🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

o Led está se tornando um coadjuvante?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

o Led está se tornando um coadjuvante?

#1 Mensagem por Matias Gomes »

estão aparecendo calhas de T5 com os leds azuis, agora a Elos lança calhas de hqi com leds azuis tb de 150w e 250w, comentarios de que aquaristas abandonam o led e voltam as hqis ou T5 no exterior, alguem sabe mais algo a respeito?

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Rodrigo RBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: RBG Reef Club
Data de Nascimento: 01 Jan 2001
País: BRA

Re: o Led está se tornando um coadjuvante?

#2 Mensagem por Rodrigo RBG »

Seu eu tivesse um aquário só com moles ou fish only eu usava leds. Alias vou usar led no meu proximo projeto, pra iluminar meu sump. :mrgreen:
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!

RBG REEF status: offline

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 6 vezes

#3 Mensagem por Alexandre George »

Eu acho que os Leds serão opções pra um futuro, mas agora para SPS não sinto firmeza.

Podem me chamar de antiquado, poluidor, maluco, mas pra me fazer largar das HQI´s ainda está difícil. Agora então que eu me encantei e encontrei um casal perfeito que é a HQI brihando e bombando e as T5 dando uma plus na cor (tipo romeu e julieta).

Pra trocar vai ser difícil, mas não sou cabeça dura e quem sabe eles não inventam umas lentes que consigam direcionar melhor a performance destes.

Um abraço
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

#4 Mensagem por Julio Monteiro »

Quantos aquários iluminados somente por LED´s vemos como destaques com colorações exuberantes, tipo "aquário do mês"? Acho que ainda não está comprovada a utilização somente de led´s. Eu acredito que será o futuro.

Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Apelido: Belezoni
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

#5 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Existem diversos relatos da utilização dos LED´s, dentre eles (pelo o que eu li kkk):
- que eles mesmo "funcinando" por anos, não mantem suas caracteriscas (necessárias para o aquarismo);
- para se ter uma boa iluminação, a potencia necessária tem que ser igual ou superior que a HQI;
- bla bla bla

Enfim, saber de algum relato eu não sei, mas concordo que LED´s "quem sabe para um futuro".

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

#6 Mensagem por jose Jorge »

Ainda falta um acerto em Lúmens e Comprimento de Onda...........para chegar nas exigências luminosas dos sps...........talvez mais um Ano ou Dois.............ainda não supera a combinação de HQI com T5............mas já começa a despontar um diferencial........menos Calor....Dimmer...Frequência........

E ainda não existe Emitter feito especialmente para Aquarismo......como as HQIs e T5.......com a excessão do G-Ray 30 W...........que é uma dupla de HIGH POWER LED (um Azul e um Branco).....o que se usa por aí são Emitters para iluminação decorativa..........

Importante para Coral é Comprimento de Onda.........e o que regula isso são os Pigmentos (Foto-Proteção e Foto-Augmentaçaõ).....agindo como um "filtro"...impedindo certa radiação.............ou como um "espelho"......refletindo a luminosidade para as Zoox........e as HQIs e T5.........são feitas segundo criterioso estudo de Comprimento de Onda................direcionado á Corais...........

Os LEDs ainda não..........mas já está começando a aparecer alguma coisa por aí.........

Esse acerto é o principal diferencial entre as HQIs e T5 dos LEDs atuais.......

O visual (para o Coral) não é tão importante.......por isso o K é menos importante que o Comprimento de Onda que a fonte de Luz emite............

Com o Dimmer voçê consegue variar o K (temp de Cor) mais Azul etc..........mas não o Comprimento de Onda da Emissão...........que vai depender da qualidade do LED..............

É nisso que a iluminação feita especialmente para Aquario é melhor............

Matias Gomes
Administrador

#7 Mensagem por Matias Gomes »

o que estão dizendo é que os corais que estãso lindos em reefs de leds já entraram assim lá e com o tempo perdem a cor.

Heber
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: HAM
Recebeu Curtir: 1 vez

#8 Mensagem por Heber »

Tbm prefiro as HQIs, apesar de ainda nao te-las :oops:
eu to usando leds chineses.. :D

jose Jorge

#9 Mensagem por jose Jorge »

Justamente por isso.......tudo se resume naqueles estudos do Gustavo Duarte.........sobre regulação das Zoox e pigmentação.......

Presença de UV-A.......... acerto nos comprimentos de onda nos picos do PUR...........valores de PAR........Regulagem !

