Contando um pouco da minha historia:
Sempre gostei muito de aquário, resolvi há dois anos montar meu 1º aquário de água doce plantado, hoje possuo um aquário com 4 Paulistinha, 5 Barbo Sumatra e 5 Neon Cardinal; Em dois anos perdi 4 Neon e 1 Sumatra por Íctio, meu aquecedor queimou e os coitados ficaram uma madrugada toda passando frio, associei o Íctio í queda brusca de temperatura.
Então agora resolvi montar um Aquário Reef e estou aqui para pedir ajuda de vocês para tomar algumas decisões.
Para deixar claro não sou rico, irei fazer o aquário a passo de tartaruga comprando equipamentos aos poucos, pesquisei muito e estou ciente do custo de manutenção mensal.
Então vamos lá!
Configuração pretendida para o aquário: (Aceito modificações!)
Tamanho 100x50x50 total 250 litros bruto. (medidas em cm);
Iluminação 4 x T5 39W (2 azuis + 2 brancas)
Sump indefinido
Reposição: indefinido
Skimmer: indefinido
Rochas: indefinido
substrato: indefinido
Fauna pretendida:
10 pagurus
2 ocellaris
2 Camarões Stenopus
Anêmonas
Dividi a minha montagem em etapas;
A 1º delas é definir como será feito a decida para o sump e o retorno para o aquário, então preciso da ajuda de vocês.
Segue alguns desenhos com diversas concepções, gostaria de saber qual é a mais indicada para o meu aquário e qual são as vantagens e desvantagens dos sistemas!
Pessoal os desenhos foram feitos por mim, a intenção é destacar os sistemas e não mostrar detalhes técnicos, travas e Etc.
1º Sistema, bota no fundo do aquário.

2º sistema, consiste em um canto de 90° para decida ao sump.

3º Sistema, um vidro na diagonal.

4º Sistema, seria uma bota na lateral.

5º Sistema

Conto com a ajuda de todos vocês.
Abraço a todos!