Página 1 de 1

Método Zeovit Prático

Enviado: 04 Ago 2010, 23:03
por Alex Toledo
MÉTODO ZEOVIT PRÁTICO

[align=right]por Júlio Monteiro e Alex Toledo[/align]

O objetivo do sistema ZEOvit é de criar e manter um ambiente de baixos nutrientes no reef , muito parecido com o ambiente natural dos recifes de corais, tendo por traz a empresa alemã Korallen-Zucht.

Como o objetivo é de reduzir os nutrientes como amônia, nitrito, nitrato e fosfato, deve-se possibilitar ao sistema manter os níveis de minerais importantes como o cálcio, magnésio, potássio, dureza carbonato e outros, ajustados como no ambiente natural dos recifes.

O sistema é constituído por duas etapas:


1) sistema base, composto por componentes que visam reduzir o nível de nutrientes no sistema;
2) sistema de melhoria na coloração e alimentação de corais, garantindo os níveis mais “naturais” possíveis

Para que o sistema ZEOvit seja eficiente são necessários alguns padrões:


1) Skimmer forte e eficiente;

2) Iluminação eficientemente forte;

3) Parâmetros da água (Ca, Mg, KH, K+, salinidade);

4) TPA regulares semanais.

5) Adição de nutrientes;

6) Adição de elementos em níveis baixos;



Os parâmetros da água indicados são:

Ca 400-420
Mg 1200-1350
dKH 7.0 - 8.0
potassio[K+] 380-400
salinity 33-35ppt


As TPAs (Trocas Parciais de Água) devem ser feitas de 5 a 10% semanalmente.

Filtros UV, ozonizadores e refúgios com exportação de nutrientes através de algas não são compatíveis com o método ZEOvit. Tão pouco Reator de Enxofre. O que se procura com o sistema ZEOvit e com qualquer outro método, é manter níveis de nitrato e fosfato os menores possíveis. Afirmação importante é que esses elementos nunca podem ser zerados. É isso mesmo! Com Zero de fosfato não há multiplicação celular. Das aulas de biologia, lembre-se de adenosinatrifosfato, presente no DNA de células... Geralmente busca-se níveis zerados com os testes que temos. Em um laboratório, é normal ver mesmo para esses aquários "zerados" níveis de fosfato de 0,03 mg/l e nivel de nitrato de 1 a 2 mg/l. Isso é saudável para o aquário. Ao utilizar o reator de enxofre junto com o sistema ZEOvit, serão dois sistemas para reduzir fosfato, o que pode levar a nível realmente zerado.

Os componentes básicos do sistema ZEOvit tem a função de reduzir os nutrientes e estabelecer condições similares aos parâmetros encontrados nos recifes de corais. Os cinco componente básicos são:

1) Uma mistura balanceada de zeolitos (ZEOvit)
2) Filtragem constante com Carvão Ativado
3) Uma solução de microorganismos (ZEObak)
4) Uma combinação de Bactéria e Alimento para Corais (ZEOfood)
5) Alimento para Bactéria (ZEOstart)

Os zeólitos são de minerais que acorrem naturalmente e existem em todo o mundo. O sua composição química é muito diversa, exibindo assim diferentes propriedades de absorção, de mudanças iônicas ou de retenção molecular. Atualmente as aplicações industriais modernas necessitam de propriedades muito especificas, por essa razão a grande maioria dos zeólitos
utilizados são ou zeólitos naturais modificados ou então sintéticos.


Os zeólitos são utilizados em um equipamento de filtragem chamado “Reator de Zeólitos”.

A utilização dos zeólitos pode ser feita da seguinte forma:

1) Utilizar 0,25 l de zeolitos para da 100 litros(pegar o saquinho de zeolitos, retirar metade e depois mais metade do restante que ficou...)
2) Preparação dos zeolitos: lavar em água deionizada (ou osmose reversa) e deixar de molho em água deionizada por 24 horas.
3) Depois pode colocar no reator de zeolitos. Fluxo da bomba de baixo para cima com cerca de 100 litros/hora para cada 100 litros de reef. Ligar e desligar a bomba a cada 3 horas. Quando a bomba desligar, zeolitos devem permanecer imersos. Depois da primeira troca de zeolitos (4 semanas), as trocas passam a ser a cada 6 a 8 semanas.

É importante "limpar" a mídia no Reator de Zeólitos diariamente, para manter um ótimo desempenho. Basta dar umas 15 “bombadas” e pronto. Se puder fazer o processo pela manhã e tarde/noite, tanto melhor.

As bactérias que se instalam nos zeolitos são "facultativas", ou seja, na ausência de oxigênio (ambiente anaeróbico), passam a retirar oxigênio diretamente das moléculas de nitrato, decompondo-os em nitrogênio livre.

Quando zeolito ligado ==> bactérias decompondo a amônia em nitrito e em nitrato
Quando desligado ==> bactérias decompondo o nitrato em nitrogênio.

Dessa forma, o nível de nitrato se reduz mais rapidamente.