Aqui http://www.americanaquariumproducts.com ... hting.html o Autor fala justamente que os CreeXR-E das luminárias é diferente dos vendidos comercialmente..........

O futuro do LED é esse acerto.....essa regulagem dos Parâmetros.......

Eu tô montando um Cubo......e a iluminação vai ser de LED..........DIY............

Usefull Light Energy.........esse é o segredo...!

Ciro_Riskallah

#10 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Então LED´s...................

Eu tenho aqui o meu aquário com LED, desde o inicio.

Quero dizer que é meu primeiro e sou completamente INEXPERIENTE OK

Mas acho que já posso emitir alguma experiência com LED.

Meus LED foram montados aqui no Brasil, por um empresa muito experiente com iluminação LED para rodovias, sinalização e etc,
ficou maravilhoso.

Foram 96 led´s de 1,5w, com 1/3 de azul(meio roxeado, levemente), muito bem montados, com fontes independentes, controle corrente, timer, amanhecer e anoitecer, etc, e a construção posso atestar, pois sou Eng. Eletrônico.

Mas não tenho nem de perto a experiência dos amigos aqui com iluminação necessária em aquários, como o Yuri, que dissecou o assunto....gostaria muito de ter instrumental necessário e conhecimento para fazer verificação mais cientifica.

Comparamos apenas a intensidade, ficou equivalente a duas HQI de 250, mas apenas intensidade foi medida.

Bom..........

De início, foram colocados alguns SPS pelo Carlinhos Moreno, muito coloridos.

Outros do Basso, e outros moles, que comprei, e etc.

Isso com 45 dias de ciclado, tudo zerado...

Foram gradativamente perdendo as cores, estavam crescendo, formando base, crescendo muito, mas perdendo cores.

Após 3~4 meses, as coisas começaram escurecer, pois as roxas(Sanzibar) estavam verdes e roxeando, ai adicionei duas calhas de 2 T5 cada, com uma actinica e Branca(meio rosa), não lembro o nome, em cada calha.

Clareou bem, a daí em diante, os corais pararam de perder cor, e vagarosamente estão colorindo.

Estão crescendo que é uma coisa louca, já tive que cortar vários, pois estavam se tocando, cada vês que olho mais atentamente, vejo pontas novas.

Sei da maturidade de meu aquário, e que tenho que pesar isso na balança.

Acho que achei uma combinação interessante, LED + T5....

Agora estou com 8 meses, as coisas estão colorindo, mas nem de perto os aquários que vejo aqui ou em outros locais, vou ainda de LED.

Mas se a coisa ficar nessa, troco tudo por uma ATI com 8 T5 de 54w, igual a do Denadai, sei lá ????, só pra testar

Meu aquario esta aqui no Forum postado pra opiniões

Meu Primeiro Marinho

Desculpem se fui longo.

Abraços

Ciro

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Nilo

#11 Mensagem por Nilo Otaviano »

Ciro_Riskallah escreveu:Foram gradativamente perdendo as cores, estavam crescendo, formando base, crescendo muito, mas perdendo cores.

Isso acontece porque esses LEDs não emitem UV, que é o que induz os corais í produzirem pigmentos - pra se proteger dos raios UV - As T5 emitem esse UV necessário pra pigmentação dos corais. Hoje existem alguns leds UV-A no mercado, se colocar alguns desses fica completo - LEDs brancos, azuis e UV.

jose Jorge

#12 Mensagem por jose Jorge »

Legal seu relato Ciro................um bom aparelho para voçê adquirir é um PAR Meter.......Quantum........

Olha esse tópico http://www.reefforum.net/f22/luz-e-aqua ... ndex4.html

É um tópico do Danadai.......que manja muito.....fornecido pelo Henrique....que também está estudando o assunto..........

E voçê pode ajudar muito agente.......por que a parte elétrica eu não manjo nada...............

Como voçê pode ver nesse tópico........não é só os LEDs que causam anormalidades no crescimento e na pigmentação..........o foco do tópico são HQIs..............

A causa dos problemas é regulagem............

Existem excelentes Aquas só com HQI.....só com LED...e só com T5........e existem Aquas ruins......mas estão ruins pela falta de regulagem.............

Regulagem da altura da luminária.......lentes.....corrente.......tudo isso são mecanismos de regulagem............

Repare nas explicações do Gustavo Duarte..........sobre crescimento e pigmentação...............

icon_beer

Independente do que se usa hoje em dia...........em termos de iluminação........é legal agente ir desenvolvendo alguns estudos aqui no site.............

