🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber)

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#21 Mensagem por Celso Suguimoto »

Procura por lampada para hidroponia que tem o mesmo principio lampadas vermelhas e azuis combinadas.

Só nao entendi o pq de diminuir as trocas de água. Use um bom carvao tbem é bom pra eliminar os fenois.

Aqui o q percebi foi uma diminuicao no trabalho do skimmer.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#22 Mensagem por marcio mig »

Celso Suguimoto escreveu:Procura por lampada para hidroponia que tem o mesmo principio lampadas vermelhas e azuis combinadas.

Só nao entendi o pq de diminuir as trocas de água. Use um bom carvao tbem é bom pra eliminar os fenois.

Aqui o q percebi foi uma diminuicao no trabalho do skimmer.


Pelo contrário, Celso o skimmer trabalha mais, meu skimmer está tirando o dobro em menos de 48h, uso o sistema de recirculaçao e provou ser mais eficiente que ficar rodando agua no display, desce passa rapido e etc... entao eu subo para o display 1x o volume do aquario/hora dá tempo do skimmer trabalhar e a agua sobe limpa.... com esse sistema a eficiencia aumentou e passando pelo ATS, e como mencionei no inicio do tópico, o filtro melhora a qualidade redizindo (se tiver) a amonia, nitrito, fosfato ajsutando o PH entao é umas das razoes que as TPA's sao mais espaçadas, quanto as lampada até as economicas funcionam, fluorescentes, e por ai vai!!!...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#23 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marcio a reducao de nitrato e fosfato se dá pela incorporacao no tecido das algas e depois poda (remocao fisica), entao nao faz sentido o skimmer trabalhar mais, isso acontece com uso de carbono, mas nao com algas, que é o mesmo principio de ser usar macroalgas um pouco mais eficiente. Esse é o objetivo dessa tela, a remocao mais facil das algas e consequente exportação.

Em relacao a lampadas sim, funcionam, mas algas sao beneficiadas por esse espectro azul e vermelho que é mais fotossintetico, isso é muito usado em hidroponia pra acelerar o crescimento de plantas juntamente com micro e macronutrientes

Imagem

Eu montei um mini ATS aqui tbem
Editado pela última vez por Celso Suguimoto em 08 Nov 2013, 21:02, em um total de 1 vez.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#24 Mensagem por marcio mig »

Bom uma imagem vale mais que mil palavras certo!!

com 2 horas depois de limpo
Imagem

com 8 horas depois de limpo ...

Imagem

Imagem

nao limparei hoje e vou postar com 24 horas ok... é uma pena que nao tenho fotos antes de instalar o ATS para comparar!!!
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#25 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marcio eu poderia postar o meu skimmer tbem e no MEU caso está retirando menos do q antes. Se o seu esta retirando mais uma serie de outros fatores podem ter influenciado, mas nao foi o ATS nao.

O uso de filtro de algas é coisa antiga... da decada de 70 era usado nos Adey, que justamente nem skimmer usavam
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#26 Mensagem por Celso Suguimoto »

Achei os dois topicos do BR sobre isso

Um da SantaMonica que fabrica ATSs e outro de alguns anos tras do Saraiva

viewtopic.php?f=36&t=8146&hilit=scrubber

viewtopic.php?f=53&t=15244

Se o skimmer esta trabalhando mais o que ele está exportando ? Tecnicamente isso seria serviço pras algas, incorporarem ao seu tecido.... é o mesmo que refugio com chaeto, mas mais eficiente. E nunca nesses casos se relata aumento do trabalho do skimmer, na realidade existe uma divisao de tarefas na exportacao

