Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
filtro zeolitos vale a pena ?
-
flavio
- Diplectrum formosum

- Apelido: cabral
- País: BRASIL
filtro zeolitos vale a pena ?
Ola caros amigos , vi algumas matérias sobre filtro de zeolitos , gostaria de saber se realmente
funciona esse sistema e como faço para ter sucesso , pois estou pensando em implantar esse
sistema no meu reef , grande abc e agradeço desde já por dicas e ajudas....
funciona esse sistema e como faço para ter sucesso , pois estou pensando em implantar esse
sistema no meu reef , grande abc e agradeço desde já por dicas e ajudas....
- Alex Toledo
- Cirrhilabrus filamentosus

- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 9 vezes
Re: filtro zeolitos vale a pena ?
Vale muito a pena, desde que utilize um bom zeólito.
O melhor é da Zeovit.
Mas vamos deixar mais comentários para meu mestre
Júlio Monteiro
[]s,
Alex
O melhor é da Zeovit.
Mas vamos deixar mais comentários para meu mestre
[]s,
Alex
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"
Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196
-
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
- Recebeu Curtir: 1 vez
-
jose Jorge
- Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
- Curtiu: 63 vezes
- Recebeu Curtir: 29 vezes
- Flávio Wyinz
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Zinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Caros, depois que comecei a utilizar zeolite no meu aquário a água melhorou muito, porém não utilizo filtro não, coloco ele em saquinho para resinas e deixo no sump junto com o carvão ativado. Este procedimento esta errado? Ou pode ser feito assim mesmo?
Alguém ai tem um projeto DIY compacto de um filtro deste tipo (me sump não tem muito espaço)?
Abraço.
Alguém ai tem um projeto DIY compacto de um filtro deste tipo (me sump não tem muito espaço)?
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
viewtopic.php?f=25&t=2436