Eu não manjo nada de eletrônica........mas nesse campo o LED apresenta algumas vantagens..........mas para ser usado em Aquas....eles devem ser feitos especificamente para Aquas........(e ainda não são)...............as T5 são.....por isso apresentam melhor resultado.............

O LED da aquele efeito de Glitter Lines........que a HQI dá........e as Fluos menos.........e que segundo alguns estudos beneficiam as Zoox..........produzindo picos de intensidade diferentes.............

Nilo......existem muito poucos leds UV no mercado............Kaidomain é o mais usado..........e ainda de qualidade duvidosa..............pode-se até usar um UV Meter.........mas não se sabe se ele irá medir somente os UV-A.......que são os raios UV benéficos.....................

Tem o link do Evil........do Nano-Reef que fala um pouco sobre os UV.......

Resumindo.......se voçê quer montar um Aqua bem legal........use os produtos que já são feitos para Corais............. icon_joia

Agora se voçê tiver uma veia científica........e montar um Aqua experimental.........pela sua formação vai ser bem interessante........independente dos resultados......... icon_cheers

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#13 Mensagem por Nilo Otaviano »

Então será que a melhor combinação são LEDs brancos + azuis + T5 420nm (true actinic, pure actinic), que emitem UV-A?

Matias Gomes
Administrador

#14 Mensagem por Matias Gomes »

esse topico aqui é ótimo
http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1587273

Nilo é o que estou vendo uma grande quantidade de calhas de T5 usando apenas os leds como actinicas.

jose Jorge

#15 Mensagem por jose Jorge »

Nilo se voçê ver o gráfico dos LEDs Azul e Branco.........ambos emitem ondas com comprimento de cerca 465nm...........então se você já está usando 420nm....não há a nescessidade de usar LED Azul.............caso o visual fique muito Azul..........e o pico do PUR é cerca de 435nm...........talves seja bom combinar tudo.......mas se ficar muito azul.....tira o led não a T5.......porque o led branco Cool White já tem bastante emissão azul na faixa de 465nm.....

Eu tava lendo no link do Reef Forum sobre PPFD das lâmpadas HQI 6500K.........e eu achei bem interessante os argumentos expostos no tópico.........

talvez uma combinação de 6500K com a de 420nm fique legal para Coral..........justo pelo lance do PPFD alto na de 6500K..........

O lace da iluminação é acertar o "gosto" a preferência de cada Colônia.......uma vez que Corais da mesma epécie podem ter preferências diferentes...........como foi muito bem explicado pelo pessoal naquele tópico............

E tem as loucuras.......como aquele lance da estética......iluminação com multiplos focos.............decorativa.......mas sem fundamento científico voltado as Zoox...........

Eu não sou muito bom em iluminação não..........tô ralando mesmo faz um mês..........para montar a minha de led...........

Acho que vou de G-Ray 30W..........vamos ver se sai a DIY.....vou usar uma fonte de PC..........com 12V também para ligar 2 ventoinhas grandes em cima dos leds........até agora gastei só 30 reais nos coolers.............fonte na faixa........casco da luminária na faixa.......só os G-Ray que tá 90 doletas (o par)..........e eu vou precisar só de um par pro Cubo..........

Tem uns leds novos saindo no mercado com bastante lúmens..........

Daqui a pouco tudo o que agente fala vai ser ultrapassado...........a tecnologia disso tá evoluindo muito..........

Fabricio Langer
Apelido: Fabricio

#16 Mensagem por Fabricio Langer »

hj estou completando 30 dias de uso de led's, em substituição ís minhas hqi's 250W marine color...
na verdade as marine color não são nem de perto lampadas ideais para corais, porem qdo novas, dão conta do recado (2 a 3 meses)!!

...comprei 02 daquelas calhas ching ling, com 120w, de led's com 1w cada...tem a venda no XXXX, vcs podem ver la...acabamento muito bom, com ventoinhas bem silenciosas embutidas, e tal...na verdade gostaria muito de usar uma da eco-lams, porem não aceito os valores ridiculos q possuem...
então, o que estou vendo até agora, é que meus sps's q estao da metade pra cima do reef, estao pegando cada vez mais cor, inclusive umas mudas q peguei, tipo seriatopora hot pink, tá ficando beeem pink mesmo!! a danae superman tbem ta ficando bonita, e os lps que ficam no fundo, estao bem gordinhos e coloridos!!
os tons de azul dos sps's ficam muito mais fortes, podem acreditar!!!as acantastreas mostram cores q nunca reparei nas hqi's...
conclusão, até agora estou gostando muito da evolução, e minha expectativa agora é saber até onde vai a brincadeira, se as cores vão melholar um pouco, ou muito, ou se é somente pq minhas hqi's estavam velhas, ou sei la o q!! rssrs
quero fazer umas fotos com uma maquina boa esse fim de semana, pra q todos acompanhem a experiencia realemente, pois na teoria não dá pra tirar conclusões, ou aprovar e reprovar os coitados dos leds!!se não der boa, uso pra fazer um mudario!!rsrsrsrsrs

