Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
AJUDA COM ALGAS
- Ronaldo Martins
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Ronaldo
AJUDA COM ALGAS
Boa tarde moçada...este é meu primeiro tópico nesta comunidade, então me perdoem se estiver em lugar errado...
Bom meu problema é com umas algas...já faz uns dois anos que tenho elas e nunca consegui achar uma maneira para acabar com elas...é uma alga que encrustra nas RVs e não sai fácil...e qualquer pedaço que soltar gruda em outro lugar e prospera...
Segue um relato de minha rotina com o aqua para que seja mais fácil um diagnóstico...
Aqua de 160 litros, faço TPA a cada 15 dias de 30L...faço suplementação com Cálcio Plus, Stronciun+Mobidileiun e Fitoplancton uma vez por semana...adiciono 2ml de vodka todo dia.
Iluminação com T5, 8 T5 de 39W sendo 4 10K, 2 20K e 2 Actinica...
Skimmer BM 105...
Tem 4 peixes pequenos e os corais são moles e LPS.
Bom acho que seria isso...
Segue uma foto para melhor visualização...como podem ver ela tomou conta de todas as RVs... infelizmente todas elas possuem corais então não posso troca-las...
http://farm3.static.flickr.com/2682/4520978127_3e15c40469_o.jpg
Obrigado e um abraço a todos
Bom meu problema é com umas algas...já faz uns dois anos que tenho elas e nunca consegui achar uma maneira para acabar com elas...é uma alga que encrustra nas RVs e não sai fácil...e qualquer pedaço que soltar gruda em outro lugar e prospera...
Segue um relato de minha rotina com o aqua para que seja mais fácil um diagnóstico...
Aqua de 160 litros, faço TPA a cada 15 dias de 30L...faço suplementação com Cálcio Plus, Stronciun+Mobidileiun e Fitoplancton uma vez por semana...adiciono 2ml de vodka todo dia.
Iluminação com T5, 8 T5 de 39W sendo 4 10K, 2 20K e 2 Actinica...
Skimmer BM 105...
Tem 4 peixes pequenos e os corais são moles e LPS.
Bom acho que seria isso...
Segue uma foto para melhor visualização...como podem ver ela tomou conta de todas as RVs... infelizmente todas elas possuem corais então não posso troca-las...
http://farm3.static.flickr.com/2682/4520978127_3e15c40469_o.jpg
Obrigado e um abraço a todos
-
Pedro Augusto
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Pedro Augusto
- Ronaldo Martins

Re: AJUDA COM ALGAS
Pedro a água de reposição é deionizada...e entre 2 e 3 eu sempre troco as resinas...
- Renato Bazzani
- Pomacanthus imperator

- Apelido: RBazzani
- Curtiu: 36 vezes
- Recebeu Curtir: 22 vezes
A agua que voce utiliza nas TPA´s é Natural.
Se for diria que voce esta pondo suplemento de mais no aquario.
Abraço
Renato
Se for diria que voce esta pondo suplemento de mais no aquario.
Abraço
Renato
-
Ricardo Tolosa

