Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Estou montando um reef de 300L (100X60(L)50(A)) e estava pensando em ultilizar 2 HQI de 150W BLV e duas Pure Actinic Giesemman, porém estou preocupado com a temperatura, pois aquí no RJ o Calor está demais, então pensei em ultilizar um HQI BLV 150W a uns 30cm da lâmina d'agua no centro do aquário e 2 T5 Giesemman Midday 39w e 2 T5 Giesemman Pure Actinic 39w totalizando 306Watts, segue abaixo o espectro de cada lampada. o q vcs acham?
Olá Leandro, tenho em meu aquário de 160l (+40l no sump) 2 x HQI`s de 150W 14.000K da Giesemann, mais duas T8 Actínicas da Arcadia. Realmente as HQI`s esquentam bastante, portanto se não tiver um chiller precisará de muita ventilação forçada e terá uma baita evaporação. Utilizar uma HQI somente é viável, mas a esta altura da lâmina d'água a penetração da luz não será ideal. Neste caso poderia usar uma de 250W a uma altura de 30cm, com ventilação forçada. A complementação com T5 será necessária para não ter pontos escuros no aquário, uma vez que mesmo colocada mais alta a HQI tem um facho de luz concentrado. Abraços!
Leandro por que não montar tudo com t5 de uma vez? se quiser tem lampadas da philips e osram com preços mais em conta e vc consegue deixar melhor usando as actinicas da geisemann. se não me engano tem uma philips de 17k
LUMILUX T5 HO SKYWHITE osram Características do produto Potência: 54W e 80W Temperatura de cor: 8.000K
Douglas Pacifico escreveu:Olá Leandro, tenho em meu aquário de 160l (+40l no sump) 2 x HQI`s de 150W 14.000K da Giesemann, mais duas T8 Actínicas da Arcadia. Realmente as HQI`s esquentam bastante, portanto se não tiver um chiller precisará de muita ventilação forçada e terá uma baita evaporação. Utilizar uma HQI somente é viável, mas a esta altura da lâmina d'água a penetração da luz não será ideal. Neste caso poderia usar uma de 250W a uma altura de 30cm, com ventilação forçada. A complementação com T5 será necessária para não ter pontos escuros no aquário, uma vez que mesmo colocada mais alta a HQI tem um facho de luz concentrado. Abraços!
Fala Douglas,
Estava pensando em ultilizar um refletor desses de alta reflexão, e por ela ficar um pouco mais alta compensar com as T5 Midday e acrescentar as duas Pure Actinic. Ou seria melhor colocar 2 HQI de 150W BLV e 2 Pure Actinic 39W?.