🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para aquario doce plantado

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Andre P Peixoto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Set 2015, 17:40
Apelido: Andrepp
Data de Nascimento: 05 Fev 1986
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Ajuda para aquario doce plantado

#1 Mensagem por Andre P Peixoto »

Olá amigos,

Estou montando um aquario de 3000litros de água doce plantado, quero fazer enorme msmo rs, estou fazendo tudo de acordo com as pesquisas que estou fazendo online, o mais barato possível porém o suficiente para dar o máximo de qualidade aos peixes, plantas e deixar Td mt lindo, mas estou com algumas dúvidas.

A primeira: eu posso colocar um registro após minha bomba para controlar o quanto de água retorna ao aquario ou isso irá forçar a mesma e queimar-la?

A segunda : Tem alguma forma de eu saber o tamanho do sifão que retira água do aquario para o sump para não descer pouca ou muita água?

Grato desde já
André.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Ajuda para aquario doce plantado

#2 Mensagem por tedescowill »

A primeira: eu posso colocar um registro após minha bomba para controlar o quanto de água retorna ao aquário ou isso irá forçar a mesma e queimar-la?
Esta é quase uma pergunta controversa,a maioria pode achar que não ,mas eu acho que "enforcar a bomba" diminui a sua vida útil (tanto do rotor,quanto do eixo)isso é igual a ter uma tubulação que eleve a água da saída a um nível muito alto,ou usar uma tubulação mais grossa (de maior diâmetro que a saída da bomba),pois isso farra a bomba ter que forçar a saída ,pois a água a mais dentro do cano pesará na saída ,,,,,mas dá sim pra colocar um registro.mas esta questão esta ligada a sua segunda pergunta
A segunda : Tem alguma forma de eu saber o tamanho do sifão que retira água do aquário para o sump para não descer pouca ou muita água?
O tamanha da tubulação (na verdade seria o diâmetro da tubulação,e a quantidade e curvas disposta na tubulação,até a altura entre a saída do flager no aquário e a queda da água no sump),portanto isto ,a resposta a esta pergunta é qual é a circulação que você que neste aquário, (num aquário marinho se deve fazer o calculo de umas 10 vezes a litragem total do sistema),e como eu diria você não deve fazer um aquário grande (principalmente) ajustado para um sistema minimo (uma circulação minima para um aquário doce ,cerca de 5 vezes a litragem do sistema por hora)
portanto
já que você enta a fazer um aquário com esta litragem,gaste um pouco a mais ,e faça um aquário melhor do que fazer o mais barato possível, por tanto eu recomendo ao fazer esta montagem você fazer o aquário,no qual a bota/ou até o sistema de durso ,tenha como saída duas flager de 50 milímetros, mais um de 40 mm (este ultimo é pra servir de ladrão no sistema)
Desta maneira ,vc esta construído um aquário,que poderá servir tanto pra marinho quando para doce,por tanto terá mais valor
Na saída destes flagers de 50 ,você coloca registro para regular a saída e manter um nível minimo de água dentro do sistema da bota (se for ser usada esta), o flager de 40 (ladrão) deve ter um cano que vai até 1 cm mais alto que o nível da água no aquário (nível normal)
Imagem

Nesta de fazer o aquário melhor,tem mais uma coisa o vidro base (vidro do fundo do aquário), na maioria absoluta dos aquários que tem rachadura ,é neste vidro do fundo que ocorre trincas,por tanto é muito recomendável ter um vidro mais grosso para este fundo (vidro base), é também se você for fazer o sistema de durso ,ter um vidro mais grosso no lado que terá o corte para o durso



A razão de ter o sistema com dois flager de 50 ,é por causa do nível de circulação que se pode ter, e por ter mais possibilidades do que ter um unica saída com uma flager e tubulação de 100 milímetros,tipo poder usar dois sumps,poder fechar um registro para fazer manutenção numa parte do sistema e manter o outro funcionando .

O TÓPICO NO QUAL DESENVOLVO O AQUÁRIO DESTE DESENHO:
viewtopic.php?f=45&t=37867&start=40
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ajuda para aquario doce plantado

#3 Mensagem por Mauro Becker »

André

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos.

Sobre fechar a passagem de agua, até onde sei, nenhum problema desde que não pare a passagem de agua, pois esta tem também a utilidade de refrigerar o sistema ok

Eu lhe pergunto qual a finalidade que você projeta em fechar ou abrir a passagem de agua de recalque? Pergunto isto para lhe provocar o questionamento de se necessário fechar o recalque, não seria o caso de optar por uma bomba de menor volume, mais econômica em consumo de energia e custo de aquisição.

Aguarde outros comentários.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda para aquario doce plantado

#4 Mensagem por mauricio nogueira »

bom... tenho até uma boa experiencia com plantados... sump nao é muito indicado em aquarios plantados pois faz uma grande movimentação de agua e isso prejudica as plantas....

essa grande movimentação atrapalha a absorção do CO2 pelas plantas....

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”