🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Compensa Trocar o Reator de Cálcio por balling

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Fabricio Fonseca
País: brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Compensa Trocar o Reator de Cálcio por balling

#1 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Estou na aquisição dos equipamentos do meu primeiro aquario marinho de aproximadamente 800 litros, sou novato na área e realmente não posso opinar nem avaliar custo benefício nem a curto muito menos a longo prazo.

Tentando estudar a melhor compra para reator de calcio me deparei com a seguinte questão:
Reator de Cálcio X balling

Compensa ou não comprar o reator de cálcio ou apenas troco pelo Balling?

Se compensa, será quais marcas ou equipamentos são viáveis para o meu aquario?

Esse compensa?

Bubble Magus Calcium Reactor C120
Imagem
# Italy Maxjet Pump 1100
# Voltage 220V voltage
# Reactor Room 120mm
# Height 450mm
# Capability:800L -1600L aquarium

http://www.reefshops.com/bubble-magus-c ... -c120.html

Rodrigo RBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: RBG Reef Club
Data de Nascimento: 01 Jan 2001
País: BRA

Re: Compensa Trocar o Reator de Cálcio por balling

#2 Mensagem por Rodrigo RBG »

O balling dosado manualmente, que na minha opinião é um porre, é muito mais barato que o reator de ca. 1kg de cada elemento da uns 10 reais. Um galão de 5L uns 25 reais. É só isso. muito barato... :lol:

Agora se for automatizar ai dependendo da qualidade da sua automação pode encostar no valor do reator de ca. Dosadoras, controladores, timmers... vai encarecendo.

claro que existe reatores e reatores... dosadoras e dosadoras.. é possível fazer vários orçamentos para os 2 sistemas, depende das marcas, dos tamanhos e etc.

ambos os métodos são bons.

nunca tive nada da Bubble Magus para opinar, mas a marca tem vendido bastante lá fora, visualmente (fotos) tudo parece de qualidade, mas não sei como é na real. O que sei é que os primeios skimmers que essa marca lançou eram uma bomba. :mrgreen:
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!

RBG REEF status: offline

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 6 vezes

#3 Mensagem por Alexandre George »

Usei Reator de cálcio por 4 meses, pouco tempo é verdade, mas troquei por Balling!

Reator pra mim foi mais fácil de controlar apesar da injeção de CO2, contudo eu achei a resposta do balling mais rápida e os meus parâmetros estão mais estáveis com este.

Existe uma discussão sem fim quanto ao Nacl residual; Do sal que tem que ser usado nas TPAs e tudo o mais, entretanto estou pagando pra ver porque tem gente lá fora que já usa balling sem sal especial a mais de 3 anos e sem crash, crack, nobo, vírus ou monstro do lago ness!

É muito pessoal. Uso bombas Salifert (são barulhentas), mas a sala de jantar da minha casa é pra fantasma, almoço de domingo e festas natalinas, então pra mim não faz diferença.

Se for comprar um reator de cálcio aconselho que seja um bom e que tenha entrada para probe! Essencial para um controle eficaz na injeção de CO2. Voto no Knop, Vertex câmara tripla ou Geo. Mas como o Rodrigo falou tudo bate no seu poder de investimento e como o seu Reef será grande posso adiantar que irá gastar um bom trocado.

Um abraço e boa sorte! icon_joia
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#4 Mensagem por Renato Vidal »

Usamos Balling a 1 ano, nesse periodo, a densidade não sofreu alterações, faço TPA com água natural, sem diminuir a densidade, e, vamos levando.

Quanto ao investimento - mais ou menos assim:

Reator de cálcio - o sistema em si é simples, uma camera, com midia de cálcio, recebe água do sistema lentamente, junto com a injeção de CO2 (também lentamente) e dentro da camera, uma bomba recircula essa água, fluidizando o sistema. com a injeção do CO2, voce força o pH a baixar, com isso, dissolve a midia de cálcio, jogando de volta para o sistema (lentamente) água com nível de cálcio elevado e ph semi equilibrado.

Marca por marca, não vai mudar muita coisa, desde que a durabilidade da bomba de dentro seja boa, e que não possua vazamentos, o principal é o sistema de segurança/valvula para o CO2, além de bom e preciso, precisa ser seguro.

Isso, (reator+Cilindro+Regulagem) em torno de 1000 Reais, mais 20 reais para recarregar o CO2 (a cada 2 meses + ou -) e mais 150 Reais de midia de calcio a cada 4 meses (isso era o que eu gastava - reef de 800 litros).

Balling (automatizado)

3 bombas dosadoras, que vão fazer o trabalho de, retirar dos galões da solução preparada, a quantidade dosada e exata do liquido e jogar no aquário (procure por bombas dosadoras de detergente em máquinas de lavar louças, mais barato e precisas) mais ou menos 250 Reais cada.
1 timer digital de tres controles ou 3 timers digitais individuais (digital porque precisa regular minutos, os outros é de 15 em 15 geralmente) 120 Reais.
Em casa uso 2 galões de 6 litros (que eram de água mineral vendida no mercado 1,99 cada e uma pet 2 liros para o magnésio)
Os sais, comprado em industrias quimicas de Campinas, gasto 60 Reais a cada 9 meses.

Eu acredito, no meu caso, que o Balling sai muito mais barato, e com menos dor de cabeça, depois do primeiro mes para achar o ponto de equilibrio e necessidade do aquário, nunca mais mexi em nada, já o CO2, sempre fiquei mais preocupado.

Fabricio Fonseca

#5 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Bubble Magus Calcium Reactor C120
Imagem
# Italy Maxjet Pump 1100
# Voltage 220V voltage
# Reactor Room 120mm
# Height 450mm
# Capability:800L -1600L aquarium

http://www.reefshops.com/bubble-magus-c ... -c120.html[/quote]

Estou para compra-lo através desse site, sairá em torno de 717,44 caso seja tarifado ou 60% menor caso não seja.

Será que compensa? Existe algum outro nacional ou com custo benefício melhoR?

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro

#6 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

os reatores da ny são muito bons.
abs

Fabricio Fonseca

#7 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Ronaldo Ribeiro escreveu:os reatores da ny são muito bons.
abs

O problema é o preço, acho um pouco caro. :(

Denis Costa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Denis Costa
País: Brasil
Contato:

#8 Mensagem por Denis Costa »

O bom do balling é o total controle de tres pilares do aquario marinho que são: alcalinidade, calcio e magnesio. Com a dosagem adequada conseguimos tirar bom proveito do metabolismo do sistema.

Já nos reatores nem sempre conseguimos dosar com tanta precisão essas substancias, e muitas das vezes o pessoal não coloca midias de magnesio o que atrasa e muito as melhoras!

Tanto um quando o outro funcinonam mas é dependem de ajustes!
AquaBaSe - Aquarismo Bahia e Sergipe!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”