Skimmer remove nutrientes ANTES que as bacterias possam converter em nitrato

ATS remove o subproduto disso o nitrato

Fosfato é removido por ambos pois o ciclo é diferente
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#27 Mensagem por marcio mig »

ok... não vou discutir, não vou brigar, quem está me respondendo é meu aquário , e é melhor que tentar teorizar sobre a coisa.. os animais estão ok, os corais estão ok... entoa pra que polemizar algo que funciona , já percebi que esse assunto de ATS e Skimmer é incansável praticamente conversas sobre religião e politica, nunca acaba e todos pensam em ter razão, postei para mostrar minhas experiencias com esse tipo de filtro, como moderador, se nao concorda também não discorde apenas veja os resultados, nao sou eu quem está afirmando um resultado positivo é meu aquario, só acho que já quem tem um ATS e não se atentou para os resultados, bom não vamos brigar por opiniões adversas, apenas estou vendo a praticidade da coisa e mostrando para os amigos aquaristas que as vezes se matam para conseguir um montão de mídias caras que funciona.. não quero briga, discutir ou mesmo discordar.. apenas estou expondo resultados, e relatos que pesquisei sobre o assunto. só...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 921
Registrado em: 16 Jul 2009, 23:32
Apelido: Magrelllo
Localização: SP
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#28 Mensagem por Fabio Alves »

...aqui no meu refúgio, as paredes estão enchendo de algas (pra mim sem problemas), principalmente pq hoje só tem chatomorpha.

Mas minha dúvida é o segunte, não tenho intenção de retirar essas algas das paredes, para não me dar manutenção, ai vc's irão me dizer que se não limpo não exporto..OK

Mas se elas estão crescendo....automaticamente o nitrato e fosfato não estão somente se concentrando nelas? Eliminando da mesma forma do display?

meu refugio é muito grande então não preciso ficar retirando elas...acho q uma hora até precisarei retira-las...mas será de 5 em 5 meses + ou -

Vc's me entenderam?

Outro detalhe é que aqui nascem verde, mas grande parte delas VERMELHA! Alguem sabe pq?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#29 Mensagem por Celso Suguimoto »

marcio mig escreveu:ok... não vou discutir, não vou brigar, quem está me respondendo é meu aquário , e é melhor que tentar teorizar sobre a coisa.. os animais estão ok, os corais estão ok... entoa pra que polemizar algo que funciona


Nem eu ... rs...nao estou dizendo que nao funciona, tanto q seria uma incoerencia minha pois eu tenho um. Estou dizendo que nao concordo da forma que vc acha que funciona


marcio mig escreveu: já percebi que esse assunto de ATS e Skimmer é incansável praticamente conversas sobre religião e politica, nunca acaba e todos pensam em ter razão, postei para mostrar minhas experiencias com esse tipo de filtro, como moderador, se nao concorda também não discorde apenas veja os resultados, nao sou eu quem está afirmando um resultado positivo é meu aquario,


Marcio está sendo muito defensivo e me ofende em particular se estou usando a figura de moderador para me impor, estou apenas dando um pitaco de alguem que USA como USUARIO mesmo, um mini ATS e de qume ja leu muito sobre filtro de algas, entao nao estou teorizando e sim dizendo na PRATICA o MEU RESULTADO e nao concordando apenas com a forma q vc disse q funciona, pois ai ja nao é teoria versus pratica e sim artigos diversos que ja li ao longo do tempo.

1) Nao vejo ligação com reducao de TPA, a nao ser que seje sua fonte primaria de exportacao de poluentes. TPA recompõe equilibrio quimico entre outros beneficios. Sem contar que algas liberam fenois e fotossintatos. O experimento que vc leu referiu-se a criacao de tilapias e nao propriamente a recife de corais. Existe uma competicao quimica entre corais e algas nesses ambientes.
2) Nao concordo com aumento do trabalho do skimmer, muitos desses sistemas de algas até trabalham SEM skimmer.

apenas estou expondo resultados, e relatos que pesquisei sobre o assunto. só...