abs a todos!!
Fabricio

jose Jorge

#17 Mensagem por jose Jorge »

icon_iCo01 exatamente.............as HQIs com o tempo perdem as propriedades e nescessitam ser substituídas..........o LED não......

Outra coisa que achei legal foi o posicionamento dos Corais..........pode ver que em todo lugar que voçê medições com o PAR Meter.........a maioria mostra 300micromols.......no meio do aqua............teoricamente o ideal para sps.............e colocou os lps embaixo..........

Grande relato....... icon-aplauder

Dá uma olhada http://www.reefcentral.com/forums/showt ... 995&page=9

Aí Nilo......olha lá a combinação que o cara fez........acho que é mais ou menos isso que voç~e falou....não é não..?

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#18 Mensagem por Nilo Otaviano »

Yuri Barros escreveu:
Aí Nilo......olha lá a combinação que o cara fez........acho que é mais ou menos isso que voç~e falou....não é não..?

É isso mesmo :P

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 3 vezes

#19 Mensagem por Alexandre Talarico »

Olá amigos;

Estive na Interzoo 2010 e aproveitei para visitar (e também re-visitar) 4 aquários públicos com direito a visita na área técnica e administrativa.
Sem duvida nenhuma na feira a coqueluche era a iluminação por LED, nos aquários públicos nem se toca no assunto tamanha a distancia destes equipamentos da necessidade atual para grandes sistemas.

Tenho visto aquários iluminados por LED nos últimos seis anos (desde Interzoo 2004) inclusive no Brasil. Tenho também ouvido falar que os LED`s serão a iluminação do futuro.
Pois é, hoje podemos afirmar que a iluminação feita por LED já é uma realidade além da grande novidade que nos desperta tanto interesse.

Mas o problema que enfrentamos é o mesmo de sempre, QUALIDADE!!!
Se compararmos ao que já conhecemos, podemos afirmar que a melhor combinação para o aquarismo hoje é HQI com T5 conforme o gosto do freguês.
Agora imaginem o resultado e a comparação de um aquário iluminado com lâmpadas HQI e T5 de procedencia Alemãs ou Holandesas com outro marca barbante? Só imaginem, a resposta eu não quero dar. Não vem ao caso discutirmos isso neste tópico que eu proponho, afinal a matéria já foi exaustivamente debatida.

Na Interzoo conversei com vários especialistas no assunto, entre eles fabricantes de lâmpadas, fabricantes de LED`s e fabricantes de luminárias, convencionais, híbridas e somente de LED.
Achei muito importante a conversa que tive com o técnico e proprietário da Giesemann, e relato pontualmente questões importantes sobre o LED.

