🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#1 Mensagem por Lucas Barros »

E ai, galera!
Estou entrando nesse mundo do aquarismo marinho pela primeira vez. Assim, peço muito a ajuda de vocês kkkkk
Como já tenho um aqua doce aqui em casa, com um tamanho razoável, tive que iniciar o aquário marinho com um nano.
Seguem as especificações:
- Aquário 50x25x33 cm
- Filtro Atman HF 600 (600 l/h) -> Já comprado, falta chegar
- Skimmer Boyu WG-310 -> Já comprado, falta chegar
- Circulação (ainda não sei qual utilizar ou até se será necessário utilizar)
- 8,5 kg de rochas
- Substrato Caribsea Arag-Alive Bahamas Oolite -> Já comprado, falta chegar
- Aquecedor Atman 50W
- Resfriamento feito com um kit de 6 ventoinhas, comprado no Ebay
- Controlador de temperatura comprado no ebay
- Painél elétrico de controle e comandos -> comprado componentes, falta chegar
- Iluminação -> comprado 10 leds Cree 3W, 5 cool white 10.000K e 5 royal blue
- Reposição por enquanto será manual

Em relação a iluminação, tenho algumas dúvidas. Não comprei um dimmer, então não vou colocar esses 10 leds. Quantos leds devo instalar para esse dimensão de aquário? 4 ou 5 leds já seriam o bastante?

Vamos lá! O aquário ao qual me refiro é este abaixo:
2014-04-28 14.38.11.jpg


Hoje comprei um papel contact preto e utilizando água e detergente, fiz o fundo preto e as bordas do áquario. Achei que ficou legal! =D
2014-04-28 17.07.16.jpg


Já fiz o layout das rochas também. O que vocês acharam? Rochas demais no aquário ou está com uma quantidade boa? Mudariam de posição?

Enfim, espero que tudo ocorra bem e que surja um "grande" aquário, com a ajuda de todos vocês, como os que vejo aqui neste fórum.

Abraço e assim que o restante das coisas chegar, vou postando a evolução.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Guilherme Balsimelli
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 813
Registrado em: 03 Nov 2013, 22:58
Apelido: Balsi
Data de Nascimento: 09 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 21 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#2 Mensagem por Guilherme Balsimelli »

Eai lucas ta ficando da hora... achei que ta legal as rochas mais o aquário torto achei que fico estranho... as rochas esta legal bem posicionadas... poe uma bombinha de uns 300l/h atras das pedras para não acumular sujeira mais talvez nem precise... tire o carvão ativado do refil do filtro.. e a placa preta biologica troca por siporax mini.. e tambem queria pegar um controle de temperatura poderia me indicar o seuu ? valeu lucas esse nano tem tdo pra ficar irado icon_joia
Balsimelli's Reef II - 300l
viewtopic.php?f=25&t=41563&p=424686#p424686

Balsimelli's Fish Only - 400l
(Desativado)

Balsimelli’s Reef IIII - 250l
viewtopic.php?f=25&t=46686

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#3 Mensagem por Lucas Barros »

Guilherme Balsimelli, valeu pelos elogios e sugestões.
O pessoal aqui em casa também está reclamando dele torto kkkkk é que tem uma porta na frente e acho que fica um pouco escondido...mas acho que vou deixar ele alinhado corretamente.

Quanto ao controlador de temperatura, eu uso um que compre no ebay:
http://www.ebay.com/itm/400488088492?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

Comprei por 12 doláres e frete grátis.
Ele tem uma desvantagem quanto ao Coel: tem apenas um relé. Dessa forma, ou você utiliza para aquecer ou resfriar.
Para mim é muito bom, já que aqui em Aracaju é normalmente quente, em torno dos 27º. Então eu utilizo ele para controlar um conjunto de ventoinhas. Caso baixe demais a temperatura, o termostato entra em ação.
Estou fazendo um painel para proteção do sistema e organização das tomadas. Se quiser, assim que chegar os componentes e eu concluir, eu explico direitinho como fazer todas as instalações.

Imagem

Guilherme Balsimelli
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 813
Registrado em: 03 Nov 2013, 22:58
Apelido: Balsi
Data de Nascimento: 09 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 21 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#4 Mensagem por Guilherme Balsimelli »

Valeu lucas... é acho que vou pegar um desse tambem.. controla os coolers.. po gostei desse painel ai pra caramba... é facil para por os coolers no controlador ?? brigadão lucas
Balsimelli's Reef II - 300l
viewtopic.php?f=25&t=41563&p=424686#p424686

Balsimelli's Fish Only - 400l
(Desativado)

Balsimelli’s Reef IIII - 250l
viewtopic.php?f=25&t=46686

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#5 Mensagem por Lucas Barros »

Guilherme Balsimelli, não é difícil não. A saída do relé do controlador vai alimentar a tomada no painel onde ficarão ligadas as ventoinhas. Ou seja, dependendo da temperatura do aquário, o controlador fará com que o relé abra ou feche os contatos, fazendo com que aja ou não tensão na tomada, ligando os desligando as ventoinhas. Deu pra entender?
O material para montar o painel deve chegar entre quarta ou quinta dessa semana. Como estou de férias, eu posto um vídeo mostrando como será feita a instalação elétrica.