Após vários meses de zeovit (de 8 a 15 meses, dependendo do aquário), o nível de nitrato fica tão baixo que o reator de zeolito pode ficar ligado diretamente. Mas ainda há bastante chão pela frente.

Importante é acompanhar o nível de nitrato. Quando chegar em 0,05 mg/l, então é hora de deixar o reator ligado 24 horas continuas.

Preparação do Carvão Ativo:

1) Se for colocar o carvão ativo no Reator de Zeólitos (dentro de uma bolsa ou meia) utilizar metade da quantidade recomendada para o aquário (+- 0,1 l de carvão para 100 litros de água).
2) Lavar o carvão ativo em água deionizada (ou osmose reversa).
3) Ferver água deionizada até o ponto de ebulição (pode ser em microondas) em recipiente de vidro ou plástico. Colocar o carvão ativo dentro e deixar nessa água (que vai esfriar, é claro...) por 24 horas. Depois pode colocar o carvão no aquário.
4) Não colocar carvão ativo novo no mesmo dia que colocar zeolitos novos. Dar o espaço de uma semana entre um e outro.
5) Trocar mensalmente.

ZEObak é uma solução contem várias tipos de bactérias. A adição de microorganismos pode ser utilizada com fonte de alimentação dos corais. ZEObak é uma mescla de diferentes bactérias que formam um cadeia ativa para a redução de nutrientes.


ZEOfood é uma solução liquida, administrada simultaneamente e em combinação com a solução de microorganismos (ZEObak). Este produto tem dois propósitos:

1) Multiplicação e alimentação do microorganismos dosificados;
2) Alimentação base para os corais.

ZEOfood contém aminoácidos, bem como várias vitaminas, que ajudam os corais a retirar os nutrientes necessários para a obtenção uma coloração natural.


ZEOstart é um alimento liquido que promove a reprodução de todas as bactérias nitrificantes do aquário. Assim sendo é bastante eficaz na redução de fosfatos (PO4) e nitratos (NO3), contudo terá de ser utilizado cuidadosamente para que não haja uma rápida baixa de nutrientes.


Dosagem nos primeiros 15 dias:

1) Utilizar diariamente 1 gota de zeobak, 1 gota de zeofood e 0,2 ml de zeostart (aplicar 0,1 ml de manhã e 0,1 ml í tarde), para cada 100 litros de água do reef.

Dosagem após as 2 semanas iniciais:

1) zeostart - diariamente mesma dosagem acima.
2) zeobak - 1 gota, 2 vezes por semana para cada 100 litros de água do reef (deve ficar na geladeira para conservar).
3) zeofood - 1 gota, 2 vezes por semana no mesmo dia do zeobak para cada 100 litros de água do reef .

Obs.: os produtos zeovit podem ser utilizados mesmo com o prazo de validade vencido, desde que não tenham cheiro forte.

Dosagem após 4 semanas:

1) Trocar os zeólitos (mesma quantidade, manter 10% do zeólito velho para "colonizar" o novo mais rapidamente).
2) Durante 10 dias: zeobak 1 gota, zeofood 1 gota para cada 100 litros de água do reef.
3) Após os 10 dias, zeobak 1 gota 2 x semana, zeofood 1 gota 2 x semana para cada 100 litros do reef.

Redução de zeostart (se necessário):

- Cada sistema tem um skimmer com capacidade limitada.
- Nas rochas, água e substrato existe matéria orgânica esperando para ser decomposta. Essa matéria orgânica fica acumulada em forma de fosfato, nitrato e outras substâncias.
- Sem alimento especial para as bactérias, elas chegam em um ponto de equilíbrio entre a matéria orgânica existente, a matéria orgânica nova que vai entrando via alimentação dos animais.
- O zeostart funciona como alimento para as bactérias, de forma que elas se multiplicam acima do equilíbrio do sistema. Resultado: elas passam a decompor a matéria orgânica mais rapidamente, reduzindo principalmente o nitrato e fosfato.
- A partir de um certo ponto, quando não há mais matéria orgânica acumulada, as bactérias se multiplicam com o zeostart, não tem material para continuarem se alimentando e acabam morrendo mais rapidamente do que o skimmer consegue retirar.
- Se o skimmer não der conta de retirar esse excesso de bactérias mortas, elas retornam para o sistema em forma de fosfato e nitrato. Quando isso ocorre, o nitrato e fosfato tendem a ficar constantes no aquário, sem reduzir mais.
- Ao diminuir o zeostart, a quantidade de bactérias será menor, capaz de decompor a matéria orgânica residual sem sobrecarregar o sistema.

Não vale a pena colocar nenhum removedor de fosfato no sistema pelos seguintes motivos:

- as bactérias, ao se multiplicarem, utilizam fosfato e vão consumindo o que existe no sistema até atingir um equilíbrio;
- se o fosfato se reduzir rapidamente por outros meios, haverá limitação para a multiplicação das bactérias. Nesse caso, pode então não mais haver redução do nitrato, ou seja, sistema fica com fosfato zerado e nitrato acima de 1 a 2 mg/l sem possibilidade de redução;
- removedores de fosfato utilizam oxido de ferro que é liberado para o sistema. Corais tendem a ficar marrons devido ao excesso de ferro.