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
- Alex Toledo

Bem senhores, tudo que vou postar aqui me foi passado pelo mestre
Júlio Monteiro
, a quem agradeço pelos ensinamentos que tenho a oportunidade de difundir aqui. Neste caso estava com Nitrito, Nitrato e Fosfato zerados. No Guisa Zeovit exitem outras dosagens, recomendadas para outros tipos de sistemas.
"Antes de iniciar o método zeovit:
1.Alcalinidade deve ficar no máximo com 8 dKH
2.Desativar o reator de enxofre, se estiver usando. O que se procura com o sistema zeovit e com qualquer outro método, é manter níveis de nitrato e fosfato os menores possíveis. Afirmação importante é que esses elementos nunca podem ser zerados. Com Zero de fosfato não há multiplicação celular. Das aulas de biologia, lembre-se de adenosinatrifosfato, presente no DNA de células... Geralmente busca-se níveis zerados com os testes que temos. Em um laboratório, é normal ver mesmo para esses aquários "zerados" níveis de fosfato de 0,03 mg/l e nivel de nitrato de 1 a 2 mg/l. Isso é saudável para o aquário. Ao utilizar o reator de enxofre junto com o sistema zeovit, serão dois sistemas para reduzir fosfato, o que pode levar a nível realmente zerado.
3.Desativar filtro UV
4.O reator de enxofre e o filtro UV podem ser desligados no dia anterior ao início da dosagem zeovit. São métodos incompatíveis.
5.Para que possa conseguir um ULNS, deve parar o pappone.
Dosagem zeovit (zeolitos):
1.Utilizar 1 l de zeolitos para cada 400 l.
2.Preparação dos zeolitos: lavar em água deionizada (ou osmose reversa) e deixar de molho em água deionizada por 24 horas.
3.Depois pode colocar no reator de zeolitos. Fluxo da bomba de baixo para cima com cerca de 100 litros/hora para cada 100 litros no reef. Ligar e desligar a bomba a cada 3 horas. Quando a bomba desligar, zeolitos devem permanecer imersos. Depois da primeira troca de zeolitos (4 semanas), as trocas passam a ser a cada 6 semanas.
As bactérias que se instalam nos zeolitos são "facultativas", ou seja, na ausência de oxigênio (ambiente anaeróbico), passam a retirar oxigênio diretamente das moléculas de nitrato, decompondo-o em nitrogênio livre.
Quando zeolito ligado ==> bactérias decompondo a amônia em nitrito e em nitrato
Quando desligado ==> bactérias decompondo o nitrato em nitrogênio.
Dessa forma, o nível de nitrato se reduz mais rapidamente.
Após vários meses de zeovit (de 8 a 15 meses, dependendo do aquário), o nível de nitrato fica tão baixo que o reator de zeolito pode ficar ligado diretamente.
Importante é acompanhar o nível de nitrato. Quando chegar em 0,05 mg/l, então é hora de deixar o reator ligado 24 horas continuas.
Não vale a pena colocar nenhum removedor de fosfato pelos seguintes motivos:
- as bactérias, ao se multiplicarem, utilizam fosfato e vão consumindo o que existe no sistema até atingir um equilíbrio;
- se o fosfato se reduzir rapidamente por outros meios, haverá limitação para a multiplicação das bactérias. Nesse caso, pode então não mais haver redução do nitrato, ou seja, sistema fica com fosfato zerado e nitrato acima de 1 a 2 mg/l sem possibilidade de redução.
- removedores de fosfato utilizam oxido de ferro que é liberado para o sistema. Corais tendem a ficar marrons devido ao excesso de ferro.
Quanto as algas nos vidros, tem que ter bastante paciência. Com cerca de 4 semanas, após a primeira troca dos zeolitos, é que isso tende a desaparecer.
Preparação do carvão ativo:
1.Se for colocar o carvão ativo no filtro de zeólito (dentro de uma bolsa ou meia) utilizar metade da quantidade recomendada para o aquário (aproximadamente 0,1 l por 100 l do reef).
2.Lavar o carvão ativo em água deionizada (ou osmose reversa).
3.Ferver água deionizada até o ponto de ebulição (pode ser em microondas) em recipiente de vidro ou plástico. Colocar o carvão ativo dentro e deixar nessa água (que vai esfriar, é claro...) por 24 horas. Depois pode colocar o carvão no aquário.
4.Não colocar carvão ativo novo no mesmo dia que colocar zeolitos novos. Dar o espaço de uma semana entre um e outro.
Nos primeiros 15 dias:
1.Utilizar diariamente 1 gota de zeobak para cada 100 l do reef, 1 gota de zeofood para cada 300 l de reef e 0,2 ml de zeostart2 para cada 100 l do reef (aplicar metade de manhã e metade í tarde).
Após as 2 semanas iniciais:
1.zeostart2 - diariamente mesma dosagem acima.
2.zeobak - mesma dosagem acima, 3 vezes por semana (deve ficar na geladeira para conservar/não no congelador).
3.zeofood - mesma dosagem acima, 3 vezes por semana no mesmo dia do zeobak.
Obs.: os produtos zeovit podem ser utilizados mesmo com o prazo de validade vencido, desde que não tenham cheiro forte.
Após 4 semanas:
1.Trocar os zeolitos (mesma quantidade, manter 10% do zeolito velho para "colonizar" o novo mais rapidamente).
2.Durante 10 dias: Utilizar diariamente 1 gota de zeobak para cada 100 l do reef, 1 gota de zeofood para cada 300 l de reef e 0,2 ml de zeostart2 para cada 100 l do reef (aplicar metade de manhã e metade í tarde).
3.Após os 10 dias, zeostart2 - diariamente mesma dosagem acima, zeobak - mesma dosagem acima, 3 vezes por semana, zeofood - mesma dosagem acima, 3 vezes por semana no mesmo dia do zeobak."
É isto que estou fazendo. Repetindo, tudo isto que estou expondo me foi ensinado pelo mestre
Júlio Monteiro
. Se virem alguma coisa errada, fineza me corrigirem.
Mas é bom dar uma olhada no catálogo zeovit http://www.korallen-zucht.de/files/kora ... e_engl.pdf e no Guia zeovit http://www.korallen-zucht.de/files/zeog ... h_1_03.pdf.
"Antes de iniciar o método zeovit:
1.Alcalinidade deve ficar no máximo com 8 dKH
