🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cristiano Yamashita
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 19 Jun 2011, 22:33
Apelido: Yamashita
Data de Nascimento: 28 Out 1972
Cidade: Cotia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#1 Mensagem por Cristiano Yamashita »

Muita gente me pediu e estou disponibilizando o esquema elétrico do Painel Controlador de Temperatura igual ao que monto utilizando o Coel TLZ11 HRR mas pode usar o TLZ12 HRR também, são iguais:


Imagem


Um abraço.

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 236
Registrado em: 16 Set 2013, 11:43
Apelido: Fernando Machado
Data de Nascimento: 07 Mar 1985
Cidade: Santa Barbara dOeste
País: Brasil
Localização: Santa Barbara dOeste/SP
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#2 Mensagem por Fernando Machado »

Que legal Cristiano, parabéns pela atitude ;-)

Avatar do usuário
Tiago Freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 172
Registrado em: 03 Dez 2013, 13:35
Apelido: Ti Freitas
Data de Nascimento: 01 Nov 1981
Cidade: Itupeva
País: Brasil
Localização: Itupeva-SP
Curtiu: 11 vezes
Contato:

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#3 Mensagem por Tiago Freitas »

usei um esquema parecido que encontrei, só estava invertido o 4 e o 8 mas corrigi, vou procurar o esquema de programação para complementar o post aqui. funcionando perfeitamente!!!!

Avatar do usuário
Cristiano Yamashita
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 19 Jun 2011, 22:33
Apelido: Yamashita
Data de Nascimento: 28 Out 1972
Cidade: Cotia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#4 Mensagem por Cristiano Yamashita »

A programação para manter 27°C:

Aquecedor: liga com 26°C e desliga com 27°C
Resfriador: liga com 28°C e desliga com 27°C
O Set Point é 27°C e a histerese é de 1.0°C para o aquecedor e 1.0°C para o resfriador.

Para alterar a histerese do aquecedor faça da seguinte maneira:
Aperte a tecla "P" por 05 segundos e verá que o display irá piscar "SPLL", com as teclas de seta para cima ou para baixo aperte até chegar no parâmetro "SP" depois aperte a tecla "P" e vai aparecer o valor do Set Point, altere com as teclas de seta para 27.0 e depois aperte "P", navegue com as teclas de seta até chegar em "Hset" , depois aperte a tecla "P" e vai aparecer o valor do parâmetro, você altera ele com as teclas de seta, mude para 1.0, depois aperte a tecla "P" e volte para a navegação do menu e usando as teclas de seta para cima ou para baixo aperte até chegar no parâmetro "Hal" , depois aperte a tecla "P" e vai aparecer o valor do parâmetro, você altera ele com as teclas de seta e coloque "1.0", depois que alterar aperta a tecla "P" novamente e volte para a navegação do menu usando as teclas de seta para cima ou para baixo aperte até chegar no parâmetro "Dal", aperta a tecla "P" e coloque "1.0", aperte a tecla "P" e espere alguns segundos e o TLZ volta para o estado de operação.

Ficam assim os Presets:
SP:27
Hset: 1.0
Hal: 1.0
Dal: 1.0
Func: Heat
LAL: 100
Pal: OFF
OD: OFF
SENS: NTC
ALD: OFF

Nenhum outro parâmetro no menu do TLZ11 ou TLZ12 deve ser alterado.
Um abraço.

Avatar do usuário
Tiago Freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 172
Registrado em: 03 Dez 2013, 13:35
Apelido: Ti Freitas
Data de Nascimento: 01 Nov 1981
Cidade: Itupeva
País: Brasil
Localização: Itupeva-SP
Curtiu: 11 vezes
Contato:

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#5 Mensagem por Tiago Freitas »

usei a seguinte configuração:

CONFIGURAÇÃO:

1. DEFINIÇÃO DA TEMPERATURA MÍNIMA E MÁXIMA DE AQUECIMENTO:

A. Aperte a tecla P e mantenha apertada até aparecer SPLL
B. Aperte a seta para cima até SP aparecer
C. Aperte uma vez o


D. Coloque a temperatura em que o aquecedor deve desligar (ex: No meu caso ele desliga com 26,1° C)
E. Aperte uma vez o

p/ confirmar
F. Aperte seta para cima até aparecer FUNC
G. Aperte uma vez o


H. Defina HEAT no painel
I. Aperte uma vez o p/ confirmar
J. Aperte seta para cima até aparecer HSET
K. Coloque a tolerância p/ ligar o aquecedor. (ex. se for ligar em 25,8º C terá que colocar 0.3)
L. Aperte

OBS: Desta forma o aquecedor liga quando a temperatura chega em 25,8° C e desliga em 26,1° C.

