Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
BOYU TL 450 - Ronaldo Reef's (Uma História)
- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

- Apelido: ronaldorcos
 - Data de Nascimento: 19 Jan 1978
 - País: Brasil
 - Curtiu: 12 vezes
 - Recebeu Curtir: 2 vezes

BOYU TL 450 - Ronaldo Reef's (Uma História)
Olá a todos, sempre gostei de aquarismo, antes de me casar tive aquários de água doce e apenas um de água salgada, depois me casei vieram as filhas e o assunto deu lugar a outras prioridades. Maaassss... há alguns dias atrás, o bom e velho "espírito" de aquarismo retornou, resolvi então a compra e decidi por um marinho Plug and Play (BOYU tl450 - substrato uns 5kg creio, umas rochas, preparo a água em casa mesmo), para aos poucos ir retomando os conhecimentos, de cara muitas dúvidas, aos poucos vou as vencendo, com uma pesquisa ali, uma conversa acolá, descobri também este ótimo fórum, e resolvi com isto começar a trocar informações e porque não experiências!
Então sem mais delongas, segue ai as primeiras imagens dos primeiros dias de ciclagem:

Então sem mais delongas, segue ai as primeiras imagens dos primeiros dias de ciclagem:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

[fade]MEU REEF!!, DÁ UMA PASSADINHA LAH !!![/fade]Boyu Tl 450 - Ronaldo Reef´s

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Re: BOYU TL 450 - Ronaldo Reef's (Uma História)
Então já começaram algumas alterações, a tampa por exemplo deste modelo não me agradou, pois ela "soava" demais era muito fechada, dificultando a troca de gases inclusive. Solução? Tirei e troquei por uma Razor R420r 60w.
Pra adaptar o suporte da razor r420r, tive usar uma Dreemer de corte, para retirar, o plástico da parte interna do aquário, pois com ele não era possível apertar o suficiente o parafuso para sustentar a luminária.
Com relação ao sump, eu fiz poucas alterações, retirei apenas as Bio Balls e aquelas pedras porosas (que já vem com o reef), e troquei pro outras pedras recomendadas por uma boa loja aqui na minha cidade mesmo.
O Skimer!! bom percebi que esta questão de que o pessoal fala, do nível da água não procede, o skimer funciona perfeitamente, o nível da água no meu reef, fica igualada com a parte preta do display, nem mais, nem menos, o skimer funciona normalmente, também não fechei aquela parte do sump, onde ficam aquelas "grades", bem no reservatório de filtragem, estão todas abertas e funcionando bem.
No filtro ainda permanecem as esponjas, vi muita gente falando em trocar por Perlon, mas também mantive o original (esponjas), só não sei de quanto em quanto tempo devem ser limpas, se alguém souber me avise, ok?

Pra adaptar o suporte da razor r420r, tive usar uma Dreemer de corte, para retirar, o plástico da parte interna do aquário, pois com ele não era possível apertar o suficiente o parafuso para sustentar a luminária.
Com relação ao sump, eu fiz poucas alterações, retirei apenas as Bio Balls e aquelas pedras porosas (que já vem com o reef), e troquei pro outras pedras recomendadas por uma boa loja aqui na minha cidade mesmo.
O Skimer!! bom percebi que esta questão de que o pessoal fala, do nível da água não procede, o skimer funciona perfeitamente, o nível da água no meu reef, fica igualada com a parte preta do display, nem mais, nem menos, o skimer funciona normalmente, também não fechei aquela parte do sump, onde ficam aquelas "grades", bem no reservatório de filtragem, estão todas abertas e funcionando bem.
No filtro ainda permanecem as esponjas, vi muita gente falando em trocar por Perlon, mas também mantive o original (esponjas), só não sei de quanto em quanto tempo devem ser limpas, se alguém souber me avise, ok?

Editado pela última vez por ronaldo costa em 05 Jun 2014, 23:31, em um total de 2 vezes.

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Não sei vocês, mas eu curto deixar tudo bem organizado, por isso fiz mais algumas adaptações no móvel que veio com o próprio modelo do aquário, ele é apertado mas consegui fazer alguma coisa, está instalado a fonte da luminária na porta do móvel e dentro está uma régua com canais de liga e desliga individuais (com fusíveis) e identificados (a imagem não está muito boa, estava um pouco escuro).
Espero que eu consiga colocar também um pequeno tanque de reposição de agua ali dentro mesmo, afim de evitar todo dia ficar filtrando água, já encomendei com o André o controlador de nível!

Espero que eu consiga colocar também um pequeno tanque de reposição de agua ali dentro mesmo, afim de evitar todo dia ficar filtrando água, já encomendei com o André o controlador de nível!

