🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo Reef 700L

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 09 Jan 2013, 17:31
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Novo Reef 700L

#1 Mensagem por Filipe Dantas »

Olá Pessoal, boa tarde.
Sou iniciante, tenho um boyu TL-550(130L) a cerca de 15 meses.
Mudei de casa e tive que transferi-lo para meu escritório devido a reforma que estou realizando.

Agora tenho a oportunidade de ter um aquário maior pois disponho de espaço e gostaria muito da ajuda de vocês.

Minha ideia é colocar este aquário embutido em um móvel da sala de estar que farei exclusivo para o mesmo.
A parede tem cerca de 4.2m e pretendo ocupar com o móvel cerca de 3.4m com um reef de 2.0m de comprimento.
A intenção é que fique mais ou menos assim:
Imagem
Não reparem nos desenhos toscos feito no Powerpoint, não tenho habilidade para isso!!!

Pretendo colocar exaustores acima do display e do sump, com intuito de renovação de ar e preservação do móvel(umidade). Ainda não sei como farei a estrutura de sustentação, gostara de sugestões.
Esta foi a configuração inicial que cheguei :
Imagem

Como disponho de espaço na lateral esquerda do móvel, pensei em fazer um pequeno refúgio/mudário integrado ao display e também uma quarentena que poderia se isolada ou não conforme necessidade. Tudo em linha mas cada um com sua bota externa com descida e ladrão(durso?). Seria algo assim:
Imagem
Será que funcionaria legal e sem riscos?
Tenho taboas de madeira na sala, não posso ter alagamentos.
A propósito, estas taboas sofrem dilatação? Devo tomar alguma medida com relação a isso?

Visão superior:
Imagem
Eu poderia ligar todos os ladrões em uma única tubulação retornando ao sump?
Na imagem também tem um pequeno aquário hospital, mas que seria completamente isolado do sistema.
Chiller ,caixa de reposição e filtro RO do lado externo com passagem pela parede, conforme imagem.
Visão geral superior:
Imagem
Imagem frontal da área externa:
Imagem
Pretendo fazer uma cobertura acima da máquina do ar condicionado, acho que também será necessário algum tipo de fechamento lateral para proteger da chuva. Mas como não poderia prejudicar a circulação de ar, talvez alguma solução com tubos de alumino espaçados. Deste modo também poderia fazer uma porta para esconder as maquinas e proteger a água de reposição de luminosidade.

Bem, oque acham?? Vale a pena fazer estas alterações que mencionei??
Ou melhor ficar com o projeto simplificado mesmo??
Abraços,

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 09 Jan 2013, 17:31
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef 700L

#2 Mensagem por Filipe Dantas »

Editei os links das imagens que não estavam abrindo, mas não consegui ajustar o tamanho delas, acho que eu deveria ter redimensionado antes de carrega-las né? icon_bangin

Ah! Pelos meus cálculos vão dar cerca de 1.000L tudo.

Aguardo as opiniões de vocês.

Abs,

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Novo Reef 700L

#3 Mensagem por Wellington Salles »

Filipe Dantas,

Um senhor Projeto, muito bem elaborado!!! icon-aplauder icon-aplauder

Haja orçamento para desenvolvê-lo.... icon_joia icon_joia

abraços.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 09 Jan 2013, 17:31
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef 700L

#4 Mensagem por Filipe Dantas »

Olá Wellington, boa noite.

Ainda faltam muitos detalhes do projeto, mas agente chega lá.
Eu preciso definir com urgência os pontos de energia e água para não ter que ficar quebrando a sala mais para frente.

Não tenho a mínima ideia de custo ainda, mas imagino que o maior gasto vai ser com equipamentos.

Abs,

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Novo Reef 700L

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Eu estou achando bem bolado.

