Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Sabe quem passou em casa?
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

- Apelido: Victor
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 27 vezes
Sabe quem passou em casa?
O Murphy...
Tive que viajar a semana passada inteira.
Como iria ficar longe do aquário por 5 dias, no domingo fiz uma bela manutenção. Com direito a TPA, limpador magnético nos vidros, limpeza do sump, limpeza do skimmer, essas coisas.
Feito isso, regulei o skimmer e fui viajar. Deixei meu pai com a missão de alimentar os peixes (ele só sabe dar comida haha). Liguei para ele todos os dias perguntando como estava o aquário. Na sexta-feira, ele me liga e diz que os corais não estavam abrindo. E tinha um que estava saindo uns "fiozinhos". Gelei. Os peixes estavam bem. Como iria voltar na mesma sexta-feira, só que a noite, não pedi e ele que fizesse nada.
Já em casa, corri para o aquário. Foi um choque ao ver todos meus corais fechados. Uma colônia de frog dizimada. Uma colônia de acan lord, que não estava lá essas coisas meio que "esfarelando". O bubble aparecendo os "ossos". Verifiquei a temperatura... normal. Medi ph, alcalinidade, nitrato... tudo normal. Salinidade... 1016!!
Achei. Mais o que poderia ter acontecido para a salinidade ter caido tanto assim??
Olhei o skimmer... transbordando. Olho a mangueirinha que sái do filtro de RO pingando.
Ou seja, o skimmer ficou jogando água fora, baixava o nível. O sensor de nível mandava repor a água e ficou nisso, a semana interia. Justo a semana que eu estava viajando.
Por que será que meu skimmer transbordou já que deixei-o regulado?
No mesmo dia preparei uma TPA com salinidade de 1035. Durante o fim de semana, aos poucos fiz a TPA para não dar choque. Ontem aferi e marcou 1021. Vou subir mais um pouco até 1023/1025.
Minha pergunta é: Subi a salinidade muito rápido?
Os peixes não sentiram nada. Os corais estão fechados ainda, mais não parecem que estão morrendo. Alimentei minha sebae e essa pegou o camarão normalmente.
Bom, a princípio perdi uma colônia de frog e um bubble. A acan não morreu, mais não acredito que irá se recuperar.
Amigos, cuidado com o Murphy, ele costuma atacar nas piores horas.
Tive que viajar a semana passada inteira.
Como iria ficar longe do aquário por 5 dias, no domingo fiz uma bela manutenção. Com direito a TPA, limpador magnético nos vidros, limpeza do sump, limpeza do skimmer, essas coisas.
Feito isso, regulei o skimmer e fui viajar. Deixei meu pai com a missão de alimentar os peixes (ele só sabe dar comida haha). Liguei para ele todos os dias perguntando como estava o aquário. Na sexta-feira, ele me liga e diz que os corais não estavam abrindo. E tinha um que estava saindo uns "fiozinhos". Gelei. Os peixes estavam bem. Como iria voltar na mesma sexta-feira, só que a noite, não pedi e ele que fizesse nada.
Já em casa, corri para o aquário. Foi um choque ao ver todos meus corais fechados. Uma colônia de frog dizimada. Uma colônia de acan lord, que não estava lá essas coisas meio que "esfarelando". O bubble aparecendo os "ossos". Verifiquei a temperatura... normal. Medi ph, alcalinidade, nitrato... tudo normal. Salinidade... 1016!!
Achei. Mais o que poderia ter acontecido para a salinidade ter caido tanto assim??
Olhei o skimmer... transbordando. Olho a mangueirinha que sái do filtro de RO pingando.
Ou seja, o skimmer ficou jogando água fora, baixava o nível. O sensor de nível mandava repor a água e ficou nisso, a semana interia. Justo a semana que eu estava viajando.
Por que será que meu skimmer transbordou já que deixei-o regulado?
No mesmo dia preparei uma TPA com salinidade de 1035. Durante o fim de semana, aos poucos fiz a TPA para não dar choque. Ontem aferi e marcou 1021. Vou subir mais um pouco até 1023/1025.
Minha pergunta é: Subi a salinidade muito rápido?
Os peixes não sentiram nada. Os corais estão fechados ainda, mais não parecem que estão morrendo. Alimentei minha sebae e essa pegou o camarão normalmente.
Bom, a princípio perdi uma colônia de frog e um bubble. A acan não morreu, mais não acredito que irá se recuperar.
Amigos, cuidado com o Murphy, ele costuma atacar nas piores horas.
Meu aquário: viewtopic.php?f=25&t=2751
- Andre Varella
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Varella
- Recebeu Curtir: 1 vez
Re: Sabe quem passou em casa?
Victor.... lamento ocorrido... realmente se for acontecer uma coisa dessas é quando a gente não está em casa.
POr isso que sempre aconselho a não fazer a "geral" no aqua antes de viajar. Explico o porque: quando damos a geral muexemos em muita coisa... entre elas a regulagem do skimmer, reposição, etc, e a chance de algo ficar mal conectado, etc, é grande. Outra coisa... sempre que faço tpa o skimmer dá uma desrgulada.... principalmente se troco lã e carvão junto. Então... fazer uma geral e logo viajar não é uma boa não.... o ideal é pelo menos uns 3 dias antes.
Grande abraço e espero que seus animais se recuperem. Es obre o aumento da densidade.... continua subindo aos poucos que tudo estabiliza.....
POr isso que sempre aconselho a não fazer a "geral" no aqua antes de viajar. Explico o porque: quando damos a geral muexemos em muita coisa... entre elas a regulagem do skimmer, reposição, etc, e a chance de algo ficar mal conectado, etc, é grande. Outra coisa... sempre que faço tpa o skimmer dá uma desrgulada.... principalmente se troco lã e carvão junto. Então... fazer uma geral e logo viajar não é uma boa não.... o ideal é pelo menos uns 3 dias antes.
Grande abraço e espero que seus animais se recuperem. Es obre o aumento da densidade.... continua subindo aos poucos que tudo estabiliza.....
- Gabriel Tiol
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Gabriel
- Data de Nascimento: 25 Fev 1983
- País: Brasil
- Curtiu: 2 vezes
- Contato:
Eu ja tive esse problema! A eclusa travou bem quando fui viajar....mas ninguem sofreu não...de 1025 foi pra 1021! Não foi tão forte pois a bombinha que manda agua é lentinha....
No seu caso deve ter sido muuuuuita água doce em! Pra baixar isso tudo em 3000 litros aja água!!! ehehehehehe Seu skimmer é externo! Ninguem viu a água no chão??? eheehehe
No seu caso deve ter sido muuuuuita água doce em! Pra baixar isso tudo em 3000 litros aja água!!! ehehehehehe Seu skimmer é externo! Ninguem viu a água no chão??? eheehehe
Its not a hobby...its way of life-
davidjneves
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: David Neves
Victor D' Abronzo escreveu:Feito isso, regulei o skimmer e fui viajar.
Está ai uma coisa que não faço mais. Regular alguma coisa e sair logo em seguida. Uma vez eu regulei um timer meio que na correria e sai. Resultado: o timer ficou regulado para ficar aceso 24h!! Sorte minha que voltei no dia seguinte í noite, e o aquário estava ciclando ainda, ou seja, ainda não havia peixes...
Hoje eu faço assim: se vou viajar no domingo, faço tudo que tenho que fazer no máximo no sábado. Todos nós somos seres humanos, e podemos esquecer de ligar uma tomada, desrregular um timer, esquecer alguma coisa... parece besteira, mas nesse período de 1 dia, dá para fazer uma revisão no sistema, saber se está aparentemente tudo ok, se nenhuma tomada ficou desligada, se está tudo regulado. Daí não mexo mais no último dia. No máximo completo água de reposição. Nem limpeza nos vidros eu faço no último dia.
Ano passado fui viajar na segunda. Fiquei 10 dias fora. Fiz tudo no sábado. No domingo só fiz a revisão geral visual, mas não alterei nada, nem TPA, nem nada... graças a Deus quando voltei estava tudo em ordem.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
Esse visitante ninguem quer, vc não tem nenhum amigo aquarista mesmo por ai que posso ir dar uma olhada a cada 2 dias para vc?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