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Ontem me veio uma preocupação... "E se acabar a energia?... quanto tempo é possível aguentar sem os equipamentos em funcionamento?... bom de qualquer forma para se prevenir, fiz a aquisição de um Nobreak da APC 1000VA, da uns 700W, coube certinho atrás do móvel, acredito que segure algumas horas!
Se tiverem mais alguma sugestão, eu aceito!

Se tiverem mais alguma sugestão, eu aceito!

- 
				Roberto Tunes
 - Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Beto
 - Data de Nascimento: 20 Fev 1981
 - Curtiu: 2 vezes
 - Recebeu Curtir: 4 vezes

Parabéns Ronaldo, mas pelo visto e investimento, vc vai trocar esse aí por um maior logo logo! Rsrs abc e bem vindo

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Roberto Tunes escreveu:Parabéns Ronaldo, mas pelo visto e investimento, vc vai trocar esse aí por um maior logo logo! Rsrs abc e bem vindo
Obrigado Roberto, realmente a idéia e ficar com este até no máximo uns 02 (dois) anos, e se tudo der certo, finalizar um projeto para outro maior, os plug and play são bons, mas nada como a gente fazer o projeto como gostaríamos.

- Luis Emilio Braga

- Apelido: Emilio
 - Data de Nascimento: 20 Abr 1968
 - País: BRASIL
 - Curtiu: 7 vezes
 - Recebeu Curtir: 10 vezes

Parabéns Ronaldo e bem vindo ao Fórum pelo que vi até o momento é certo que vai ficar show! Abraço Luis Emilio Braga

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Luis Emilio Braga escreveu:Parabéns Ronaldo e bem vindo ao Fórum pelo que vi até o momento é certo que vai ficar show! Abraço Luis Emilio Braga
Vlw Luis!!
1- È possivel trocar a bomba de recalque do tl450?;
2- A filtragem pelas esponjas originais, são boas? ou seria melhor trocar por Perlon? Isso gera uma manutenção maior tipo limpeza semanal?
vlw gente, muito contente por poder trocar umas idéias!!!

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Bom pessoal... resolvi fazer um teste por conta, como meu reef ainda esta ciclando, comprei o Perlon, retirei as esponjas do sump do boyu e cortei as duas ao meio, depois cortei o Perlon em tamanhos iguais ao da esponja e fui depois montando no sump de forma sanduichada, vou fazer o teste por alguns dias, a principio o skimer está trabalhando bem, na realidade gostaria mesmo de incluir nele o filtro da Sera, creio que caiba certinho no sump, mas ainda não encontrei... Bom, peço por favor dicas e sugestões do que foi feito! Vlw!!

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Boas pessoal... por estes dias fui até a loja que costumo ir e depois de alguma conversa com o lojista explicando a quanto tempo estou ciciando o mesmo me recomendou que estivesse utilizando o produto da ser marin "Silicate clear", de forma simples ele me justificou que seria para uma melhor cristalinidade da água do meu reef. Fiz a aquisição do mesmo, mas somente usei metade do produto da caixa, até um pouco menos pois na embalagem informava que a quantia da mesma, supriria até 200 lts, bom coloquei o  "saquinho" no reservatório da bomba de recalque, para mim o local de maior movimentação de água (o que sugeria o produto - um local de maior movimentação da água).
Mais uma vez peço a ajuda de vocês, para me auxiliar, e caso tenha feito alguma coisa de errado, peço por favor uma ajuda! Obrigado!

Mais uma vez peço a ajuda de vocês, para me auxiliar, e caso tenha feito alguma coisa de errado, peço por favor uma ajuda! Obrigado!

- Luis Emilio Braga

- Apelido: Emilio
 - Data de Nascimento: 20 Abr 1968
 - País: BRASIL
 - Curtiu: 7 vezes
 - Recebeu Curtir: 10 vezes

Fala Ronaldo bom dia, vamos aos pitacos rsrsrs, bem no meu eu apenas cortei 30% da esponja e usei os 70% para apoiar o perlon já que segundo pesquisei o mesmo não deve ficar totalmente submerso , da mesma forma coloquei o purigem junto ao overflow por entender que ali era a maior circulação . No Tl 550 o compartimento de recalque não tem uma boa circulação por incrivel que pareça chega a criar nata na superficie da agua , não sei no 450!  Espero ter ajudado Att Luis Emilio Braga