Curto muito ter opções de hospital e mudário icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Novo Reef 700L

#6 Mensagem por Elder Luis »

Belo projeto, eu apenas inverteria a posição do skimmer e das bombas, principalmente de recalque. Como a água vai descer por gravidade, vc não terá perdas, pode ficar longe, já a bomba de recalque, qto mais perto melhor, vc ganha eficiência e dependendo do caso consegue usar até uma bomba mais fraca (mais barata e esquenta menos a água).

Sobre o aquário hospital e quarentena, eu deixaria o espaço reservado mas colocaria para rodar, não é uma coisa que vc usa 100% do tempo e tem gasto de energia, água e mais trabalho. Montaria apenas em caso de necessidade.

Para um aquário desse tamanho (eu tb tenho um de 2m) com queda apenas em um lado, vc vai ter que ter uma boa circulação para fazer a sujeira viajar 2m de aquário, ser captada no overflow e finalmente ser pensada. Entendo que circulação terá que ter um capítulo próprio e planejada.

No mais está excelente para os meus conceitos.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Novo Reef 700L

#7 Mensagem por Renato Vidal »

O projeto esta excelente.

E começou da forma certa, pensando em como para depois investir.


Quanto a caixa de água de reposição, fiz uma inversão atual no meu aquário que gostei muito, em vez de filtrar e armazenar a água, eu armazeno a água antes da filtragem e, entre a bóia que comanda a reposição e essa caixa, fica uma etapa do deionizador.

Dessa forma, não corro o risco de qualquer poeira ou outro tipo de sujeira contaminar a água que vai para o aquário.






Do mais, esta excelente, quanto a movimentação da água, em casa estou usando uma JEBAO 40 e esta movimentando bem os 2 metros de comprimento.

Outra coisa a se pensar é espaço para a manutenção do sump, o espaço no móvel vai precisar ter altura suficiente para além do sump, entrar em pé o skimmer por exemplo.



Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Vinicius Bonetti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 273
Registrado em: 11 Nov 2012, 13:55
Data de Nascimento: 16 Dez 1990
Cidade: SBC
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Novo Reef 700L

#8 Mensagem por Vinicius Bonetti »

Ao meu ver, hospital e quarentena tem os mesmo intuitos, curar e deixar o peixe isolado para não contaminar os demais. Então não vejo porque ter os dois.
E deixe como você mesmo falou, hospital e quarentena TOTALMENTE isolados de seu sistema.. Eu usaria o antigo boyu como hospital e quarentena. Já vai economizar uma grana só em vidros.

No demais está perfeito.
A mão de obra vai ser grande para cuidar desse sistema! kkkk icon_clap

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 09 Jan 2013, 17:31
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef 700L

#9 Mensagem por Filipe Dantas »

Olá amigo, boa tarde!

Primeiramente obrigado a todos por virem participar e compartilhar suas experiências.
Peço desculpas caso eu tenha aberto o tópico no board errado, não encontrei uma seção especifica para a discussão de projetos.

Mauro Becker,

Você acha mudario e refugio juntos viável?
A intenção foi tentar não ter iluminação no sump.
A posição ao lado do display está legal?
Abs,

Elder Luis,
Ótima colocação sobre a posição do recalque, farei esta alteração.
Na quarentena a intenção é tê-la rodando junto com o display, quando eu adquirir um peixe novo a isolo para o período de observação. Caso o peixe não apresente sinais de doenças eu posso libera-la novamente. Em caso de doença mando o peixe para o hospital para tratamento com remédios.
Neste caso terei que trocar a agua da quarentena ou posso simplesmente deixa-la rodando sem peixes para que os parasitas morram?
A intenção é ter cerâmicas extras disponíveis no sump do display para reposição na quarentena com intuito de agilizar a biologia caso tenha que lavar tudo.
O hospital imagino um aquário pequeno com somente um termostato e uma bomba de oxigenação, algo bem simples que seria montado na hora quando for necessário. Quanto tempo um peixe fica em aqua hospital?
Sobre a circulação, pensei em 3 bombas com controlador, sendo duas no overflow e uma no fundo oposto conforme a imagem da vista superior.
Considera suficiente?? Alguma sugestão??
Abs,

