... Essas plantas quase não tenho mais, arranquei, ficou só os "brotos"... Deu uma peste de alguas nelas (só nelas... Não me perguntem como... Mas)
Imagem

Colisa Lalia.
Imagem

O trio comendo...
Imagem

O lixeiro metido a besta (come só ração e frutas 2x na semana)... Cascudo ? (não me vem a cabeça o tipo, agora)... 2 de uns 40 cm e 3 de uns 25cm(esses ultimos sim devoram tudo).
Imagem

Meu Lagostim... Não sai desse canto pr nada... Nem pra comer.
Imagem

3 Ramiresis (2 Golds e 2 azuis)...
Imagem

3 CAS... Por incrivel que pareça... Os meus ficam quase que "colados", ficam uns 20 cm um do outro(até menos)... Não sei se por serem bem novos ainda (ACHO QUE SIM).

Li sobre eles mexerem com os Discos tbm... Mas tbm a msm coisa... Vivem tranquilões...

Imagem
Imagem

Cria dos Molinesias (Adultos: 3 Molinésia Sphenops, 3 Negras)...

Nasceram aos montes... Mas os benditos Matogrossos fizeram um lachinho... Hj restam 3, apenas (tão enormes já).
Imagem

Fora esses tem mais: 25 Matogrosso, 25 Gpuppys (nunca tirei fotos mas tem uns lindões, bem diferentes)... 40 Tanictis... 40 rodostomus...

E uns 200 e pouco Neons (dei uma reforçada no cardume essa semana).

Meu Papa Purpura...

Já li astante coisa sobre esse peixe... Deformidades, tingimentos, etc. Esse eu vi na loja onde frequentemente compro... Achei lindão, e não quis entrar em detalhes com o vendedor... Deixei ele "mofando" na loja por quase 3 meses... Tempo suficiente para perceber alguma alteração prejudicial ou, no caso de tingido, a tinta ter saido do peixe... Passados os 3 meses pra minha "bela surpresa" o peixe estava ótimo, com sua cor brilhante e inalterada. Tá com uns 12 cm +- Nessa 1ª foto..."

Imagem
Imagem

Só para efeio comparativo/"Comprovativo"...

Olhem ele como esta hoje em dia...

Com uns 19,5cm +-...
Imagem


E vaaamos ao que interessa... Os DISCUS... Hehehehe...

Começando com os mais antigos...

3 Snakeskin Blue (Os 3 Mosqueteiros)... 2 adultos e um quse lá... Não se misturam com os outros nem a pau... São os donos absolutos.
Imagem
Imagem
Imagem

1 Pigeon Blood (D'Artagnan... É o unico que os 3 aceitam (As vezes))... Já tah grandão (foto quando ele chegou).
Imagem

1 Blue Diamond (Blau)
Imagem

1 Cobalt Blue (Avatar)... Chegou aqui pequenininho(foto)... Vivia no fundão do aqua, só saia pra comer, agora já tá gaiatinho todo...
Imagem

1 White Diamond (Gaspar)... Veio junto com o Cobalt... Mas sempre foi atrevido...
Imagem

1 White Pigeon (Kystt)... Lindão...
Imagem

1 Yellow Crystal (Crys)... Junto com o WD bem atrevido tbm... E além de tudo mais agitado...
Imagem

E pra finalizar a galeria dos mimosinhos do papai (sim, são meus filhos sim)...

1 Snakeskyn (Libb)... Chegou tem 1 mes emeio...
Imagem

Trouxe os Discus todos de Portugal. Foi, tbm, uns dos motivos do batismo do aqua.


Espero que gostem. Comentem.

Abraço.
Não "brinquem" com seus peixes... Respeite-os antes de tudo!

"Alentejo" plantado, 1000Lts.

ALobster Moräne - 220l Corais.


...

Abraço

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#10 Mensagem por Raphael Igor »

Roberto Vieira escreveu:Raphael, não vi Pangassiu, mas kinguios na foto



realmente achei que fosse principalmente quando vi a alimentação de fundo do aquário

Imagem

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#11 Mensagem por Raphael Igor »

Djanilson, estes discos estão lindos, parabéns! clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02

Djanilson B. Cunha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Abr 2013, 02:11
Apelido: Delta.M
Data de Nascimento: 12 Abr 1985
Cidade: Natal
País: BR
Localização: Natal - RN/ Lisboa - PT

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#12 Mensagem por Djanilson B. Cunha »

Raphael Igor...

Essa ração ai é dos habitantes de outro aqua... Em breve estarei aprasentando-vos aqui!!!

E muito obrigado pelo elogio... Os babies agradecem.

Abraço.
Não "brinquem" com seus peixes... Respeite-os antes de tudo!

"Alentejo" plantado, 1000Lts.

ALobster Moräne - 220l Corais.


...

Abraço

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#13 Mensagem por Raphael Igor »

:shock:


tem três aquas?

Djanilson B. Cunha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Abr 2013, 02:11
Apelido: Delta.M
Data de Nascimento: 12 Abr 1985
Cidade: Natal
País: BR
Localização: Natal - RN/ Lisboa - PT

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#14 Mensagem por Djanilson B. Cunha »

6... Heheheheheheee...

Alentejo... Cáster... ALobster Moräne... Fervença e Sado.

Em breve apresento o restante...

E mais um pra vir... Outro marinho.
Não "brinquem" com seus peixes... Respeite-os antes de tudo!

"Alentejo" plantado, 1000Lts.

ALobster Moräne - 220l Corais.


...

Abraço

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: "Alentejo" plantado, 1000Lts.

#15 Mensagem por Elder Luis »

:shock:
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário de Água Doce.”