Olá pessoal, tudo bom?
Sou Tiago Druzian, totalmente novo nesse mundo de aquários.
Totalmente não, pois enquanto criança meu pai teve um aquario de agua doce pequeno, onde tinha aquelas placas embaixo e era bem simples.
Enfim, moro em Curitiba, uma cidade muito fria.
Estou afim de começar logo de cara com um aquario marinho.
Sou adepto do DYI (do it yourself), então, gostaria de receber ajuda (link, matérias, artigos) o quanto for possível.
A primeira coisa que quero perguntar, por já ter lido que temperatura do aquário é importante, até demais, é a seguinte:
Alguém já fez um aquário de vidro duplo?
É um excelente isolante térmico/acustico, facilitando o controle da temperatura.
Alem disso, eu estava pensando em fazer um aquário marinho não muito grande.
O que aconselham?
obrigado pela ajuda.
Att/Tiago
tiago@druzian.com
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Toda ajuda possível
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Tiago
- Data de Nascimento: 15 Set 1984
- País: Brasil
- Renato Vidal
- Moderador Global
- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Re: Toda ajuda possível
Tiago, seja bem vindo a BrasilReef
Sinta-se em casa para perguntas, dúvidas, participar e também ajudar a responder rsss, isso faz o nosso fórum crescer a cada dia.
Quanto a montagem, o começo do marinho tem que ser o conhecimento, então, indico a pesquisar nos tópicos que já temos no fórum, primeiro sobre o que pretende ter no aquário, uma visita no "mostre seu aquário" vai ajudar a identificar qual o tipo de montagem que pretende ter, aquários menores, são de custo menor, porém, exigem mais atenção do aquarista, pois no marinho, evitamos ao máximo as oscilações de parametros (densidade, temperatura, pH, etc etc rss).
Quanto a temperatura, um aquário marinho tem que ter movimentação de água, a troca gasosa ocorre através da superfície do aquário, então, o vidro não vai poder ajudar muita coisa. Para isso, usamos uma controladora (quente e frio) que comanda ventoinhas, ventiladores ou chiller para quando esta quente e aquecedor para quando esta frio.
Sinta-se em casa para perguntas, dúvidas, participar e também ajudar a responder rsss, isso faz o nosso fórum crescer a cada dia.
Quanto a montagem, o começo do marinho tem que ser o conhecimento, então, indico a pesquisar nos tópicos que já temos no fórum, primeiro sobre o que pretende ter no aquário, uma visita no "mostre seu aquário" vai ajudar a identificar qual o tipo de montagem que pretende ter, aquários menores, são de custo menor, porém, exigem mais atenção do aquarista, pois no marinho, evitamos ao máximo as oscilações de parametros (densidade, temperatura, pH, etc etc rss).
Quanto a temperatura, um aquário marinho tem que ter movimentação de água, a troca gasosa ocorre através da superfície do aquário, então, o vidro não vai poder ajudar muita coisa. Para isso, usamos uma controladora (quente e frio) que comanda ventoinhas, ventiladores ou chiller para quando esta quente e aquecedor para quando esta frio.
- Diplectrum formosum
Renato, obrigado pela rápida resposta!
O que eu disse sobre o vidro duplo, é exatamente pelo frio.
Como a maior troca de temperatura do aquario com o meio ambiente é através das paredes do aquario (e não por cima), pensei em fazer uma parede dupla, com ar no meio.
Essa técnica é utilizada aqui nos EUA em todas as janelas, para vedação thermo/acoustic.
Fora isso, vou continuar navegando pelo forum.
Quero ver se começo meu aquario em menos de 1 ano, assim que me sentir confidente com o mesmo.
Atenciosamente
Tiago
O que eu disse sobre o vidro duplo, é exatamente pelo frio.
Como a maior troca de temperatura do aquario com o meio ambiente é através das paredes do aquario (e não por cima), pensei em fazer uma parede dupla, com ar no meio.
Essa técnica é utilizada aqui nos EUA em todas as janelas, para vedação thermo/acoustic.
Fora isso, vou continuar navegando pelo forum.
Quero ver se começo meu aquario em menos de 1 ano, assim que me sentir confidente com o mesmo.
Atenciosamente
Tiago
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global
- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
Tiago, seja bem vindo.
Como voce esta iniciando agora, é interessante ler alguns artigos que temos aqui para melhor entendimento.
Nesse link viewforum.php?f=1 na parte superior tem alguns topicos fixos mto bons pra isso.
sendo esses 2 abaixo bem explicativos:
viewtopic.php?f=45&t=24678
viewtopic.php?f=45&t=14986
Quanto ao vidro duplo, vi e li alguns locais que usam dessa maneira em portas e janelas para isolamentos mesmo. Mas nunca ouvi falar de ninguem que tentou fazer isso com aquario. Nao sei até que ponto pode ser vantajoso.
Como voce esta iniciando agora, é interessante ler alguns artigos que temos aqui para melhor entendimento.
Nesse link viewforum.php?f=1 na parte superior tem alguns topicos fixos mto bons pra isso.
sendo esses 2 abaixo bem explicativos:
viewtopic.php?f=45&t=24678
viewtopic.php?f=45&t=14986
Quanto ao vidro duplo, vi e li alguns locais que usam dessa maneira em portas e janelas para isolamentos mesmo. Mas nunca ouvi falar de ninguem que tentou fazer isso com aquario. Nao sei até que ponto pode ser vantajoso.
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus
- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
Como nos aquários marinhos a água circula entre e o sump e o display, além da movimentação interna da água pelas bombas, a troca de calor entre a água do aquário e a atmosfera é muito grande. Por esses motivos, eu também não acredito que vidros duplos ajudem muito a isolar a temperatura.
-
- Diplectrum formosum
Apenas para informação, fui na casa de um colega, que tem um aquário.
Ele disse que bombas, iluminação e etc acabam esquentando demais, mesmo em cidades frias.
Ou seja, acabaria com uma troca mto grande com o externo, mas precisaria de um chiller maior.....
ganha-se em um lado, perde-se (e muito) no outro!
Ele disse que bombas, iluminação e etc acabam esquentando demais, mesmo em cidades frias.
Ou seja, acabaria com uma troca mto grande com o externo, mas precisaria de um chiller maior.....
ganha-se em um lado, perde-se (e muito) no outro!
-
- Centropyge interruptus
- Apelido: Ma
- Data de Nascimento: 08 Jun 1979
- País: brasil
- Curtiu: 103 vezes
- Recebeu Curtir: 326 vezes
Oi! Não entendi seu último comentário... como é?
Eu tenho um aquário pequeno (100 litros). Se quiser fuçar lá, é o "quase cubo da Marina". Seja bem vindo!
Ah, e troca seu nome por nome+sobrenome, é uma regra aqui no fórum!
Eu tenho um aquário pequeno (100 litros). Se quiser fuçar lá, é o "quase cubo da Marina". Seja bem vindo!
Ah, e troca seu nome por nome+sobrenome, é uma regra aqui no fórum!