Grande Renato Vidal,
Parabéns pelo evento realizado em sua residência. Espero um dia conseguir participar também!
Você tocou no ponto que é minha maior preocupação no momento, a reposição de água.
Tinha pensado em deixar o reservatório elevado e com uma bóia de nivel no sump, porem vejo que a maioria dos foristas preferem sensores duplos para evitar falhas. Então estava pensando em colocar o reservatório em baixo e a maquina do ar condicionado na parte de cima. Esta definição eu tenho que ter agora pois já estou passando a tubulação do AC e tenho que preparar as passagens da área externa para interna também.
Bem, no seu caso você utiliza uma bomba para pressurizar a passagem pelo filtro de RO?? E esta bomba é ligada aos sensores?? Não sei se entendi direito.
Você não usa o mesmo reservatório para TPA né??
Vou pesquisar sobre essa bomba Jebao, você usa uma só mesmo??
Sobre o espaço no sump, pretendo fazer a mesa com 90cm de altura.Seria suficiente para uma tranquila manutenção e movimentação dos equipamentos?

Olá Vinicius Bonetti,
Veja bem, sou iniciante e nunca tive quarentena e nem hospital mas entendo que existe diferença pois na quarentena não entramos com medicamentos, é apenas um processo de observação para identificarmos possíveis doenças incubadas no novo peixe, amigos, me corrijam se eu estiver errado.

Eu havia pensado em usar o boyu como quarentena tambem, mas não sei se vai caber dentro do móvel e eu também não conseguiria liga-lo ao sistema.
A intenção é ter a quarentena rodando junto com o resto do sistema para abrigar peixes que estejam debilitado ou brigando e quem sabe futuramente transforma-la em um mudário maior. Acho bem valida a possibilidade de interligação com o sistema principal, mas vou reavaliar o custo beneficio.
Abs,

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 09 Jan 2013, 17:31
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef 700L

#10 Mensagem por Filipe Dantas »

Outros detalhes...

Display com vidros 12mm, extra clear no frontal e lateral direita, vou tentar fazer com o Renato Wada.
O chiller estou pensando em um TECO TR20, suficiente?
Para recalque penso em duas Eheim, uma 5000 para retorno direto ao display e uma 3000 para passagem pelo chiller e UV.
Qual a potencia do UV indicada para meu projeto?
O skimmer ainda tenho muitas duvidas, os equipamentos renomados são bem caros e as peças de reposição também, além de ter que importa-las.
Esses dias vi um tópico de avaliação dos Morato1800, seria valido utilizar dois destes no meu projeto??
A iluminação penso em ir de LEds devido a vida útil, porem não tenho a mínima ideia de qual marca procurar.

Obrigado a todos pela atenção dispensada.

Abraços,

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Novo Reef 700L

#11 Mensagem por Ramon Brescovici »

entao não é quarentena nem hospital, se a mesma água serve os dois sistemas, é um tanque auxiliar.
um hostpital nao pode ligar no sistema principal.

potencia de uv tem que pesquisar tabelas

para não alagamento, a parede do sump deve ser alta, abrigando toda a cortina d´gua da potencia do retorno, e mais o que fica nos canos. eu diria uns 25 litros no mínimo com duas eheim de retorno (que alias, poderiam ser substituídas por bombas intra-tanque que consomem menos)

vc compra eheim pra retorno e vai comprar morato?
tbm nao quer andar de fusca com motor de ferrari?
kkkk
compra sicce, e a grana da diferença da eheim vc compra um skimmer melhor.

