Página 1 de 1

BOTÃNICA EM AQUARIOS 2 - ZEDOÁRIA

Enviado: 26 Jun 2009, 22:09
por Samuel Fenerich
Um dos mais bem sucedidos testes que fizemos...

Ainda no aqua de ciclídeos, tínhamos ali um comunitário de água alcalina. Papagaio, Calvo, Frontosas... E um Tropheus dubosi em fase infantil.

Quem conhece o manejo deste animal, sabe o quanto ele é sensível ao consumo de proteína. Trata-se de uma espécie algueira e de pouco resultado quando criado em convívio com outros ciclídeos.

Todo dia eu alimentava-o com Spirulina pela manhã. Depois oferecia aos demais a Tetra ciclídeos. Não havia jeito, ele sempre aproveitava as sobras da Tetra... Os dias se passaram até que o danadinho parou de comer numa certa manhã. Ofereci a Spirulina e nada do bichinho subir. No dia seguinte, barriga inchada...

Neste estágio pouquíssima coisa se pode fazer... O pequeno tropheus foi separado num aqua hospital de 20 litros e, após o êxito da Valeriana, o laboratório foi prontamente avisado.

Tínhamos algumas alternativas, produtos químicos diluídos como domperidona, bromoprida, certamente inibiriam os ácidos e ativariam a bílis... Porém o objetivo era chegar num produto 100% seguro para qualquer tipo de aqua...

A Zedoária em extrato fluido foi diluída a 20% com espinheira santa a 10% em água destilada. No aqua hospital de 20 litros foi dosado exatas 5 gotas... No dia seguinte o animal estava sem o inchaço da barriga e uma longa fileira de fezes no fundo do aqua, porém ele não se alimentou naquele dia, foram ministrados mais 5 gotas.

O Tropheus no dia seguinte começou a se alimentar e em 3 a 4 dias estava completamente recuperado.

Hoje este animal está em casa, tem 4 anos e é uma fera. O composto digestivo é usado sempre que preciso tanto em reefs quanto em aquas doces.

O Powder Brown é o exemplo de um animal de difícil aquisição devido ao problema de sua captura por envenenamento. Em outubro de 2005 adquirimos um pequeno Brown da loja de um amigo que jurou que seus animais não eram capturados daquela maneira... Tudo aquilo que conhecemos.

O caso é que o animal apresentou-se esquelético por uns 15 dias... Era o único Tang do aqua, comia horrores e nada de estufar um pouco a barriga.

Unimos a fórmula da Zedoária com Espinheira Santa e adicionamos mais 20% de Alcachofra em extrato fluído. Usamos por 3 dias 1 gota a cada 10 litros de água, fizemos pausa de 5 dias e ministramos por mais 3 dias...

Em 1 semana o Brown apresentou mudança em seu corpo. A barriga foi crescendo e sua aparência esquelética em uns 15 dias nem era mais imaginada. Hoje ele tem uns 2 cm de largura. É um animal excepcional e está em exposição na farmácia de São Bernardo...

Muito nele mudou, mas nunca mais ele perdeu a gula que é sua marca registrada...

1 - Como eu faço para pedir corretamente na farmácia de manipulação esta fórmula, basta pedir Zedoária?

Este tópico possui 2 fórmulas com Zedoária.

A primeira fórmula trata animais herbívoros em aquas comunitários com excesso de proteínas em seu aparelho digestivo:

Extrato fluido Zedoária: 20%
Extrato fluido Espinheira Santa: 10%
Água destilada: qsp 100ml

*Posologia: 1 gota para cada 5 litros de água do tanque. Aplicar 1 x ao dia por 3 dias.

A segunda fórmula trata animais capturados com o uso de toxinas (veneno).

Extrato fluido Zedoária: 20%
Extrato fluido Espinheira Santa: 10%
Extrato fluido Alcachofra: 20%
Água destilada: qsp 100ml

*Posologia: 1 gota para cada 10 litros de água do tanque. Aplicar 1 x ao dia por 3 dias. Fazer pausa de 5 dias e reaplicar por mais 2 vezes.

OBS: 'qsp ' - quantidade suficiente para...

2 - Posso utilizar no aquário comunitário sem prejuízo para os demais peixes?

Estes compostos têm ação de melhorar o funcionamento digestivo e hepático dos peixes de modo geral. Não possuem efeitos colaterais e devem seguir a orientação quanto a sua posologia. Pode ser ministrado inclusive em associação a outros fármacos tradicionais na Aquariofilia, sem prejuízo algum ao sistema e animais.

3 - Posso utilizar para tratar um Ocellaris ou só funcionaria com herbívoros?

Como dito na resposta anterior, todo e qualquer animal pode se beneficiar do tratamento botânico da Zedoária, inclusive Palhaços, Lions, Tubarões... É uma terapia de ampla margem de segurança e grande benefício aos animais no auxilio í metabolização de toxinas (incluindo fenóis) tanto no trato digestivo, quanto hepático.