2.Desativar o reator de enxofre, se estiver usando. O que se procura com o sistema zeovit e com qualquer outro método, é manter níveis de nitrato e fosfato os menores possíveis. Afirmação importante é que esses elementos nunca podem ser zerados. Com Zero de fosfato não há multiplicação celular. Das aulas de biologia, lembre-se de adenosinatrifosfato, presente no DNA de células... Geralmente busca-se níveis zerados com os testes que temos. Em um laboratório, é normal ver mesmo para esses aquários "zerados" níveis de fosfato de 0,03 mg/l e nivel de nitrato de 1 a 2 mg/l. Isso é saudável para o aquário. Ao utilizar o reator de enxofre junto com o sistema zeovit, serão dois sistemas para reduzir fosfato, o que pode levar a nível realmente zerado.
3.Desativar filtro UV
4.O reator de enxofre e o filtro UV podem ser desligados no dia anterior ao início da dosagem zeovit. São métodos incompatíveis.
5.Para que possa conseguir um ULNS, deve parar o pappone.
Dosagem zeovit (zeolitos):
1.Utilizar 1 l de zeolitos para cada 400 l.
2.Preparação dos zeolitos: lavar em água deionizada (ou osmose reversa) e deixar de molho em água deionizada por 24 horas.
3.Depois pode colocar no reator de zeolitos. Fluxo da bomba de baixo para cima com cerca de 100 litros/hora para cada 100 litros no reef. Ligar e desligar a bomba a cada 3 horas. Quando a bomba desligar, zeolitos devem permanecer imersos. Depois da primeira troca de zeolitos (4 semanas), as trocas passam a ser a cada 6 semanas.
As bactérias que se instalam nos zeolitos são "facultativas", ou seja, na ausência de oxigênio (ambiente anaeróbico), passam a retirar oxigênio diretamente das moléculas de nitrato, decompondo-o em nitrogênio livre.
Quando zeolito ligado ==> bactérias decompondo a amônia em nitrito e em nitrato
Quando desligado ==> bactérias decompondo o nitrato em nitrogênio.
Dessa forma, o nível de nitrato se reduz mais rapidamente.
Após vários meses de zeovit (de 8 a 15 meses, dependendo do aquário), o nível de nitrato fica tão baixo que o reator de zeolito pode ficar ligado diretamente.
Importante é acompanhar o nível de nitrato. Quando chegar em 0,05 mg/l, então é hora de deixar o reator ligado 24 horas continuas.
Não vale a pena colocar nenhum removedor de fosfato pelos seguintes motivos:
- as bactérias, ao se multiplicarem, utilizam fosfato e vão consumindo o que existe no sistema até atingir um equilíbrio;
- se o fosfato se reduzir rapidamente por outros meios, haverá limitação para a multiplicação das bactérias. Nesse caso, pode então não mais haver redução do nitrato, ou seja, sistema fica com fosfato zerado e nitrato acima de 1 a 2 mg/l sem possibilidade de redução.
- removedores de fosfato utilizam oxido de ferro que é liberado para o sistema. Corais tendem a ficar marrons devido ao excesso de ferro.
Quanto as algas nos vidros, tem que ter bastante paciência. Com cerca de 4 semanas, após a primeira troca dos zeolitos, é que isso tende a desaparecer.
Preparação do carvão ativo:
1.Se for colocar o carvão ativo no filtro de zeólito (dentro de uma bolsa ou meia) utilizar metade da quantidade recomendada para o aquário (aproximadamente 0,1 l por 100 l do reef).
2.Lavar o carvão ativo em água deionizada (ou osmose reversa).
3.Ferver água deionizada até o ponto de ebulição (pode ser em microondas) em recipiente de vidro ou plástico. Colocar o carvão ativo dentro e deixar nessa água (que vai esfriar, é claro...) por 24 horas. Depois pode colocar o carvão no aquário.
4.Não colocar carvão ativo novo no mesmo dia que colocar zeolitos novos. Dar o espaço de uma semana entre um e outro.
Nos primeiros 15 dias:
1.Utilizar diariamente 1 gota de zeobak para cada 100 l do reef, 1 gota de zeofood para cada 300 l de reef e 0,2 ml de zeostart2 para cada 100 l do reef (aplicar metade de manhã e metade í tarde).
Após as 2 semanas iniciais:
1.zeostart2 - diariamente mesma dosagem acima.
2.zeobak - mesma dosagem acima, 3 vezes por semana (deve ficar na geladeira para conservar/não no congelador).
3.zeofood - mesma dosagem acima, 3 vezes por semana no mesmo dia do zeobak.
Obs.: os produtos zeovit podem ser utilizados mesmo com o prazo de validade vencido, desde que não tenham cheiro forte.
Após 4 semanas:
1.Trocar os zeolitos (mesma quantidade, manter 10% do zeolito velho para "colonizar" o novo mais rapidamente).
2.Durante 10 dias: Utilizar diariamente 1 gota de zeobak para cada 100 l do reef, 1 gota de zeofood para cada 300 l de reef e 0,2 ml de zeostart2 para cada 100 l do reef (aplicar metade de manhã e metade í tarde).
3.Após os 10 dias, zeostart2 - diariamente mesma dosagem acima, zeobak - mesma dosagem acima, 3 vezes por semana, zeofood - mesma dosagem acima, 3 vezes por semana no mesmo dia do zeobak."
É isto que estou fazendo. Repetindo, tudo isto que estou expondo me foi ensinado pelo mestre
Mas é bom dar uma olhada no catálogo zeovit http://www.korallen-zucht.de/files/kora ... e_engl.pdf e no Guia zeovit http://www.korallen-zucht.de/files/zeog ... h_1_03.pdf.
- Ledo
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Ledo
Estava conversando com o Alex, e até para dar uma idéia para o pessoal do custo mensal para manter o método como descrito acima...
Para cada 100L reais, após o método já estabilizado:
VALORES APROXIMADOS (usei a conta de médico 20gts=1mL)
Zeostart2: R$ 4,41 / mês
Zeobak: R$ 5,94 / mês
Zeofood: R$ 1,10 / mês
Zeólitos: R$ 19,33 / mês
Custo mensal: aproximadamente R$ 30,78 para cada 100L reais.
Isso muda conforme o lojista, conforme o tamanho do frasco comprado, e conforme a validade dos produtos.
Para cada 100L reais, após o método já estabilizado:
VALORES APROXIMADOS (usei a conta de médico 20gts=1mL)
Zeostart2: R$ 4,41 / mês
Zeobak: R$ 5,94 / mês
Zeofood: R$ 1,10 / mês
Zeólitos: R$ 19,33 / mês
Custo mensal: aproximadamente R$ 30,78 para cada 100L reais.
Isso muda conforme o lojista, conforme o tamanho do frasco comprado, e conforme a validade dos produtos.
-
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
Fala Alex,
a midia de zeolitos estão ligado necessariamente ao restante dos produtos da zeovit?
abs
a midia de zeolitos estão ligado necessariamente ao restante dos produtos da zeovit?
abs
- Alex Toledo