3000 é demais para passar pelo chiller. ainda mais sem cortina dagua (saindo do sump e retornando ao sump)
para isso uma 1200 já seria alto valor. uma 1000 melhor.

eu sou fã de retorno fraco, 2500 +-
o jato da bomba de retorno é jato concentrato. o jato das bombas stream (em alta a sicce, tunze, e com grana, vortex) são muuuuito melhor aproveitados ao sistema.

imagine que com duas bombas fortes de retorno voce crie um ciclo de água no aquario. uma circulação.
agora imagine que com duas bombas stream fracas voce terá um sexto a um oitavo do consumo, e terá difusão de água, e não uma simples circulação (agua girando ao redor do tanque é diferente de água indo a todas as direções no tanque)

marca de led tbm é phoda.
eu vou usar a Apollo 6 no meu tanque a ser criado ainda
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Vinicius Bonetti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 273
Registrado em: 11 Nov 2012, 13:55
Data de Nascimento: 16 Dez 1990
Cidade: SBC
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Novo Reef 700L

#12 Mensagem por Vinicius Bonetti »

Filipe Dantas escreveu:Olá Vinicius Bonetti,
Veja bem, sou iniciante e nunca tive quarentena e nem hospital mas entendo que existe diferença pois na quarentena não entramos com medicamentos, é apenas um processo de observação para identificarmos possíveis doenças incubadas no novo peixe, amigos, me corrijam se eu estiver errado.

Eu havia pensado em usar o boyu como quarentena tambem, mas não sei se vai caber dentro do móvel e eu também não conseguiria liga-lo ao sistema.
A intenção é ter a quarentena rodando junto com o resto do sistema para abrigar peixes que estejam debilitado ou brigando e quem sabe futuramente transforma-la em um mudário maior. Acho bem valida a possibilidade de interligação com o sistema principal, mas vou reavaliar o custo beneficio.
Abs,


Bom, eu imagino que se você colocar um peixe recém comprado e colocar ele em um compartimento ligado com o reef, a doença que ele despertar vai passar para todos os outros displays ligados.
Por isso te falei, faz algo separado do reef principal.. você coloca o peixe no hospital ou quarentena (tanto faz pra mim) e vê se desperta alguma doença, se despertar ele não infecta as outras partes e você consegue colocar substancias X para curar ele, as vezes essas substancias acabam prejudicando outros invertebrados também, outra razão para fazer separado.. E se não tiver doença adapta ele com a água do reef principal e tchau.

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 09 Jan 2013, 17:31
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef 700L

#13 Mensagem por Filipe Dantas »

Olá Ramon Brescovici boa noite!
Então, a ideía era que a quarentena integrada servisse de coringa, podendo ser isolada totalmente do restante para o período de observação do peixe, seria uma quarentena já com estabilidade e autonomia já que também conta com um sump traseiro. Caso o peixe precise de tratamento, iria para o hospital para medicação. Este totalmente isolado do sistema, ai entra minha pergunta sobre tempo médio de tratamento.
Mas voltando para a dita quarentena, poderíamos drenar essa água com parasitas e substitui-la com a água da TPA e voltar a liga-la ao sistema.
Caso seja necessário substituir as cerâmicas, posso deixar uns saquinhos extra no sump principal.
Porém pensando no post do nosso amigoVinicius Bonetti, considerando que não tenha substrato poderia eliminar o hospital e simplesmente tratar o peixe na quarentena. Depois limpa, troca as cerâmicas e liga de novo no sistema. Ou ficaria vestígios do medicamento?
Quando não usada como quarentena, seria um aqua satélite como mencionou, para abrigar os peixes debilitados, brigões, etc.
Talvez essa quarentena depois de um tempo se torne obsoleta devido a população no display e poderia ser convertida em um outro mudário maior.
Será que to viajando muito e complicando de mais as coisas??

Quanto ao skimmer, dei muita risada aqui...
Você ta certo, fiz umas buscas mais achei o XXXX muito caro, vou tentar importar um Octopus:
Super Reef Octopus® 12” In Sump Space Saver Skimmer SSS-6000INT
450gal...adequado?

Vou no retorno mais fraco como sugeriu, mas temos a perda de carga que foi citada então que tal duas de 2000L ou uma só de 4000 dividindo a saida??
AS bombas sicce são bem mais em conta mesmo, mas qual é melhor, Multi ou Syncra?? Syncra parece mais fuleira.