Parabens pelos resultados, afinal esse é o objetivo mas acho pela sua resposta muito defensiva demais.... rs. Aqui é o BR nao é terra de uma unica verdade ou um lugar onde seje censurado um relato, apenas novamente enfatizando nao estou dizendo que nao funciona e sim de COMO funciona. Se fosse em outro forum iriam pedir.. entao mostra seu aquario pra ver se está teorizando ou o resultado disso.... argumento mais tosco de quem nao tem argumento, apenas um aquario bem cuidado muitas vezes até por terceiros.
Editado pela última vez por Celso Suguimoto em 09 Nov 2013, 06:32, em um total de 3 vezes.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#30 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fabio Alves escreveu:...aqui no meu refúgio, as paredes estão enchendo de algas (pra mim sem problemas), principalmente pq hoje só tem chatomorpha.

Mas minha dúvida é o segunte, não tenho intenção de retirar essas algas das paredes, para não me dar manutenção, ai vc's irão me dizer que se não limpo não exporto..OK

Mas se elas estão crescendo....automaticamente o nitrato e fosfato não estão somente se concentrando nelas? Eliminando da mesma forma do display?

meu refugio é muito grande então não preciso ficar retirando elas...acho q uma hora até precisarei retira-las...mas será de 5 em 5 meses + ou -

Vc's me entenderam?

Outro detalhe é que aqui nascem verde, mas grande parte delas VERMELHA! Alguem sabe pq?


Fabio a exportacao ocorre na poda, o que vc está fazendo é adiando a exportacao, mas tecnicamente incorporada pelo tecido da alga.

Antigamente existia muita restricao em relacao ao uso de macroalgas principalmente caulerpas pois vira e meche morriam do nada e devolviam tudo o que consumiram. "nada se cria tudo se transforma"

Agora em relacao a sua alga vermelha, nao faço ideia... usou água de Campinas ? kkkkk
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#31 Mensagem por marcio mig »

Celso Suguimoto escreveu:
marcio mig escreveu:ok... não vou discutir, não vou brigar, quem está me respondendo é meu aquário , e é melhor que tentar teorizar sobre a coisa.. os animais estão ok, os corais estão ok... entoa pra que polemizar algo que funciona


Nem eu ... rs...nao estou dizendo que nao funciona, tanto q seria uma incoerencia minha pois eu tenho um. Estou dizendo que nao concordo da forma que vc acha que funciona


marcio mig escreveu: já percebi que esse assunto de ATS e Skimmer é incansável praticamente conversas sobre religião e politica, nunca acaba e todos pensam em ter razão, postei para mostrar minhas experiencias com esse tipo de filtro, como moderador, se nao concorda também não discorde apenas veja os resultados, nao sou eu quem está afirmando um resultado positivo é meu aquario,


Marcio está sendo muito defensivo e me ofende em particular se estou usando a figura de moderador para me impor, estou apenas dando um pitaco de alguem que USA como USUARIO mesmo, um mini ATS e de qume ja leu muito sobre filtro de algas, entao nao estou teorizando e sim dizendo na PRATICA o MEU RESULTADO e nao concordando apenas com a forma q vc disse q funciona, pois ai ja nao é teoria versus pratica e sim artigos diversos que ja li ao longo do tempo.

1) Nao vejo ligação com reducao de TPA, a nao ser que seje sua fonte primaria de exportacao de poluentes. TPA recompõe equilibrio quimico entre outros beneficios. Sem contar que algas liberam fenois e fotossintatos. O experimento que vc leu referiu-se a criacao de tilapias e nao propriamente a recife de corais. Existe uma competicao quimica entre corais e algas nesses ambientes.
2) Nao concordo com aumento do trabalho do skimmer, muitos desses sistemas de algas até trabalham SEM skimmer.

apenas estou expondo resultados, e relatos que pesquisei sobre o assunto. só...