Ronaldo Ribeiro escreveu:Fala Alex,
abs
Os zeólitos vão dar "conta" da amônia, nitrito e nitrato, combinados com os outros produtos.
Para que funcione a contento, é necessário a adição de bactérias, que é feito pelo zeobak, além de ser alimento para corais. As bactérias tem que se alimentar e multiplicar, dai o zeofood, além de ser também alimento para corais. O zeostart2 é um alimento liquido que promove a reprodução de todas as bactérias nitrificantes do aquário, que contribui para redução de fosfatos (PO4) e nitratos (NO3).
Dê uma olhada no guia zeovit que vc terá muitos detalhes:
http://www.korallen-zucht.de/files/zeoguide_english_1_03.pdf
Este guia está disponível em várias línguas além do inglês, mas não tem em português. Tenho uma versão antiga em português, que dá para ter uma ideia do sistema, mas está desatualizado quanto a aplicação/dosagem de alguns produtos.
[]s,
Alex
- Julio Monteiro
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Julio
- Data de Nascimento: 04 Nov 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 58 vezes
Puxa, Alex...
eu escrevi tudo isso aí para você? Que legal que você postou e dividiu com os outros.
Ronaldo, de uma olhada no meu tópico sobre coloração de corais, onde eu indico algumas opções para os produtos zeovit.
viewtopic.php?f=2&t=3116
Porém... não sou garoto propaganda... mas uso zeovit e posso afirmar... não há nada que se compare!
eu escrevi tudo isso aí para você? Que legal que você postou e dividiu com os outros.
Ronaldo, de uma olhada no meu tópico sobre coloração de corais, onde eu indico algumas opções para os produtos zeovit.
viewtopic.php?f=2&t=3116
Porém... não sou garoto propaganda... mas uso zeovit e posso afirmar... não há nada que se compare!
-
Roberto Denadai