A circulação é outro problema, já que o overflow está na lateral esquerda e não gostaria de colocar bomba no vidro da direita.
Na vista superior tem 3 wavemakers, talvez só duas deem conta, mas não tenho ideia de marca, mas serão com controladores. Então tem que ser 24V, correto?
A Sicce tem ótimo preço, mas controlador para somente duas bombas com configuração limitada e parece um controle remoto de carrinho.
A Vortex é bem cara, e vou precisar de ao menos duas, mas já vem com o controlador e tem 3 modelos, Qual configuração com as Vortex seria Ideal para meu reef? Se tiver uma no vidro do fundo não vai ficar direcionada pro vidro da frente??
A Tunze me parece razoável, mas pela descrição é a de menor fluxo entre as bombas eletrônicas das marcas citadas 5.500L. Teria que usar de 3 a 4 delas né? Com 4 Tunze + controler o preço fica quase o mesmo que 2 Vortex MP40.

E a tal Jebao WP40 que o amigo Renato Vidal, citou??
Parece bem forte, com controlador e preço acessível...

O LED não encontrei esse Apollo, vou ter que pesquisar mais...talvez importa-los também.

Nossa escrevi de mais, ninguém vai ler isso...

Valeu pelas Dicas Ramon, mas deixe aqui suas opiniões, abração!

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 09 Jan 2013, 17:31
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef 700L

#14 Mensagem por Filipe Dantas »

Vinicius Bonetti,
Entendeu minha intenção na situação que descrevi acima?
A quarentena estaria ligada no sistema porem teria um registro na entrada e saída de água, portanto só teria essa função quando necessária e pelo tempo necessário. Assim teria uma quarentena estabilizada em menor tempo com a praticidade de enche-la com aqua do sistema e rondando com ele, tipo em stand by. E quando estiver isolada, depois de quarentenar o peixe eu poderia drenanar a água e fazer TPA no display sem dercartar água.
Bem, é só uma ideia para tentar facilitar o dia a dia, se na pratica funcionaria eu não sei.
Nunca tive quarentena e nem mediquei, no máximo banho de agua doce, mas já perdi alguns peixes.
Mas reforçando, o hospital seria totalmente isolado, caso exista, pois depois do seu post indaguei a possibilidade de descarta-lo.
Apareça mais vezes para dar uns pitacos.
Abs,

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Novo Reef 700L

#15 Mensagem por Ramon Brescovici »

Filipe Dantas, entendi. legal
a quarentena faz sem substrato, sem rochas. uma ceramica ou um substrato ou uma rocha que fica em água com possível parasita, tem chance de abrigar parasita.
tempo de quarentena é de 30 dias, ou até o animal apresentar boa saúde.
tem que ter oxigenação boa na quarentena (skimmer ou ótima circulação apontada para a superfície)
o skimmer pode ser um bem tosco, apenas para oxigenar.
a solução pro ciclo da amonia da água da quarentena é feita por tpa.
depois de uma quarentena vc deveria tirar o aquario dali, lavar com sabao neutro, enxaguar bem, deixar secar por varios dias, e religar ao sistema.

o skimmer citado está bem dimensionado em relação ao sistema.
presta atenção na altura do skimmer, soma mais 10 cm, é a folga que vc deverá ter.
(altura do móvel = altura da base do movel+altura do vidro+altura do skimmer+10cm)
sendo que seria bom deixar uns 15 cm.

retorno
use uma de 2300 a 3000.
4000 já consome muita energia. mas pode ser usada sim.
2000 é pouco prum móvel alto (skimmer alto)

Filipe Dantas escreveu:Na vista superior tem 3 wavemakers, talvez só duas deem conta, mas não tenho ideia de marca, mas serão com controladores. Então tem que ser 24V, correto?

