🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/10/11

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/10/11

#1 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Primeiramente saudações a todos, sou iniciante no hobby de aquários marinhos com reef, anteriormente só me arriscava nos ciclídeos mais agora depois de alguns anos estou empenhado em montar o meu primeiro marinho.
Como tenho disposição de espaço e um móvel na sala projetado para o mesmo, decidir entrar de vez nos marinhos.
Gostaria que os usuários mais experientes e toda comunidade me ajudasse no SETUP desse projeto para que no futuro eu não tenha nenhuma dor de cabeça ou imprevisto já que o investimento para o empreendimento é alto.
Bom, para começar acho melhor expressar minhas intenções:
Quero um aquário marinho e reef com o máximo possível de automação.
A configuração proposta inicial seria:

- Aquário com vidros EXTRA CLEAR de 15mm com dimensões 176x70x70.
- Base de alumínio para sustentar o aquário.
- Entrada e saída de água exclusiva para o aquário para automação da TPA.
- SKIMMER Bubble King ALPHA 300 - Adiquirido
- Reator de Calcio Oceantech Shark SCR-2.0 para 2000l
- CHILER - TECO TR 20
- FILTRO POR OSMOSE DE 6 ESTÁGIOS. - Adiquirido
- Boias elétrica para reposição de água automatizado.
- LUMINÁRIA DE LED – DIY que fiz (viewtopic.php?f=36&t=4283)
- BOMBAS DE RECALQUE. 1xEheim compact 5000 e 1xEheim Compact 3000 - Adiquirido
- BOMBAS DE CIRCULAÇíO INTERNA. 4x NEW KORALIA 7 12V e Koralia Wavemaker Controller 4-Way Deluxe. aqui - Adiquirido
- Rochas SANSIBAR - 25kg G / 100kg M -> Total 150 kg
- SUMP mais ou menos 300 l
- Filtro UV - Pond Clean PC 95 w - Sibrape
- Substrato - 81 kg Samoa Pink nº 2



Bom essa é minha configuração inicial proposta, espero que me ajude e que me aconselhem com as aquisições que ainda estão a definir assim como o projeto do SUMP. Como ainda nada foi comprado e estou com $$ em mãos, espero que me ajudem para não comprar gato por lebre.

Abaixo algumas fotos para terem idéia de onde ficará o aquário assim como o que pretendo fazer.

Imagem
Como é hoje

Imagem
Outra visão

Imagem
A lateral direita do móvel será aberta para que tenha uma visão de profundidade. Moldura conforme a frontal.

Imagem
Estrutura interna, vou mudar para o novo projeto, a base de aluminio vai até o fim.

Imagem
Base de alumínio, será extendida até o fim

Imagem
Novo projeto - Montagem -

Imagem
Assim espero que fique.


Espero que todos ajudem-me nesse projeto, irei montar passo a passo e prometo que tiro fotos de todos os detalhes inclusive da montagem passo a passo, até mesmo para que os próximos novatos como eu tenha um artigo de qualidade que mostre realmente a montagem com todos os detalhes.
Me ajudem no projeto de SUMP assim como Overflow e no dimensionamento dos equipamentos que tenho que comprar.

Não esquecendo, sou de BRASILIA, se outros usuários moram por aqui favor me de dicas.... :D

Abraços,


Alguns tópicos que postei durante a montagem desse projeto e fizeram eu tomar algumas decisões:
Ajuda com SUMP
Medir parâmetros - Como? Passo a passo e equipamentos
Chiller - Giesemann ou Teco? Qual eu pego
Circulação Interna - Quantos L/H uso? KORALIA 2, 3 ou 4?
Montando calha de LED - 200 LEDS x 3W - Ajuda - FOTOS
Bomba de recalque. Eheim Compact 5000 ou EHEIM 1262?
Compensa Trocar o Reator de Cálcio por balling
Minha inspiração

Excesso de Skimmer? Bubble King Alpha 300 - Vertex
Bubble King Alpha 300- Cone rachado- Consertado S330 - FOTOS
Montagem de rochas - Layout
Reator de Cálcio

********************************************************************************
********************************************************************************
********************************************************************************
Primeiramente agradeço muito a ajuda dos amigos principalmente do Walmyr Buzatto.

