Então LED´s...................
Eu tenho aqui o meu aquário com LED, desde o inicio.
Quero dizer que é meu primeiro e sou completamente INEXPERIENTE OK
Mas acho que já posso emitir alguma experiência com LED.
Meus LED foram montados aqui no Brasil, por um empresa muito experiente com iluminação LED para rodovias, sinalização e etc,
ficou maravilhoso.
Foram 96 led´s de 1,5w, com 1/3 de azul(meio roxeado, levemente), muito bem montados, com fontes independentes, controle corrente, timer, amanhecer e anoitecer, etc, e a construção posso atestar, pois sou Eng. Eletrônico.
Mas não tenho nem de perto a experiência dos amigos aqui com iluminação necessária em aquários, como o Yuri, que dissecou o assunto....gostaria muito de ter instrumental necessário e conhecimento para fazer verificação mais cientifica.
Comparamos apenas a intensidade, ficou equivalente a duas HQI de 250, mas apenas intensidade foi medida.
Bom..........
De início, foram colocados alguns SPS pelo Carlinhos Moreno, muito coloridos.
Outros do Basso, e outros moles, que comprei, e etc.
Isso com 45 dias de ciclado, tudo zerado...
Foram gradativamente perdendo as cores, estavam crescendo, formando base, crescendo muito, mas perdendo cores.
Após 3~4 meses, as coisas começaram escurecer, pois as roxas(Sanzibar) estavam verdes e roxeando, ai adicionei duas calhas de 2 T5 cada, com uma actinica e Branca(meio rosa), não lembro o nome, em cada calha.
Clareou bem, a daí em diante, os corais pararam de perder cor, e vagarosamente estão colorindo.
Estão crescendo que é uma coisa louca, já tive que cortar vários, pois estavam se tocando, cada vês que olho mais atentamente, vejo pontas novas.
Sei da maturidade de meu aquário, e que tenho que pesar isso na balança.
Acho que achei uma combinação interessante, LED + T5....
Agora estou com 8 meses, as coisas estão colorindo, mas nem de perto os aquários que vejo aqui ou em outros locais, vou ainda de LED.
Mas se a coisa ficar nessa, troco tudo por uma ATI com 8 T5 de 54w, igual a do Denadai, sei lá ????, só pra testar
Meu aquario esta aqui no Forum postado pra opiniões
Meu Primeiro MarinhoDesculpem se fui longo.
Abraços
Ciro