🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Responder
Mensagem
Autor
Ricardo Kuehn
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Fev 2015, 15:17
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 19 Mar 1977
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#1 Mensagem por Ricardo Kuehn »

Boa tarde a todos,

Relato da ciclagem de meu aquário.

Tenho deixado a iluminação ligada cerca de 12horas por dia.

Aquário com tudo ligado, menos a lâmpada UV.

24/03/2015 -- Coloquei água e Sal, misturei manualmente e a água ficou turva.
-- SEM FOTO --

25/03/2015 -- Continuava completamente turva, liguei a bomba e a coloquei na parte da frente do aquário para misturar o sal.
[img=center]http://s22.postimg.org/oz2grd6dt/01_copy.jpg[/img]
[img=center]http://s12.postimg.org/x2wu8dwpp/image.jpg[/img]

26/03/2015 -- Continuava muito turva, liguei o skimer e clareou um pouco, então coloquei o substrato e pedras.
Testes realizados nesse dia:
pH - 8.0 / dKH - 7 / Nitrato - Maior que 5 e menor que 10 / Nitrito - 0.05 / Amônia - 0 / Salinidade - 1023
[img=center]http://s12.postimg.org/4jj213cgt/image.jpg[/img]

27/03/2015 -- Agua transparente, coloquei anemona, alguns paguros e uma muda de Zoanthus. Adicionei Stability seguindo a dosagem e tempo recomendados na embalagem.
[img=center]http://s12.postimg.org/5zukj8fdp/image.jpg[/img]
[img=center]http://s12.postimg.org/gpvorkr19/image.jpg[/img]
[img=center]http://s12.postimg.org/9y59oq21p/image.jpg[/img]
[img=center]http://s12.postimg.org/411e7wkwt/image.jpg[/img]

01/04/2015 -- Surgiram algas marrons. Coloquei um pequeno ouriço.
[img=center]http://s29.postimg.org/ijq4ehr1j/image.jpg[/img]
[img=center]http://s1.postimg.org/olrygnbm7/image.jpg[/img]
[img=center]http://s14.postimg.org/brfhhensx/image.jpg[/img]

02/04/2015 -- Coloquei um Ofiuro que morreu poucas horas depois. :(
Depois de deixar a temperatura equilibrando coloquei ele no aquário, ele se escondeu atrás de uma pedra e não saiu mais. No dia seguinte continuava imóvel, mexi nele para ver e estava morto.
[img=center]http://s1.postimg.org/su0iumh73/image.jpg[/img]

03/04/2015 Testes realizados nesse dia
pH - Maior que 8.0 e menor que 8.2 / dKH - 8 / Nitrato - Maior que 20 e menor que 50 / Nitrito - Maior que 0,5 e menor que 1 / Amônia - 0,8 / Salinidade - 1024


10/04/15 Testes realizados nesse dia
pH - Maior que 8.0 e menor que 8.2 / dKH - 7 / Nitrato - Maior a escala do teste / Nitrito - Maior a escala do teste / Amônia - Maior ue 0 e menor que 0,2 / Salinidade - 1023


11/04/2015 -- Surgiram alguns pontos aparentemente verdes. As algas marrons aumentaram muito rapidamente nesse dia. Todos os dias surgiam pequenos pontos no vidro e eu limpava, mas nesse dia limpei o vidro as 09:00 e quando retornei para casa por volta de 17:00 hrs tinha muita alga no vidro frontal.
-- SEM FOTO --

12/04/2015 -- Pontos verdes aumentaram um pouco de tamanho e não deixam mais dúvidas que são verdes. Por conta do grande aumento de algas marrons no dia anterior, diminuí a iluminação para 8 hrs ao dia.
[img=center]http://s18.postimg.org/4ehyud6ex/image.jpg[/img]
[img=center]http://s18.postimg.org/j96k8jfzt/image.jpg[/img]


Abraço,
Ricardo Kuehn.

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#2 Mensagem por Victor Carneiro »

Está ficando muito bom Ricardo, mas além do stability, eu se fosse vc usaria um pouco de água do mar, rocha viva ou até mesmo um pouco de água de outro aquário, isso pra dar uma incrementada na biologia.
Como você está fazendo a reposição de água doce?
Como você está fazendo o controle de temperatura?
Qual a fonte de água doce você usa?
Qual sua rotina de trocas parciais?

Ao misturar sal e água o ideal é que deixe em um recipiente com uma bomba submersa batendo por pelo menos 1 hora, ou mais dependendo da marca de sal que você usa, é normal que a água fique turva mesmo, deve clarear só no dia seguinte.

Tome cuidado com a anêmona e o ouriço, esse tipo de anêmona pode atacar peixes, principalmente em período noturno quando eles nadam desorientados pelo aquário e o ouriço pode escavar e fazer com que as rochas se movam.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Ricardo Kuehn
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Fev 2015, 15:17
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 19 Mar 1977
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#3 Mensagem por Ricardo Kuehn »

Boa noite Victor,

Usei uma rocha viva, esta que está com a anêmona.
O ouriço não me dá problema, vive escondido nos buracos das rochas, já a anêmona tive que retirar do aquário, eu a havia pego em uma praia e a levei de volta. Ela realmente é muito agressiva, direto tentava pegar os paguros e eu ignorei isso, mas ao colocar uma outra anêmona pequena que comprei (foto abaixo), essa anêmona maior a pegou.
[img=center]http://s29.postimg.org/98jrxv4c7/20150415_183952.jpg[/img]

Quanto a adicionar água de outro aquário, adicionei um pouco ao colocar o ofiúro.

A reposição de água doce faço manualmente uma vez ao dia, normalmente a noite. Está evaporando entre 800 e 900ml ao dia.

Quanto ao controle de temperatura, por enquanto estou apenas abrindo a tampa menor enquanto a iluminação está ligada e a fechando cerca de 30 minutos após desligar a iluminação. A temperatura tem se mantido entre 27º e 28ºC.

A água doce utilizo um filtro deionizador, sempre testo o TDS e já tive que trocar uma vez o carvão e resina dele, agora voltou a dar TDS=0.

Quanto as trocas parciais fiz a primeira de 12L(10% da capacidade do aquário) no dia 17/04(3 semanas após montar o aquário) e adicionei uma ampola de biodigest. Pretendo repetir semanalmente até o aquário estabilizar os parâmetros.

No dia 15/04 adicionei a anêmona que foi atacada e uma muda de coral green star polyps, foto abaixo(foto ruim, feita com celular).
[img=center]http://s29.postimg.org/4vgov6urb/20150416_131845_Reduzida.jpg[/img]
Por enquanto o coral parece estar bem, se abre logo após acender a iluminação e se fecha ao apagar.

Abraço,
Ricardo Kuehn.

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#4 Mensagem por Victor Carneiro »

Legal Ricardo, eu no seu lugar iria preferir repor a água por um sistema de reposição automatizado, na minha opinião os melhores pro boyu são os zanclus eclusa, mas se você tiver experiência tem sensores bem baratinhos no mercado livre.
outra ressalva é quanto a temperatura, ela deve ficar abaixo dos 27C, principalmente para anemona, peixes e alguns corais moles mais simples podem até aguentar uma temperatura maior, mas anêmona o indicado é abaixo dos 27C.

Esse ofiuro vc comprou em loja ou veio do aquário de um amigo?!
Não é legal adicionar água de aquários de bateria no seu aquário convencional, muitas vezes eles tem medicação ou elementos que podem ser prejudiciais ao seu reef. No meu antigo aquário eu adicionei e perdi vários corais, mas por puro vacilo e pressa.

Eu lembro bem quando peguei uma anêmona igual a sua antiga, ela grudava em tudo e era difícil de desgrudar, não ficou muito tempo no meu aquário.
Quando você disse sobre TPAs e Biodigest, vai manter até estabilizar só o biodigest né? pq as TPAs são pro resto da vida do reef. Eu estou fazendo cerca de 20% quinzenais.

No mais, ta no caminho certo, meus parabéns!
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Ricardo Kuehn
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Fev 2015, 15:17
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 19 Mar 1977
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#5 Mensagem por Ricardo Kuehn »

Provavelmente em breve também terei que adicionar um sistema de reposição automatizado, mas por enquanto está tranquilo adicionar água todos os dias a noite.

O ofiúro comprei em uma loja, ele retirou do aquário de exposição deles e me vendeu.

Sim, até estabilizar o biodigest, as tpas sei que são para o resto da vida. :)

A anemona que retirei nunca mudou de lugar, ela ficou uns 20 dias no aquário e nunca saiu da pedra na qual ela veio. Sempre que os paguros chegavam perto ela tentava agarrar, mas não conseguia puxar eles e acabava desistindo.

Quanto a temperatura pretendo colocar umas ventoinhas para diminuir um pouco, provavelmente em breve já as terei colocado. É melhor colocá-las soprando ar para dentro do aquário ou retirando o ar de dentro?

Abraço,
Ricardo Kuehn.

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#6 Mensagem por Victor Carneiro »

Ricardo, muita gente eleva um pouco a tampa, outros removem a tampa menor para alimentação, que foi o meu caso e as ventoinhas devem estar soprando.

Eu removi a tampa de alimentação e acoplei uma ventoinha ali mesmo, outro aquário interessante é o do Felipe Cota, que colocou barras de alumínio dentro do aquário para acoplar as ventoinhas.
Um grande ponto negativo desse modelo de aquário é o fato de esquentar muito, principalmente com a iluminação original.
O número de equipamentos ligados também ajuda a aumentar a temperatura, eu atualmente só deixo ligado skimmer e bomba de recalque/circulação, filtro UV apenas quando coloco peixes ou corais novos ou em caso de problemas com algas, etc.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Gustavo Huggler
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 19 Fev 2015, 12:05
Apelido: Gustavo
Data de Nascimento: 20 Fev 1987
Cidade: Sorocaba
País: Brasil

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#7 Mensagem por Gustavo Huggler »

boa noite, tudo bem.

sobrando um tempo o pessoal mais experiente se puder dar uma opinião lá no meu tópico!!! agradeço...!!!
viewtopic.php?f=45&t=38039

to acompanhando o tópico ... sobrando 1 tempo dá uma opinião lá na minha ciclagem!!!
viewtopic.php?f=45&t=38039

agradeço... até mais!!!


Gustavo
Sorocaba/SP

Ricardo Kuehn
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Fev 2015, 15:17
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 19 Mar 1977
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#8 Mensagem por Ricardo Kuehn »

Atualização de meu aquário:

A maior parte das fotos foram feitas com celular, então não estão muito boas.

No dia 23/04 adicionei uma nova pequena anêmona bbt, 3 dias depois dei a ela um minúsculo pedaço de camarão e no dia seguinte ela perdeu a cor e ficou completamente branca e assim permanece até hoje.

Imagem

Depois de 30 dias de ciclagem coloquei 3 pequenos peixes no aquário, um Donzela Escura, um Donzela Amarela e um Sargentinho. Eles se deram muito bem e se desenvolviam bem, mas não eram os peixes que eu queria manter e apenas os coloquei para não ficar com o aquário vazio.
Donzela Escura
Imagem

Donzela Amarela
Imagem

Sargentinho
Imagem

No dia 01/06 retirei esses 3 peixes e os devolvi ao mar, no dia 02/06 adicionei um peixe palhaço.

Imagem

No aquário tem também:

Uns 5 ou 6 camarões
Imagem

2 Ofiuros

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=meGF4L9O_cI&feature=youtu.be[/BBvideo]

1 pequeno siri
Imagem


1 Ouriço preto, alguns paguros, algumas lesmas, um coral GSP que sofreu bastante, pois foi quase todo comido por um ouriço satélite que não está mais no aquário, depois que ele comeu meu GSP o levei de volta para o mar.
Ouriço Satélite
Imagem

A temperatura de meu aquário ficava em 30ºC, instalei duas ventoinhas de 120mm e as deixo ligadas 24hrs por dia.
Após aproximadamente 7 horas de instaladas a temperatura caiu 4ºC e se mantém em 26ºC durante o dia e 25ºC durante a noite, com a iluminação desligada.

Imagem


Até então tudo está bem no aquário, o único problema que tenho são algas verdes no vidro, tenho que limpar a cada 2 dias, são pequenos pontos verdes que se aglomeram e alguns são difíceis de tirar, alguma dica sobre como me livrar dessas algas?


Abraço,
Ricardo Kuehn.

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#9 Mensagem por Rodrigopasqua »

Olá Ricardo, muito legal seu aqua!
Queria saber o que está achando do skimmer original?
Pena que moro longe da praia, muito legal poder coletar alguns animais exentricos como os seus siri, ofiuro, etc... se alguém souber algum site que venda caranguejo, ouriço, siri, etc... favor dizer
abraços

Ricardo Kuehn
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Fev 2015, 15:17
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 19 Mar 1977
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#10 Mensagem por Ricardo Kuehn »

Rodrigopasqua escreveu:Queria saber o que está achando do skimmer original?


É o meu primeiro aquário, então não tenho parâmetros para comparações, mas não tenho do que reclamar, acho que está funcionando bem.

Inicialmente ele sempre inundava o copo, mas depois que consegui regular, nunca mais tive esse problema.

Abraço,
Ricardo Kuehn.

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#11 Mensagem por Wellington Salles »

Ricardo Kuehn,

Seu Reef está muito maneiro!!!!

Gostei muito da qualidade das fotos... parece até profissional icon_joia

Parabéns.

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#12 Mensagem por Rodrigopasqua »

Quando der, da uma atualizada...

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Ricardo Kuehn
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Fev 2015, 15:17
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 19 Mar 1977
Cidade: Salvador
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#13 Mensagem por Ricardo Kuehn »

Rodrigopasqua escreveu:Quando der, da uma atualizada...


Sem nenhuma grande mudança por enquanto, adicionei uma muda de Leather, um black ocellaris e uma anêmona bbt anã.

Ainda continuo tendo pontos de algas verdes nos vidros que limpo a cada 3 ou 4 dias e, de vez em quando, aparece algas marrons em alguma rocha.

Segue abaixo as fotos, se alguém puder opinar sobre o Black Ocellaris, ele me foi vendido como black ocellaris, é bem pequeno, realmente é muito mais escuro que o outro que tenho, mas está longe de ser preto. O lojista me informou que ele ficará preto com o tempo e eu confiei.

Imagem

Leather
Imagem

BBT Anã
Imagem
Imagem
Imagem

Abraço,
Ricardo Kuehn.

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: Ciclando Boyu TL550 - Ricardo Kuehn

#14 Mensagem por Rodrigopasqua »

Belas fotos!!!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Responder

Voltar para “Clube Boyu”