Meu aquario já está quase pronto, falatando agora a definição e construção do SUMP.
Para o SUMP tenho até 150x 50 x 50 cm. Estou pensando em algo com 1,30 para sobrar espaço abaixo no móvel.

Projeto do vidro....
Imagem
Visão frontal

Imagem
Visão Frotal / Lateral

Imagem
Caixa da queda da agua

Imagem
Imagem

********************************************************************************
********************************************************************************
********************************************************************************

10/12/2010 - Novas Fotos do vidro e base montados - Feito na Aqua House - Brasília

Walmyr Buzatto olha ai seu filho rs....

Imagem
Imagem
Imagem frontal... Compração com a caneca a direita rs...


Imagem
Imagem
Lateral do aquario

Imagem
Base e dimensões, suportará a criança e o sump ficará ai no meio

Imagem
Parte traseira, queda, subida de agua e ladrão... O ladrão é o do meio...
Ainda hj colocaremos a pelicula preta no vidro trazeiro para não ter acumo de algas nas descidas e subida

Imagem
Imagem
Imagem
Por onde terá a queda e o retorna da agua... Não da pra ver muito bem
Editado pela última vez por Fabricio Fonseca em 17 Out 2011, 17:43, em um total de 25 vezes.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Meu primeiro aquario marinho reef

#2 Mensagem por Renato Vidal »

A idéia é ótima, e a última imagem é show. rssss

Bem, primeiro, você já começou bem, muito bem eu diria, colocando suas intenções e pedindo opiniões, isso gera uma economia sensacional.

Muitas opiniões serão diferentes, use e abuse do forum e tente encontrar algo que seja possível e que se encaixe na sua idéia.


Vou comentar um pouco, com base na minha (pouca) experiencia e resultados.

Antes de mais nada, é importante dizer se, nesse reef, o objetivo são corais tipo SPS (duros de pólipos curtos) LPS e softs, ou ainda, um misto de todos os tipos.
porque disso, caso seja um reef para SPSs, as exigencias aumentam um pouco, muda a configuração de iluminação e a circulação também muda.



Começando pelos equipamentos de base, em casa nosso reef tem 200x80x55 (C.L.A.) uso uma bota lateral que faz o recalque e outra, também na lateral que faz a descida.


- BOMBAS DE RECALQUE A DEFINIR. (QUANTIDADE E VAZAM QUE DEVO TER?)

Nosso recalque é feito com uma bomba de 4000 litros/hora de vazão (multi sicce 4000) e, da conta do recado tranquilamente, sou adepto da idéia de que, se o meu skimmer é alimentado com 1000 litros/hora, não preciso que passe pelo sump 10000000000 litros/hora, vai ser indiferente, além disso, bombas de alta pressão, possuem consumo de energia alto, se usamos uma bomba com menor pressão/vazão, e, complementamos a circulação com bombas tipo stream (koralia, sunsun, tunze, vortech) de baixissimo consumo, ganhamos na energia e distribuimos melhor o efeito dessas bombas.

- BOMBAS DE CIRCULAÇíO INTERNA A DEFINIR. (QUANTIDADE E VAZAM QUE DEVO TER?)

Depende de quanto quer investir, bem como, quais os corais que pretende ter.
Se fosse de LPS e alguns SPS apenas, iria com uma vortech mp40 oposta ao recalque (essa opção $$$$)
Ou então, se o objetivo é resultado, e economia, usaria duas sunsun 5000 lts/hr, uma auxiliando a distribuição da água que vem do recalque e outra do lado oposto. As sunsun são bombas baratas, porém, não tão duráveis se não tiverem boa manutenção, então, alguns dizem que é melhor trocar 10 vezes uma sunsun do que ter uma bomba muito cara (10 sunsun 5000, ainda não chega no preço de uma vortech mp40).

