🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto com LEDs de 10W (180W)

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Claudio Artur
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:11
Apelido: CALS
Localização: Curitiba - PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Projeto com LEDs de 10W (180W)

#1 Mensagem por Claudio Artur »

Olá a todos do Brasil Reef.

Como já havia prometido a alguns a um bom tempo, segue meu projeto com LEDs de 10W, montei duas luminárias para um aquário de 70 x 70 x 50 cm (245 l), com excelentes resultado. Substitui uma HQI de 14.000k 250W e duas PLs actínias de 55W, total de 360W , por 18 LEDs de 10W, sendo 12 híbridos e 6 Royal Blue, no total de 180W.

Lista de material:

- 06 LEDs hídricos de 10W (6 20.000K / 3 450 nm) por luminária
- 03 LEDs Royal Blue (460-470 nm) por luminária
- 01 Fonte Chaveada 360W 12V 30A
- 02 Timer digitais de 12V
- 09 Resistores de 1 ohm x 2W por luminária
- 02 Coolers de 12 cm 12V por luminária, creio que só um seria suficiente, pois quase não esquenta o dissipador após 10 horas de uso.
- 01 dissipador de alumínio de 17,2 x 30 x 3,2 cm por luminária
- Fio de cobre flexível 2 mm, creio que foi uns 20 m.

Não utilizei dimmers para controlar a intensidade dos LEDs, mas em breve os instalarei, pois minhas anêmonas diminuíram o tamanho e ficaram nas laterais das rochas, possivelmente pelo excesso de luminosidade.

Montagem:

Utilizei um resistor por LED, para limitar a corrente, para isso basta definir o valor resistivo (ohm), que limitará a corrente (I) no LED e a potência (W) do resistor, em função da corrente que passa por ele e tensão (V) sobre ele. O cálculo para definição dos resistores são simples, bastam duas formulas, que são:

V = R x I

Onde:
V - tensão (Volt)
R - Resistencia ( Ohm)
I - Corrente (Ampere)

P = V x I

Onde:
P – Potencia (Watt)
V - tensão (Volt)
I - Corrente (Ampere)

Para definir o valor do resistor, temos que saber os características elétricas do LED e da fonte, que neste caso, são:

Características do LED:

Tensão: 9-11 V (estou utilizando 11V)
Corrente: 900 mA

Características da fonte:

Tensão: 12 V (regulei para 12 volts, pois esta fonte pode ser regulada de 10 a 14V)

Precisei reduzir a tensão 12V para 11V, ou seja, o resistor terá uma tensão sobre ele de 1V, e como está ligado e serie com o LED e preciso de um corrente de 900 mA, é este corrente que passará pelo resistor, desta forma:

V = R x I --> R = V / I --> R = 1V / 0,9A --> R = 1,11 ohm, valor comercial mais próximo 1 ohm

Para a potência do resistor:

P = V x I --> P = 1V x 0,9A --> P = 0,9 W (watt); poderia ter utilizado resistor de 1W, mas optei por 2W.

Considerei o mesmo resistor para os LEDs azuis e híbridos, pois a única diferença elétrica entre eles é o valor da corrente (1000 mA e 900mA).

Bom, depois desta parte chata, e definido os resistores, defini a posição dos LEDs no dissipador, deixando os três azuis no centro e os seis híbridos nas extremidades, como no esquema abaixo:

Imagem

Imagem

Fiz dois furos por LED alinhados aos seus conectores, para deixar os resistores e fios escondidos entre o dissipador e o cooler, o face dos LEDs ficou clean.

Interliguei os seis LEDs híbridos em paralelo, cada um com seu resistor e os três azuis também, formando dois conjuntos de LEDs, liguei cada conjunto a um timer de 12V, para ter dois foto períodos diferentes, sendo que as azuis ligam as 10:30h, os híbridos as 12:00h e desligam as 22:30h e 21:30 respectivamente. Os coolers liguei ao timer dos azuis.

Desenho das ligações elétricas:

Imagem

Seguem algumas fotos para ilustrar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Em breve farei um upgrade das luminárias, instalarei os dimmers para regular os LEDs híbridos e mais 6 LEDs de 3W UV (410nm), fixar descentemente os coolers, que atualmente estão colados com Super Bonder no dissipador e substituir por correntes os fios de sustentação das luminárias.

Acho que é isso turma, espero ter ajudado um pouco.

Att.,
Claudio
Editado pela última vez por Claudio Artur em 17 Jul 2013, 15:07, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Parabens!!!

Otimo projeto.

Notou mto desperdício de luz sem lentes?
as conexoes estao passadas pelos furos que prendem o LED? nao vi nenhum fio aparente na parte da frente.

icon_first

Avatar do usuário
Claudio Artur
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:11
Apelido: CALS
Localização: Curitiba - PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#3 Mensagem por Claudio Artur »

Obrigado Vinicius.

