🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Boyu TL-450 do Fernando

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Boyu TL-450 do Fernando

#1 Mensagem por Fernando Finger »

Olá galera! Já tenho acompanhado o fórum a algum tempo e agora resolvi montar meu aquário. Depois de pesquisar bastante, resolvi montar um Boyu TL-450, pois era o único que caberia no móvel e no bolso :-D .

Ontem busquei o aquário na loja e trouxe umas pedras, o substrato de samoa pink e água RO já preparada com sal (Ainda não tenho filtro DI). Não fiz modificações até o momento e estou apenas com a bomba e a iluminação ligados.
Também não comprei nenhum teste ainda.

Vendo os tópicos dos colegas aqui do fórum, as alterações que estou prevendo são:
- Colocar um pedaço de capinha de DVD na entrada do SUMP para criar a queda d'água e fazer com que o skimmer funcione direito.
- Colocar um coel tz11 e 4 coolers na tampa para baixar a temperatura (Mais pra frente pois não tenho nem termômetro ainda).

Seguem algumas fotos, estou aceitando sugestões!

Um abraço a todos.
Fernando

ImagemIMG_20140628_220443 by Fernando Finger, on Flickr

ImagemIMG_20140628_220449 by Fernando Finger, on Flickr

ImagemIMG_20140628_224133 by Fernando Finger, on Flickr

ImagemIMG_20140628_231441 by Fernando Finger, on Flickr

ImagemIMG_20140629_124233 by Fernando Finger, on Flickr

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#2 Mensagem por Fernando Finger »

E aí pessoal. Troquei o layout das rochas pra ficar com mais areia disponível para corais.
Coloquei o resto do substrato que tinha, ao todo foram os 9kg, vocês acham que é muito? Por ser Samoa Pink #0, a bomba acaba remexendo um pouco o substrato. Coloquei mais pois a cada TPA vai um pouco fora com o sifonamento e depois fica ruim pra repor, não?

Coloquei também a capinha de DVD na entrada do SUMP e agora criou-se a cachoeira que remove a nata da superfície e permite o skimmer trabalhar corretamente. Inseri lã sintética para ajudar a remover a sujeira da água pois as esponjas que vieram com o aquário são mais grossas.
Já comprei os testes. Depois posto aqui os resultados.

Seguem algumas fotos pra vocês olharem. O que acham??

Obs: Quando o reef estiver pronto posto umas fotos de melhor qualidade pra vocês!

Um abraço!
Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#3 Mensagem por Fernando Finger »

E aí galera, estou postando aqui o resultado dos testes que fiz hoje no aquário. Montei ele no dia 28/06/2014 e estará ciclando por um bom tempo.
Os testes foram feitos com o Marine Care Test Kit da Red Sea.

Resultado de testes (03/07/2014)
Temperatura: 26 graus (Lâmpada está sempre desligada, visto que o aquário está ciclando)
Densidade (medido com Densímetro Red Sea): 1022
pH: 7.6
KH: 6
Nitrato: 10
Nitrito: 0.5
Amônia: 0.4

Também segue uma foto pra vocês verem como a água já está bem cristalina.
Comentem aí pessoal!

Abraço a todos.
Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Renato Cascata
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Ago 2014, 12:47
Apelido: Cascata
Data de Nascimento: 16 Ago 1979
Cidade: Praia Grande
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#4 Mensagem por Renato Cascata »

Belo aquário, parabéns. Como está seu controle de temperatura? estou montando um TL-450 também e estou na dúvida entre coolers ou chiller? moro no litoral e aqui é bem quente.

Diego Bertolli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 145
Registrado em: 19 Ago 2013, 16:24
Apelido: Diego Bertolli
Data de Nascimento: 16 Mar 1989
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#5 Mensagem por Diego Bertolli »

Parabens mano..
Em breve este aqua estara cheio de vida...
Tenha paciencia na ciclagem..uma boa ciclagem é certeza de um belo aquario :-)
Estou acompanhando seu topico..

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

legal, ficou com bastante espaco no substrato pra colocar uns corais.

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#7 Mensagem por Fernando Finger »

Boa tarde galera! Atualizando o post aqui pra vocês!

Ainda não instalei os coolers e o controlador. Devo fazer isso em breve.

Ontem medi os parâmetros do aquário novamente:

Resultado de testes (25/08/2014)
Temperatura: 26 graus (Lâmpada está sempre desligada, visto que o aquário ainda está ciclando)
Densidade (medido com Densímetro Red Sea): 1023
pH: 8.0
KH: 6.5
Nitrato: 5
Nitrito: 0
Amônia: 0

Hoje coloquei um pouco de tamponador Tropic Marin de PH e Dureza para ver se sobe um pouco esse KH.
Estou pensando em começar a povoar ele no próximo sábado, após realizar novos testes.