Quanto as algas nos vidros, tem que ter bastante paciência. Com cerca de 4 semanas, após a primeira troca dos zeólitos, é que isso tende a desaparecer.

A redução de nutrientes e o estabelecimento de um sistema de baixo nutrientes é o resultado da interação entre o ZEObak, ZEOfood, ZEOstart e a mídia de zeólito.

A interação entre o ZEObak, ZEOfood, ZEOstart, e a mídia de zeólito produz um “composto”. Este “composto”, liberado, contém bactéria que é usada como alimento pelos corais. Isto é muito importante porque fornece nutrientes para os animais, e tem um impacto muito positivo na coloração, extensão dos pólipos e vitalidade dos corais. Corais de Longos Pólipos (LPS) respondem com tecido inteiramente expandido.

Alguns outros elementos também são absorvidos e exigem dosagem para contrabalançar o esgotamento. É então recomendado a substituição destes elementos, oferecendo suplementos que são inseridos na água do reef.

Quando os corais já estiverem claros:

1) Dosar Aminoácido Concentrado, 1 gota para cada 100 litros de reef 3 vezes por semana. Se os corais escurecerem, reduza para 2 vezes por semana.
2) A medida que o sistema for crescendo (corais) será necessário ir aumentando a aplicação, aumentando o número de dias na semana, nunca a quantidade.

Depois vão entrar outros suplementos para coloração:

- Iodo: 1 gota para cada 100 litros de reef 2 vezes por semana.
Afeta a formação de cor azul.

- Ferro: 1 gota para cada 100 litros de reef 2 vezes por semana.
Afeta a formação de cor verde.

- B-Balance: 1 ml para cada 100 litros de reef 1 vez por semana.
Concentração de minerais essenciais.

- K-Balance: 1 ml para cada 100 litros de reef 1 vez por semana.
Adição de Potássio. Afeta o crescimento e cores de corais.

- Xtra: 1 ml para cada 100 litros de reef 1 vez por semana.
Realça as cores dos SPS.

- Zeospur2: 1 ml para cada 100 litros de reef a cada 10 a 14 dias.
Reduz a quantidade de zooxantelas nos corais.
Deve ser colocado diretamente no display principal em local de grande fluxo de água.
No início, deve-se utilizar 50% da dose e ir aumentando em 20% até atingir a dosagem recomendada.

Procurar aplicar em dias diferentes cada um deles.

Outros suplementos são encontrados na linha ZEOvit, que podem ser utilizados em cada sistema, depois de avaliados.

Fontes:

http://www.zeovit.com/modules/Jig/index.php
http://www.zeovit.com/forums/showthread.php?t=5141
http://www.korallen-zucht.de/
http://www.korallen-zucht.de/files/kora ... e_engl.pdf
http://www.korallen-zucht.de/files/zeog ... h_1_03.pdf

Re: Método Zeovit Prático

Enviado: 05 Ago 2010, 15:42
por fredy henrique
alex, muito obrigado pela sua explicação.

mas agora, uma pergunta de inesperiente! icon_rotfl2

e se eu colocar só um saquinho com zeovit (igual eu ja vi em uma loja) o que isso vai afetar, influenciar, beneficiar??

obrigado =)

Re: Método Zeovit Prático

Enviado: 05 Ago 2010, 18:05
por Alex Toledo
fredy henrique escreveu:alex, muito obrigado pela sua explicação.

mas agora, uma pergunta de inesperiente! icon_rotfl2

e se eu colocar só um saquinho com zeovit (igual eu ja vi em uma loja) o que isso vai afetar, influenciar, beneficiar??

obrigado =)


Não vai adiantar nada! Vai jogar didim fora!

Re: Método Zeovit Prático

Enviado: 19 Ago 2010, 15:22
por fredy henrique
Alex Toledo,
então, antes não colocar do que jogar dindin fora! icon_rotfl2

Re: Método Zeovit Prático

Enviado: 21 Nov 2012, 13:44
por Thiago Name
Alex, boa tarde estou muito interessado no metado zeovit!!

No meu caso uso reator de cálcio !!

Gostaria de usar o reator de cálcio
Usa o zeostart , zeobak, zeofood e o carvão ativado !!

Nao vou usar o zeolito !!! Vc acha que da certo ?
Abraço
Thiago

Re: Método Zeovit Prático

Enviado: 14 Dez 2012, 06:56
por Elder Luis
icon-aplauder

Re: Método Zeovit Prático

Enviado: 15 Dez 2012, 15:38
por Alex Toledo
Pode usar reator de cálcio.

Se não for usar o zeólitos, pode optar pelo biopellets, daí não precisa usar o zeostart e nem o zeofood.

[]s,

Alex

Thiago Name escreveu:Alex, boa tarde estou muito interessado no metado zeovit!!

No meu caso uso reator de cálcio !!

Gostaria de usar o reator de cálcio
Usa o zeostart , zeobak, zeofood e o carvão ativado !!

Nao vou usar o zeolito !!! Vc acha que da certo ?
Abraço
Thiago