- Quantidade de corais vivos? (kg a definir)

Corais, voce vai colocar depois, e, conforme o crescimento deles, voce vai se controlar em quantidade e diversidade, em casa são 116 espécies diferentes e sei que, quando algumas crescerem, não terei onde colocar outras rssss

Mas aqui, a pergunta acredito, seja, quantos kilos de rochas vivas (ou inicialmente mortas) colocar no sistema, acredito que algo entre 80 e 100 kilos vão prencher bem o espaço, claro, dependo do tipo de montagem das rochas.


- SUMP (a definir, inicialmente pretendo fazer refúgio).

O Sump, é o espaço no reef para colocar tudo aquilo que é necessário, mas não queremos ver quando olhamos para o aquário. rss então, ali vai ficar skimmer, filtro UV, reatores, termostato, carvão, perlon etc etc etc, importante saber as medidas do skimmer que pretende, para saber as dimensões dos espaços do sump, também acho ter um refúgio ali bem interessante, usamos um em casa, e, serve inclusive para aquele castigo no peixe brigão. rss


- Filtro UV (a definir)

Se vai ter peixes (e é óbvio que vai rsss) eu tenho a opinião de que isso é necessário, em casa, temos um de 36 watts, ligado 24 horas/dia 7 dias/semana.
Além de auxiliar na qualidade da água, ao esterilizar as algas natantes, também auxilia na saúde dos peixes, ao matar protozoários e afins que ficam na coluna d'água.


- Substrato - (A definir, inicialmente não gosto de aquários com muita areia)

Se a intenção é um sistema ao máximo automatizado, entendo que a idéia é colocar a mão no aquário o minimo possivel, sendo assim, e para facilitar as coisas no futuro, aconselho que use substrato sim, já usei halimeda e aragonita, indico a aragonita, tamanho 2, em boa camada (de uns 10 cms), isso vai ajudar a criar bactérias capazes de lhe auxiliar no combate ao nitrato.


Boa sorte e, continue perguntando.


Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Meu primeiro aquario marinho reef

#3 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Muito obrigado Renato Vidal, pela hora que estou respondendo esse post deve ter noção da angustia que estou para montar esse aquário e ver tudo certinho.

Realmente vou usar muito esse forum para tentar montar o aquario, e tentar não fazer besteira, sugando o quanto possível a experiência de quem já montou e errou para que eu não faça o mesmo.

Sobre oq desejo criar, acho que realmente pretendo ter um MIX, ou seja, pretendo manter um ambiente perfeito ou pelo menos quase para os corais mais criados nesses aquarios de REEF e peixes tradicionais.

BOMBA DE RECALQUE
Sobre a bomba de recalque realmente tenho uma dúvida, quantos l/h preciso para um aquário desse porte? Tem alguma média que posso utilizar? Qual bomba posso utilizar que tenha um bom custo benefício? Quais as marcas que devo procurar?

BOMBAS DE CIRCULAÇíO INTERNA A DEFINIR. (QUANTIDADE E VAZAM QUE DEVO TER?)
O mesmo acima, existe alguma formula para saber a quantidade média que devo usar? Quando menciona manutenção, oq seria? Conhece as bombas da NY, referencialmenet a Extreme 3000? São boas?

ROCHAS VIVAS
Realmente escrevi errado, estava querendo dizer rocha viva.

SUMP
Teria alguma dica que poderia me da para que eu monte o mais perfeito possível?

Sobre o SKIMMER CONICO NY 1500 estaria bom? Teria alguma sugestão?

Sobre o filtro UV, quais posso pesquisar?

eduardobsb
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Jun 2010, 20:37
Apelido: Eduardo Piza
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro aquario marinho reef

#4 Mensagem por eduardobsb »

Boa noite Fabricio.

Eu também sou de Brasília, mas estou montando o meu primeiro aqua marinho. Estou tendo dificuldades semelhantes ís suas. Se quiser, posso indicar por MP uma loja que possui um atendimento EXCELENTE, onde o pessoal realmente procura ajudar.
Você se incomodaria em dizer o local em que foi confeccionada a estrutura de alumínio e o valor da mesma?
Obrigado!

Eduardo
Imagem

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Meu primeiro aquario marinho reef

#5 Mensagem por Renato Vidal »

Bem Fabricio.

Para o recalque, uma bomba com aproximadamente 4000 lts/hora vai ser suficiente, existe diversas opções no mercado, opte sempre pelas opções de menor consumo e maior durabilidade, evite as bombas que esquentam demais a água (boyu, SB e Atman são campeãs em esquentar).

Para circulação, já existem diversas opções, quanto ao volume da circulação, como citei acima, vai depender de como vai montar as rochas, ilhas isoladas por exemplo, ajudam a circulação, então, duas bombas serão suficientes, a manutenção, é retira-las do reef de vez em quando para limpeza.
As bombas extreme, nunca usei, são de baixo consumo não possuem uma vazão tão grande, além disso, os comentários sobre a forma de fixa-la, não são tão bons, mas, sendo possível uma adequação dela ao lugar onde vai ficar, deve ser tão boa quanto a sunsun 3000.

Vou colocar uma imagem do nosso sump para ajuda-lo a ter idéias, na seção de mostre seu aquário, existe outros modelos, formas e opções.

Imagem

No nosso caso, a água desce do display em dois canos, um, com 3/4 do volume, desse no compartimento do skimmer, o outro, com o restante da vazão, vai para dentro do refúgio (vazio na foto) que gera movimento na água porém lento, da forma que esta, se fechar a descida no refúgio, ele vira um aquário a parte e pode ser usado para outros fins. Além de isolamento.


Quanto a UV, em casa usamos o da Atman, porém, existe diversas opções no mercado, o importante é que seja bem isolado (não de choque na água rss) e que possua luva de quartzo entre a lampada e onde passa a água, com isso, a eficiencia e durabilidade do equipamento aumentam.

Boa sorte e continue perguntado e lendo bastante.

Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Meu primeiro aquario marinho reef

#6 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Renato Vidal escreveu:Bem Fabricio.

Para o recalque, uma bomba com aproximadamente 4000 lts/hora vai ser suficiente, existe diversas opções no mercado, opte sempre pelas opções de menor consumo e maior durabilidade, evite as bombas que esquentam demais a água (boyu, SB e Atman são campeãs em esquentar).

Para circulação, já existem diversas opções, quanto ao volume da circulação, como citei acima, vai depender de como vai montar as rochas, ilhas isoladas por exemplo, ajudam a circulação, então, duas bombas serão suficientes, a manutenção, é retira-las do reef de vez em quando para limpeza.
As bombas extreme, nunca usei, são de baixo consumo não possuem uma vazão tão grande, além disso, os comentários sobre a forma de fixa-la, não são tão bons, mas, sendo possível uma adequação dela ao lugar onde vai ficar, deve ser tão boa quanto a sunsun 3000.

Vou colocar uma imagem do nosso sump para ajuda-lo a ter idéias, na seção de mostre seu aquário, existe outros modelos, formas e opções.

Imagem

No nosso caso, a água desce do display em dois canos, um, com 3/4 do volume, desse no compartimento do skimmer, o outro, com o restante da vazão, vai para dentro do refúgio (vazio na foto) que gera movimento na água porém lento, da forma que esta, se fechar a descida no refúgio, ele vira um aquário a parte e pode ser usado para outros fins. Além de isolamento.


Quanto a UV, em casa usamos o da Atman, porém, existe diversas opções no mercado, o importante é que seja bem isolado (não de choque na água rss) e que possua luva de quartzo entre a lampada e onde passa a água, com isso, a eficiencia e durabilidade do equipamento aumentam.

Boa sorte e continue perguntado e lendo bastante.

Abraços



No caso estou pensando em ter 2 bombas de recalque, até mesmo para proteção caso alguma queime.
Penso em deixar uma retirando a agua do sump e jogando direto no aquario e a outra retirando do sump passando pelo UV e Chiller, quais as bombas que vc indicaria, quais marcas e modelos?

Uma outra dúvida ainda na montagem, sobre o overflow, seria melhor na parte traseira do aquario centralizado no meio ou em uma das laterais? Em termo de estética e eficiência oq acham? Faz alguma diferença?