Renato Cascata, eu irei fazer a tentativa com o controlador de temperatura e os coolers fixados na tampa, segundo alguns colegas aqui do fórum, essa solução consegue manter uma temperatura aceitável. Em dias muito quentes, geralmente ligo o ar condicionado, portanto não deve ser problema. Claro que um chiller seria muito mais cômodo, mas o custo também é bem mais alto. Depois me conta o que você decidiu!

Diego e Vinicius, também acompanho o tópico de vocês, muito obrigado pela força!

Seguem umas fotos de hoje!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#8 Mensagem por Fernando Finger »

Fala galera! Montei um controlador pro aquário e um sistema de ventilação.

Instalei um Coel TLZ11 dentro de uma caixa com tomadas 110V e fontes 12V para os coolers. Ainda está faltando o timer chegar para eu poder inserir ele nesse espaço em cima.

Os quatro coolers 40x40x10 mm instalados na lateral ficam ligados sempre (dois da esquerda puxam ar pra dentro da tampa, os dois da direita empurram o ar pra fora.
O cooler 80x80 mm instalado na tampinha é ligado pelo COEL quando a temperatura fica acima de 27 graus e sopra ar na água.

Por enquanto nada de peixes ainda. Talvez semana que vem já trago os primeiros moradores.

Espero que gostem.

Abraços,
Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
everton silva
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Abr 2011, 04:30
Apelido: Boca
Data de Nascimento: 18 Jun 1981
Cidade: Birigui
País: Brasil
Localização: Birigui-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#9 Mensagem por everton silva »

parabéns pelo aqua Fernando vai ficar show, tenho um tl450 também no meu para amenizar a temperatura eliminei a tampa e coloquei uma luminária de led.
abraços

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#10 Mensagem por Fernando Finger »

everton silva escreveu:parabéns pelo aqua Fernando vai ficar show, tenho um tl450 também no meu para amenizar a temperatura eliminei a tampa e coloquei uma luminária de led.
abraços

Grande Everton. Acho que se eu morasse aí na sua região também teria que remover a tampa e comprar um ar condicionado heim! Eita lugarzinho quente!
Meu irmão mora ai em Araçatuba.

Cadê as fotos do seu aqua pra gente ver???

Abraços,
Fernando

Avatar do usuário
everton silva
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Abr 2011, 04:30
Apelido: Boca
Data de Nascimento: 18 Jun 1981
Cidade: Birigui
País: Brasil
Localização: Birigui-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#11 Mensagem por everton silva »

Final de semana vou fazer um tópico do meu aquário, já esta na hora rsrsrsrsrsrsrs....
abraço

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#12 Mensagem por Fernando Finger »

Bom dia amigos.

Ontem foi o dia de trazer vida nova para o meu aquário.
Vieram 10 mini paguros, 5 turbo snails e 2 ocellaris.
Hoje cedo, um dos paguros estava morto e não achei a concha dele. Minha namorada ficou triste que o bichinho da conchinha morreu. Hehehehe
No mais, parece estar tudo bem.

Outra coisa que fiz foi trocar a bomba de recalque original do boyu de 750 litros/hora pela minha SB1000 (1000 litros/hora). O Sump agora ficou com nível mais baixo mesmo sem a capinha de DVD que tinha colocado na entrada e o Skimmer parece estar bom.

A única preocupação agora é que tive que retirar a flauta, pois a vazão ficou bem forte e o L (registro) está escapando da flauta mesmo com o monte de furos que fiz nela. O Problema é que sem a flauta, a circulação sai do Sump, faz a volta no aqua e volta direto para a entrada do Sump, com isso, toda vez que jogo comida, uma boa parte dela vai direto para o SUMP, e isso me preocupa quando precisar usar o alimentador automático. Alguém que trocou a bomba de recalque por uma de maior vazão poderia me dar uma ajuda?

Abraços!
Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#13 Mensagem por Fernando Finger »

Boa tarde galera! Ontem montei um sensor de nivel para reposicao automatica de agua no aqua. Comprei o sensor da Icos com Contator e fiz um suporte gambiarra com um pedacinho de cano de PVC. Ainda estou testando, visto que moro em apartamento e nao posso me dar ao luxo desse negocio falhar e o aqua transbordar. Acho que ficou bacana, seguem as fotos!

Abracos,
Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#14 Mensagem por Fernando Finger »

Bom galera! Hoje veio o primeiro coral, de brinde uma RV que eu não tinha colocado ainda. E de brinde com a RV, claro, vieram alguns vermes, que acredito serem Vermes de Fogo. Sei que são bons para o Reef, mas, por via das duvidas eu removi os que vi. Eh sempre mais fácil colocar depois do que tirar!

O Coral eh um green star polipos, que esta roxo parecendo um repolho! Eh muda e acho que esta meio abatido pelo stress da viagem. heheheheh

Outra coisa que esta acontecendo no aquário eh o skimmer fazendo micro bolhas apos a reposição de água doce. Essas bolhas vão para o display por um tempo e depois param. Percebi que os peixes ficam meio escondidos enquanto essas microbolhas ficam no aquário, acho que eles não gostam muito delas. Ja coloquei Perlon no compartimento depois do skimmer mas não esta ajudando muito.