4 - Quais seriam os sinais que o peixe apresentaria indicando a necessidade deste tratamento?

Os herbívoros quando em aquas comunitários aproveitam-se das proteínas de rações oferecidas aos outros animais. Neste caso, quando a tolerância do peixe é muito pequena, administro e indico preventivamente 1 x por mês o ciclo de 3 dias da primeira fórmula independentemente do animal apresentar qualquer sintoma. O sintoma típico de intoxicação por proteínas do animal herbívoro é a dilatação do abdome, a apatia e a falta de apetite. Neste caso, segue-se o primeiro tratamento a risca, podendo inclusive mander por 3 ciclos de 3 dias.

Já o sintoma do animal capturado por toxinas é o aprofundamento do abdome, a fome incontida, comportamento super ativo e posterior surgimento de estrias escuras no dorso do animal e apatia. Durante os 3 primeiros sintomas a segunda fórmula da Zedoária possui êxito no tratamento seguindo a sua posologia. Após o surgimento das estrias escuras, não temos parâmetros por não ter usado o produto nesta condição.

5 - Como saberei quando devo interromper o tratamento?

O período do tratamento a ser seguido encontra-se na posologia. O prazo estipulado segue observações desta farmácia que sugere aplicação dos compostos por 3 dias e descanso de 5 para que o animal possa ser observado. Sugerimos 3 ciclos de 3 dias. Podendo ser estendido sem problemas enquanto permanecerem sintomas.

6 - É possível ministrar esse tratamento de forma profilática? Tenho um aquário "hospital/quarentena", onde costumo deixar os animais ali antes de introduzir no aquário principal, ou ainda, quando o animal apresenta-se adoentado e precisa de tratamento. Seria benéfico efetuar esse tratamento, (ou indiferente se desnecessário), mesmo sem saber se o animal foi ou não capturado com produtos tóxicos, apenas por profilaxia?

Com a inexistência de efeitos colaterais nocivos í vida (por que existem efeitos colaterais benéficos) oferece amplo grau de segurança para terapias profiláticas. Com apenas 3 dias de quarentena nesta terapia vc já percebe diferença, no mínimo, no comportamento do animal se ele tiver chegado com o fígado sobrecarregado. A aceleração metabólica deixará o animal menos angustiado, nadando com mais calma e abdome mais relaxado. A não ocorrência de nenhuma diferença no animal nestes 3 dias, ele não possui nenhum tipo de problema com relação digestiva e hepática e a terapia pode ser suspensa. Caso apresente melhora, deve-se respeitar a pausa de 5 dias e repetição da dose por mais 2 vezes.



Atenção: Se o animal não reagir de alguma forma nos 3 primeiro dias de tratamento indica que trata-se de outra patologia não ligada ao aparelho digestivo e fígado.

Re: BOTÃNICA EM AQUARIOS 2 - ZEDOÁRIA

Enviado: 26 Jun 2009, 23:45
por Matias Gomes
Sanuel esse seu artigo é muito bom.
Obrigado por compartilha-lo.

Re: BOTÃNICA EM AQUARIOS 2 - ZEDOÁRIA

Enviado: 27 Jun 2009, 15:40
por Samuel Fenerich
oi Matias,

é um prazer poder compartilhar.

o tang em questão ficou comigo por 4 anos e desde o março não me pertence mais.

ele foi vendido ao sr. Celso Suguimoto e em seu reef hoje habita.

espero que o amigo esteja feliz por possuir um animal que foi condenado em sua coleta, passou por uma experiência de conhecimento público e hoje encontra-se saudável.

abraços e qquer coisa, grite.

Re: BOTÃNICA EM AQUARIOS 2 - ZEDOÁRIA

Enviado: 27 Jun 2009, 22:47
por Marco Correa
Fala Samuel,

Belo artigo... PARABÉNS... ;)
Obrigado pela dica...

Abraço,


Marquinho

Re: BOTÃNICA EM AQUARIOS 2 - ZEDOÁRIA

Enviado: 17 Set 2009, 22:25
por rian junior
muito bom esse artigo obrigado por compartilhar com nosco ,e apliar ainda mas nossos conhecimentos em pro da vida ne nossos peixes ... quase uma poesia rrsrsrs... um abraço

Re: BOTÃNICA EM AQUARIOS 2 - ZEDOÁRIA

Enviado: 21 Set 2009, 20:37
por Celso Suguimoto
Samuel Fenerich escreveu:ele foi vendido ao sr. Celso Suguimoto e em seu reef hoje habita.

espero que o amigo esteja feliz por possuir um animal que foi condenado em sua coleta, passou por uma experiência de conhecimento público e hoje encontra-se saudável.

abraços e qquer coisa, grite.



Felicissimo Samuel... alias Sr :shock: