Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Para que serve esse tipo de iluminação???isso não ajudaria a criar algas??? Esse tipo de iluminação fica ligado 24h? ou com um fotoperiodo assim como o tamque principal?
Li uma vez em algum lugar sobre a criação de algas no sump com iluminação em fotoperíodos inversos ao do reef, tipo vc ascende o sump a noite e apaga durante o dia.
Kennedy Freitas, então vc faz isso quando tem um espaço destinado a colocar as algas dentro do sump e chamamos de refugio, vc inverte o fotoperiodo para o refugio ajudar a manter o ph alto durante a noite.
Em casa, utilizo o refúgio, para criar macro algas, com o objetivo de consumirem (para o próprio crescimento) fosfatos e nitratos, e também, para servirem de suporte para microvida diversa, pequenos crustaceos como amphipodes e copépodes, alguns vermes entre outros.
Usamos uma luminária sobre o refúgio, desse modelo mais simples da boyu, com duas lampadas PL (para aquário de água doce), ligados em horários inversos ao display.
O objetivo do horário inverso, é aquela velha história que aprendemos na escola, as plantas, durante o dia produzem O2 consumindo CO2 e usando o carbono, durante a noite, o processo da fotossintese inverte, liberando CO2 na água, o CO2 faz com que o pH baixe, e, para evitar essa oscilação, usamos o foto periodo invertido.
Assim, durante o display acesso, as algas do refugio estão liberando CO2, quando o refúgio acende (e interrompe esse processo) é a vez do display estar apagado, e, as microalgas, que por mais que não vemos, estão la, fazem o mesmo processo.
Em um reef, a variação normal é de 8,2 durante a luz do display ligada e 8,0 quando desligam, em casa, com o fotoperiodo invertido, fica em 8,2 durante o dia e cai para 8,1 durante a noite.