André e David, vivendo a aprendendo. Da próxima vez não irei cometer esse erro, com certeza.
Tiol, acredito que ficou pingando água a semana inteira, sem parar. Meu skimmer é externo, mais o copo tem uma mangueira que vai direto ao ralo. realmente não vazou nada no chão.
Matias, eu não tenho. Infelizmente.
Depois dessa, eu vou treinar meu pai, haha!!
A todos, obrigado!
Abraços
Tiol, acredito que ficou pingando água a semana inteira, sem parar. Meu skimmer é externo, mais o copo tem uma mangueira que vai direto ao ralo. realmente não vazou nada no chão.
Matias, eu não tenho. Infelizmente.
Depois dessa, eu vou treinar meu pai, haha!!
A todos, obrigado!
Abraços
- Matias Gomes
- Administrador
primeiro passo é colocar um galão de 5 litros com a mangueira saindo do skimmer dentro dele, assim se transbordar seu pai já vai saber o que é, e pode acertar abrindo o registro do skimmer e pronto.
- Flávio Wyinz
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Zinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Victor
Lamento muito pelo ocorrido, tenho o maior medo de ir viajar devido meu aquário.
As vezes vou viajar no fim de semana e já fico com a pulga atrás da orelha.
Espero que tudo recupere-se logo.
Abraço.
Lamento muito pelo ocorrido, tenho o maior medo de ir viajar devido meu aquário.
As vezes vou viajar no fim de semana e já fico com a pulga atrás da orelha.
Espero que tudo recupere-se logo.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