Sobre as saidas de agua retornadas do sump, queria um aquario o mais clean possível, logo pensei em fazer as entradas de agua retornadas do sump através do fundo do aquario perfurando o vidro por baixo e disfarçando as bocas dos canos de saida dentro de uma rocha, como ainda sou inciante e terei reef será que a vazão proximo aos corais os prejudicaria? Teria alguém que fez isso e indicaria alguma solução?

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Meu primeiro aquario marinho reef

#7 Mensagem por Renato Vidal »

FabricioDF escreveu:Uma outra dúvida ainda na montagem, sobre o overflow, seria melhor na parte traseira do aquario centralizado no meio ou em uma das laterais? Em termo de estética e eficiência oq acham? Faz alguma diferença?



Voce pode usar botas para descida e subida, a diferença da disposição, é, além de estética, a facilidade com relação a descida para o sump, não adianta colocar a saida no canto direito, se o sump fica no extremo esquerdo, por exemplo.

FabricioDF escreveu:Sobre as saidas de agua retornadas do sump, queria um aquario o mais clean possível, logo pensei em fazer as entradas de agua retornadas do sump através do fundo do aquario perfurando o vidro por baixo e disfarçando as bocas dos canos de saida dentro de uma rocha, como ainda sou inciante e terei reef será que a vazão proximo aos corais os prejudicaria? Teria alguém que fez isso e indicaria alguma solução?


Para ficar "clean", voce pode usar a bota também para a súbida, evitando canos ou mangueiras, mas, para faze-la subir por dentro do reef, por questão de segurança, teria que sair do furo no fundo (com uma flange) e ir até a linha d'água em cima, caso contrário, quando faltar energia por exemplo, a água vai descer para o sump, esvaziando o display, já ouvi comentários sobre descida baixa (dentro do display) com uma valvula de retenção, mas os relatos não são felizes.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Meu primeiro aquario marinho reef - Qual Skimmer?

#8 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Estou a comprar um Skimmer, meu aquario terá por volta de 1000 litros contando com o Sump, qual Skimmer eu usaria? Como dizem que o Skimmer é o coração, não quero comprar errando ou me arrepender.. Quais vcs indicam?

Melhor custo benefício no momento?
Consigo os produtos da NY mais em conta, logo estou tendendo para um deles, alguém indica algum da NY? Alguma outra marca e modelo?

Avatar do usuário
Ledo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 03 Set 2009, 23:14
Apelido: Ledo
Localização: Porto Alegre

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#9 Mensagem por Ledo »

FAbrício,

Não vai ser bem uma ajuda, mas:

Nunca vi nenhum skimmer NY funcionando, e não conheço absolutamente ninguém que os use.
Tampouco li a respeito de algum aquário que use esses skimmers.

Sei não, acho isso sintomático.

Para 1000L, tentando fugir das marcas mais caras, talvez dois Clockwork Orange do Basso, ou um do Fred. Tem também os Marine Sources, uns cavalinhos.

Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 313
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:53
Apelido: Pedro Augusto
Localização: Recife - PE

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#10 Mensagem por Pedro Augusto »

Do Basso só se usar dois, já o Fred tem para essa litragem.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#11 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Pedro Augusto escreveu:Do Basso só se usar dois, já o Fred tem para essa litragem.


Desculpe minha ignorância, onde posso encontrar os 2? Quais outros que vc aconselha?

Pedro Augusto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 313
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:53
Apelido: Pedro Augusto
Localização: Recife - PE

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#12 Mensagem por Pedro Augusto »

Ambos podem ser encontrados fazendo contato direto com os fabricantes, pois são membros do fórum, o Frederico inclusive é um dos moderadores.
Dá uma olhada nos classificados do fórum, tem até um Deltec usado sendo vendido, com esse não teria erro, só basta poder pagar o preço.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#13 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Pedro Augusto escreveu:Ambos podem ser encontrados fazendo contato direto com os fabricantes, pois são membros do fórum, o Frederico inclusive é um dos moderadores.
Dá uma olhada nos classificados do fórum, tem até um Deltec usado sendo vendido, com esse não teria erro, só basta poder pagar o preço.



Qual marca ou modelo que posso comprar até 2000 reais?
Esse skimmer master doc 9440 (viewtopic.php?t=3739&p=33421#p33421) ou Octopus são bos? Morato e NY são confiáveis?