1- é muito importante a escolha de um equipamento de qualidade, caso contrário a quantidade de luz emitida cairá 70% em 3 meses de uso aproximadamente.
2- a escolha de LEDs de boa qualidade é importante, mas mais importante é a qualidade do equipamento eletrônico (driver) pois é ele que garante a durabilidade do seu LED. Infelizmente é ai que custa caro e ainda não temos uma solução econômica. É a mesma comparação com os bons reatores e os acendedores (queimadores) de lâmpadas.
3- Nenhum LED tem a sua durabilidade real testada no campo, pelo simples fato de serem uma nova tecnologia, os fabricantes afirmam valores testados em bancadas de testes de laboratórios em experiências padrão.
4- O resultado obtido pelos aquaristas é que o LED ainda não substitui as lâmpadas HQI e/ou T5, nos quesitos, quantidade de luz emitida, principalmente após 3 meses de uso, e índice de reprodução de cores (mesmo associando-se vários tipos de LED o espectro fica incompleto).
5- Os LED de alta qualidade são montados apenas por maquinas em uma atmosfera de umidade zero e impedem a troca simples pelo usuário em caso de queima ou manutenção. Teoricamente os bons equipamentos só podem ter seus LEDs trocados na fábrica.
6- LED`s de alta potencia produzem calor e precisam de um bom dissipador em alumínio, a diferença é que o calor é dissipado atras da fonte de emissão de luz e não na própria fonte emissora de luz como lâmpadas convencionais.
7- Todos os LED`s emitem luz azul com algum componente de UV. Para que o LED emita outros espectros (cores) de luz é necessário o uso de uma camada de fósforo, ai está o seu calcanhar de Aquiles, pois este fósforo tem vida útil. Podem olhar com atenção o ponto amarelo (fósforo) no centro do LED quando ele estiver desligado.
8- Muitos equipamentos para cumprirem o que o fabricante promete usa um Over-Drive que queima a camada de fosforo em poucas semanas!
9- LED`s precisan de lentes para melhor distribuir o seu concentradíssimo facho de luz, estas lentes se não forem de qualidade óptica se transformam em filtros de luz que diminuem o rendimento do aparato.
Vantagens do LED, dimerização, menor produção de calor, tamanho reduzido.
Desvantagens do LED, tecnologia que merece ainda mais estudo e desenvolvimento, alto preço de um equipamento idôneo, alto custo de reparo e manutenção.
10- Mesmo bem construidos os LED`s devem ser trocados anualmente para manter a qualidade de sua iluminação para aquários.

Há quem refute todos estes argumentos (principalmente quem investiu um dinheirão para ter a nova tecnologia), mas argumento irrefutável até agora e que os aquários (marinhos e plantados de água doce) tem perdido qualidade na troca de tecnologia e a maioria dos usuários de iluminação LED tem voltado para as antigas ou as novas híbridas.

Vale a pena resaltar a máxima que eu sempre digo, precisamos oferecer um ambiente saudável e completo para os habitantes dos nossos aquários, faze-los sobreviver não é mérito nosso e sim deles!

De qualquer maneira devemos continuar a pesquisa pois os LEDs sem sombra de dúvida muito em breve apresentarão soluções para todos estas questões. E em muitos casos já tem dado resultado em sistemas nano e mini reefs de baixa energia e também em plantados de baixa energia.
Eu mesmo estou montando um Nano da JBJ com iluminação LED para ter comparativos no futuro.

O que seria do futuro do aquarismo se não houvesse pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias?

A minha procura por uma solução em iluminação LED acabou me levando a uma outra tecnologia que prometo experimentar ainda este ano de tão promissora que parece ser.
Trata-se uma tecnologia não tão nova quanto as dos LED de iluminação, mas é uma tecnologia nova e ainda pouco explorada, a tecnologia de PLASMA.
A lampada de plasma hoje é a que tem o melhor índice de reprodução de cores (CRI no inglês) chega a 97% da luz branca, ou seja, conceitualmente a melhor fonte de luz para aquários. Alem disso uma lâmpada do tamanho de uma cápsula de remédio tem a potência de 260W isso mesmo 260Watts com um altíssimo fator de conversão Watt por lúmen produzido.
Ela utiliza um refletor especial pois como é diminuta o seu calor é concentrado e também precisa de um driver para acendimento com a vantagem de poder ser dimerizada em até 70%.
Por enquanto só existe um fabricante dedicado ao aquarismo e apostem ele é Alemão, o equipamento também custa caro no momento mas eu vou tentar.
Assim que receber coloco novidades no post.

Abraços

Alexandre Talarico.

jose Jorge

#20 Mensagem por jose Jorge »

Legal hein Alexandre...........seus posts são sempre cheios de conhecimento......................sem dúvida nenhuma HQIs e t5 fabricadas para aquarismo ainda são insuperáveis..........

Estou montando um Cubo .......justamente para testar LEDs.........sem fazer apologia a este ou aquele sistema.......mas com intenção científica.......buscando aquilo que voçê falou : a Qualidade.......

Um link interessante que eu achei foi http://www.cutter.com.au/products.php?cat=Cree+XPG

Junto com esses novos LED tem os G-Ray 30W..............são os únicos que achei na NET que são fabricados para Aquarismo.............tem muito chão pela frente para buscar a qualidada da emissão que desejamos............uma vez que ainda são poucas as opções dstinadas ao aquarismo........

Eu acho que vou de XPG.....................gostei da configuração.............

Legal.......vai postando seus avanços com seu Nano...........principalmente a parte eletrônica que voçê vai usar.............que é a parte difícil para mim.........

Tá fazendo um DIY ou vai utilizar uma luminária comercial.....?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”