Bem pensado Matias. Não havia pensado nisso.
Obrigado pela força Flávio. confesso que eu estou meio traumatizado.
Abraços
Obrigado pela força Flávio. confesso que eu estou meio traumatizado.
Abraços
- Nilo Otaviano
- Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo
Por isso que sempre que viajo eu tiro o copo do skimmer ,deixo ele só pra oxigenar mesmo.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/
-
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
realmente, quando menos se espera, acontece alguma coisa.
na minha opinião, vc agiu corretamente, quanto a salinidade.
abs
na minha opinião, vc agiu corretamente, quanto a salinidade.
abs
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

Estou preparando uma outra TPA para o fim de semana.
Medi ontem e a salinidade está em 1022.
Um pouco baixa ainda, mais vai subir!!
Abraços
Medi ontem e a salinidade está em 1022.
Um pouco baixa ainda, mais vai subir!!
Abraços
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Doidao
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Ta vendo pessoal façam que nem eu que sou pobre, ou viaja ou tenha um reef, dinheiro para as 2 coisas eu nao tenho mesmo entao fico so com o reef rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsssrsrsrsrsrsrsrs. eu acho que nos forum as pessoas deveriam criar grupos que moram na mesma cidade ou proximos e ai sempre que alguem preciar tem um amigo para passar uma vez por dia e ver se esta tudo em ordem, tipo o que acontece com a lei seca, tem que tem um nao nao vai beber para dirigir o carro, ai no caso sempre tem um que nao vai viajar e ai pode tomar conta dos que vao estar fora.
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

O pior Alex que eu não fui viajar a passeio.... e sim a trabalho!!
haha... mais eu acho legal essa sugestão de um conhecido passar na sua casa enquanto você estiver longe. O duro mesmo é você achar uma pessoa em que você confie deixar a chave da sua casa.
haha... mais eu acho legal essa sugestão de um conhecido passar na sua casa enquanto você estiver longe. O duro mesmo é você achar uma pessoa em que você confie deixar a chave da sua casa.
- Matias Gomes
- Administrador
alexbraga escreveu:Ta vendo pessoal façam que nem eu que sou pobre, ou viaja ou tenha um reef,
viajar ou pagar a conta de luz rssssssssssssssssssssssssss
- alex braga
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Doidao
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Victor D' Abronzo escreveu:O pior Alex que eu não fui viajar a passeio.... e sim a trabalho!!
é verdade victor, nenhum dos meus amigos ou familiares que moram perto nunca nem ouviram falar do ciclo do nitrogenio ou sobre um skimmer rsrsrs, é dificil conhecer alguem que more perto e saiba o minimo para manter um reef funcionando
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
- Ledo
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Ledo
Victor,
Pelo que entendi, a água de reposição está ligada no sistema de RO/DI, é isso?
Eu tenho muita desconfiança nisso, tanto que minha caixa de reposição cheia se fosse para o sistema pouco impacto teria. Fiz de propósito.
Para esses sistemas automáticos (que são uma facilidade), teria de achar um monitor pin-point de salinidade que interrompesse o fluxo a partir de certa salinidade.
Deve existir isso, e não sei se seria tão caro.
Pelo que entendi, a água de reposição está ligada no sistema de RO/DI, é isso?
Eu tenho muita desconfiança nisso, tanto que minha caixa de reposição cheia se fosse para o sistema pouco impacto teria. Fiz de propósito.
Para esses sistemas automáticos (que são uma facilidade), teria de achar um monitor pin-point de salinidade que interrompesse o fluxo a partir de certa salinidade.
Deve existir isso, e não sei se seria tão caro.
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

Ledo, eu tenho um sensor de nível no sump. Quando baixa o nível da água, ele aciona o filtro RO e esse pinga a água direto no sump.
O problema foi no meu skimmer, que jogava água para fora e o filtro mandava água doce para dentro.
Mais, sinceramente falando, eu também não confio muito nesse sistema. Fico de olho sempre.
Abraços
O problema foi no meu skimmer, que jogava água para fora e o filtro mandava água doce para dentro.
Mais, sinceramente falando, eu também não confio muito nesse sistema. Fico de olho sempre.
Abraços