🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

duvidas com palhaços......

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
ricardo xella
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 48
Registrado em: 08 Set 2013, 18:29
Apelido: vermelho
Data de Nascimento: 12 Set 1976
Cidade: itanhaem
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

duvidas com palhaços......

#1 Mensagem por ricardo xella »

bom dia amigos, sempre antes de realizar meu trabalho no aquario venho aqui com voces tirar minhas duvidas agora com peixes palhaços>

tenho aqua: 1,80x65x55 no momento estou com uma anêmona BBT 20x20cm de tamanho no canto do vidro ela esta habitada por 1 casal de palhaço........
quando a luz apaga a fêmea expulsa o macho da anêmona e quando acende ele volta e fica junto com ela isso é normal?
queria saber também se posso adicionar mais 1 palhaço será que ela vai aceita fica com 3 na anêmona?

abraço a todos.

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: duvidas com palhaços......

#2 Mensagem por MARIO_CHACON »

Ricardo bom dia.

O comportamento deles de expulsar de noite e de acolher de dia pode advir da anemona se encolher a noite, tendo um menor espaço para sobrar aos palhaços, mas é um comportamento normal esse observado por vc.

O fato de introduzir um terceiro peixe pode sim gerar briga e pode ser que nada aconteça, que todos fiquem harmonizados numa mesma anemona, todavia, seu reef não é pequeno rapaz kkkkk, pq só tres palhaçinhos, poe logo outro par de palhaços que assim forma um novo casal. Para deixar mais feliz a rapazeada ai, coloca outra anemona BBT que tudo fica mil maravilhas.

Só não faça que nem eu fiz aqui de misturar as espécies de palhaço, de colocar os perculas true com os skunk, que dai sai briga até um matar o outro, isso tendo mais ou menos umas 30 anemonas dentro do reef para eles se divertirem adoidado ou seja, pode por o terceiro sem problemas, mas eu se fosse vc colocaria um outro casal ai.

Abçs

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: duvidas com palhaços......

#3 Mensagem por jose Jorge »

Eu acho que no seu caso..........o ideal é um filhotinho...............bem pequeno mesmo............

Sempre que você vê um trio..............em Imagens da Natureza é assim...............o Casal dominante............e um ou mais filhotinhos.........

914

Avatar do usuário
rafael franco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 93
Registrado em: 29 Ago 2009, 03:45
Apelido: rafa franco
Localização: Niterói-RJ
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: duvidas com palhaços......

#4 Mensagem por rafael franco »

Yuri Barros escreveu:Eu acho que no seu caso..........o ideal é um filhotinho...............bem pequeno mesmo............

Sempre que você vê um trio..............em Imagens da Natureza é assim...............o Casal dominante............e um ou mais filhotinhos.........

914


Bem observado, Yuri!
Palhaços são hermafroditas potandricos, onde todos os indivíduos nascem macho e o macho dominante (normalmente o maior) torna-se fêmea.
Após virar fêmea, este nunca mais será macho novamente. Após decidido quem vira fêmea, o segundo maior macho será o macho dominante e apenas ele fecundará a fêmea. observamos que ocorre uma desaceleração no crescimento dos machos "secundários", e estes ficam em menor tamanho. Quando a fêmea do grupo morre, o atual macho dominante transforma-se em fêmea e assim vai seguindo a cadeia hierárquica.
Na natureza essa diferença de tamanho é bastante notória, porém em aquários já não sei informar se ocorrerá o mesmo.

Abraço

Rafael Franco

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: duvidas com palhaços......

#5 Mensagem por jose Jorge »

A diferença de tamanhos na Nutureza..........também tem uma pequena variação.............assim como no Aquário..........

Há casis em que a Fêmea é bem maior que o Macho..........e também há casais em que a Fêmea é ligeiramente maior que o Macho..........quase do mesmo tamanho........só é mais gordinha.................

Mas é fácil saber qual é a Fêmea...............

Para saber mais sobre a dinêmica de uma colônia é legal ler esse Artigo............

http://www.ucs.mun.ca/~jsmitchell/Reprints/AB2005.pdf

O autor diz que somente é aceito na colônia peixes com menos de 2cm..............os outros são repelidos.............e devem se estabelecer em outras anêmonas da redondeza..................

Esse artigo é bem interessante.................

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”