🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

TL 550 do LUIZ

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Luiz Claudio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:40
Apelido: Luiz C.
Data de Nascimento: 28 Abr 1973
Cidade: Paulo Afonso
País: Brasil

Re: TL 550 do LUIZ

#21 Mensagem por Luiz Claudio »

Ola Luiz

Acabei de adquirir um Boyu igual ao seu
Pergunta:
Você utiliza carvão ativado??

Att,
Luiz (outro) Claudio

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#22 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Opa Luiz Claudio desculpa a demora para te responder, no meu não utilizo carvão ativado não, ele esta desposto da seguinte maneira:
1º compartimento (do overflow) tirei aquela espuma preta que todo mundo diz ser uma foça de sujeira e coloquei perlon(manta acrilica), passei o termostato para este compartimento para não trabalhar no seco uma vez que modifiquei o segundo e terceiro compartimento para colocar o skimmer BBM NAC QQ;
2ºcompartimento tirei o skimmer original e coloquei um BBM NAC QQ uma vez que devido a relatos dos mais experientes o original não da conta no futuro quando o aqua tiver povoado.
OBS: para colocar este skimmer tem que fazer uma pequena modificação que é cortar 9cm da divisória do segundo para o terceiro compartimento para que o skimmer caiba la dentro
3ºcompartimento: coloquei as ceramicas (originais)
4º compartimento (recalque original)

Meu aqua esta com 2 meses de ciclagem e com os parametros de nitrito, nitrato e amonia zerados, mas possuo apenas tres anemonas bem pequenas de BBT anãs uma muda de zoa e um casal de oscelaris. monitoro esses parametros semanalmente ou quinzenalmente mas se achar necessário irei comprar purigem ao invés de carvão.
Qualquer duvida prende o grito estamos aqui para ajudar
Abração!!!

Luiz Claudio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:40
Apelido: Luiz C.
Data de Nascimento: 28 Abr 1973
Cidade: Paulo Afonso
País: Brasil

Re: TL 550 do LUIZ

#23 Mensagem por Luiz Claudio »

Boa tarde Luiz

Muito obrigado pelas dicas;
Como vc bem disse esse skimmer deixa muito a desejar; Tem muito transbordamento pela divisória o que me fez pensar em fazer aberturas como as do overflow; O que vc acha? Enfim vou ficar com o skimmer por enquanto ate a maturação ficar equilibrada
Ja tenho tb o purigem assim como o carvão ativado (Matrix carbon) mas ainda não utilizei nenhum. Ainda uso espumas mas retiro pra lavar bem como troco o perlon deste e do bioballs sempre que necessário;
Ainda tenho stability (2°dia) e Prime (ja inserido); Ainda não adicionei o siporax (economizando) e coloquei Filter biostart (sera) ajustado para o aquário (mal não vai fazer); Estou aguardando TDS mesmo tendo batido o sal com agua ultrapura (hospitalar); Por falar nisso vc tem repositor de agua doce? cooler na tampa? LED?
Mas estou tendo outro problemas chatos;
Deixei cerca de 6 cm de substrato e minha circulação esta varrendo o fundo; Acredito que quem me vendeu não soube dimensionar corretamente; Tenho Wave 5000l/h; A bomba recalque original é de 1400l/h; Muito acima das 20x recomendado; Ja tentei reposicionar de todo jeito mas com pouco sucesso; Qual a sua wave?
Outra dificuldade vc ja enfrentou acredito que foi a lâmpada UV; O reator esta piscando quando ligado; Preciso de sua orientação detalhada quanto a isso se possível
Guardei o termostato ja que moro no sertão da Bahia e as medias aqui, mesmo no inferno, são altas; Em breve espero receber meu chiller de empresa de refrigeração local. Temp do aquário 27-29 com tampa aberta e sem iluminação o tempo todo

Por favor "chara" preciso da sua ajuda e de todos do fórum

Obg

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#24 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Bom dia Luiz!!! Vamos la!!!