- Apelido: Ric
- Recebeu Curtir: 1 vez
Ronaldo, seja bem vindo.
Tenho o mesmo problema que você.
Já li que as algas podem prosperar mesmo com nitrato,fosfato, silicato em valores muito baixos, que sempre foi o caso do meu aqua. Os parâmetro sempre foram bons, eu não dou comida aos peixes todos os dias,o foto período é de 6h de HQI, 7h de actínica e mesmo assim elas continuam.
Meu aqua tem dessa "praga" desde sempre porque elas vieram numa rv. Em alguns locais elas ficaram grandes e largas, em outros ficaram como tufos de "grama vermelha". Agora estão aparecendo algas verdes.........
O jeito mais eficiente que encontrei foi tirar a RV do aqua, colocar numa bacia com agua retirada do próprio aqua ( eu fiz isso aproveitando um dia de tpa ) e com um estilete e muito cuidado, raspar totalmente a rv onde estiverem, até tirar tudo ou deixar o mínimo possível. Mesmo assim ainda tem e continua crescendo. Cheguei ao ponto de fazer um tipo de uma manta de durepoxi e colocar em cima das regiões mais afetadas para ver se sem luz elas morriam........não deu certo.
Esse jeito é bastante trabalhoso mas traz os melhores resultados.
Tenho o mesmo problema que você.
Já li que as algas podem prosperar mesmo com nitrato,fosfato, silicato em valores muito baixos, que sempre foi o caso do meu aqua. Os parâmetro sempre foram bons, eu não dou comida aos peixes todos os dias,o foto período é de 6h de HQI, 7h de actínica e mesmo assim elas continuam.
Meu aqua tem dessa "praga" desde sempre porque elas vieram numa rv. Em alguns locais elas ficaram grandes e largas, em outros ficaram como tufos de "grama vermelha". Agora estão aparecendo algas verdes.........
O jeito mais eficiente que encontrei foi tirar a RV do aqua, colocar numa bacia com agua retirada do próprio aqua ( eu fiz isso aproveitando um dia de tpa ) e com um estilete e muito cuidado, raspar totalmente a rv onde estiverem, até tirar tudo ou deixar o mínimo possível. Mesmo assim ainda tem e continua crescendo. Cheguei ao ponto de fazer um tipo de uma manta de durepoxi e colocar em cima das regiões mais afetadas para ver se sem luz elas morriam........não deu certo.
Esse jeito é bastante trabalhoso mas traz os melhores resultados.
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Ronaldo,
Quais os parametros do reef hoje? (nitrato, fosfato, calcio, magnésio, densidade e temperatura que normalmente ele fica).
As algas, apesar de indesejadas, são da natureza, porém, algum nutriente elas estão aproveitando no sistema, apesar de ter peixes pequenos, qual a regularidade da alimentação e quantidade?, pergunto, porque não podemos esquecer que o alimento, vai sempre virar compostos organicos e nutrientes, seja pela sobra de alimento, ou pelos dejetos dos peixes.
Do mais, a remoção mecanica pode ser usada, a dica citada acima, de colocar a rocha (com corais e algas) em um balde de água que sera descartada, e la, escovar a rocha, ou cortar um pedaço dela, enxaguar bem nessa água e trazer somente a rocha de volta para o aquário, pode ajudar bastante.
Boa sorte
Quais os parametros do reef hoje? (nitrato, fosfato, calcio, magnésio, densidade e temperatura que normalmente ele fica).
As algas, apesar de indesejadas, são da natureza, porém, algum nutriente elas estão aproveitando no sistema, apesar de ter peixes pequenos, qual a regularidade da alimentação e quantidade?, pergunto, porque não podemos esquecer que o alimento, vai sempre virar compostos organicos e nutrientes, seja pela sobra de alimento, ou pelos dejetos dos peixes.
Do mais, a remoção mecanica pode ser usada, a dica citada acima, de colocar a rocha (com corais e algas) em um balde de água que sera descartada, e la, escovar a rocha, ou cortar um pedaço dela, enxaguar bem nessa água e trazer somente a rocha de volta para o aquário, pode ajudar bastante.
Boa sorte

- Apelido: Alex Correa
- Recebeu Curtir: 1 vez
- Contato:
Oi pessoal,
O controle de algas está relacionado com nutrientes e organismos herbívoros, basicamente.
Escovar as rochas não faz parte de manutenção básica num aquário estabilizado e com iluminação adequada.
Artigo sobre algas:
http://reefiofilianet.blogspot.com/2009/02/algas-i.html
...e também sobre controle:
http://reefiofilianet.blogspot.com/2009 ... icado.html
Aloha,
Alex Correa.
O controle de algas está relacionado com nutrientes e organismos herbívoros, basicamente.
Escovar as rochas não faz parte de manutenção básica num aquário estabilizado e com iluminação adequada.
Artigo sobre algas:
http://reefiofilianet.blogspot.com/2009/02/algas-i.html
...e também sobre controle:
http://reefiofilianet.blogspot.com/2009 ... icado.html
Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.
Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.
Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/
-
Pedro Augusto

Alex, artigos muito bons, obrigado por escrevê-los e compartilhar com o pessoal.
- Ronaldo Martins