2. DEFINIÇÃO DA TEMPERATURA MÍNIMA E MÁXIMA DE RESFRIAMENTO

A. Aperte a seta para cima até aparecer HAL
B. Aperte uma vez

C. Coloque a diferença de temperatura de tolerância para ligar a ventoinha ( Isto significa que a ventoinha vai ligar considerando a diferença positiva entre o valor colocado na função SP). Ex. No meu caso eu coloquei 0,9 e a ventoinha liga em 27° C
D. Aperte uma vez o p/ confirmar

E. Aperte seta para baixo até chegar em DAL
F. Aperte uma vez
G. Coloque o valor de tolerância para desligamento da ventoinha (Ex. Eu coloquei 0.2 e neste caso, quando a água chega a 26,8° a ventoinha desliga)
H. Aperte p/ confirmar.

I. Aguarde a temperatura aparecer novamente.

Fernando Arauji
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 223
Registrado em: 03 Mar 2014, 00:41
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 20 Abr 1977
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#6 Mensagem por Fernando Arauji »

Pessoal me dem. uma ajuda
Fiz alegação da seguinte maneira
1 e 2 positivo e negativo entrada de energia
2 e 4 jumper 1 uma ponta 2 e outra no 4
2 e 7 jumper 2 uma ponta 2 e outra no 7
1 e 6 aquecedor
1 e 8 ventoinha
10 e 11 sensor
Programação igual a citada acima por nosso amigo Tiago
Só que de vez em quado o tlz 12 acende no painel o sinal de degelo e dai não funciona direito ou não liga o aquecedor ou a ventoinha aí tenho reinicia- lo ágüem concegue me explicar ??
Aquina minha cidade ninguém sabe machear com isso nem o cara que montou RSRSRSRSRS


Desde já obrigado
Desistir nunca!!! se render jamais!!!

viewtopic.php?f=25&t=43865

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#7 Mensagem por Fernando Finger »

Fala Cristiano e Tiago! Primeiro obrigado pelas informações, foram de muita ajuda na instalação e configuração do meu Coel TLZ11!

Li bastante o manual e tenho um comentário a respeito do modo Heat. Me corrijam se eu estiver errado, mas pelo meu entendimento, temos a seguinte situação:

SP: temperatura em que o aquecedor liga.
HSEt: esse valor somado ao SP, é a temperatura em que o aquecedor desliga.
HAL: esse valor somado ao SP é a temperatura em que o alarme Hi é ativado, ligando a ventoínha.

Sendo assim, deixei configurado no meu da seguinte forma:
SP: 26 graus
HSEt: 0.5 graus
HAL: 1 grau
Ou seja, o aquecedor liga a 26 graus e desliga a 26.5 graus. A ventoínha liga acima de 27 graus.

Dêem uma confirmada aí no de vocês.

Abraços,
Fernando

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#8 Mensagem por Vinicius F. Reis »

icon-aplauder

Vitor Cirilo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 07 Jul 2014, 22:00
Apelido: Vitor.Cirilo
Data de Nascimento: 27 Nov 1987
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#9 Mensagem por Vitor Cirilo »

E ae galera, toda vez que for ligar a ventoinha o alarme apita? Tem alguma forma de silenciar o alarme mas continuando com as funções de ligar e desligar aquecedor e ventoinha? Obrigado a todos

Avatar do usuário
Cristiano Yamashita
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 19 Jun 2011, 22:33
Apelido: Yamashita
Data de Nascimento: 28 Out 1972
Cidade: Cotia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#10 Mensagem por Cristiano Yamashita »

Olá Fernando Finger, está tudo certo, só está faltando o "DAL" que é o parâmetro para ajustar quando a ventoinha deve desligar, se a ventoinha liga com 27°C o Hal é 1.0, se você quer que ela desligue quando chegar em 26°C você deixa o DAL com 1.0.
Um abraço.

Vitor, você tem qual controlador? Tem que olhar o modelo dele, se tiver a letra "B" no final, tem o Buzzer que vai tocar quando estiver com o alarme acionado, tem que ser sem o Buzzer, acho que só na linha TLY dá para ter Buzzer e configurara para que ele não toque.