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Luis Emilio Braga escreveu:Fala Ronaldo bom dia, vamos aos pitacos rsrsrs, bem no meu eu apenas cortei 30% da esponja e usei os 70% para apoiar o perlon já que segundo pesquisei o mesmo não deve ficar totalmente submerso , da mesma forma coloquei o purigem junto ao overflow por entender que ali era a maior circulação . No Tl 550 o compartimento de recalque não tem uma boa circulação por incrivel que pareça chega a criar nata na superficie da agua , não sei no 450! Espero ter ajudado Att Luis Emilio Braga
Bom dia Luis!!!... Vlw pelos "pitacos" rs... realmente não sabia que o Perlon não podia ficar submerso!
Ah! jah no meu compartimento de recalque a principio, vejo que a circulação é boa, no entanto as vezes quando tenho que fazer alguma "intervenção" mais pesada nele, noto que logo após a água do reef, fica com um pouco de sujeira, tipo uma poeira!!, demora uns minutos ai o filtro faz a limpeza, não sei se ai o reservatório de recalque acumula algum tipo de resíduo ali, que qdo se mexe ele levanta e é sugado pela bomba! Vou acompanhar isso, de qualquer forma, vlw mesmo pela ajuda!

- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Pessoal, preciso de ajuda aqui! Estou com dúvidas.... esta semana notei que a temperatura de meu reef, começou a diminuir fui verificar imediatamente o termostato e notei que ele estava desta forma como mostra a figura abaixo e quando eu balançava o mesmo, parecia que havia algo mexendo dentro do mesmo, então resolvi fazer a aquisição de outro termostato optei por um HOPAR SA333 de 50W, até o momento esta trabalhando, apenas tenho que deixar a regularem maior para que eu tenha a temperatura que desejo, tipo coloco 28 no termostato pra ficar em torno de 25,5 / 26,0 no reef. Será que tem uma forma de automatizar o controle de temperatura com um tipo de regulador que ligue e desligue o termostato na temperatura necessária?
Ah..!! essa semana também começaram a aparecer algumas manchas ao fundo do reef como coloquei na foto abaixo, será que isto seria o aparecimento de algas??

Ah..!! essa semana também começaram a aparecer algumas manchas ao fundo do reef como coloquei na foto abaixo, será que isto seria o aparecimento de algas??

- Luiz Paulo Di Gesu
 - Holacanthus clarionensis

- Apelido: Neneco
 - Data de Nascimento: 18 Jul 1980
 - Recebeu Curtir: 5 vezes

Ola Ronaldo!!! seja bem vindo ao fórum Brasil reef ! Assim como eu você esta iniciando num sistema completamente desconhecido os plug and plays e as duvidas serão varias, rsrsrs. Irei te contar o que já fiz no meu para ver se te ajudo em alguma coisa:
1º- o termostato no meu tl 550 troquei ele do compartimento de recalque para o 1º compartimento onde o nível de água é maior para evitar que ele pudesse trabalhar a seco. No teu tl 450 não sei como fica o nível de água no compartimento onde colocou o termostato, cuida isso, pois se o nível onde ele ta estiver baixo vai trabalhar a seco e estourar novamente.
2º No meu tirei toda a espuma preta por também considerar que ela é uma fossa de sujeira, fiz um canudo largo com o perlon na altura do nível da água do compartimento onde ele se encontra, depois fiz como tu fez cortei pedaços quadrados para que estes fiquem fora da agua. Em relação a manutenção para mim acho que indifere até fica mais fácil com o perlon porque a esponja se tu for tirar e lavar ela terá que ser com água deionizada, caso contrario vai reter cloro fosfato e outros se usar água da torneira para lavar por exemplo, já com perlon tiro jogo fora, coloco um novo e deu, pelo preço que custa um perlon vale a pena e não da dor de cabeça. O meu quando troco o perlon meu skimmer espuma feito louco, transborda, mas logo se estabiliza, normal, pode ser que aconteço com você também.
3º Troquei o skimmer do meu por um BBM NAC QQ e fiz as alterações no sump necessárias, no teu modelo não sei se cabe, mas tudo ira depender do que pretendes colocar dentro do aqua. Ja vi gente com os tl totalmente originais que tão tocando até agora sem problemas, como eu pretendo colocar SPS tive que fazer para não arriscar, rsrsr.
4º Quanto a midia da sera não conheço,mas vamos ver o que o pessoal tem a dizer se for bom pensarei em colocar no meu também,rsrsrs
O pior de tudo mesmo é segurar a ansiedade,rsrsrs.
Veja bem tudo é somente minha opinião, que so tão leigo quanto você, vamos esperar o que os mais experientes tem a dizer, abraço e vamo que vamo.

