🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com luminária LED DIY

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Ajuda com luminária LED DIY

#1 Mensagem por alysson watanabe »

Olá pessoal.

Gostaria de ajuda na montagem de uma luminária led para um aquário de anêmonas (60cX50lX40a), será praticamente exclusivo de BBT com alguns poucos softs como zoas e ricordeas.
Não preciso de muita potência pois, não são animais exigentes como os SPS's em termos de iluminação.
Gostaria de uma boa distribuição e principalmente uma boa variedade de cores mesclando o branco, azul, azul royal, violeta, vermelho, verde, etc.

Usarei um dissipador de aluminio anodizado de 50 cm X 20 cm, é a única coisa definida até agora.

Os LED's serão cree, porém ainda estou em dúvida sobre as séries, melhor usar os XP de 3W ou os XT de 5W. Quais indicam?
Também estou em dúvida com relação a quantidade e proporção dos led's. Quantos e quais cores usar?
Pretendo que fique com uma tonalidade mais azulada.
Tenho visto 1 Cool White para cada 1 azul, mais alguns coloridos em pequenas quantidades.

Qual a utilidade do led UV e se é realmente necessário e recomendado, se sim irei colocar também.

Qual drive utilizar? Gostaria que fosse dimerizável para poder regular a potência principalmente na troca de iluminação onde existe grande risco de queimar os animais.
Mas não tenho idéia de qual modelo seria o mais indicado.

Usarei um ou dois coolers para refrigeração.

Por fim quais as lentes mais indicadas, acredito que lentes com uma angulação maior irão mesclar melhor as cores.

Seria necessário mais alguma coisa?

Pretendo comprar tudo no ebay, alguma indicação de outros lugares?

Agradeço qualquer ajuda.
Abraços

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#2 Mensagem por alysson watanabe »

Comprei até agora os seguintes itens.

Dissipador 40 cm x 10 cm alumínio comum, aproveitei que um amigo estava vendendo e comprei essa mesmo, diminuiu bastante o custo.
Vou pintar de preto e depois envernizar, tudo com spray automotivo, para evitar a oxidação.

12 leds Cree xp-e cool white.
5 leds cree xp-e blue
5 leds cree xp-e royal blue
3 leds semiled UV (Led caro da p...)
2 leds cree xp-e red

Não achei leds violeta confiáveis, somente os chineses genéricos.

2 Drivers Meanwell ELN-60-48P 60W Dimmable

Pasta térmica adesiva

27 Lentes 90º

Deve chegar tudo dentro de 40 dias.

Pretendo fazer dessa forma

Imagem

Fora isso ainda tenho que comprar os fios para ligar os leds, os dimmers, uma placa acrílica para proteger tudo e um cooler.
Tenho olhado alguns coolers da cooler master, vou comprar um de 9 cm.

Aproveitando que tinha que comprar esses itens comprei um pouco a mais para adaptar uma luminária boyu T5 para led.
Vou utiliza-la no meu novo plantado lowtech.

Comprei um driver JGF 50W dimmerizável.

8 leds cree xp-e cool white
5 leds cree xp-e royal blue
3 leds cree xp-e red

Vamos ver como vai ficar.

Joao Fernando
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 185
Registrado em: 13 Out 2010, 19:42
Apelido: Weber
Cidade: Ijuí
País: BR
Localização: RS
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#3 Mensagem por Joao Fernando »

Alysson,
Os LED's serão cree, porém ainda estou em dúvida sobre as séries, melhor usar os XP de 3W ou os XT de 5W. Quais indicam?
Indico XT,

Qual drive utilizar? Gostaria que fosse dimerizável para poder regular a potência principalmente na troca de iluminação onde existe grande risco de queimar os animais.
Mas não tenho idéia de qual modelo seria o mais indicado.
Meanwell, outros drivers como os "gold" são de péssima qualidade, em pouco tempo estragam e ficam fornecendo algo <200mA, já concertei várias luminárias com estes drivers.
Usarei um ou dois coolers para refrigeração.

1x 120mm

Por fim quais as lentes mais indicadas, acredito que lentes com uma angulação maior irão mesclar melhor as cores.
Depende do tamanho do aquário, >50cm de altura lentes 60º
<=50cm de altura 90º

3 leds semiled UV (Led caro da p...)
È caro mas é o único que é UV, os outros são roxos. É de uma empresa americana muito conceituada os UVs são muito utilizados na hidroponia lá.