Primeiramente, tire essas bioballs do aqua e tire também esta espuma preta substitua por perlon.
2º não se preocupe com o skimmer ainda no começo ele fica meio doido mesmo e até pegar a mão da regulagem fica tranquilo. Cicle o aqua com ele e depois dependendo do numero de habitantes e tipos de corais que iras colocar pense em mudar para o BBM NAC QQ.
3º Limpe o copo do skimmer diariamente. Toda vez que trocar o perlon ele ira transbordar e se tiver sujo levara sujeira de volta pro aqua:
4ºO meu aqua eu não usei nenhum produto para acelerar a ciclagem gosto que as coisas aconteçam de forma natural( isso é pessoal) apenas coloquei umas rvs que consegui de um aqua maturado:
5ºSe for continuar com a espuma preta cuidado quando lavar se lavar com agua da torneira pode concentrar cloro no meio da espuma e causar uma catastrofe nos peixes. No meu tirei ela e coloco um canudo de perlon de forma que parte dele fique fora dagua e troco a cada 15 dias:
6ºSim, fiz uma caixa repositora e coloquei um sensor de nível JBJ ATO. Meu aqua não tem led, mas ja comprei os drives e leds de fora do Brasil e estou esperando chegar para dar um upgrade na iluminação, uma vez que quero colocar sps:
7º No meu aqua coloquei cerca de 9cm de camada de substrato usei 20 kg de substrato de granulometria #2 (aragonita). Teu aqua com essa wave de 5000l/h não vai deixar o substrato parar, no meu uso uma sunsun de 2500l/h só para complementar o recalque que é fraco, mas ja quase tive problemas com as anemonas que adoram fazer simbiose com as bombas de circulação internas, rsrsrs, com isso fiz uma capa de proteção para evitar que as anemonas venham por ventura entrar na bomba e causar o desastre ( breve estarei postando atualização do aqua e dai tu ve como ficou.
8º Meu aqua nunca tive problemas com o uv, embora ja tenha lido relatos de pessoas que tiveram problemas com o uv do tl 550, mas não recordo o que realmente acontece, me parece que é quando ocorre muita oscilação de energia na parte elétrica das residencias, mas não tenho certeza.
9º e o mais importante resolva primeiro o problema da temperatura do aqua compre um controlador coel, aqui no fórum tem um vendedor nos classificados que faz uns bem legal e bem em conta, instale o chiller e deixe sempre o chiller e o termostato ligado no controlador, nunca se sabe este tempo é meio louco vai que esfrie de noite. O bom é o aqua se manter entre 25 e 26º.
TENHA MUITA PACIÊNCIA VÁ COM CALMA TUDO QUE FOR FAZER E TIVER DUVIDA PERGUNTE AQUI NO FÓRUM O PESSOAL TA AQUI PARA TE AJUDAR
ABRAÇÃO E SORTE COM O AQUA!!!!

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#25 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

[BBvideo 640,480]http://youtu.be/EWXXcv4HaiM[/BBvideo]

Ola Pessoal!!! fiz um video de atualização para mostrar como anda as coisas por aqui. Não sei como colocar!!!

Alex Joao Machado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Mai 2014, 00:19
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 24 Set 1983
Cidade: Campo Mourão
País: Brasil

Re: TL 550 do LUIZ

#26 Mensagem por Alex Joao Machado »

Boa noite Luiz parabéns pelo reef esta show de bola o meu ainda esta no começo mas espero que consiga se desenvolver bem!

Pessoal, me respondam uma coisa os skimmer original da boyu o wg 428, é possível tirar apenas o copo para a limpeza ? O meu aqui estou tirando o skimmer inteiro não vi uma forma de tirar o copo parece ser uma peça só.

Avatar do usuário
Filipe Francisco
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 143
Registrado em: 25 Set 2014, 00:37
Apelido: Filipe
Data de Nascimento: 18 Set 1984
Cidade: Palhoça
País: Brasil
Localização: Palhoça SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes
Contato:

Re: TL 550 do LUIZ

#27 Mensagem por Filipe Francisco »

Sabe q eu tenho limpado ele no proprio local. Uso uma mangueira tiro toda agua depois esfrego ali dentro coloco um pouco de agua para enxaguar e novamente retiro com a mangueira.
Aquarismo é mais do que um Hooby. É um estilo de vida.