1º- o termostato no meu tl 550 troquei ele do compartimento de recalque para o 1º compartimento onde o nível de água é maior para evitar que ele pudesse trabalhar a seco. No teu tl 450 não sei como fica o nível de água no compartimento onde colocou o termostato, cuida isso, pois se o nível onde ele ta estiver baixo vai trabalhar a seco e estourar novamente.
2º No meu tirei toda a espuma preta por também considerar que ela é uma fossa de sujeira, fiz um canudo largo com o perlon na altura do nível da água do compartimento onde ele se encontra, depois fiz como tu fez cortei pedaços quadrados para que estes fiquem fora da agua. Em relação a manutenção para mim acho que indifere até fica mais fácil com o perlon porque a esponja se tu for tirar e lavar ela terá que ser com água deionizada, caso contrario vai reter cloro fosfato e outros se usar água da torneira para lavar por exemplo, já com perlon tiro jogo fora, coloco um novo e deu, pelo preço que custa um perlon vale a pena e não da dor de cabeça. O meu quando troco o perlon meu skimmer espuma feito louco, transborda, mas logo se estabiliza, normal, pode ser que aconteço com você também.
3º Troquei o skimmer do meu por um BBM NAC QQ e fiz as alterações no sump necessárias, no teu modelo não sei se cabe, mas tudo ira depender do que pretendes colocar dentro do aqua. Ja vi gente com os tl totalmente originais que tão tocando até agora sem problemas, como eu pretendo colocar SPS tive que fazer para não arriscar, rsrsr.
4º Quanto a midia da sera não conheço,mas vamos ver o que o pessoal tem a dizer se for bom pensarei em colocar no meu também,rsrsrs
Veja bem tudo é somente minha opinião, que so tão leigo quanto você, vamos esperar o que os mais experientes tem a dizer, abraço e vamo que vamo.
- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Luiz Paulo Di Gesu escreveu:Ola Ronaldo!!! seja bem vindo ao fórum Brasil reef ! Assim como eu você esta iniciando num sistema completamente desconhecido os plug and plays e as duvidas serão varias, rsrsrs. Irei te contar o que já fiz no meu para ver se te ajudo em alguma coisa:
Ok, vlw amigo, mas ainda continuo sem saber se o que começou a aparecer são algas mesmo, e se o termostato de 50w é o suficiente para os 58 litros do tl 450... mas obrigado por compartilhar as experiência vão me ajudar muito tbm!!!

- Luiz Paulo Di Gesu

O termostato vai depender muito da temperatura de onde você mora, se esfriar demais ele não vai dar conta o bom seria 2watts por litro e o esquema de regular ele em 28 para ficar 25 é normal o meu aqui também é assim, providencia um controlador de temperatura coel, tem um colega aqui no forum que faz umas caixas com controlador com coel e timer bem legal e se quiser tem varios projetos no topico "faça você mesmo", ok?
Quanto as manchas nos vidros não sei te dizer as fotos estão meio de longe, no meu as algas a aparecerem foram as marrons primeiro e começou pelas rochas e substrato, depois foram para os vidros.
Faz o seguinte pega uma esponjinha macia e tenta limpar por dentro não passa bombril e nem aqueles limpadores magneticos para evitar arranhar os vidros, ok?
Abraço!!!

Quanto as manchas nos vidros não sei te dizer as fotos estão meio de longe, no meu as algas a aparecerem foram as marrons primeiro e começou pelas rochas e substrato, depois foram para os vidros.
Faz o seguinte pega uma esponjinha macia e tenta limpar por dentro não passa bombril e nem aqueles limpadores magneticos para evitar arranhar os vidros, ok?
Abraço!!!
- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Luiz Paulo Di Gesu escreveu:O termostato vai depender muito da temperatura de onde você mora, se esfriar demais ele não vai dar conta o bom seria 2watts por litro e o esquema de regular ele em 28 para ficar 25 é normal o meu aqui também é assim, providencia um controlador de temperatura coel, tem um colega aqui no forum que faz umas caixas com controlador com coel e timer bem legal e se quiser tem varios projetos no topico "faça você mesmo", ok?
Abraço!!!
Vlw Luis!!!
Com relação as manchas, elas estão mesmo ao fundo reef na parte "preta", jan tentei esfregar um pouco com o dedo e sai muito pouco! ... Mas já me ajudou bastante... vou procurar no "Faça você mesmo!", sobre o controle de temperatura Vlw!

