🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Estabilizador caiu no reef!!!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

Estabilizador caiu no reef!!!

#1 Mensagem por Valter Pereira »

Boas pessoal.

Relatando um susto de hoje.

Durante uma troca parcial, desliguei a bomba de circulação e o skimmer do estabilizador que fica em cima do aquário...
Depois de tudo limpo, agua trocada, td reposto, fui ligar de volta os aparelhos, a unica coisa que lembro foi de um trambolho preto caindo...
Levou uma lâmpada junto, tentei pegar td ao mesmo tempo, consegui pegar o estabilizador pelo cabo, mas foi tarde, deu tempo de ele cair no reef e fazer icon_furious .
Parou td na hora, tomei um leve tranco tentando segurar o estabilizador.
Aparentemente ninguém sentiu o tranco (alem de mim), os corais continuam abertos, os peixes nadando bem, comendo bem..

Será que ainda corro algum risco?
Liguei os aparelhos 110v em transformadores que tinha de reserva.
O maior problema é que estarei indo pra sp amanhã (quarta) para uma operação e só volto sexta, onde acredito que não estarei em condições de dar a devida atenção ao reef.
Alias, acho que só vou voltar a ver o fórum sexta ou sábado, mas enfim.
Algum cuidado que devo tomar?

Vlw pessoal!

Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Zinho
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Estabilizador caiu no reef!!!

#2 Mensagem por Flávio Wyinz »

Valter,
Uma vez fui remover a tampa para uma TPA e desconectei a HQI e não percebi que a tomada dela estava dentro d'água, quando o timer chegou na hora que a mesma deveria acender eu estava com o braço dentro do reef, tomei um P..A choque e nem imaginava de onde tinha vindo, tirei o braço de dentro do reef e não acreditei no que tinha acontecido. Coloquei o braço novamente dentro do reef e tomei outro P..A choque, foi ai que vi a tomada da HQI dentro d'água.
Isso foi a muito tempo e mesmo com a corrente elétrica passando pela água por alguns minutos até que eu desligasse tudo, nunca perdi nada devido isso.
Acredito que no seu caso também não correrá risco. Você só sentiu o choque pois a corrente elétrica procura o caminho de menor resistência para chegar até chão (terra, ground, massa, negativo, etc) que neste caso era você.
Como a água não estava em contato com o chão e o vidro é um péssimo condutor de corrente elétrica os "bichos" não sentiram nada.
Espero que tenha ajudado.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Estabilizador caiu no reef!!!

#3 Mensagem por Matias Gomes »

se não ficou muito tempo dentro do reef não vai ter consequências mais graves.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”