Parabens pelos resultados, afinal esse é o objetivo mas acho pela sua resposta muito defensiva demais.... rs. Aqui é o BR nao é terra de uma unica verdade ou um lugar onde seje censurado um relato, apenas novamente enfatizando nao estou dizendo que nao funciona e sim de COMO funciona. Se fosse em outro forum iriam pedir.. entao mostra seu aquario pra ver se está teorizando ou o resultado disso.... argumento mais tosco de quem nao tem argumento, apenas um aquario bem cuidado muitas vezes até por terceiros.





Para ver como a coisa funciona veja esse video:


[BBvideo 640,480]http://youtu.be/QZMjOcrZmv4[/BBvideo]


que tal esse com o ATS

[BBvideo 640,480]http://youtu.be/VlklYbJkTZ0[/BBvideo]


Bom nao precisa dizer mais nada pois que me ensinou a técnica está explicando como funciona alem de mais de 40 anos de aquarismo ele sabe o que fala.. e eu fui ver ao vivo esse aquario..
baixo custo com o ATS, já que nao tenho tanta $$$ e espaço para fazer um aquario como o que está abaixo fiz da maneira do Basso com ATS e funciona, o aquario é do Ciro Riskallah.

Imagem

Imagem

1) Nao vejo ligação com reducao de TPA, a nao ser que seje sua fonte primaria de exportacao de poluentes. TPA recompõe equilibrio quimico entre outros beneficios. Sem contar que algas liberam fenois e fotossintatos. O experimento que vc leu referiu-se a criacao de tilapias e nao propriamente a recife de corais. Existe uma competicao quimica entre corais e algas nesses ambientes.

" Algal Turf Scrubber units have been used to control water quality in a wide variety of research and exhibit living ecosystem models. Over 100 ecosystem years of operation have been logged; see Dynamic Aquaria. Two of the most extensively researched models are a coral reef and a Florida Everglades transect from full coastal salinity to fresh water. The primary function of ATS units on these models is to simulate the moderating effects of a large body of water in the wild (open ocean, lake or bay). Water qualities, leading to biogeochemical function equivalent to pristine wild ecosystems, can be achieved for years to decades with ATS.
ATS-controlled coral reef microcosm studied after 8 years of closure, showed coral and total calcification rates equal to the best wild reefs. This reef model also demonstrated the highest proportional biodiversity ever described for a coral reef, wild or closed.

Imagem

Carbonate system in coral reef model, producing 4kg CaCO3/m2/year at the level of the best 2-4% of wild reefs.

Imagem

ATS-controlled Florida Everglades mesocosm, operated in a greenhouse in Washington, D.C. for 14 years; a 22,000-gallon system ranging from salt water to fresh water in seven-interconnected units. The dominant fish vary from unit to unit along the salinity gradient.

Imagem"



Este artigo científico encontrei navegando por aí na internet sobre o ATS, o artigo cujo nome é “Nitrogen Dynamics and RemovalbyAlgalTurfScrubberunder High Ammonia and Organic Matter Loading in a Recirculating Aquaculture System Joshua S. Valeta, and Marc C. Verdegem”

Resumindo a experiência dos caras é o seguinte:

Um estudo foi realizado para avaliar o potencial de um ATS (Algae Turf Scrubber) para remover nitrogênio do de um efluente de aquicultura e reduzir a poluição ambiental. Uma alta concentração de nitrogênio e amônia foram introduzidas em um ATS sob diferentes fluxos de aplicação sobre um sistema de recirculação (um SUMP por exemplo)...

