O que vou colocar aqui é bem simples, é o que eu estou fazendo, estou criando as artemias mais por uma questão de desafio, pois o custo da cultura não compensa, é mais barato comprar as artemias ja adultas.
Observe que se você vai tentar criar os palhaços você precisara de náuplios de artemias recem eclodidos, então é bom você montar pelo menos duas garrafas com náuplios pelo nenos para usar por alguns dias e depois você podera comprar as artemias ja adultas para alimentalos.
Material e Preparo
Bom para cultivar as artemias você vai precisar de um material bem basico.
Uma bombinha de ar
um pouco de mangueira plastica
alguns divisores de ar
algumas garrafas de coca cola vazias e com a tampa
um aquario (só mais para frente e isso se você for criar as artemias até a fase adulta)
um pouco de cola de silicone
O ideal é você cultivar os cistos de artemias em garrafas de refrigerante cortadas no meio e viradas de cabeça para baixo, eu vou colocar umas fotos pois fica mais facil de explicar. Você pega a tampa da garrafa, faz um furo, coloca um pedaço de mangueira e passa um pouco de silicone para vedar, use uma broca um pouco mais fina do que a mangueira pois isso vai ajudar na vedação e vai evitar vazamento de agua.
Corte a garrafa de coca cola, corte um pouco abaixo do meio, eu corto em baixo do rotulo.
Corte uma outra garrafa, só que desta vez acima do rotulo, e faz um furo em uma das laterais, por onde vai passar a mangueira de ar, esta garrafa vai ser a base que vai segurar a outra garrafa a bolinha vermelha é onde eu fiz o furo para passar a mangueira.
Veja como fica depois de montada, voce encaixa a parte do bico na base, passa a mangueira de ar pelo furo e coloca em um dividor de ar onde voce podera controlar a quantidade de ar que entra na garrafa e tambem podera denar as ovas que não eclodiram e as cascas que ficaram no fundo.
Bom a ideia é você injetar ar por baixo fazendo com que todos os cistos fiquem em movimento, facilitando assim a alimentação deles e evitando que parte deles fique acumulada no fundo, quando você quiser tiralos, você desliga a entrada de ar, coloca uma lampada ou lanterna na parte de cima, pois eles nadarão em direção a luz e na parte de baixo da garrafa ficara acumulada a sujeira que você podera remover com facilidade drenando um pouco da agua da cultura.
Depois vai na secão fotos que eu coloquei uma fotos bem interessantes
O Cultivo
As artemias tem como condições favoraveis para o seu bom desenvolvimento temperatura entre 25 e 28º, densidade de 1.030, forte aeração, iluminação constante aproximadamente 2000 lux e pH entre 8,0 e 8,2. Uma boa circulação de agua é essencial para manter os cistos em suspensão facilitando assim a sua alimentação. O ideal é um recipiente em forma de "V", por isso o esquema da garrafa, isso vai fazer com que todos os cistos fiquem em movimento constante na agua.
Eclodir os cistos é facil, você coloca agua na garrafa invertida, liga o ar, coloca 1/2 colher de chá de cistos desidratados, deixa borbulhando sobre forte iluminação por 24 horas e pronto, os cistos ja estão eclodidos.
Para colher os náuplios, pois cistos é antes de eles eclodirem, após eclodidos eles são chamados de náuplios, para colhelos, basta você desligar a entrada de ar do recipiente e esperar uns 10 minutos. Os náuplios eclodidos vão se concentrar acima das cascas e dos cistos não eclodidos que se depositarão no fundo do recipiente. O que você faz é bem simples, como os náuplios são atraidos pela luz eles ficarão nadando na parte de cima do recipiente, então você pega uma mangueira de ar e sifona a quantidade de náuplios que você vai usar, após você coletalos, você tambem pode dar uma sifonada no fundo da garrafa para remover os cistos e cascas que la devem estar depositados evitando assim a contaminação da agua.
Simples não !
Alimentacao do Naupilo
Os nauplios não se alimentão nas primeiras 12 horas pois a sua boca e anus ainda não estão formados, mas após este periodo eles devem ser alimentados, a menos que você va utilizalos antes disso.