- Apelido: denadai
Flavio,
Minha modesta opinião é que qualquer método funciona desde que vc seja um aquarista dedicado.
O método zeovit é bacana e realmente dá bons resultados, mas o resultado não é igual para todo mundo, como qualquer método. Alguns aquários com zeovit são deslumbrantes, enquanto outros são fracos. O ponto forte de qualquer método é o aquarista, o quanto ele percebe as mudanças e tem sensibilidade para melhorar e/ ou mudar X ou Y no sistema
O ponto fraco do zeovit é que é um sistema caro e um pouco mais trabalhoso
No meu nano, não doso mais nada faz tempo, apenas TPA , uma boa iluminação, circulação e skimmer e manter ca e ra. Simples assim.
Não sei sua experiência no aquarismo, mas quando a gente começa a gente sempre acha que tem algum segredo ou que o método X ou o skimmer Y vai trazer muito mais resultado, e não é verdade. O maior segredo para SPS é o tempo, um aquário maduro, um aquarista dedicado e com equipamentos razoáveis fazem o serviço com excelência
Modesta a parte, creio que minhas cores não ficam muito atrás de vários aquários que usam zeovit, e meu método é extremamente simples
Ai cabe a você decidir o caminho que pretende seguir para manter seu aquário

Abraços
Minha modesta opinião é que qualquer método funciona desde que vc seja um aquarista dedicado.
O método zeovit é bacana e realmente dá bons resultados, mas o resultado não é igual para todo mundo, como qualquer método. Alguns aquários com zeovit são deslumbrantes, enquanto outros são fracos. O ponto forte de qualquer método é o aquarista, o quanto ele percebe as mudanças e tem sensibilidade para melhorar e/ ou mudar X ou Y no sistema
No meu nano, não doso mais nada faz tempo, apenas TPA , uma boa iluminação, circulação e skimmer e manter ca e ra. Simples assim.
Não sei sua experiência no aquarismo, mas quando a gente começa a gente sempre acha que tem algum segredo ou que o método X ou o skimmer Y vai trazer muito mais resultado, e não é verdade. O maior segredo para SPS é o tempo, um aquário maduro, um aquarista dedicado e com equipamentos razoáveis fazem o serviço com excelência
Modesta a parte, creio que minhas cores não ficam muito atrás de vários aquários que usam zeovit, e meu método é extremamente simples