Não compre drivers muito baratos. O maior problema do aquárista é o Driver !
O led pode até ser Xing ling e durar alguns anos, mas o driver é o primeiro a queimar ou dar pau !

Sei disso pois estou fazendo meu TCC em cima disso. O maior problema do led hoje não ter invadido por completo as residências é o driver. Os bons são caros e os ruins duram pouco.

Abraço
DoLed

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#4 Mensagem por alysson watanabe »

Agradeço muito a ajuda João, como sempre compartilhando informações importantes.

Agradeço muito a ajuda de todos.

Depois de muito esperar finalmente chegaram todos os itens.

A configuração ficou da seguinte forma:

Dissipador em alumínio 40 cm X 10 cm

14 Leds Cree XPE Cool White
5 Leds Cree XPE Royal Blue
5 Leds Cree XPE Blue
4 Leds Semiled UV

Total de 28 leds de 3w

Chegaram tbm dois drivers Mean Well 60-48P

Inicialmente colei os leds no dissipador.

Imagem

A disposição dos leds será essa

Imagem

Amanha irei soldar os fios.
Preciso regular os drivers para trabalharem na amperagem correta.

Falta ainda os cooler, o acabamento em acrílico e por fim um controlador PWN para poder programar os ciclos de iluminação.

Já tenho as lentes de 90 graus, não sei se vou usar.

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#5 Mensagem por alysson watanabe »

Leds soldados. Fios brancos para os leds Cree XP-E Cool White e os fios pretos para os leds Cree XP-E Blue, Royal Blue e Semiled UV.

Imagem

Falta basicamente regular os drivers e adicionar os coolers de refrigeração.
Fim de semana terei um multímetro e tentarei regular.
Ainda não sei exatamente como fazer a regulagem mas tenho pesquisado. Finalizando essa parte já posso colocar a luminária pra funcionar.

Ainda não sei se usarei as lentes de 90 graus que comprei. Nos primeiros testes achei a iluminação mais homogênea sem as lentes.

Para finalizar o projeto colocarei um ou dois cooler de 90 mm, acabamento em acrílico e pretendo adquirir um controlador PWN para poder programar a luminária.

Quando for possível, irei fazer um outro módulo como esse para iluminar a outra metade do novo aquário. Acredito que cada módulo deve iluminar bem uns 50 X 50.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Que projeto bacana.

icon_first icon_first icon_first icon_first icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#7 Mensagem por alysson watanabe »

Como quase finalizei a luminária editei o último post para fazer um apanhado de informações gerais desde o início do tópico.
Entre erros e acertos o saldo foi positivo.

Como ficou claro no primeiro post eu era leigo no assunto e comecei do zero sem saber quase nada. Isso me fez gastar mais do que precisaria e cometer alguns erros, o piro deles nessa fase final de montagem.

Bom, inicialmente o problema inicial foi comprar o material necessário.
Tomei como base os tópicos existentes e informações dos membros daqui e de outros foruns.
Optei pelos Leds XP-E, mas atualmente compraria os XT_E, são mais modernos e eficientes pelo que tenho pesquisado.
Talvez XT-E brancos e XP-E azuis para poder usar os Semiled UV.


Para essa luminária comprei os seguintes itens.

14 Leds Cree XP-E Cool White.
5 Leds Cree XP-E Royal Blue
5 Leds Cree Xp-E Blue
4 Leds Semiled UV

2 Drivers Meanwell eln 60-48P
2 Fontes de 9V e 1A

1 Dissipador de alumínio 40 cm

Pasta térmica adesiva

Lentes de 90 graus

Fios de 1,5 mm em duas cores

Fios duplos de 1 mm
Plugs e conectores

Utilizei também ferro de solda e um multímetro para regular os drivers.

Todos os leds, drivers, lentes e pasta térmica foram comprados no ebay e alixpress, procurei os melhores preços.
Como peguei o período da Copa do mundo demorou muito, os últimos itens chegaram depois de quase 90 dias.
Fui taxado apenas nos dois drivers Meanwell, deveria ter pedido para enviarem separados, assim não pagaria os R$82 reais de imposto.

Depois de comprar que realmente fui entender como se escolher os drivers compatíveis com os leds que se deseja utilizar. Acabei dando sorte e comprei os drivers corretos.
A voltagem é dividida entre os leds e a amperagem é a mesma para toda a série de leds mas deve estar dentro do limite de trabalho dos leds, no caso dos meanwell a amperagem deve ser regulada para obter o máximo de desempenho dos chips.