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#28 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Alex e Filipe fico muito feliz que tenham gostado do aqua, a qualidade do video não ajuda muito estou tentando conseguir uma câmera melhor. varias modificações foram feitas no aqua, coloquei chiller, reposição de agua doce com sensor de nivel, Leds, Skimmer, controlador de temperatura.

Quanto a duvida do copo do skimmer original que veio no meu TL550 o copo sai sim é só torcer e puxar, no começo achei que não saia, parecia ser uma coisa só. Hoje uso ele num aqua que uso como refugio e quarentena, que só monto quando chega algum animal novo ou caso apareça algum animal doente no aqua( que até agora não aconteceu). troquei o meu pelo BBM NAC QQ que é um cavalo tira muita sujeira é só fazer uns ajustes no sump.

Forte abraço qualquer duvida só perguntar!!!

Alex Joao Machado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Mai 2014, 00:19
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 24 Set 1983
Cidade: Campo Mourão
País: Brasil

Re: TL 550 do LUIZ

#29 Mensagem por Alex Joao Machado »

Valew Luiz, consegui tirar o copo para a limpeza, bem mais fácil que retirar o skimmer inteiro como eu estava fazendo rs rs

Pois é quanto ao upgrade do skimmer já vi vários relatos, mas por enquanto como ainda tenho pouca vida no meu reef vou mantendo este, mas sei que logo logo terei q adquirir este skimmer

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#30 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

É isso ai Alex um passo de cada vez!!! se precisar de alguma coisa só falar!!!

Alex Joao Machado
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Mai 2014, 00:19
Apelido: Alex
Data de Nascimento: 24 Set 1983
Cidade: Campo Mourão
País: Brasil

Re: TL 550 do LUIZ

#31 Mensagem por Alex Joao Machado »

Luiz, você já colocou o sistema automático de reposição de água ? Quais os equipamentos necessários, poderia postar algumas fotos para ver como fez ?

E quanto a circulação eu estou utilizando ainda a bomba original de 1400 l/h já vi relatos de pessoas falando q é suficiente, o que você e os outros colegas que frequentam este tópico tem a dizer ?

Uma outa coisa que ainda não entendi é quanto ao perlon no primeiro compartimento, como colocar ? Já coloquei a capinha de cd para aumentar o nível do display.

Surgiu mais uma duvida aqui agora para vc e para o pessoal q frequenta o fórum, qual a posição da sua flauta da bomba de requalque ?

Aqui estou controlando a temperatura com um controlador fullgague tic-17 e um cooler 12x12 110v na tampa de alimentação a qual fica aberta. Ontem e hoje foram dois dias muito quente mas o cooler deu conta tranquilo de manter o reef em 26,6, acredito que não terei problema com temperatura, mas em compensação em 2 dias foram 6 litros de água de reposição.
O sensor estava usando no display na parte de traz do reef mas agora a noite mudei ele para o primeiro compartimento, onde você utiliza o seu sensor ?

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#32 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Ola Alex, vou ver se consigo te ajudar neste item da reposição, a principio eu comprei um sensor de nivel da JBL o ATO e também usei uma bombinha Sarlo Better 650. No momento estou fazendo as reposições manualmente, pois descobri qua a agua de reposição estava subindo de uma hora para outra o nivel de TDS ( abri até um tópico a respeito), em suma esta me faltando um estagio no meu DEionizador que é uma carcaça com refil de 5 micras, que irei providenciar em breve.

Circulação vai ser muito relativo com o que você vai ter de animais no aqua, tudo é um projeto se não quiser mexer na circulação entre com animais menos exigentes neste quisito, SPS teras que acrescentar uma bomba.