Guilherme Balsimelli
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 813
Registrado em: 03 Nov 2013, 22:58
Apelido: Balsi
Data de Nascimento: 09 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 21 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#6 Mensagem por Guilherme Balsimelli »

eai lucas entendi mais como sabe a temperatura que esta no aquario ? blz em to esperando o video .. to doido pra fazer um painel desses kkk
Balsimelli's Reef II - 300l
viewtopic.php?f=25&t=41563&p=424686#p424686

Balsimelli's Fish Only - 400l
(Desativado)

Balsimelli’s Reef IIII - 250l
viewtopic.php?f=25&t=46686

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#7 Mensagem por Lucas Barros »

Guilherme Balsimelli, essa foto abaixo é o meu controlador. Este cabo do lado direito com um bastão na ponta é o meu sensor de temperatura. Ele ficará submerso no aquário. Ele vem junto com o controlador que te passei o link no ebay.
Em relação ao painel, vou colocar toda relação de materiais que irei utilizar, onde comprei cada um e preço. Ai todo mundo poderá fazer um igual. Espero que fique legal kkkkk

Imagem

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#8 Mensagem por Lucas Barros »

Chegou o substrato \o/
Só que estava pensando que fosse bem mais e que até não usaria todo.
Geralmente, nos nanos que vi no fórum com dimensões parecidas, o pessoal utilizava menos que 9 kg no aquário.
Acho que a diferença está na embalagem, a areia veio misturada com água dentro dela. Por isso os 9 kg com pouco volume.
Espalhei a embalagem dentro do aquário. Vai ficar no limite da faixa preta que eu coloquei na base do aquário. São 4 cm essa camada. Pretendia botar uns 5 cm.
O que vocês acham? Está boa a quantidade ou vale a pena colocar um pouco mais?

Imagem

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#9 Mensagem por Raphael Igor »

EU deixaria com essa altura e apensa diminuiria essa "faixa" preta, pois não verá a micro vida do substrato.

Avatar do usuário
wagner gilberto
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1592
Registrado em: 05 Nov 2012, 16:20
Data de Nascimento: 14 Out 1981
Cidade: colombo
País: Brasil
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#10 Mensagem por wagner gilberto »

Eu acho que esta bom rsrsrs,mais quando for sinfonar fazer a limpeza do substrato vai ter qe devolver o qe sair no balde. icon_joia icon_joia
SWY Nano Reef 90 Litros

SWY Pico Plantado 15 litros

LEVE ME NA MEMORIA PORQUE MEU FUTURO É A MORTE

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#11 Mensagem por Lucas Barros »

Estava estudando um pouco agora na net sobre substrato e geralmente recomendam ou uma camada fina (entre 2 e 4 cm) ou uma camada beeem mais grossa (entre 12 a 15 cm)....nunca um meio termo....mas também deve ter quem discorde disso. Eu vou tratar o substrato e ver quantos centímetros exatos vão ficar de camada e tomo alguma decisão.

Raphael Igor, acho que vou acabar cortando um pouco mesmo dessa faixa e deixar o substrato um pouco mais visível.

Wagner Gilberto, eu já li que não é adequado fazer sinfonagem do substrato em aquários marinhos, já que há uma grande vida de bactérias importantes nele. Não acaba desestabilizando o sistema quando você faz isso não? No meus aquário doce sempre faço sinfonagem, mas marinho é a primeira vez que estou montando.

Avatar do usuário
wagner gilberto
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1592
Registrado em: 05 Nov 2012, 16:20
Data de Nascimento: 14 Out 1981
Cidade: colombo
País: Brasil
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#12 Mensagem por wagner gilberto »

só para não ficar sem resposta :-D sinfono o meu em toda tpa e tem quem discorde assim como a altura do substrato eu prefiro o substrato limpo ,mais só simfono superficialmente tipo 1cm ou menos
SWY Nano Reef 90 Litros

SWY Pico Plantado 15 litros

LEVE ME NA MEMORIA PORQUE MEU FUTURO É A MORTE

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#13 Mensagem por Lucas Barros »

wagner gilberto, também não gosto de substrato sujo não. Sinfonar aqui acho q ficará complicado, porque ele é muuuito fino. Ai iria sugar todo....mas vou tentar sempre mexer um pouco ele antes do TPA, vi um rapaz aqui no fórum que faz isso e o resultado no aquário dele é muito bom.

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#14 Mensagem por Lucas Barros »

Ontem passei uma escova nas rochas e fui comprar água deionizada para deixá-las de molho com uma bombinha rodando por 24 horas. Comprei a água, cheguei em casa e fui medir com o meu medidor de TDS. Eis o resultado: 21ppm.
Eu ia comprar a água salgada na mesma loja, já que ainda não chegou meu sal e nem meu deionizado. Porém, já estou com receio. Vai que a qualidade da água está assim também. Ainda por cima, veio com larvas de mosquito da dengue dentro da água. Parece brincadeira isso, mas não é...
Testei o medidor de TDS com água mineiral e deu 33ppm. Com a água da torneira deu 56ppm.