Esses drivers que escolhi podem ser dimerizados por PWN, pretendo utilizar um controlador digital. Existe o modelo 60-48D, esse pode ser dimerizado analogicamente.

Os 48 V são divididos entre os 14 leds que trabalham com 3,4 volts cada, próximo do ideal.
A amperagem deve ser regulada em aproximadamente 700 mA que é a faixa de trabalho indicada para essa série de leds.

Como exemplo, comprei um outro driver chines que suportaria 10 Leds porém trabalha com 1,5A, dos 10 leds que coloquei 4 queimaram, um de cada vez ao longo do primeiro mês de testes.

Vamos a montagem.

Fiz o um desenho prevendo a disposição dos leds no dissipador, a idéia é evitar o "efeito discoteca" deixando a luz o mais homogênea possível.

Imagem

Leds colados.

Imagem

O ideal é prever como serão soldados os fios e já colar os leds na posição que facilite ligar os polos opostos (+ e -)

Aqui os leds já soldados, usei fios brancos para os leds brancos e fios pretos para os coloridos.
Opção pessoal, nada obrigatório. Apenas para facilitar a visualização. Procurei deixar o mais organizado possível, evitei sobrepor os fios.

Imagem

A próxima parte foi a mais "difícil", demorei um bom tempo pra entender como regular os drivers, depois de conversar com algumas pessoas e assistir uns vídeos acabei por entender.
Mas nessa parte que fiz a maior "cagad...", tenho quase certeza queimei todos os les azuis e UV's.

A primeira parte é muito simples, o driver indica os polos de de entrada, saída e também da fonte(dimmer)

No cabo de entrada liguei um plugue de energia macho de dois pinos.

Imagem

Do outro lado, de saída, deve se ligar o cabo nos leds e a fonte, é através da voltagem que o driver regula a potencia dos leds, pelo que pesquisei usando uma fonte de 9V se trabalha com os leds no máximo, fontes que tem voltagem regulável podem ser usadas para contolar a intensidade dos leds, ou um dimmer. Diminuindo a voltagem diminui a intensidade de luz emitida pelos leds.

Imagem

Imagem

Aqui no detalhe a ligação do plug para a fonte e o cabo que vai até os leds.
Utilizei esses conectores de engate rápido para ligar a fonte no driver e o cabo nos leds.

Imagem

Imagem

Para se regular o driver deve se fazer toda a ligação como se fosse colocar a luminária para funcionar, ligar o multímetro regulado para medir até 10A, com o "palito" vermelho do multímetro ligado no polo positivo do cabo de saída e o "palito" preto no cabao que esta ligado no polo positivo do primeiro led. Abrir os 4 parafusos da parte superior do driver e encontrar um parafuso plástico branco que fica no canto inferior esquerdo.

Aqui que acabei cometendo o maior erro nessa parte, antes de ligar o conjunto, girei o parafuso de regulagem no sentido anti horário, para garantir que estivesse na amperagem mínima. Mas, ele roda sem fim assim que passa do mínimo, vai direto para amperagem máxima.

Quando liguei a fonte e o driver na energia, acenderam apenas os 4 primeiros leds, dois azuis, dois UV's e o último led azul, os outros todos apagados. Um dos leds esquentou tanto que saía fumaça. O multímetro inicialmente marcava 1,8 A, muito acima do ideal, não consegui regular para um amperagem menor, estava girando muito rápido. Deve ser feito bem devagar e sem muita pressão, a regulagem é bem sensível

Desliguei os leds azuis e tentei com os brancos, deu certo. Ligaram todos e consegui regular em 700mA. Funcionou perfeitamente.

Desliguei e agora com o driver regulado, tentei com os leds azuis, eles piscaram fraco uma vez e não ligaram mais. Acredito que tenham queimado todos. Não acendem mais de forma alguma.

Como faço para testar se todos os leds estão queimados?

Abaixo a foto dos leds brancos funcionando.

Imagem

A luminária está basicamente pronta para funcionar.
Vou me certificar que os les estão realmente queimados e fazer uma nova compra, como vai demorar bastante nesse meio tempo vou pensar em um acabamento em acrílico que proteja os leds da umidade, da maresia e dos respingos de água salgada.

