Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Ajuda decisão aqua
-
MaxManso
- Diplectrum formosum

- Apelido: Max Manso
- Data de Nascimento: 18 Set 1976
- País: Brasil
Ajuda decisão aqua
Bom dia amigos.
Comprei um aquário de 200 Litros ( 100X40X50 ), que deve ser entregue ainda esta semana e gostaria da ajuda de vocês para decisão de que tipo de aquário montar.
Minha vontade é de Montar um Marinho ou um de Ciclídeos Africanos ou um Plantado porém gastando o minimo possível.
No momento tenho os seguintes Itens.
Vidro e Móvel ( 100x40x50 )
Duas lampadas uma branca e uma rosa
Algumas pedras tipo coral (umas 8 pedras entre médias e grandes )
Canister Atman AT-3338
Elementos Filtrantes
- ( 1L Siporax Sera - Segundo embalagem seria suficientes para um aquario de 200L)
- ( 1 caixa de cerâmica JAD CR-300 - 300g )
- ( 1 caixa de cerâmica Dophin FM905 - 400g )
- ( 2 caixas de Carvão Ativado Dophin Fm902 - 300g cada caixa )
- ( 1L Matrix - Encomendado deve chegar junto com o aquário )
- Perlon e esponja preta
1 Filtro UV de 1200 L/H
Tudo no aquário é novo ainda não tem biologia incluindo os filtros.
Podem me ajudar? Esse filtro que tenho da conta do recado para qual destas 3 possíveis montagens? O que comprei de mídia é suficiente ou devo melhorar? É possível ter sucesso em um aquário marinho destas dimensões sem Skimmer com corais menos exigentes ( se existirem ) e poucos peixes? Posso usar o filtro UV em quais destas montagens e qual seria o tempo recomendado .
Galera muito obrigado pela atenção e toda dica é bem vinda.
Abraço a todos!
Comprei um aquário de 200 Litros ( 100X40X50 ), que deve ser entregue ainda esta semana e gostaria da ajuda de vocês para decisão de que tipo de aquário montar.
Minha vontade é de Montar um Marinho ou um de Ciclídeos Africanos ou um Plantado porém gastando o minimo possível.
No momento tenho os seguintes Itens.
Vidro e Móvel ( 100x40x50 )
Duas lampadas uma branca e uma rosa
Algumas pedras tipo coral (umas 8 pedras entre médias e grandes )
Canister Atman AT-3338
Elementos Filtrantes
- ( 1L Siporax Sera - Segundo embalagem seria suficientes para um aquario de 200L)
- ( 1 caixa de cerâmica JAD CR-300 - 300g )
- ( 1 caixa de cerâmica Dophin FM905 - 400g )
- ( 2 caixas de Carvão Ativado Dophin Fm902 - 300g cada caixa )
- ( 1L Matrix - Encomendado deve chegar junto com o aquário )
- Perlon e esponja preta
1 Filtro UV de 1200 L/H
Tudo no aquário é novo ainda não tem biologia incluindo os filtros.
Podem me ajudar? Esse filtro que tenho da conta do recado para qual destas 3 possíveis montagens? O que comprei de mídia é suficiente ou devo melhorar? É possível ter sucesso em um aquário marinho destas dimensões sem Skimmer com corais menos exigentes ( se existirem ) e poucos peixes? Posso usar o filtro UV em quais destas montagens e qual seria o tempo recomendado .
Galera muito obrigado pela atenção e toda dica é bem vinda.
Abraço a todos!
-
Raphael Igor
- Moderador

- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
Re: Ajuda decisão aqua
Marinho, infelizmente não é muito recomendado, em função de limitações da sua filtragem.
com o conjunto que você tem, dá para manter um plantado muito bacana, dá para manter ciclidios africanos, dá para manter discos, só não colocaria jumbos pois a litragem é pequena.
contudo é questão de gosto!
de qual tipo de peixe você gosta?
com o conjunto que você tem, dá para manter um plantado muito bacana, dá para manter ciclidios africanos, dá para manter discos, só não colocaria jumbos pois a litragem é pequena.
contudo é questão de gosto!
de qual tipo de peixe você gosta?
-
David Fameli
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Fameli
- Data de Nascimento: 03 Fev 1992
- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 5 vezes
Boa tarde.
Eu te recomendo um aquário de ciclídeos
Seguem argumentos de minha opinião:
1- Para aquários marinhos, não é indicado o uso de canister, mas sim o uso de sump.
2- As lampadas estão para plantados (não fara mal nenhum ao aquário de ciclídeos e não são apropriadas para o marinho).
3- Você já tem as pedras para marinhos ou ciclídeos.
4- Aquário de ciclídeos parece um pouco com aquário marinho.
Eu te recomendo um aquário de ciclídeos
Seguem argumentos de minha opinião:
1- Para aquários marinhos, não é indicado o uso de canister, mas sim o uso de sump.
2- As lampadas estão para plantados (não fara mal nenhum ao aquário de ciclídeos e não são apropriadas para o marinho).
3- Você já tem as pedras para marinhos ou ciclídeos.
4- Aquário de ciclídeos parece um pouco com aquário marinho.
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global

- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
-
MaxManso
- Diplectrum formosum

Obrigado Raphael, David e Vinicius pelas dicas, Eu gosto de vários estilos, mas sei que não posso misturar e infelizmente não da pra montar todos os aquários que gostaria. Meu sonho é um marinho, mas um plantado com com discos e neons seria incrível também, porém talvez esteja fora do orçamento pelo preço dos discos e pelo substrato, além do investimento em CO2 e tal.
Unica coisa que me desagrada no aqua de C.A é não poder ter algumas plantas pelo menos, por outro lado acho que a coloração dos peixes já compensa esse fator. Alguém ai tem experiencia com discos? É realmente muito difícil mante-los? E no caso de CAs quantos eu poderia mantes nesse aquário com a filtragem que tenho?
Vlw galera.
Unica coisa que me desagrada no aqua de C.A é não poder ter algumas plantas pelo menos, por outro lado acho que a coloração dos peixes já compensa esse fator. Alguém ai tem experiencia com discos? É realmente muito difícil mante-los? E no caso de CAs quantos eu poderia mantes nesse aquário com a filtragem que tenho?
Vlw galera.
-
Raphael Igor
- Moderador

- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
nesse tamanho de aquário, você consegue manter:
Discos uns 4 se o aquário tiver muitos troncos, pedras e plantas, e uns 6 se só tiver poucos troncos.
(não são difíceis de cuidar não, exstem sim cuidados diferenciados dos demais peixes de água doce, mas nada absurdo)
Ciclídios Africanos se forem do lago Tanganika, conseguirá manter algumas das opções abaixo:
Tropheus no máximo uns 6 (sendo um macho e cinco fêmeas)
desses uns 16 peixes no sistema todo.
Lamprologus
Calvus Black
Julidochromis (ornatus, regani, marlieri e dickfielf)
Brichardi
Ciclídio do lago Malawi
Mbunda (diversas espécies) no máximo uns 12 exemplares
Aulonocaras (diversas variações) uns 6 exemplares
tenho um sistema bem parecido com as dimensões desse seu, e minha intensão inicial era montar um de C.A. mudei e vou montar com um FlowerHorn, que é um peixe bem bacana também.
Discos uns 4 se o aquário tiver muitos troncos, pedras e plantas, e uns 6 se só tiver poucos troncos.
(não são difíceis de cuidar não, exstem sim cuidados diferenciados dos demais peixes de água doce, mas nada absurdo)
Ciclídios Africanos se forem do lago Tanganika, conseguirá manter algumas das opções abaixo:
Tropheus no máximo uns 6 (sendo um macho e cinco fêmeas)
desses uns 16 peixes no sistema todo.
Lamprologus
Calvus Black
Julidochromis (ornatus, regani, marlieri e dickfielf)
Brichardi
Ciclídio do lago Malawi
Mbunda (diversas espécies) no máximo uns 12 exemplares
Aulonocaras (diversas variações) uns 6 exemplares
tenho um sistema bem parecido com as dimensões desse seu, e minha intensão inicial era montar um de C.A. mudei e vou montar com um FlowerHorn, que é um peixe bem bacana também.
-
MaxManso
- Diplectrum formosum

Obrigado mais uma vez Raphael, foi de grande ajuda suas dicas, a escolha entre discos e CAs esta me matando.
- Antonio de Melo Antunes Filho
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Antunes
- Data de Nascimento: 25 Nov 1954
- Curtiu: 107 vezes
- Recebeu Curtir: 139 vezes
Cara marinho não vai rolar e acho que ciclídeos vai ficar show
Paciência é a maior virtude de um aquarista
-
MaxManso
- Diplectrum formosum

Blz galera vou montar o de CAs mesmo. Aqua já está em casa, pesei as rochas e deu 26kg, mais do que eu pensava...
Infelizmente a matrix não chegou, mas eu comprei mais um litro da Siporax.
Alguém pode me dizer qual é a melhor entre estas duas mídias?
Junto com a SERÁ Siporax veio um acelerador de biologia, alguém já usou ou sabe me informar quanto tempo devo deixar o Aqua ciclano se utilizar este acelerador?
Obrigado a todos, devo montar o Aqua essa semana assim que der posto umas fotos...