Hoje um colega me abriu os olhos para uma coisa que eu não reparei, os corais LPS, mesmo no subtrato, estava diminuindo consideravelmente de tamanho, isso devido ao excesso de luz, ou seja, mesmo sem lentes o aproveitamento está excelente. Agora instalarei urgentemente um dimmer para controlar a intensidade dos LEDs híbridos e garanti a saúde dos corais.

Fixei os LEDs com adesivo térmico e fiz os furos para os fios passarem pelo dissipador, alinhados aos furos dos conectores dos LEDs, ficando a face do dissipador com os LEDs, sem fio aparentes.

Att.,
Claudio

Vinicius F. Reis escreveu:Parabens!!!

Otimo projeto.

Notou mto desperdício de luz sem lentes?
as conexoes estao passadas pelos furos que prendem o LED? nao vi nenhum fio aparente na parte da frente.

icon_first

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#4 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Dimmer no LEDs é mtooo importante.
Tem que ir climatizando os corais... os LPSs sentem e diminuem e os SPSs queimam.

melhor investimento que fará vai ser dimmerizar, vai ficar perfeito. Começa sempre com uma intensidade baixa e vai subindo.

Avatar do usuário
Edilson Andrade
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 25 Abr 2013, 20:13
Apelido: Edi
Data de Nascimento: 11 Abr 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Jabaquara - Zona Sul - Capital SP
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#5 Mensagem por Edilson Andrade »

Meus parabéns meu amigo, e vou te dizer q seu tópico éra o que eu estava procurando, eu estou entre montar a minha luminária ou comprar uma, mas como é muito caro estou atentado em comprar.

Posso te pedir alguma ajuda?

bem vou mandar por mp para não misturar suas possíveis dúvidas com as minhas.

Avatar do usuário
Claudio Artur
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:11
Apelido: CALS
Localização: Curitiba - PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#6 Mensagem por Claudio Artur »

18/07/2013 UPGRADE: Fiz um upgrade nas luminárias, instalei um dimmer de 12V por luminária, para controlar a intensidade do LEDs híbridos, que estavam literalmente queimando os corais, deixei uma luminária com os LEDs a 70% e outra a 50%.

Segue o novo esquema (Revisão II):

Imagem

Imagem

Achei um site que calcula o valor do resistor, basta entrar com a tensão de fonte, tensão e corrente do LED, segue link:

http://led.linear1.org/1led.wiz

Em breve farei mais algumas melhoras nas luminárias, substituirei a LED Royal Blue central por um UV (405 nm) de 10W, fixar descentemente os coolers, que atualmente estão colados com Super Bonder no dissipador e substituir por correntes os fios de sustentação das luminárias.

Att.,
Claudio
Editado pela última vez por Claudio Artur em 19 Jul 2013, 19:48, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Edilson Andrade
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 25 Abr 2013, 20:13
Apelido: Edi
Data de Nascimento: 11 Abr 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Jabaquara - Zona Sul - Capital SP
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#7 Mensagem por Edilson Andrade »

Claudio,

muito legal, mas tenho umas dúvidas, que são de alguém que não entende de eletrônica.
1-Esta sua fonte de 360w ela é de 360w ou seja, aguenta ligar até 36 leds de 10w é isto?

2-Se eu pegar esta fonte e ligar 5 leds de 10w ou seja 50w, esta fonte da conta e os leds não queimam é isto? Pergunto porque gostaria de saber se o que ela envia de carga é 360w, como não entendo, nem sei se estou perguntando certo rsrsrs.

3-Vc liga a fonte direto no timer e seguindo vai para o dimmer e do dimmer nos leds, não usa driver é isto?

Obrigado meu amigo, seu projeto está me ajudando bastante rs


abraços

Avatar do usuário
Claudio Artur
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:11
Apelido: CALS
Localização: Curitiba - PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#8 Mensagem por Claudio Artur »

Ola Edilson, como diria o Jack, vamos por partes.

1-Esta sua fonte de 360w ela é de 360w ou seja, aguenta ligar até 36 leds de 10w é isto?
Sim.

2-Se eu pegar esta fonte e ligar 5 leds de 10w ou seja 50w, esta fonte da conta e os leds não queimam é isto? Pergunto porque gostaria de saber se o que ela envia de carga é 360w, como não entendo, nem sei se estou perguntando certo rsrsrs.
A potencia da fonte, indica a quantidade maxima de carga que pode ser ligada a ela, o que ligar abaixo deste valor funcionará tranquilamente.