O alimento ideal é a micro alga, basicamente qualquer microalga serve, eu testei com nanno e tetra eles se derem bem, mas voce pode usar também, fermento, pó de arroz, farinha de trigo, farinha de soja, farinha de peixe, gema de ovo, oleo de figado de bacalhau, soro de leite, uma porrada de cisas, o melhor mesmo são : microalgas, gema de ovo e fermento, mas fora as algas você deve tomar muito cuidade para nao superalimentar a cultura pois fora as algas os outros alimentos acabam por contaminar a agua e isso levara a cultura a morrer.
Se voce for alimentalos com algas, você coloca um pouco de algas deixando a agua levemente esverdeada e quando ela clarear voce acrescenta algas novamente.
Se voce for alimentalos com outra coisa, o ideal é você inventar alguma gambiarra para manter a aliementação constante e que fique gotejando continuamente no tamque, pois se você socar um punhado de fermento ou gema de ovo na agua, voce ira acabar degradando a qualidade dela e os nauplios acabarão por morrer antes de conseguir comer aquilo que voce adicionou a agua, esta é a vantagem das algas, elas não degradam o meio e acabam por fornecer oxigenio antes de serem comidas. (hehehe)
Artemias adultas
A melhor forma de cultivar artemias adultas é ou voce usar um garrafao de 10 ou de 20 lts de bebedouro com o fundo cortado ou você fazer uma gambiarra em um aquario de ums 40 a 80 lts.
Garrafão: voce compra o garrafao, não tira a tampa, corta o fundo, faz um suporte para ele e pronto, basicamente um aquario redondo com um fundo cónico que quando voce injetar ar no fundo ele vai circular 100% da agua la existente.
Aquario: bom aqui é meio complicado, o ideal é voce usar um recipiente que seja meio cónico, em um aquario o fundo é reto, então voce pode fazer uma gambiarra, colando com silicone uma placa de formica no fundo do aquario fazendo com que ele fique com um fundo curvo o que ajudaria no cultivo mas da trabalho em fazer. Eu fiz outra gambiarra, veja a foto, eu fiz algumas torres com garrafa de coca um pedaco de cano e uma curva, voce faz algums cortes em forma de dentes na garrafa, um furo na curva, coloca uma mangueira de ar e pronto, uma torre de filtro biologico sem a parte preta da base. A ideia é fazer com que a agua se movimente bastante e por todo o aquario, não deixando áreas sem movimento de agua, os dentes na parte de baixo servem para a agua entrar, ela vai ser sugada e saira pela parte de cima na curva. (se vira meu)
Torre de ar, faca umas 4 e teste o posicionamento dentro do aquario, se voce usar galões você não precisara fazer as torres mas tera que fazer uma base para colocalo em pé.
Acho que da para entender e lembre-se, voce pode usar pedra porosa, mas não pode usar as de madeira usadas em skimmer, pois elas fazem uma bolha muito pequena e as artemias poderão engolir estas micro bolhas e acabar morrendo.
O aquario ideal devera ter temperatura entre 25 e 30º, densidade entre 1.025 e 1.030 e baixa iluminação, pois as artemias são atraidas pela luz e se voce socar luz no aquario voce fara com que eles gastem muita energia tentando nadar na direção dela e isso fara com que a taxa de crescimento seja reduzida, pois se ela gasta mais energia ela precisara se aliementar mais para manter o seu crescimento.
Quanto a utilizacao de um filtro, eu acho desnecessario, mas se voce quiser fazer um, voce podera inventar alguma coisa, mas lembre-se de colocar uma tela para que as artemias nao sejam sugadas para dentro dele.
Boa sorte cara, entre as algas, os rotiferos e as artemias, eu acho que as artemias são o que da mais trabalho e menos lucro, pois uma porção é bem barata.
Fotos
Tirei só uma foto safada da minha criação de artemias as outras eu peguei na net.

Uma artemia
A agua esta limpa pois ainda nao coloquei algas, estas artemias ja são adultas e chegaram a este estagio a partir de cistos desidratados, mas como ja disse é mais barato comprar elas ja adultas.
Esta montagem para o cultivo de artemias esta meio errada, o correto é usar uma garrafa com o fundo cortado e o ar entrando por baixo, ou um recipiente com o fundo conico, mas um aquario quebra o galho.


Da para ver que este cara junta tanta garrafa platica quanto eu, este é uma bela cultura de algas e de nauplios de artemia.
Artigo de Evandro Hohl publicado com autorização
http://www.cultivo.algas.nom.br/