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#14 Mensagem por Matias Gomes »

FabricioDF escreveu: e a outra retirando do sump passando pelo UV e Chiller

a velocidade desse retorno não seria a mesma que poderia usar num filtro UV, o filtro UV depende muito da potencia, mas em média permite uma passagem de apenas 600 lh para pode funcionar bem.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#15 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Matias Gomes escreveu:
FabricioDF escreveu: e a outra retirando do sump passando pelo UV e Chiller

a velocidade desse retorno não seria a mesma que poderia usar num filtro UV, o filtro UV depende muito da potencia, mas em média permite uma passagem de apenas 600 lh para pode funcionar bem.



Para esse meu projeto qual filtro UV vc recomenda?
Você está me dizendo que a bomba que jogará para o UV e Chiller pode ser de apenas 600 l/h?
Falando nisso, qual as bombas de recalque que vc me indica? Me indicaram Pond Mag Drive 1200 with 18 ft. Cord (http://www.thatpetplace.com/pet/prod/206566/product.web) estaria bom com a circulação indicada? Li em livros e foruns que a circulação deve ser 10x/h a litragem do aquario, procede?? Indicaria outra?

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#16 Mensagem por Matias Gomes »

FabricioDF escreveu:Você está me dizendo que a bomba que jogará para o UV e Chiller pode ser de apenas 600 l/h?

Não
FabricioDF escreveu:Falando nisso, qual as bombas de recalque que vc me indica? Me indicaram Pond Mag Drive 1200 with 18 ft. Cord

essa bomba gasta 110w de eletricidade para empurrar pouco mais de 4000 LH
uma bomba Sicce de 4000 gasta 48W, muito melhor, escolha o equipamento tb pelo consumo, esse consumo tb se refere em calor provocado no sump.
FabricioDF escreveu:Li em livros e fóruns que a circulação deve ser 10x/h a litragem do aquário, procede??

é melhor 20x o volume do reef, vc pode comprar um Wave maker que fica muito melhor, mas se puder colocar duas VORTECH uma de cada lado fica melhor ainda, se não puder pode colocar 2 ching ling ligadas num controlador nacional que nosso colega faz aqui no fórum, ou um sistema wave maker completo da boyu.

eu usaria um filtro UV de 30 ou 40w e de preferência de lâmpada tubular e não PL, nem sei se ainda tem aqueles UV da boyu para vender, são ótimos e tenho 3 deles e vc deve colocar uma bomba de 650 litros hora nele no de 30 ou 40w,
no chiller vc deve usar uma bomba de 2000 litros hora, esse sim vc pode fazer saindo do sump e indo para o display
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#17 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Matias Gomes escreveu:
FabricioDF escreveu:Você está me dizendo que a bomba que jogará para o UV e Chiller pode ser de apenas 600 l/h?

Não
FabricioDF escreveu:Falando nisso, qual as bombas de recalque que vc me indica? Me indicaram Pond Mag Drive 1200 with 18 ft. Cord

essa bomba gasta 110w de eletricidade para empurrar pouco mais de 4000 LH
uma bomba Sicce de 4000 gasta 48W, muito melhor, escolha o equipamento tb pelo consumo, esse consumo tb se refere em calor provocado no sump.
FabricioDF escreveu:Li em livros e fóruns que a circulação deve ser 10x/h a litragem do aquário, procede??

é melhor 20x o volume do reef, vc pode comprar um Wave maker que fica muito melhor, mas se puder colocar duas VORTECH uma de cada lado fica melhor ainda, se não puder pode colocar 2 ching ling ligadas num controlador nacional que nosso colega faz aqui no fórum, ou um sistema wave maker completo da boyu.

eu usaria um filtro UV de 30 ou 40w e de preferência de lâmpada tubular e não PL, nem sei se ainda tem aqueles UV da boyu para vender, são ótimos e tenho 3 deles e vc deve colocar uma bomba de 650 litros hora nele no de 30 ou 40w,
no chiller vc deve usar uma bomba de 2000 litros hora, esse sim vc pode fazer saindo do sump e indo para o display


Essa Sicce é boa? Questão de durabilidade e reposição de peça.