3-Vc liga a fonte direto no timer e seguindo vai para o dimmer e do dimmer nos leds, não usa driver é isto?
Exatamente e necessariamente nesta ordem e o que me garante que os LEDs não queimem é o uso de resistores, para limitar a corrente nos LEDs. No caso do driver, que também é uma fonte, tem uma característica a mais, que é limitar a corrente, poderia fazer a mesma montagem substituindo-a pela fonte chaveada, sem a necessidade dos resistores.

Att.,
Claudio



Edilson Andrade escreveu:Claudio,

muito legal, mas tenho umas dúvidas, que são de alguém que não entende de eletrônica.
1-Esta sua fonte de 360w ela é de 360w ou seja, aguenta ligar até 36 leds de 10w é isto?

2-Se eu pegar esta fonte e ligar 5 leds de 10w ou seja 50w, esta fonte da conta e os leds não queimam é isto? Pergunto porque gostaria de saber se o que ela envia de carga é 360w, como não entendo, nem sei se estou perguntando certo rsrsrs.

3-Vc liga a fonte direto no timer e seguindo vai para o dimmer e do dimmer nos leds, não usa driver é isto?

Obrigado meu amigo, seu projeto está me ajudando bastante rs


abraços

Avatar do usuário
Edilson Andrade
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 25 Abr 2013, 20:13
Apelido: Edi
Data de Nascimento: 11 Abr 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Jabaquara - Zona Sul - Capital SP
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#9 Mensagem por Edilson Andrade »

Claudio excelente explicação, entendi

Vamos então igual o carinha lá de londres (jack) rsrsrs

Resumindo a terceira resposta. Se eu uso a fonte chaveada preciso de resistores na ponta dos leds para limitar a corrente que o dimmer proporciona porque ele aumenta à um número capaz de queimá-los, se uso drivers não precisa dos resitores, a vantagem da fonte é que eu uso uma só, no caso de drivers teria que ter vários.

Cara eu vou ver nos seus classificados se tu vende isto ai (resistores), a fonte eu vi que vende.

Por favor, você pode bater uma foto desta ligação sua, que pra eu entender só desenhando, o seu modelo eu entendi, mas gostaria de ver como é cada peça, se for possível

Avatar do usuário
Claudio Artur
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:11
Apelido: CALS
Localização: Curitiba - PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#10 Mensagem por Claudio Artur »

Quase isso, se a fonte for chaveada, você precisará dos resistores para limitar a corrente nos LEDs, com dimmer ou sem dimmer. Na pratica se você ligar o LED diretamente a fonte chaveada, o LED vai funcionar, porem com uma corrente tão alta que fatalmente queimara, isso é uma característica do LED.

A função do dimmer é controlar a intensidade do LED, através do PWM (pulse-width modulation) ou modulação por largura de pulso, é como se fosse uma chave liga/desliga, que você pudesse liga-la e desliga-la rapidamente e controlar esta frequência, quanto maior a frequencia, menor é a tensão sobre a LED, quanto menor, maior será a tensão e consequentemente a intensidade.

Quanto a definição de drivers, está correto. Porem há drivers de alta potencia, que podem ser utilizados para diversos LEDs.

Não tenho resistores, mas são facilmente encontrados em qualquer loja de eletrônica, com valor entre R$ 0,50 a R$1,50.

Vou atualizar o tópico com a foto, está uma bagunça de fios, pois fiz as pressas ontem a noite, mas dará para ter uma ideia.

Att.,
Claudio

Edilson Andrade escreveu:Claudio excelente explicação, entendi

Vamos então igual o carinha lá de londres (jack) rsrsrs

Resumindo a terceira resposta. Se eu uso a fonte chaveada preciso de resistores na ponta dos leds para limitar a corrente que o dimmer proporciona porque ele aumenta à um número capaz de queimá-los, se uso drivers não precisa dos resitores, a vantagem da fonte é que eu uso uma só, no caso de drivers teria que ter vários.

Cara eu vou ver nos seus classificados se tu vende isto ai (resistores), a fonte eu vi que vende.

Por favor, você pode bater uma foto desta ligação sua, que pra eu entender só desenhando, o seu modelo eu entendi, mas gostaria de ver como é cada peça, se for possível

Avatar do usuário
Danilo Martinez
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 153
Registrado em: 19 Fev 2013, 16:03
Apelido: Danilo
Data de Nascimento: 22 Mar 1983
Cidade: Franca
País: Brasil
Localização: Franca-SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#11 Mensagem por Danilo Martinez »

Fala Cláudio, ficou muito bom seu projeto, e a explicação q deu do mesmo foi bem interessante !

Parabéns !!!

Pretendo fazer algo do tipo, mas ainda estou estudando e aprendendo mais sobre leds e tal ...