Vou aproveitar e comprar o material para confeccionar um novo módulo igual a esse, com a diferença que os brancos serão XT-E de 5 W.

Da uma desanimada, mas aprendi bastante e agora está praticamente pronta.
Só aguardar os leds chegarem, colar e soldar novamente. Com os drivers regulados acredito que não terá mais erro.

Agradeço pela ajuda de todos.
Abraços

Luiz Roberio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 12 Jan 2012, 19:25
Apelido: Luiz Roberio
Data de Nascimento: 13 Set 1950
Cidade: Vitória da Conquista
País: Brasil
Localização: Vitoria da Conquista

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#8 Mensagem por Luiz Roberio »

Obrigado alysson, este seu tutorial está sensacional para os leigos que como eu estão se aventurando na construção de uma luminária diy de Leds.
Obrigado por compartilhar.
Afinal é com os erros e certos alheios que aprendemos.
Gostaria que continuasse postando a evolução da Luminária.
bye1

caio nogueira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 19 Nov 2013, 23:02
Apelido: caiosn
Data de Nascimento: 26 Out 1986
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#9 Mensagem por caio nogueira »

Alysson tutorial seu esta ótimo, muito bom mesmo, e vou montar uma luminária tipo a sua. Qual o nome desse plug q vc usou e onde posso econtra-lo?? Ele é bem interessante.
Editado pela última vez por caio nogueira em 24 Out 2014, 16:12, em um total de 1 vez.
Caio Nogueira

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#10 Mensagem por Vinicius F. Reis »

alysson, parabens pelo Projeto.

para testar os leds, use 2 pilhas em serie com 2 fios em cada polo. Encoste o polo da pilha no de cada led, um por um. A pilha é suficiente pra acende-lo, assim vai descobrir qual led esta queimado ou se é o driver.

abs

egnaldo moschem
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 03 Ago 2013, 19:43
Apelido: egnaldo
Data de Nascimento: 14 Set 1981
Cidade: Vila Velha
País: Brasil
Localização: Vila Velha - ES
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#11 Mensagem por egnaldo moschem »

Você pode testar os leds utilizando o próprio multimetro, como se estivesse vendo a continuidade! Os led´s que não estão danificados irão acender!

Agora fiquei pensando no funcionamento do driver, seira isto:
Ele possui uma entrada AC, e fornece uma saída DC fixa e outra variável?
Não consegui entender na foto acima o porque da saída DC está ligada na régua de tomada junto com a entrada AC do driver!

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#12 Mensagem por alysson watanabe »

Luiz Roberio.
Eu era completamente leigo em elétrica e principalmente com relação aos leds.
Tem muita informação na internet, mas para conseguir entender tem que ter um certo conhecimento. No inicio tudo era quase grego, rsrsrsrs.
Mas aprendi um pouco e continuo aprendendo.

Caio sinceramente não sei o nome do plug, mas ele encaixa no plug das fontes 9V genéricas, é bem fácil encontrar nas lojas de material elétrico ou de equipamentos para sistema de segurança.

Obrigado Vinicius. Egnaldo junto com a saída DC estão os fios para se ligar o dimmer (+ e -) nesses fios que se liga a fonte 9V que está ligada na energia, junto com a entrada AC. Através desse sistema que se controla a intensidade dos leds, fica bem claro no vídeo abaixo onde o cara usa uma fonte que varia de 1.2V até 9V.

Demorei um bom tempo para entender o funcionamento do driver, esse video abaixo me ajudou bastante.

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=k1thXysaHtY[/BBvideo]

Testei os leds com o multímetro, lendo o manual explica como fazer o teste de leds. Identificando que 3 deles estavam queimados. Os 3 que estão circulados na imagem abaixo.

Imagem

Felizmente tinha 3 leds sobrando aqui e troquei os queimados.

Infelizmente queimaram novamente os mesmos 3 leds. Exatamente os mesmos leds que queimaram anteriormente mesmo com o driver já regulado. Acredito que seja algo relacionado a voltagem e a quantidade de leds, talvez por estar usando os leds semiled UV, não sei se a voltagem que eles trabalham é diferente da voltagem dos Leds Cree.

Dessa vez todos os outros leds acenderam, com exceção dos queimados, mas logo desliguei pois um deles estavam esquentando tanto que saía fumaça.