Imagem

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#15 Mensagem por Lucas Barros »

Pessoal, ontem também chegou o skimmer Boyu WG-310, o filtro Atman HF-600 e o material para eu montar o painel elétrico. Só que tive um problema, a caixa que veio para montar o painel foi pequena, não consigo colocar as 6 tomadas que estava pretendendo e o controlador dentro dela. Vou ter que escolher entre as 6 tomadas no painel e o controlador fora ou 3 tomadas no painel e o controlador dentro da caixa. Vou decidir isso ainda.

Enfim, estou precisando de uma ajuda em relação ao skimmer. Nunca vi um funcionando então não sei se está certo ou errado. Eu coloquei ele dentro do filtro HF-600, para ganhar espaço dentro do aquário. Regulei a válvula de saída de água dele para o nível da água ficar no comecinho do copo (certo ou errado isso?), também fechei um pouco mais a válvula de ar para as bolhas ficarem menores, mas mesmo assim estou achando grande e se eu fechar demais a válvula o skimmer faz muito barulho.
Eu testei isso dentro de um aquario de 9 litros e peguei a água de outro aquário maior de discos, pois a água deve estar mais cheia sujidades. A pergunta é: O skimmer não deveria estar espumando com essa água? Tem mais de 1 hora que ele está rodando dentro desse pequeno aquário e não vejo alguma evolução. Li em alguns lugares que é bom lavar ele antes com detergente. Procede essa informação?
Fiz um video e postei no youtube para vocês verem melhor e poderem me ajudar de uma melhor forma. Desde já, muito obrigado!

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=1q3Njpc-faU&feature=youtu.be[/BBvideo]

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#16 Mensagem por Lucas Barros »

Pessoal, infelizmente não consegui montar o painel elétrico completo. A caixa veio menor do que eu precisava. Porém, fiz um videozinho mostrando como é a instalação desse controlador que eu comprei. Bem fácil de instalar e muito mais fácil de utilizar. A caixa plástica podem comprar até uma menor, para essa utilização.

=>Custo do projeto: cerca de R$63,00

=>Material utilizador:
- Controlador de temperatura - R$28,46
http://www.ebay.com/itm/110V-Digital-Thermostat-Temperature-Regulator-Controller-With-Sensor-10A-MH1210A-/200934140254?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2ec89ba95e
- Caixa plástica - R$18,80
https://www.lojacasadosreles.com.br/Caixa-plastica-Patola-PB119-2/prod-597722/
- Botão liga desliga redondo R$ 3,50 (vende em qualquer loja de materiais elétricos ou eletrônicos)
- 1 metro Cabo 2x1,5mm² - R$2,50
- 1 Plug macho para tomada padrão 10A - R$3,50
- 1 Plug fêmea para tomada padrão 10A - R$6,00
- Terminais - centavos

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=Ic-kLOjKC9w[/BBvideo]

Qualquer dúvida, é só falar.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#17 Mensagem por Radagast »

Devolve a água e pede seu dinheiro de volta.

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#18 Mensagem por Lucas Barros »

Marina Fodra, o Wagner Gilberto falou comigo que poderia ser o medidor de TDS descalibrado. Ele sugeriu que eu comprasse água destilada e testasse. Realmente foi erro meu e não da loja. Porém, a água veio um pouco suja e com larvas de mosquito dentro. Hoje eu fui la novamente e a água veio límpida, sem nenhum problema. Bateu 1 ppm.

Avatar do usuário
Lucas Barros
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 03 Dez 2013, 22:38
Apelido: LucasB
Data de Nascimento: 15 Jul 1988
Cidade: Aracaju
País: Brasil
Localização: Aracaju-SE
Contato:

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#19 Mensagem por Lucas Barros »

Pessoal, tenho mais novidades hoje!
Fiz um "tratamento" na rocha natural, passando uma escova nela e deixando dentro de um balde com água deionizada com uma bombinha por 48 horas, e também fiz a lavagem do substrato e também deixei batendo dentro de um balde com uma bombinha por 24 horas.
Coloquei dentro do aquário, instalei o filtro e o skimmer, comprei 70g de siporax mini, 50 gramas de carvão ativado e perlon. Fui na loja e pedi pedi pra fazerem água salgada com o sal da Tropic Marine.

Hoje inicia a ciclagem do meu aquário! Ajustei o controlador para regular a temperatura entre 26 e 27 graus. Está muito bom! Também adicionei uma ampola de BioDigest.

Seguem as fotos:
- Após a adição da água
Imagem

- Alguns minutos depois
Imagem

Imagem

Imagem

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Barros' Reef - Nano Reef 50x25x33

#20 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Belo projeto, parabéns!
A água está com sal? Se não estiver, é possível que seja a razão pela qual o skimmer não funciona.

Abraço
Edson Paveloski Junior

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”