Lá vai a minha pergunta, o que seria o led Hibrido ?
"Não permitas que o ruido das opiniões dos outros abafe a tua voz interior. Tem a coragem de seguir o teu coração e a tua intuição - steve jobs"

Avatar do usuário
Edilson Andrade
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 25 Abr 2013, 20:13
Apelido: Edi
Data de Nascimento: 11 Abr 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Jabaquara - Zona Sul - Capital SP
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#12 Mensagem por Edilson Andrade »

Show Cláudio, uma ótima explicação novamente,


Ok fico aguardando as fotos, e se puder, a especificação dos resistores para eu comprar sem erro.
Não tenho resistores, mas são facilmente encontrados em qualquer loja de eletrônica, com valor entre R$ 0,50 a R$1,50.


abraços e muito obrigado

Avatar do usuário
Claudio Artur
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:11
Apelido: CALS
Localização: Curitiba - PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#13 Mensagem por Claudio Artur »

Ola Edilson.

São LEDs com mais de uma cor, os LEDs utilizados no projeto tem 6 de 20000K e 3 de 450nm. Segue foto para ilustrar:

Imagem

Att.,
Claudio

Danilo Martinez escreveu:Fala Cláudio, ficou muito bom seu projeto, e a explicação q deu do mesmo foi bem interessante !

Parabéns !!!

Pretendo fazer algo do tipo, mas ainda estou estudando e aprendendo mais sobre leds e tal ...

Lá vai a minha pergunta, o que seria o led Hibrido ?

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#14 Mensagem por Marcio Vargas »

Opa

Parabéns pelo projeto, muito caprichado!!!!

Como percebi que você entende muito mais que eu de iluminação, gostaria de tirar uma duvida contigo.

Tenho 120w de led em um aquário de 140 litros brutos divididos em dois grupos de 3 leds (azuis e brancos)

Notei que as anemonas passavam o dia fechadas, encolhidas. Suspeitei da iluminação e diminui o fotoperiodo dos brancos para apenas duas horas por dia. Os azuis continuam com 9 horas.

Notei que as anemonas ficam mais tempo abertas...

É isso mesmo? Estou com muita luz?


Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

André Pereira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Jul 2013, 21:53
Apelido: andremprs
Data de Nascimento: 26 Mar 1992
Cidade: Torres
País: Brasil

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#15 Mensagem por André Pereira »

Cara, aonde tu comprou esses led's?
"Quem não ajuda atrapalha, o importante é fazer parte da brincadeira..."

Avatar do usuário
Claudio Artur
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:11
Apelido: CALS
Localização: Curitiba - PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#16 Mensagem por Claudio Artur »

Com um vendedor muito bom e honesto, eu!!! :lol:

De um olhada no classificados.

Att.,
Claudio

André Pereira escreveu:Cara, aonde tu comprou esses led's?

Avatar do usuário
Edilson Andrade
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 25 Abr 2013, 20:13
Apelido: Edi
Data de Nascimento: 11 Abr 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Jabaquara - Zona Sul - Capital SP
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#17 Mensagem por Edilson Andrade »

Boa Claudio, Curtis seu led, legal este esquema

icon-aplauder

Avatar do usuário
wagner gilberto
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1592
Registrado em: 05 Nov 2012, 16:20
Data de Nascimento: 14 Out 1981
Cidade: colombo
País: Brasil
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#18 Mensagem por wagner gilberto »

boa noite claudio ,quanto vc cobraria pra fazer um dessas claudio pra um nano de 90 litros :?: :?: ? bye1
SWY Nano Reef 90 Litros

SWY Pico Plantado 15 litros

LEVE ME NA MEMORIA PORQUE MEU FUTURO É A MORTE

Avatar do usuário
Claudio Artur
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 81
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:11
Apelido: CALS
Localização: Curitiba - PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#19 Mensagem por Claudio Artur »

Ola Wagner.

Muita gente está pedindo isso, fico até constrangido de não poder ajudar, mas eu viajo muito a trabalho e não teria tempo.

Att.,
Claudio

wagner gilberto escreveu:boa noite claudio ,quanto vc cobraria pra fazer um dessas claudio pra um nano de 90 litros :?: :?: ? bye1

Avatar do usuário
Edilson Andrade
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 195
Registrado em: 25 Abr 2013, 20:13
Apelido: Edi
Data de Nascimento: 11 Abr 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Jabaquara - Zona Sul - Capital SP
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes
Contato:

Re: Projeto com LEDs de 10W (180W)

#20 Mensagem por Edilson Andrade »

Claudio, a ligação do timer ao transistor e depois ao led é por solda?

Pergunto para saber o que preciso comprar de equipamento e são transistores de 2w icon_headstars

Se o led é de 10w e vc passa pelo transistor de 2w ele (led) não trabalha mais q 2 é isto?

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”