Página 1 de 1
Kalkwaseer na caixa de reposição???
Enviado: 28 Jul 2009, 19:13
por daniel ferracini
Pessoal boa noite,.......
tenho uma duvida.... posso colocar kalkwaseer na agua de reposição do aquario...... pq nao estou mais aguentando ter que preparar toda noite agua com hidroxido de calcio e deixar gotejando..... ja to quase desistindo........
quanto de hidroxido por litro?????
abraço a todos!!!!
Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???
Enviado: 28 Jul 2009, 20:16
por Rafael A. Gregati
a mesma quantidade que voce faz pra despejar toda noite! rsrs
inconvenientes do que quer fazer:
- vai ser dosada durante o dia (pode alterar pH)
- bóias mecânicas (de caixa de água) podem entupir, ou pior, travar aberta, pois a solução deixa muitos resíduos alí na passagem
Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???
Enviado: 28 Jul 2009, 20:29
por Diego da Silva Manoel
como o colega acima disse temos tais problemas
e tem mais uma coisa, pode me corrigir se eu estiver errado
mas o kallwasser deve ser novo, pois ele vai interagir com o gas carbonico da atmosfera e se tornar em um composto insoluvel (carbonato de calcio)
ae tem que ver o quanto que vc vai fazer, para não deixar por exemplo 4 dias la o kall morgando no tanque de reposição.
Mas enfim vamos supor que vc faça a quantidade que sera usada no dia
repetindo o que foi dito acima, e considerado como maior inconveniente é o pH da solução que vai ir pro aquario
Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???
Enviado: 28 Jul 2009, 22:27
por Júnio Melo
skardon escreveu:mas o kallwasser deve ser novo, pois ele vai interagir com o gas carbonico da atmosfera e se tornar em um composto insoluvel (carbonato de calcio)
Perfeito!
O carbonato de cálcio (CaCO3) decanta (aquele pó branco no fundo) e não solubiliza mais.
Outro problema, ainda mais grave, é que colocando kalk na água de reposição, se a sua boia trava (eclusa adora fazer isso), toda aquela solução com pH altíssimo vai pra dentro do seu aquário. Mais de uma vez li relatos de pessoas que perderam tudo por causa de um desastre desses.
Se você não quer preparar kalk toda noite, pode investir em um reator de nielsen, que evita o contato da solução com o ar, e colocar pelo menos 2 bóias de nível para controlar a entrada (eu uso 3 em série, pra não dar sopa pro azar).
Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???
Enviado: 28 Jul 2009, 23:08
por vlamir
Eu sou partidario de curtir mais os peixes e corais que a manutencao.
Primeiro vc tem que medir o seu calcio e a reserva alcalina. Se ambos estiverem baixos, te recomendo o uso do buffer para levantar os dois parametros.
Feito isso, reponho 01 vez por semana agua adicionada com o hidroxido de calcio.
Quando eu nao dissolvia na agua antes de repor, aconteciam entupimentos, facilmente diagnosticados e solucionados. Agora, nem isso mais.
Eh melhor adotar este metodo do que desistir.
Abcs,
Vlamir.
Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???
Enviado: 29 Jul 2009, 00:03
por Diego da Silva Manoel
Outro problema, ainda mais grave, é que colocando kalk na água de reposição, se a sua boia trava (eclusa adora fazer isso), toda aquela solução com pH altíssimo vai pra dentro do seu aquário. Mais de uma vez li relatos de pessoas que perderam tudo por causa de um desastre desses.
imagina caixa de reposição no compartimento da bomba de recalque, trava o tanque, cai toda agua com um pH elevadissimo, a bomba suga e joga em cima de todos os corais ...medo O.o''
Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???
Enviado: 29 Jul 2009, 06:50
por Julio Monteiro
No livro "Das Korallenriffaquarium" de Svein A. Fossa e Alf Jakob Nilsen, eles orientam a fazer a reposição de cálcio em caixa de reposição de água doce, exatamente da forma que você está falando. Toda a água evaporada é reposta com Kalkwasser
Preparação:
- Misturar 1,5 g de Hidróxido de Cálcio por litro em um recipiente - portanto fora da caixa de reposição - e deixar com uma bomba circulando por pelo menos 30 minutos (sem bolhas de ar).
- deixar a solução decantar (pelo menos 2 horas).
- O líquido que fica em cima deve ser colocado na caixa de reposição.
Pré-requisitos:
- Caixa de reposição deve ter tampa para evitar contato demasiado com ar.
- Deve ser possivel retirá-la do local para ser lavada antes de cada nova adição de Kalkwasser
Vantagens do método:
- Reposição de Cálcio
- Manutenção da reserva alcalina, já que os íons OH- vão neutralizar vários ácidos da água, mantendo os HCO3- (reserva alcalina);
- forma "menos cara" de manter cálcio no aquário
Desvantagens:
- Sistema de reposição pode falhar e levar todo o conteúdo para o aquário, saturando o nível de cálcio e elevando bruscamente o PH
- Solução na caixa de reposição dura no máximo 3 dias, pois após esse período a formação do carbonato de cálcio já ocorreu e o nível de cálcio cai para menos que 100 ppm, não sendo útil para mais nada
- Tem que lavar a caixa de reposição toda vez que colocar kalkwasser
- Com kalkwasser chega-se a níveis elevados de cálcio (cerca de 450 ppm), mas alcalinidade no limite inferior (em torno de 6), pois não há reposição de íons HCO3- (que são medidos nos testes de alcalinidade).
Minha opinião pessoal:
- Já utilizei por vários anos dessa forma no meu aquário. O consumo de cálcio no sistema tem que ser alto, para evitar valores muito elevados.
- Há vários riscos envolvidos no método. No meu caso também travou a eclusa uma vez e todo o Kalkwasser foi para o aquário. A água ficou saturada em cálcio (branca que nem neve) e todo o carbonato de cálcio formado precipitou. O nível de cálcio no aquário caiu para 200 ppm e ainda bem, não perdi nenhum peixe ou coral. Tive que usar Bio Calcium para elevar em poucos dias o nível para o ideal.
- Um reator de cálcio é a melhor solução - embora bastante caro.
Abraço
Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???
Enviado: 03 Ago 2009, 22:56
por Rafael A. Gregati
um amigo usava assim em caixa com bóia mecanica (essas de caixa de água de privada). o reservatório tinha tampa e ele mantinha sempre bem cheio, e a cada 2 ou 3 dias ele dissolvia mais um pouco de CaOH, naquela agua mesmo, até ficar muito saturado (uma camada alta de pó branco no fundo) daí e ele limpava tudo (1 x por mes).
nunca teve problemas, o reef tinha muita alga calcaria, lindo de ver, funcionou por 2 anos.