Um abraço.

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#11 Mensagem por Fernando Finger »

Boa noite Vitor. O meu controlador não tem apito embutido, portanto não posso te ajudar nisso. Parece que apertando qualquer botão do controlador durante o alarme desliga o apito e o alarme continua (funções de ventoinha) até baixar a temperatura.

Sobre o que falei antes, parece que me enganei ou há um erro no manual do coel TLZ11 para a função Heat. Fazendo os testes, descobri que realmente o SP é a temperatura em que o aquecedor desliga.
Com isso minha configuração ficou:
SP: 26.5
HSEt: 0.5
HAL: 0.5
LAL: OFF
dAL: 0.2
Func: HEAT

Com isso o aquecedor liga em 26, desliga em 26.5. A ventoinha liga em 27.2 e desliga abaixo de 26.8
Abraços.

Avatar do usuário
Cristiano Yamashita
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 19 Jun 2011, 22:33
Apelido: Yamashita
Data de Nascimento: 28 Out 1972
Cidade: Cotia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#12 Mensagem por Cristiano Yamashita »

Olá Fernando Finger, não tem nenhum erro no manual do TLZ11, você só esqueceu de ajustar o "DAL", o "SP" é o ajuste do valor da temperatura do processo da histerese.

Quando a função "COOL" é selecionada, a saída de controle fica para o controlar o resfriador e a saída alarme para o aquecedor, já não vale para esse esquema elétrico, para o esquema elétrico acima você seleciona a função como "HEAT" e a saída de controle fica para o aquecedor e a saída do alarme para controlar o resfriador fazendo a histerese da temperatura.

Com a função "Heat" for selecionada, o controle da histerese fica assim:
SP: temperatura que você deseja manter (temperatura onde desliga o aquecedor)
HSET: temperatura onde liga o aquecedor
HAL: temperatura onde liga o resfriador
DAL: temperatura onde desliga o resfriador

SP: é o ajuste da temperatura do processo da histerese, é a temperatura que você deseja manter controlada, quando o controlador mede a temperatura que é ajustada no SP ele desliga todas as saídas.
HSET é o ajuste do diferencial de controle relativo ao Set Point, SP-HSET determina a temperatura de acionamento do aquecedor.
HAL é o ajuste para o alarme de temperatura máxima, SP+Hal determina a temperatura em que o alarme aciona a saída, no caso resfriador.
DAL é o ajuste do diferencial do alarme em relação ao HAL, HAL- DAL determina a temperatura em que o alarme desliga a saída, no caso o resfriador.

É importante também ajustar o "PAL", "OD" e "ALD".
"Pal" é o tempo de retardo do alarme na energização do instrumento, tem que deixar em "OFF", pois se caso acabar a energia, quando ela voltar o controlador imediatamente aciona o resfriador se a temperatura medida estiver acima do SP.
"OD" e o "ALD" são ajustes para o tempo de retardo de acionamento das saídas e de alarme, tem que deixar ajustados para "OFF".

Um abraço.

Vitor Cirilo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 07 Jul 2014, 22:00
Apelido: Vitor.Cirilo
Data de Nascimento: 27 Nov 1987
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#13 Mensagem por Vitor Cirilo »

Ola Cristiano, então, o meu é o que tem a buzina sim, estou pensando em abrir ele e desconectar ela, ou tem outra saida pra ela nao apitar? Muito obrigado.

Avatar do usuário
Cristiano Yamashita
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 19 Jun 2011, 22:33
Apelido: Yamashita
Data de Nascimento: 28 Out 1972
Cidade: Cotia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#14 Mensagem por Cristiano Yamashita »

Olá Vitor, qual o modelo do seu controlador?
Um abraço.

Vitor Cirilo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 07 Jul 2014, 22:00
Apelido: Vitor.Cirilo
Data de Nascimento: 27 Nov 1987
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#15 Mensagem por Vitor Cirilo »

Boa noite Cristiano, o meu é o TLZ 11 HRRB

Rs, eu resolvi arriscar, abri ele e arranquei a buzininha Rs
tomara que esse seja realmente o único jeito kkkkkkkkkk
Muito Obrigado
abraços

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#16 Mensagem por Fernando Finger »

Cristiano Yamashita escreveu:Olá Fernando Finger, não tem nenhum erro no manual do TLZ11, você só esqueceu de ajustar o "DAL", o "SP" é o ajuste do valor da temperatura do processo da histerese.