Bom dia moçada...desde já obrigado pela ajuda
Bom vamos lá:
Renato
a água que eu uso é feita com sal sintético, e em relação aos suplementos faz pouco tempo que estou utilizando...e as algas eu já tenho faz anos...então pela lógica não seria os suplementos...mas não custa diminuir um pouco...obrigado pela ajuda...
Ricardo
rerere...vejo que estamos lascados então...cara pelo seu relato na minha opinião a única solução seria desmontar o aqua jogar as rvs e substrato fora e montar novamente com tudo novo pois você já tentou de tudo e não teve êxito...infelizmente não da né...obrigado pela ajuda...
Renato
Bom a temperatura fica sempre entre 25º e 26º, a densidade eu uso 1025, em relação a alimentação eu alimento os peixes 2x ao dia não sobrando praticamente nada em suspensão na água...a anêmona, camarão e ofiurus eu alimento uma vez por semana com pedaços de camarão congelado......obrigado pela ajuda...
Alex
obrigado pelos material...será uma ótima fonte de informação...obrigado pela ajuda...
Pessoal alguém saberia o nome desta alga?
Outra coisa...
para quem tem esta alga e possa utilizar o método...tenho um amigo lojista que me disse que a algum tempo atrás ele tinha esta alga em 3 aquários dele e ele exterminou elas com um peixe FOX FACE...eu já pensei em comprar um porém no momento o custo dele é muito alto para mim e sem contar que em leituras que fiz sobre ele diz que a litragem mínima para ele seria 300L
coisa que meu aqua não tem...bom para quem pode comprar e tem espaço não custa tentar...
A todos muito obrigado pelas dicas
Abraço a todos...
Bom vamos lá:
Renato
a água que eu uso é feita com sal sintético, e em relação aos suplementos faz pouco tempo que estou utilizando...e as algas eu já tenho faz anos...então pela lógica não seria os suplementos...mas não custa diminuir um pouco...obrigado pela ajuda...
Ricardo
rerere...vejo que estamos lascados então...cara pelo seu relato na minha opinião a única solução seria desmontar o aqua jogar as rvs e substrato fora e montar novamente com tudo novo pois você já tentou de tudo e não teve êxito...infelizmente não da né...obrigado pela ajuda...
Renato
Bom a temperatura fica sempre entre 25º e 26º, a densidade eu uso 1025, em relação a alimentação eu alimento os peixes 2x ao dia não sobrando praticamente nada em suspensão na água...a anêmona, camarão e ofiurus eu alimento uma vez por semana com pedaços de camarão congelado......obrigado pela ajuda...
Alex
obrigado pelos material...será uma ótima fonte de informação...obrigado pela ajuda...
Pessoal alguém saberia o nome desta alga?
Outra coisa...
para quem tem esta alga e possa utilizar o método...tenho um amigo lojista que me disse que a algum tempo atrás ele tinha esta alga em 3 aquários dele e ele exterminou elas com um peixe FOX FACE...eu já pensei em comprar um porém no momento o custo dele é muito alto para mim e sem contar que em leituras que fiz sobre ele diz que a litragem mínima para ele seria 300L
coisa que meu aqua não tem...bom para quem pode comprar e tem espaço não custa tentar...
A todos muito obrigado pelas dicas
Abraço a todos...
-
Pedro Augusto

Me metendo um pouco no tópico, porém ajudando também, talvez, quais os menores peixes algueiros e qual a litragem mínima recomendada pra eles?
-
Pedro Augusto

-
Pedro Augusto

- Ronaldo Martins

-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
Pedro Augusto escreveu:Me metendo um pouco no tópico, porém ajudando também, talvez, quais os menores peixes algueiros e qual a litragem mínima recomendada pra eles? Ninguém?![]()
O Fred usou esse aqui (rocky algae blenny) pra brincar no reef dele (mas era no reef de 630l), dizem que é um algueiro faminto.

-
Pedro Augusto

Ronaldo Martins, tá mesmo! rsrs
Robson Sandrini, bom saber. Acho que vou tentar. Esse é nacional? Acho que já vi uns parecidos...
Obrigado pela dica.
Abraços.
Robson Sandrini, bom saber. Acho que vou tentar. Esse é nacional? Acho que já vi uns parecidos...
Obrigado pela dica.
Abraços.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
o melhor algueiro para áquas pequenos é o Salarias fasciatus, no caso dessas algas vermelhas os meus tangs comem tudo, coloque um tang.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Pedro Augusto

Mas um tang pra um aquário de 60x45x40? Não ficaria muito apertado?
Ou tem algum pequeno o suficiente?
Ou tem algum pequeno o suficiente?
- Matias Gomes
- Administrador
Brown tang, ou um yt pequeno mesmo, e depois que crescer vc vende.
-
Pedro Augusto

Quanto tempo +-, Matias?
Sei que vai depender do tamanho que pegar, mas tirando na média do tamanho dos YT pequenos que achamos pra vender em lojas.
Sei que vai depender do tamanho que pegar, mas tirando na média do tamanho dos YT pequenos que achamos pra vender em lojas.
- Matias Gomes
- Administrador
vai uns 2 anos rssssssssss e ai para vc pode colocar um bahianus depois solta, mas não vai pegar amor no bicho que depois vai ter que aumentar o reef rss