As Taxas de remoção de nutrientes não foram afetadas pelo total de sólidos suspensos onde a concentração de até 0,04 g SST / l (P> 0,05) a remoção de nitrogênio em taxas de 0.93-0.99g TAN / m² / d onde foi registrado altas taxas de carregamento TAN 3,76-3,81 g / m² / d.
A remoção total da amônia mostrou-se em ½ ordem cinética entre 1,6 a 2.3mg / l no total de concentrado de nitrogênio/amônia. Ouve um aumento na remoção de nitrogênio quando a carga hidráulica superfície foi mais forte. A amônia teve a sua remoção junto com o nitrogênio por ATS foi bem maior que o registrado onde para valores de filtros de fluidizado e filtros biológicos. O Este sistema de algas serviu também como purificador eficaz para a remoção de nitrato reduzindo assim a necessidade para a troca de água (TPA)


em resumo

O temperatura variava entre 25.7 e 28.6C, sendo isso a performance apropriada para o ATS.Em todos os cinco experimentos, DO e pH aumentou ligeiramente com o tempo de ATS. pH aumentou de 7,14 até 8,49 seguindo do processamento das bactérias de nitrificação, mas ainda dentro da faixa recomendada para o desempenho das bactérias. Volume de água no perifíton foi mantida a 0,028 m³, enquanto no Sump foi colocado 0.060m ³. Onde a Vazão de água (Q) foi 4.55m ³ / d. TSS a concentração foi quase semelhante ao longo da experiência implicando que TSS máximos do sistema (0,04 g / l) foi atingido...



citei essa parte pois quando se aumenta o PH da água mesmo que um pouco o Skimmer tem mais eficiência (J. Sprung)


por ter um pH muito alto, ainda aumenta a eficiência do skimmer, tornando a espuma produzida por ele mais densa e consistente.
aqui mesmo na Brasil Reef

Meu PH não baixa dos 8.4, eu acredito que por esse motivo meu skimmer tem maior eficiência... essa é a razão pela qual ele trabalha mais, quanto a TPA cada um faz o que quer.. funciona a cada 60 dias !! SIM, funciona um vez por dia SIM, uma vez por semana SIM, ai fica a gosta to fregues. embora existam aquaristas na Europa que fazem a cada 8 meses... e usam o ATS, espero ter respondido e que eu possa voltar a falar dos resultados ... e Celso não estou na defensiva apenas mostrando dados científicos a resistência por métodos totalmente contrários ao habitual sempre vai existir, mas eu jamais faria um besteira de colocar a vida dos meus animais em risco por um talvez, ou será, procurei, pesquisei e montei com um custo relativamente baixo que ao longo do tempo vai me retornar economizando com mídias e etc.. que se enfia no sump ..


mais uma coisa você disse o seguinte
Sem contar que algas liberam fenois
carvao ativado, ele tem esta função mas de qualidade, um hydrocabon dá conta do recado.
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#32 Mensagem por Marco Augusto »

Gente vou expor minha humilde opinião sobre esse assunto também,
eu concordo com o Marcio e também concordo com o Celso , bom vou tentar expor a minha opinião,

Concordo com o Marcio, porque quanto mais alga em contato com a água do aquário mais nutrientes em contato com ela também,
e também concordo com o fato de o ATS não diminuir o volume de TPAs, se levarmos em consideração que a TPA não é somente pra retirada
de nutrientes ruins do aquário com nitratos e fosfatos, mas a reposição de elementos traços etc , então não vejo nenhum sentido em
diminuir TPA mesmo que o ATS diminua o risco de se ter um grande nível desses elementos citados acima, TPA é necessário ,

concordo com o Celso, porque realmente quanto mais algas no filtro maior o consumo dos nutrientes pelas algas e sendo assim
menos nutrientes no aquários, o que nao pode acontecer é esse contato entre água do aquário x alga muito tempo, como se fosse uma
resina de nitrato, ela tem um tempo certo pra ficar em contato com a água e oque ela faz exatamente é de uma certa forma "grudar"
o nitrato e esse tempo permite que ela consuma todo o nutriente, porém se mantivermos a resina por um periodo maior que o recomendado
esses nutrientes voltam pra água,

eu não tenho ATS e nunca usei, sempre consegui manter o aquário sem ele e com nenhum nível significante de nutrientes, o meu atual deu uma desequilibrada mas foi completo relaxo mesmo, rsrs , to sem TPA um bom tempo ... (um teste que fiz e ja abandonei, rs)...
acredito que com TPA regulares , um bom skimmer , uma boa movimentação e um substrato de qualidade isso seja irrelevante ....