Imagem

Agora não tenho mais leds azuis para trocar, vou ter que comprar uma nova leva e descobrir o que está acontecendo. Os leds brancos funcionam perfeitamente com ambos os drivers.

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#13 Mensagem por alysson watanabe »

Salve pessoal.
Finalmente problema resolvido!

Imagem

Todos os leds azuis e UV's ligados. Consegui comprar por aqui uns leds Epileds, coloquei 4 deles para colocar a luminária para rodar, vou pedir leds cree para substituir.

Estava ligando muitos leds, esse driver aguenta 14 leds brancos, azuis no máximo 13.

O branco trabalha com 3,3 V
3,3V x 14 = 46,2 V

O azul trabalha com 3,6 V
3,6V x 14 = 50,4 V (Por isso estava queimando, o driver não aguentava)

Com 13 leds fica ideal.
3,6V x 13 = 46,8V

Abaixo todos os leds ligados.

Imagem

icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia

Agora preciso providenciar com urgência a refrigeração, está esquentando muito, a ponto de não ser possível ficar com a mão sobre o dissipador

Obrigado a todos que ajudaram, logo posto as atualizações.
Abraços

Marco Jacobsen
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 34
Registrado em: 19 Jun 2014, 16:32
Apelido: Marcao
Data de Nascimento: 02 Mar 1986
Cidade: Blumenau
País: Brasil

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#14 Mensagem por Marco Jacobsen »

amigo, vc tem o controlador? tenho um para vender... e me diz uma coisa, só com esses 2 drivers vc ligou 30 e poucos leds?

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#15 Mensagem por alysson watanabe »

Olá Marco.
Comprei um controlador e estou aguardando chegar.
Vi seu anuncio, show de bola o da Rapid Led, mas não é pro meu bico. rsrsrsrs

Ligue 27 leds nos dois drivers
14 leds brancos
13 leds azuis e UVs

No limite dos drivers.

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#16 Mensagem por alysson watanabe »

Estou usando um ventilador de 40 cm para refrigerar a luminária, com ele quase não esquenta osleds trabalham em temperatura muito baixa.

Mas o consumo do ventilador é muito alto, vou substituir por fan coolers.

Comprei essa slim da cooler master.

Imagem

Vou usar duas de 12 X 12.

Só estou em dúvida sobre a fonte que devo utilizar, ele trabalha com 12 V e 0,16 A.

Fontes de 12 V são fáceis de encontrar, mas a menor amperagem que encontrei foi 1A. Os lojistas falaram que não tem problema, que a fonte fornece 1A mas o cooler só usaria os 0,16 e não teria problema.
Fico na dúvida se essa amperagem pode danificar o fan cooler no futuro.

Comprei também um controlador para poder simular o nascer, por do sol e a potencia dos leds durante o dia.

Comprei esse modelo aqui:

Imagem

Agora é esperar chegar.

Vai faltar apenas o acabamento em acrílico.

diogo hideki
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 11 Nov 2014, 23:11
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 22 Jul 1985
Cidade: Recife
País: BRasil

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#17 Mensagem por diogo hideki »

Massa demais seu projeto Alysson!!!

tou doido pra comprar um controlador desse!! faz o teste e me avisa se presta ou não rsrs!

abs!!

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#18 Mensagem por alysson watanabe »

Então Diogo antes de comprar vi alguns vídeos no youtube.
Ao que tudo indica cumpre aquilo que se propõem, no meu caso apenas amanhecer e entardecer.

Vamos esperar.

comprei dois coolers, mas apenas um foi suficiente, com o cooler ligado praticamente não aquece o dissipador.

diogo hideki
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 11
Registrado em: 11 Nov 2014, 23:11
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 22 Jul 1985
Cidade: Recife
País: BRasil

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#19 Mensagem por diogo hideki »

alyson,

conta como ficou a instalação? funcionou com esse controlador chines?
abss

Avatar do usuário
alysson watanabe
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 95
Registrado em: 20 Jun 2009, 23:11
Apelido: Alysson
Localização: Curitiba/PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com luminária LED DIY

#20 Mensagem por alysson watanabe »

Olá Diogo.
Recebi hoje o controlador.urA
Ainda não sei se vai funcionar, até onde vi ele é feito para fitas led.

Vi alguns videos dele trabalhando com leds cree de 3w, mas nao sei se vai funcionar com os leds azuis e brancos separados.

Preciso aprender a instalar e configurar.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”