Página 1 de 1

Depois das plantas peixes morrem, +caramujos, planarias

Enviado: 09 Nov 2016, 13:47
por Raugerlan
Olá pessoal. A história do meu aquário começa com a chegada, aqui em casa, de uma molinésia comprada por um sobrinho pequeno em uma dessas feiras infantis com animais. Como percebi que ela foi abandonada aqui, dentro de um copo, comecei a tentar garantir a sobrevivência do animal. Tinha um aquário de 39x34x20cm abandonado por aqui que resolvi reativar. Comprei o cascalho, o teste ph, o produto anticloro; o carvão e cerâmica para improvisar um filtro com uma bomba que já tinha também. Nem esperei muito tempo, porque o peixe estava há alguns dias só na água de um copo, já coloquei no aquário, só tentando garantir a mesma temperatura e ph.
Em alguns dias descubro que é uma fêmea, pois ela deu cria. Nasceram uns 13 filhotes, 3 sobreviveram. Umas semanas depois, nasceram mais uns 15 filhotes! Sobreviveram 10. A meu ver, estava tudo indo muito bem no aquário, só alguns filhotes que iam morrendo, uns que já percebia que eram meio defeituosos. Outra coisa que percebi é que o ph estava bem alto, mais de 7,5, que é o limite da tabela do produto. Acho que pode até tá mais de 8. Não sei como baixar esse número. A sorte é que a água que eu adicionava nas trocas parciais era um pouco mais neutra, uns 7, 6,5.
Eis que há umas 2 semanas eu inventei de comprar algumas plantas, de duas espécies diferentes. Não tinha nenhuma referência do local. Cheguei em casa e já coloquei as plantas no aquário. Na hora vi o que me parecia ser um verme cair no cascalho. Tirei e pesquisei que era uma planária. Aí eu já senti do problemão que tinha arrumado. Dias depois o aquário de infestou de caramujos. Dei uma pesquisada e aparentemente eram uns que podiam ser hospedeiros da esquistossomose. Já fiquei extremamente preocupado, de ter me contaminado inclusive. Resolvi então remover os caramujos. Na mesma época percebo que a peixe adulta estava sempre quieta, na superfície, meio que com as nadadeiras fechadas. Dias depois encontro ela morta no fundo do aquário. Dias depois mais filhotes morrem. Tinham 10 antes das plantas, agora tem 7. E vi um fraquinho morrendo no fundo. Depois eles somem. Hoje já vi mais umas 2 planárias, e olhando com mais atenção pra água, vi que tem vários “vermes”, são umas linhas brancas, quase uma poeira, mas que se mechem, se esticam.
Não sei o que fazer. Penso que a morte dos peixes pode ser pelo ph alto, talvez excesso de oxigênio (porque a bomba é bem potente), ou por outra propriedade que não consigo aferir. Porém, está bem óbvio coisas vieram com essas plantas, e eu estou bem preocupado de continuar com o aquário até por segurança minha, em contato com essa água. Queria salvar os filhotes que ainda resistem. Estou pensando em tirar eles, deixar em um recipiente (mas como tirar eles sem tirar junto parte da aguar que acredito estar contaminada?), e fazer uma desinfecção no aquário. Depois preparar ele de novo pra receber os filhotes, sem plantas, sem vermes, sem “doenças”. Mas não sei se é o certo.
Alguém pode me ajudar? Tem experiência com isso? Dicas? Obrigado!

Re: Depois das plantas, caramujos e planárias aparecem, peix

Enviado: 10 Nov 2016, 11:12
por Roberto Vieira
O que vc usou de substrato ??

Qual a filtragem ?

Re: Depois das plantas, caramujos e planárias aparecem, peix

Enviado: 10 Nov 2016, 14:35
por Raugerlan
Roberto Vieira escreveu:O que vc usou de substrato ??

Qual a filtragem ?


O substrato é cascalho, médio eu acho, aquelas pedrinhas.
E o filtro tem perlon no início, depois carvão aditivado, e no final cerâmica. Com adição de ar na saída da água.