No caso eu estava pensando em usar uma bomba de recalque direto do sump para o aquario e a outra passando pelo chiller e UV, caso uma das
suas quebre a outra iria suprimir até arrumar a quebrada, estou certo?

No caso meu aquario tem 800 l + 200 sump, seria 1000x20, teria que ter vazão de mais ou menos 20000. Posso usar 2 bombas de 10000? Mais 1 para chiller e uv? Como me aconselha?

Roberto Lopes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 20 Out 2009, 10:43
Apelido: Roberto Lopes
Localização: Sao Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#18 Mensagem por Roberto Lopes »

Eu vou usar um MSA-200-2-6540 pra 2.500L. Meu aqua tem 1300L brutos. É um canhão. O meu é externo, mas tem interno tb.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#19 Mensagem por Matias Gomes »

Roberto Lopes escreveu:Eu vou usar um MSA-200-2-6540 pra 2.500L.

o que é isso?
FabricioDF escreveu:Essa Sicce é boa? Questão de durabilidade e reposição de peça.

é uma bomba Italiana, a mesma fabrica das quiet one, tem peças de reposição facil sim.
FabricioDF escreveu:No caso eu estava pensando em usar uma bomba de recalque direto do sump para o aquário

isso mesmo
FabricioDF escreveu:e a outra passando pelo chiller e UV

como te disse o UV tem que ter uma passagem lenta de água, mas vamos colocar uma opção, vc coloca um T antes do chiller, uma vai direto para o chiller e sobe para o reef, na outra parte do T vc coloca uma redução para diminuir o diâmetro do cano e coloca um registro com um pedaço de mangueira indo para o UV e retornando para o sump, vc vai fechando o registro até conseguir uma vazão de 600 LH e pronto, mas para isso vc teria que colocar um retorno de 4000 direto para o reef e uma bomba de 3000 para o chiller e Uv da forma que expliquei,
mas vamos a opção 2- vc coloca um T na descida do overflow com o mesmo registro e a mesma mangueira e passa essa água pelo UV, tb controlando até conseguir os 600 LH, problemas que pode ter é a quantidade de micro bolhas que vão entrar dentro do UV.

Mas vamos a terceira Opção rsss vc coloca um ozonizador e soca o pé no filtro de UV icon_yahoo icon_yahoo rsssssssssssssssssssssssssssssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#20 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Matias Gomes escreveu:
Roberto Lopes escreveu:Eu vou usar um MSA-200-2-6540 pra 2.500L.

o que é isso?
FabricioDF escreveu:Essa Sicce é boa? Questão de durabilidade e reposição de peça.

é uma bomba Italiana, a mesma fabrica das quiet one, tem peças de reposição facil sim.
FabricioDF escreveu:No caso eu estava pensando em usar uma bomba de recalque direto do sump para o aquário

isso mesmo
FabricioDF escreveu:e a outra passando pelo chiller e UV

como te disse o UV tem que ter uma passagem lenta de água, mas vamos colocar uma opção, vc coloca um T antes do chiller, uma vai direto para o chiller e sobe para o reef, na outra parte do T vc coloca uma redução para diminuir o diâmetro do cano e coloca um registro com um pedaço de mangueira indo para o UV e retornando para o sump, vc vai fechando o registro até conseguir uma vazão de 600 LH e pronto, mas para isso vc teria que colocar um retorno de 4000 direto para o reef e uma bomba de 3000 para o chiller e Uv da forma que expliquei,
mas vamos a opção 2- vc coloca um T na descida do overflow com o mesmo registro e a mesma mangueira e passa essa água pelo UV, tb controlando até conseguir os 600 LH, problemas que pode ter é a quantidade de micro bolhas que vão entrar dentro do UV.

Mas vamos a terceira Opção rsss vc coloca um ozonizador e soca o pé no filtro de UV icon_yahoo icon_yahoo rsssssssssssssssssssssssssssssss


Desculpe minha ignorância, o ozoniador é ligado no skimmer correto? Qual o custo de um desses?

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”