abraços

Marcelo Di Giaimo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2912
Registrado em: 17 Out 2011, 10:43
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 25 Fev 1981
Cidade: sao paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#33 Mensagem por Marcelo Di Giaimo »

o meu tem tudo isso citado acima e os SPS não pegam cor nem a .... alguem sabe me explicar ?
Marcelo Di Giaimo Ferreira
11 98922-6520
1*11435
viewtopic.php?f=25&t=18414

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#34 Mensagem por Marco Augusto »

Marcelo,
não é falta de algum nutriente? a falta deles também pode ser prejudicial pra alguns corais,
o tao sonhado 0 de fosfato e 0 de nitrato também é errado , alguns corais utilizam esses nutrientes
em uma escala muito baixa, mas utilizam...
voce usa biopelets? vodka? biopelets deixa bem sem cor os corais e notei que o uso continuo de vodka pode
acontecer a perda de cor nos corais também , nao sei se isso é realmente um fator de perda de cor, mas
alguns aquários com uso de vodka vi que a cor é mais fraca, quando eu usava o Omega da Ellos meus corais
eram bem mais coloridos, quando parei de usar notei que ficaram menos coloridos também,
isso pode ter diversos motivos, nao acho que seja alguma coisa relacionada ao ATS nao...

Marcelo Di Giaimo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2912
Registrado em: 17 Out 2011, 10:43
Apelido: Marcelo
Data de Nascimento: 25 Fev 1981
Cidade: sao paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#35 Mensagem por Marcelo Di Giaimo »

eu estou na teoria do seguinte muita troca de agua e mais nada!

Hoje estou adotando a seguinte politica 8% de troca por semana daqui a dois meses vamos ver o resultado!
Marcelo Di Giaimo Ferreira
11 98922-6520
1*11435
viewtopic.php?f=25&t=18414

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#36 Mensagem por Marco Augusto »

Marcelo eu já fui mais radical uma vez, trocava 20% todo mês, os resultados foram excelentes
o problema que aqui o Sal custa igual ouro, alias no nosso pais de merrrrr o nosso hobby é coisa de rico
então não da pra ficar fazendo TPA mensal com 20% mais...

Daniel Guimarães
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 190
Registrado em: 11 Nov 2013, 12:31
Apelido: DTH
Data de Nascimento: 21 Out 1983
Cidade: SAO BERNANRDO DO CAMPO
País: BRASIL
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#37 Mensagem por Daniel Guimarães »

INCRIVEL......
Daniel Guimarães

D.T.H REEF

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Avatar do usuário
Guilherme Antunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 18 Mai 2013, 19:17
Apelido: Betterman
Data de Nascimento: 12 Fev 1977
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#38 Mensagem por Guilherme Antunes »

Galera, esta tela que segura as algas tem que ser alguma coisa descartável.
Algum tipo de pano, sei lá.
Ficar limpando isto deve dar um trampo.

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#39 Mensagem por Anderson Campos »

Olá Marcio, estou tendo muito problema com algas, verdes e marrons. Já fiz de tudo e acho que a última instância seria fazer um ATS também.
Revirei boa parte do Faça você mesmo e o único projeto que encontrei foi o seu, e me pareceu bom, porém as fotos não estão carregando.
Poderia por favor me ajudar com as fotos e instruções, pretendo eu mesmo fazer.
Já tenho a parte elétrica e a hidráulica não será problema.
Só preciso do projeto mesmo para dar início e depois postar os resultados.
Obrigado.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Filtro de Algas para marinho... ATS (Algae Turf Scrubber

#40 Mensagem por Anderson Campos »

Ninguem pra dar uma força?
Terei que abrir outro tópico?
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”