Quanto ao Perlon eu cortei um bom pedaço daquela espuma preta que vem nele e fiz assim coloquei no 1° compartimento a bomba de recalque do chiller ai coloquei por cima o pedaço da espuma e o perlon eu faço um canudo bem denso e coloco por cima da espuma num tamanho que bom pedaço dele fique de fora e depois corto uns dois ou tres pedaços quadrados do tamnho do compartimento e coloco por cima deste canudo, por achar que fica mais facil de trocar o perlon na manutenção semanal. Quando faço as TPAs semanais troco somente estes pedaços de perlon e o canudo só troco uma vez por mes. A capinha de cd eu não usei, não subi o nivel do meu display porque não achei necessário, mas dizem que se for usar o skimmer original é necessario porque ele trabalharia melhor.

Quanto a flauta no meu eu aponto ela para cim para criar uma onda leve e não deixar acumular aquela gordura que fica na superficie, mas ai você tem que ver de acordo com seu layout onde vai querer mais circulação e meno, dizem que se só for usar a flauta e ela apontada para cima a circulação fica mais forte em baixo e em cima e no meio fica mais calmo. Vi a seu gosto e seu layout.

Quanto ao controle de temperatura vai uma dica vai te programando para adquirir um chiller porque a temperatura é fundamental ser controlada e ainda vai ter que te ausentar em algum momento e se a reposição não for feita de maneira correta qualquer desequilibrio nos parametros vai dar problema.

Quanto ao sensor ele deve ficar em lugar com muita circulação o meu fica dentro do display bem em frente da onde fica a bomba de circulação interna.

Outra dica passe o aquecedor para o 1° compartimento no 4° onde ele vem é arriscado trabalhar a seco, pois o 4° compartimento é o primeiro a baixar o nível.


Espero ter ajudado, qualquer duvida chama ai!!!!

Forte abraço e sucesso com o aqua!!!!

willy jacques
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 37
Registrado em: 22 Nov 2013, 11:02
Apelido: Willy
Data de Nascimento: 23 Dez 1987
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#33 Mensagem por willy jacques »

Ai luiz tá seu aqua, abraço

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#34 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Valeu Willy!!!

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#35 Mensagem por Rodrigopasqua »

Olá Luiz, também estou iniciando com um TL-550, seu tópico foi bem produtivo.
Sigo acompanhando..
Abs

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#36 Mensagem por Rodrigopasqua »

Luiz, a propósito, voce está satisfeito com a sunsun 2500 lh? Me recomenda? abraços

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#37 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Ola Rodrigo, desculpe a demora para te responder estou em obras e a internet aqui ta complicada.
Cara dependendo do que terá no aqua ela da conta sim, mas agora não estou mais usando a sunsun estou com uma wave maker jebão wp 10 que estou muito satisfeito.
Abração!!! qualquer duvida prende o grito ai!!!

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#38 Mensagem por Rodrigopasqua »

Fala Luiz, obrigado pelo retorno... me explica uma coisa por favor.... já ouvi falar bem desta jebao igual a sua... como ela é fixada? ventosa ou na borda.... e se for na borda dá pra fechar a tampa normalmente? abraços

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#39 Mensagem por Felipe Cota »

Fala Luiz, show de bola! Para instalar o skimmer é só fazer o corte de 9cm? Precisa de alguma base para ele apoiar? Tirou o fundo? Sabe a diferença do newqq para o qq?

Valeu!!!

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: TL 550 do LUIZ

#40 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Opa ola Pessoal!!!

Rodrigo a wp10 é muito show eu coloco ela na programação w1 que simula o balançar do mar e a fixação dela se da por imas um dentro na bomba e outro fora no suporte e então vc pode colocar onde quiser mais para cima, no meio, para baixo, enfim a seu gosto. Forte Abraço!!!!

Fala Felipe blz ? Cara é isso mesmo corta 9 cm e já era na usei base nenhuma de apoio, a unica coisa que tirei no meu foi o sifão aquele que tem uma esponja preta e que faz a regulagem da entrada de agua então eu deixo a entrada de agua toda aberta e de ar também, foi assim que consegui regular, e regule ele no suporte o mais próximo da tampa possível que ela feche rente ao copo. Quanto a diferença não sei te dizer o meu é o new qq e é um cavalo. Qualquer duvida prende o grito ai!!!!

Responder

Voltar para “Clube Boyu”