- 
				Daniel San
 - Pomacanthus imperator

- Apelido: Daniel San
 - Data de Nascimento: 05 Dez 1977
 - País: BR
 - Recebeu Curtir: 59 vezes

Olá Ronaldo, se as manchas que você se refere forem de cor rosadas e quando você passa o dedo elas não desgrudam do vidros, além de serem asperas, podem ser algas calcáreas. Normalmente não aparecem tão rapidamente no período de ciclagem, mas é um bom sinal. O problema seria se elas tivessem aparencia aveludada e saissem facilmente do vidro.
Em relação ao silicate clear, se a água que você usa for de qualidade, acho que não é necessário. O silicato é proveniente de água mal filtrada, se o seu sistema de DI e/ou RO estiverem funcionando bem não é necessário usar essa mídia. A presença do Silicato, em pequena concentração, é até importante para um reef saudável.
E o aquecedor não é aconselhável passar muito da potência de 1watt/litro, porque se o termostato dele falhar e travar tudo que está dentro do aquário vai ser literalmente cozido. Uma forma de evitar esse tipo de tragédia é usar um controlador de temperatura, do tipo Coel ou Full Galge, juntamente com o aquecedor com termostato.

Em relação ao silicate clear, se a água que você usa for de qualidade, acho que não é necessário. O silicato é proveniente de água mal filtrada, se o seu sistema de DI e/ou RO estiverem funcionando bem não é necessário usar essa mídia. A presença do Silicato, em pequena concentração, é até importante para um reef saudável.
E o aquecedor não é aconselhável passar muito da potência de 1watt/litro, porque se o termostato dele falhar e travar tudo que está dentro do aquário vai ser literalmente cozido. Uma forma de evitar esse tipo de tragédia é usar um controlador de temperatura, do tipo Coel ou Full Galge, juntamente com o aquecedor com termostato.
- Luiz Paulo Di Gesu

Ola Ronaldo, conforme relatado pelo Daniel de não indicar mais de 1 w/L procede sim, mas quando falei em 2 watts/ litro era com o uso de um controlador no termostato, até porque se você pensa em economizar energia o de 50 Watts se na tua cidade esfriar demais ele ira passar quase o tempo todo ligado, o que iria te consumir mais energia, se colocar um mais dimensionado com controlador de confiança ele ira ligar aquecer rapidamente e se desligar em seguida fazendo com isso que economize energia.
O meu tl 550 possui um de 100w da boyu e eu não possuo controlador ainda, por enquanto ele vem segurando a temperatura em 26º mas passa grande parte do tempo ligado pelo menos toda vez que abro a tampa do meu ele ta ligado,rsrsr. Se pensarmos bem até o de 1w/L é arriscado sem um controlador confiavel porque se a temperatura externa estiver alta e der pau no teu termostato vai torrar igual a não ser que possua um chiller.
O que você colocou no aqua para acelerar o processo de ciclagem? no meu coloquei umas rochinhas vivas e umas conchinhas de paguros cheias de algas pink que um amigo aquarista me concedeu, não coloquei nenhum produto e vai indo bem, só não pode ter pressa para povoar, rsrsrs.
Abraço!!! sinta-se a vontade para esclarecer todas as suas duvidas o pessoal aqui do forum ta sempre pronto para ajudar.

O meu tl 550 possui um de 100w da boyu e eu não possuo controlador ainda, por enquanto ele vem segurando a temperatura em 26º mas passa grande parte do tempo ligado pelo menos toda vez que abro a tampa do meu ele ta ligado,rsrsr. Se pensarmos bem até o de 1w/L é arriscado sem um controlador confiavel porque se a temperatura externa estiver alta e der pau no teu termostato vai torrar igual a não ser que possua um chiller.
O que você colocou no aqua para acelerar o processo de ciclagem? no meu coloquei umas rochinhas vivas e umas conchinhas de paguros cheias de algas pink que um amigo aquarista me concedeu, não coloquei nenhum produto e vai indo bem, só não pode ter pressa para povoar, rsrsrs.
Abraço!!! sinta-se a vontade para esclarecer todas as suas duvidas o pessoal aqui do forum ta sempre pronto para ajudar.
- ronaldo costa
 - Diplectrum formosum

Luiz Paulo Di Gesu escreveu:Ola Ronaldo, conforme relatado pelo Daniel de não indicar mais de 1 w/L procede sim, mas quando falei em 2 watts/ litro era com o uso de um controlador no termostato, até porque se você pensa em economizar energia o de 50 Watts se na tua cidade esfriar demais ele ira passar quase o tempo todo ligado, o que iria te consumir mais energia, se colocar um mais dimensionado com controlador de confiança ele ira ligar aquecer rapidamente e se desligar em seguida fazendo com isso que economize energia.
Vlw Luis!... No caso do meu Reef estou deixando maturar, sem acelerar... ainda não coloquei nenhuma rocha viva, ou qualquer outra coisa... vale a expectativa rs...!!