não compre controladores de caminhão 24V
compre controladores para 110v ou 220v conforme sua rede eletrica
bombas devem ser 110v na sua cidade

sicce multi no retorno
sicce voyager na circulação. é o q eu uso.

jebao é ótimo custo benefício.

eu li.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Vinicius Bonetti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 273
Registrado em: 11 Nov 2012, 13:55
Data de Nascimento: 16 Dez 1990
Cidade: SBC
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Novo Reef 700L

#16 Mensagem por Vinicius Bonetti »

Filipe,

Acho que entendi sua ideia..
Você vai deixa um ambiente pronto para quando tiver de quarentenar um peixe ou trata alguma doença, você simplesmente abre o registro e a agua do display entra.. E essa agua que saiu do display você repõem com tpa? Deixando assim o ambiente "quarentena" isolado?
Se for isso acho uma boa e prática.
So pensa no como você vai movimentar essa agua, ja que seu sistema filtrante vai estar isolado da quarentena.

Se quer mesmo ter quarentena, faz no se boyu.. Esvazia ele e deixa sem nada.
Quando precisar pegue agua do display principal e enxe ele.. So vai precisar de uns siporax para biologia.

Em relação a bomba de circulação eu te aconselho a jebao! Tenho uma wp25 e toca meu 250l no low.. Não deixo nem direto nos SPS porque eles retraem os pólipos! Em slow mode.
Nunca deu 1 problema nem barulho. A cada 3 meses é um banho de 8h no vinagre.. So passar a escova de dente que fica NOVA.

Do resto seu projeto está tranquilo!

Qualquer duvida me chame!
Abraço

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Novo Reef 700L

#17 Mensagem por Marcelo E Novais »

Roubando um pouco o tópico, estou com um "projeto" aparentemente com o mesmo formato do aquario, de quina na parede e apenas um lado para o overflow, só que com 3x1,10x60 e não faço ideia de como fazer essa circulação, e assim como o Filipe tambem não gostaria de colocar bomba de circulação no vidro oposto do overflow , ou se possivel nemhuma bomba dentro do aqua, e agora?

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Novo Reef 700L

#18 Mensagem por Ramon Brescovici »

circulação vinda de bombas fora do tanque:
consomem de 3x até 10x mais energia.
geram fluxo de água forte, e não difuso: eficiência para corais cai bastante.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Filipe Dantas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 09 Jan 2013, 17:31
Apelido: FiL
Data de Nascimento: 06 Nov 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Novo Reef 700L

#19 Mensagem por Filipe Dantas »

Vinicius Bonetti, por ai mesmo.

Valeu pelas dicas, tenho escutado bons relatos sobre a Jebao, parecem bem potentes e ajustáveis.
Tava pensando em uma WP40 na lateral esquerda e uma WP25 no fundo á direita, direcionada na diagonal como na imagem.
O sensor de luminosidade funciona direitinho???

Marcelo E Novais, que monstro de aquário heim....
Pelo que entendi seu problema é ainda maior que o meu, pois alem de ser mais comprido, você também não tem o fundo para colocar a bomba.
Como seu reef será com 1.10m de profundidade, será que não ficaria lega tipo uma bota centralizada no no meio do reef?? Você poderia dispor as bombas de circulação em vários lados dessa coluna. Acho que o visual ficaria interessante.

Ramon Brescovici, da uma força amigo.
Você acha que duas bombas de circulação darão conta??
Uma Jebao WP40(ou Vortech MP40) e uma WP25(ou MP10)?

Um detalhe, como o móvel será todo fechado, projetei um exaustor captando o ar quente e maresia sore o display e outro no sump.
Vocês acham realmente necessário este no sump tambem??


Estou fazendo ajustes no projeto e cotações de móvel e marcenaria, em breve volto com novidades.

Obrigado pela ajuda!

Abs,

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Novo Reef 700L

#20 Mensagem por Ramon Brescovici »

o exaustor é interessante

eu iria de jebao ou vortech
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”