Perguntas:
1 - Esses são vermes de fogo? Assim na próxima vez posso deixa-los ai.
2 - Eh normal o coral estar abatido dessa forma? Sera que esta vivo ainda? hehehe
3 - Alguma sugestão para reter as microbolhas geradas pelo skimmer??

Muito obrigado!
Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Renato Cascata
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Ago 2014, 12:47
Apelido: Cascata
Data de Nascimento: 16 Ago 1979
Cidade: Praia Grande
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#15 Mensagem por Renato Cascata »

Fernando,

Seu aquário está show.

Gostaria de uma dica. Como você fixou seus coolers na tampa. Estou pensando em utilizar cola quente e aquelas presilhas "enforca gato". Será que dá certo?

Valeu.

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#16 Mensagem por Fernando Finger »

Renato Cascata escreveu:Fernando,

Seu aquário está show.

Gostaria de uma dica. Como você fixou seus coolers na tampa. Estou pensando em utilizar cola quente e aquelas presilhas "enforca gato". Será que dá certo?

Valeu.


Fala Renato! De vagar vamos ajeitando o aquário! hehehe
Os coolers coloquei apenas com abraçadeiras (enforca gato, fita hellerman). Você pode ver na foto que coloquei aqui, primeiramente emendei os dois coolers com uma das fitas e apertei bem. Depois coloquei eles no lugar e coloquei a segunda fita nos furos do outro lado e passei também na grade da tampa. A minha sugestão é que você faça o mesmo, pois ficou bem preso e fácil de remover, pois dois dos meus coolers já começaram a "emperrar" por causa do sal. Outra coisa que vou colocar também, é um conector dos fios pra ficar fácil trocá-los.
Cola quente utilizei apenas nos fios.
Os quatro coolers 40x40mm ficam ligados 24 horas, os dois da esquerda jogando ar pra dentro da tampa e os dois da direita jogando o ar pra fora. O Cooler grande da frente é ligado apenas quando a temperatura fica muito alta (27.2 graus) e está dando conta de baixar a temperatura tranquilamente.

Qualquer dúvida avisa aí!

Abração e boa sorte com seu reef!
Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#17 Mensagem por Fernando Finger »

Olá amigos, gostaria de uma opinião de vocês para o meu GSP. Resolvi tirar ele da RV que veio, pois não estava colado ainda e colocá-lo na minha rocha principal. Este lugar tem boa movimentação de água e acredito que ele ficará bonito neste lado, mas estou preocupado em virar "praga" e disputar lugar com outros corais depois. Alguma sugestão? Deixo aí mesmo?

Muito obrigado,
Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Renato Cascata
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Ago 2014, 12:47
Apelido: Cascata
Data de Nascimento: 16 Ago 1979
Cidade: Praia Grande
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#18 Mensagem por Renato Cascata »

Legal Fernando.

Vou fixar os meus assim também e já vou instalá-los com conectores de fios. Pela foto creio que o seu cooler frontal está sendo utilizando como exaustor, é isso mesmo?

Valeu
Renato

Fernando Finger
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Jun 2014, 16:21
Apelido: Fernando
Data de Nascimento: 05 Mai 1985
Cidade: Campinas
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#19 Mensagem por Fernando Finger »

Renato Cascata escreveu:Legal Fernando.

Vou fixar os meus assim também e já vou instalá-los com conectores de fios. Pela foto creio que o seu cooler frontal está sendo utilizando como exaustor, é isso mesmo?

Valeu
Renato


Não Renato, esqueci de dizer, mas ele sopra ar pra água! Assim faz a temperatura dela diminuir, mas aumenta também a evaporação.
Não sei se você entende um pouco de eletrônica, mas todos eles são 12V, os 4 pequenos estão ligados em paralelo em uma fonte 12V de 1A e o grande está sozinho em uma fonte 12V de 1A.
Apesar dos coolers pequenos serem 12V, acho melhor você utilizar uma fonte de 9V, pois assim eles vão rodar mais devagar fazendo menos barulho. Se você não comprou a fonte ainda, pense nisso, pois eu terei que fazer um circuito pra reduzir a rotação deles, pois são bem barulhentos em 12V.
Qualquer dúvida avisa ai!
Abraços!

Avatar do usuário
everton silva
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Abr 2011, 04:30
Apelido: Boca
Data de Nascimento: 18 Jun 1981
Cidade: Birigui
País: Brasil
Localização: Birigui-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu TL-450 do Fernando

#20 Mensagem por everton silva »

fala Fernando, ta ficando bacana o aqua.....sobre GSP se eu fosse você deixaria ele em uma rocha aparte, porque com certeza ele vai virar praga hehe... quanto aos vermes pela foto não dá pra ver muito bem, mas acho que tinha um verme poliqueta ali....

Responder

Voltar para “Clube Boyu”