Abraços
- Alex Toledo

Concordo com vc em parte Denadai.
Seu reef é um nano.
Usando um skimmer superdimensionado e TPA vc pode resolver muitos problemas em potencial.
Sua TPA semanal, para seu sistema é grande. Para um reef maior, para alcançar o mesmo percentual, vão-se muitos mais litros, mais dificuldade, mais custos.
Não vejo nenhuma dificuldade no sistema zeovit. Pela manhã doso os produtos do dia, gasto no máximo dois minutos.
A noite mais dois minutos, bombando o reator.
Os custos, se computados e diluídos no mês, como demonstrou o Ledo, são pequenos, na minha opinião. Se fosse para com estes produtos e investir em TPA, na mesma proporção que vc faz, os custos tendem a serem próximos.
Enfim, também concordo que tudo depende da escolha do aquarista e sua dedicação.
"Gasto" muito mais tempo apreciando meu reef...namorando...do que dosando os produtos.
Seu reef é um nano.
Usando um skimmer superdimensionado e TPA vc pode resolver muitos problemas em potencial.
Sua TPA semanal, para seu sistema é grande. Para um reef maior, para alcançar o mesmo percentual, vão-se muitos mais litros, mais dificuldade, mais custos.
Não vejo nenhuma dificuldade no sistema zeovit. Pela manhã doso os produtos do dia, gasto no máximo dois minutos.
A noite mais dois minutos, bombando o reator.
Os custos, se computados e diluídos no mês, como demonstrou o Ledo, são pequenos, na minha opinião. Se fosse para com estes produtos e investir em TPA, na mesma proporção que vc faz, os custos tendem a serem próximos.
Enfim, também concordo que tudo depende da escolha do aquarista e sua dedicação.
"Gasto" muito mais tempo apreciando meu reef...namorando...do que dosando os produtos.
- Rodrigo RBG

- Apelido: RBG Reef Club
- Data de Nascimento: 01 Jan 2001
- País: BRA
Roberto Denadai escreveu:Não sei sua experiência no aquarismo, mas quando a gente começa a gente sempre acha que tem algum segredo ou que o método X ou o skimmer Y vai trazer muito mais resultado, e não é verdade. O maior segredo para SPS é o tempo, um aquário maduro, um aquarista dedicado e com equipamentos razoáveis fazem o serviço com excelência
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
RBG REEF status: offline
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!
RBG REEF status: offline
-
Roberto Denadai

Alex,
As trocas de água vai depender também da carga do aquário, peixes, comida despejada diariamente, quantidade de corais e etc
Aliás, onde você compra os produtos ? Eu e mais uns amigos pedimos aminoácido do zeovit pela premium e foi retido pela receita, a premium nem tava mandando mais para o Brasil.
Abraços
As trocas de água vai depender também da carga do aquário, peixes, comida despejada diariamente, quantidade de corais e etc
Aliás, onde você compra os produtos ? Eu e mais uns amigos pedimos aminoácido do zeovit pela premium e foi retido pela receita, a premium nem tava mandando mais para o Brasil.
Abraços
- Alex Toledo

Roberto Denadai escreveu:Alex,
Abraços
Hehehe. Quando vc vier aqui em casa, tirar aquelas fotos do meu reef que prometeu..
Brincadeira...vou te enviar uma MP.
[]s,
Alex
-
Roberto Denadai

Pois é...agora vai nascer o filho do meu irmão em BH, ai pode ser que eu passe por ai hehehe e tiro as famosas fotos
Ou daqui a pouco mando por sedex a máquina pra vc, ai vc tira as fotos e depois me devolve hahahahah
Ou daqui a pouco mando por sedex a máquina pra vc, ai vc tira as fotos e depois me devolve hahahahah
- Alex Toledo

Roberto Denadai escreveu:Ou daqui a pouco mando por sedex a máquina pra vc, ai vc tira as fotos e depois me devolve hahahahah
Oh sacana...a máquina eu tenho, só me falta o "clamour"
-
Alex vicintin
- Diplectrum formosum

- Apelido: Alex vicintin
- Data de Nascimento: 12 Abr 1979
Roberto Denadai escreveu:Flavio,
Abraços
Não complique, simplifique!
Denadai, mesmo o seu aquário sendo um nano, as proporções sendo outras, o resultado está do grande K. Parabéns!
Abraços
-
flavio
- Diplectrum formosum

- Apelido: cabral
Olá Roberto , obrigado pelas dicas , realmente a dedicação é um fato primordial antes de qualquer coisa . Eu vou optar
pelo método da vodka + filtro zeolitos + biodgest .
Agradeço a todos pelas ajudas e opiniões.
pelo método da vodka + filtro zeolitos + biodgest .
Agradeço a todos pelas ajudas e opiniões.
-
Nixon Cabeceira
- Acanthurus achilles

- Apelido: CABECEIRA
- Curtiu: 10 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
E se for um aqua entre 800 e 1000 litros, qual seria a melhor opção? 
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]