Acredito que grande número de pessoas utilizam resina para "liberar" a água doce de substâncias indesejáveis.
O preço da resina está girando em torno de R$20,00 o litro.
Existe empresas que fazem a regeneração desta resina, algo em torno de R$6,00 o litro.
Vale a pena fazer esta regeneração?
[]s,
Alex
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Vale a pena fazer regeneração de resina
- Alex Toledo
- Cirrhilabrus filamentosus

- Curtiu: 2 vezes
- Recebeu Curtir: 9 vezes
Vale a pena fazer regeneração de resina
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"
Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196
Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196
- Renato Vidal
- Moderador Global

- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- País: Brasil
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
Re: Vale a pena fazer regeneração de resina
Não acho interessante, no processo de regeneração, existe substancias quimicas que, se sobrarem na nova resina, podem destruir a vida de um aquário.
Ronaldo Ribeiro
- Acanthurus achilles

- Apelido: Ronaldo Ribeiro
- Recebeu Curtir: 1 vez
Alex,
eu votei em não,
quanto ao processo quimico/técnico eu não conheço,
votei mesmo pelo valor, acho que não compensa correr algum tipo de risco com algo que ja é barato e com média durabilidade.
abs
eu votei em não,
quanto ao processo quimico/técnico eu não conheço,
votei mesmo pelo valor, acho que não compensa correr algum tipo de risco com algo que ja é barato e com média durabilidade.
abs
- Rinaldo Fontenele
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Rinaldo
- Contato:
Olá pessoal, realmente não vale a pena.
Veja só como é o processo é meio que demorado e utiliza-se soda caustica e ácido clorídrico.
Leiam!
A regeneração da resina catiônica é feita por meio de solução de Ácido Clorídrico, que com a sua passagem, retira os íons de minerais retidos, deixando íons H+ em seu lugar, permitindo obter uma água contendo somente os ácidos dos sais dissolvidos na água.
Esta regeneração deve ser feita em contracorrente e após o abaixamento de nível.
A resina catiônica regenerada com solução ácida permite obter a redução completa da alcalinidade e realizar assim uma desmineralização parcial por simples filtração. Após passar pelo Trocador Catiônico, a água flui através do Trocador de Ânion, e em presença de resinas aniônicas a água tratada desta forma ficará isenta de quase todos os sais dissolvidos.
A regeneração da resina aniônica é feita por meio de solução de Soda Cáustica, que em passagem retira da água os íons de minerais retidos, deixando íons OH+ em seu lugar concluindo assim o processo de desmineralização com uma qualidade de água superior a da água destilada.
Os vasos trocadores de cátion e ânion possuem distribuidores internos, para otimizar a distribuição homogeneamente da água durante a operação, bem como a perfeita distribuição da água em toda a área interna do vaso durante a fase de contra lavagem das resinas. Estes vasos possuem internamente coletor e distribuidor superior de água, para permitir o perfeito desempenho da unidade nas fases de operação e regeneração das resinas trocadoras.
Reiterando, a água tendo passado pelos Trocadores de Cátion e de Ânion, é considerada uma água desmineralizada, sendo utilizada em processos industriais, principalmente nos químicos, farmacêuticos, alimentação de caldeiras de média ou alta pressão, na geração de vapor por turbinas, além de outras finalidades que necessitem de água pura, com reduzido teor de sólidos dissolvidos e sem contaminantes. A pureza é medida através da condutividade elétrica, provocada pela presença de íons inorgânicos (cátions e ânions), sendo necessário removê-los para atingir a qualidade requerida.
Abraços!
Veja só como é o processo é meio que demorado e utiliza-se soda caustica e ácido clorídrico.
Leiam!
A regeneração da resina catiônica é feita por meio de solução de Ácido Clorídrico, que com a sua passagem, retira os íons de minerais retidos, deixando íons H+ em seu lugar, permitindo obter uma água contendo somente os ácidos dos sais dissolvidos na água.
Esta regeneração deve ser feita em contracorrente e após o abaixamento de nível.
A resina catiônica regenerada com solução ácida permite obter a redução completa da alcalinidade e realizar assim uma desmineralização parcial por simples filtração. Após passar pelo Trocador Catiônico, a água flui através do Trocador de Ânion, e em presença de resinas aniônicas a água tratada desta forma ficará isenta de quase todos os sais dissolvidos.
A regeneração da resina aniônica é feita por meio de solução de Soda Cáustica, que em passagem retira da água os íons de minerais retidos, deixando íons OH+ em seu lugar concluindo assim o processo de desmineralização com uma qualidade de água superior a da água destilada.
Os vasos trocadores de cátion e ânion possuem distribuidores internos, para otimizar a distribuição homogeneamente da água durante a operação, bem como a perfeita distribuição da água em toda a área interna do vaso durante a fase de contra lavagem das resinas. Estes vasos possuem internamente coletor e distribuidor superior de água, para permitir o perfeito desempenho da unidade nas fases de operação e regeneração das resinas trocadoras.
Reiterando, a água tendo passado pelos Trocadores de Cátion e de Ânion, é considerada uma água desmineralizada, sendo utilizada em processos industriais, principalmente nos químicos, farmacêuticos, alimentação de caldeiras de média ou alta pressão, na geração de vapor por turbinas, além de outras finalidades que necessitem de água pura, com reduzido teor de sólidos dissolvidos e sem contaminantes. A pureza é medida através da condutividade elétrica, provocada pela presença de íons inorgânicos (cátions e ânions), sendo necessário removê-los para atingir a qualidade requerida.
Abraços!
-
felipe.senna
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Felipe Senna
Eu uso a MB400, segundo o fabricante ela é reciclável, será que é o mesmo procedimento dessas outras?
- Rinaldo Fontenele
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Rinaldo
- Contato:
felipe.senna escreveu:Eu uso a MB400, segundo o fabricante ela é reciclável, será que é o mesmo procedimento dessas outras?
Olá Felipe, com certeza a sua resina tem o mesmo processo de regeneração ou reciclagem.
Abraços!