Quando a função "COOL" é selecionada, a saída de controle fica para o controlar o resfriador e a saída alarme para o aquecedor, já não vale para esse esquema elétrico, para o esquema elétrico acima você seleciona a função como "HEAT" e a saída de controle fica para o aquecedor e a saída do alarme para controlar o resfriador fazendo a histerese da temperatura.

Com a função "Heat" for selecionada, o controle da histerese fica assim:
SP: temperatura que você deseja manter (temperatura onde desliga o aquecedor)
HSET: temperatura onde liga o aquecedor
HAL: temperatura onde liga o resfriador
DAL: temperatura onde desliga o resfriador

SP: é o ajuste da temperatura do processo da histerese, é a temperatura que você deseja manter controlada, quando o controlador mede a temperatura que é ajustada no SP ele desliga todas as saídas.
HSET é o ajuste do diferencial de controle relativo ao Set Point, SP-HSET determina a temperatura de acionamento do aquecedor.
HAL é o ajuste para o alarme de temperatura máxima, SP+Hal determina a temperatura em que o alarme aciona a saída, no caso resfriador.
DAL é o ajuste do diferencial do alarme em relação ao HAL, HAL- DAL determina a temperatura em que o alarme desliga a saída, no caso o resfriador.

É importante também ajustar o "PAL", "OD" e "ALD".
"Pal" é o tempo de retardo do alarme na energização do instrumento, tem que deixar em "OFF", pois se caso acabar a energia, quando ela voltar o controlador imediatamente aciona o resfriador se a temperatura medida estiver acima do SP.
"OD" e o "ALD" são ajustes para o tempo de retardo de acionamento das saídas e de alarme, tem que deixar ajustados para "OFF".

Um abraço.


Fala Cristiano! Primeiro muito obrigado pelo post e por ter ajudado a tantos iniciantes com o COEL! Você me ajudou muito a montar o meu!

Sobre o manual do COEL TLZ11, eu acho que tem alguma coisa que não bate com a prática no gráfico 1, do item 7.11 apenas em relação à função HEAT onde o é informado que o SP é a temperatura que ligaria a saída e o SP+HSET desligaria a saída, mas o que ocorre na prática é o que você falou! Acho que o SP deveria estar no nível de cima e não nesse de baixo, como apresentado no gráfico do HEAT. O que você acha disso?

O meu está desta forma:
SP: 26.5
Hset: 0.5
Hal: 0.5
Lal: OFF
Dal:0.2
Pal: OFF
OD: OFF
ALD: OFF

Na prática do funcionamento do COEL que você mostrou está 100% correto!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

krish
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Mar 2016, 13:00
Apelido: krish
Data de Nascimento: 30 Set 1978
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#17 Mensagem por krish »

ola pessoal alguem consegue me tira uma duvida do esquema eletrico do coel tlz 11 o borne 1, 4, 6, 7 são todos ligados pelo mesmo fio força e consequentemente energizando o aquecedor? por que pelo esquema do cristiano o borne 4 que vai para o aquecedor esta ligado junto com o 1, 6 e 7 + aquecedor é isso mesmo???
obrigado

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Esquema elétrico Painel Controlador de Temperatura

#18 Mensagem por Denis P Lima »

Boa Tarde,

Parâmetro PTC: Proteção do compressor.

Se estiver utilizando chiller é um parâmetro útil, para se evitar diversas partidas, principalmente chillers de grande potencia em aquários pequenos.

Parâmetro OD: Retardo na Inicialização

Pode ser configurado em 1 ou 2 minutos.

Evita partidas desnecessárias no chiller , supondo-se que seja picos de retorno...Ex. retorna a energia,cai novamente, retorna a energia,cai novamente em um curto espaço de tempo.

Parâmetro PAL: Retardo na Inicialização dos alarmes na Energização

1 ou 2 min mesma função acima, porem relacionada aos alarmes.


Lembrando que equipamentos com potencia elevada, não devem ser liagado diretamente a saidas do controlador.Pode-se utilizar reles de estado solido para aquecedores ou contatores para chillers.

Qualquer parâmetro pode ser alterado, desde que se saiba o que cada um faz e qual comportamento no sistema!

Abraços,

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”