Junto com a SERÁ Siporax veio um acelerador de biologia, alguém já usou ou sabe me informar quanto tempo devo deixar o Aqua ciclano se utilizar este acelerador?
Obrigado a todos, devo montar o Aqua essa semana assim que der posto umas fotos...
- Thiago Formigari
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: TT Formigari
- Data de Nascimento: 01 Out 1990
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 34 vezes
MaxManso escreveu:Blz galera vou montar o de CAs mesmo. Aqua já está em casa, pesei as rochas e deu 26kg, mais do que eu pensava...![]()
![]()
![]()
Tenho 2 litros de siporax em meu aquário de 450 litros.
Eu usei da seguinte maneira... 1 tubo usei para molhar todas as cerâmicas antes de colocar água no aquário... O outro, dosava um pouco por dia(5ml).
Eu gosto muito da siporax e nunca tive problemas... Ouço pessoas falando muito bem de matrix também, mas acho que o gosto é bem pessoal... Ambas são ótimas! Talvez eu coloque 1 litro mais para frente para ver se muda muito!
Com relação a sua dúvida inicia, ciclídeos é o melhor que pode fazer mesmo... Até porque suas rochas são para ciclídeos... Se quiser montar com discos, terá que trocar essas rochas.
A lâmpada rosa ajuda e muito na formação de algas! Evite a mesma e espera seu aquário estar TOTALMENTE estabilizado(1 ano sem problemas) para colocar uma ou nem coloque!
Estamos aguardando fotos!
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067
-
MaxManso
- Diplectrum formosum

Obrigado Pelas dicas Thiago.
A sala onde vai ficar o aqua está sendo reformada e está demorando mais do que esperava pra ficar pronta, mas devo conseguirvtirar essa montagem do papel até terça feira da próxima semana, super ancioso aqui
.
Coloquei tanta cerâmica no filtro que se a matriz chegar nem terei onde por agora, fiz a seguinte montagem do canister.
Bandeja de baixo: esponja preta + perlon
Bandeja do meio: 2 L siporax
Bandeja de cima: perlon + carvão ativado + 400g cerâmica dophin
Espero que dê conta.
Estou estudando como farei o layout e montei no meu quarto mesmo por enquanto pra fazer uns testes, devo fazer uma das duas montagens abaixo, gostaria da opinião de vocês sobre qual está mais legal.
Obrigado a todos galera!!!
Montagem 1

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Montagem 2

A sala onde vai ficar o aqua está sendo reformada e está demorando mais do que esperava pra ficar pronta, mas devo conseguirvtirar essa montagem do papel até terça feira da próxima semana, super ancioso aqui
Coloquei tanta cerâmica no filtro que se a matriz chegar nem terei onde por agora, fiz a seguinte montagem do canister.
Bandeja de baixo: esponja preta + perlon
Bandeja do meio: 2 L siporax
Bandeja de cima: perlon + carvão ativado + 400g cerâmica dophin
Espero que dê conta.
Estou estudando como farei o layout e montei no meu quarto mesmo por enquanto pra fazer uns testes, devo fazer uma das duas montagens abaixo, gostaria da opinião de vocês sobre qual está mais legal.
Obrigado a todos galera!!!
Montagem 1

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Montagem 2

- Thiago Formigari
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: TT Formigari
- Data de Nascimento: 01 Out 1990
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 34 vezes
Legal a montagem e paredão de rochas.
Porém se for fazer um aquário para ciclideos mesmo, recomento fazer ilhas para evitar brigas.. Assim, eles pegam um "canto" da ilha para sí e a tendência é diminuir a briga por território.
Montei umas ilhas maneiras em meu aquário ontem... Postei fotos hoje pela manhã... Se quiser dar uma olhada, fique a vontade...
Abraços
Porém se for fazer um aquário para ciclideos mesmo, recomento fazer ilhas para evitar brigas.. Assim, eles pegam um "canto" da ilha para sí e a tendência é diminuir a briga por território.
Montei umas ilhas maneiras em meu aquário ontem... Postei fotos hoje pela manhã... Se quiser dar uma olhada, fique a vontade...
Abraços
----------------------------------------------