Página 1 de 3

Deionizador, e cloro

Enviado: 30 Dez 2010, 15:01
por Sued Junior
amigos, o deionizador ele ja remove o cloro da agua da torneira? porque ate onde sei o carvao ativado remove o gosto e nao o cloro esta correto?

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 30 Dez 2010, 16:30
por Mauro Becker
Salve

Até onde entendo, o carvão retira o cloro.

faça um pre filtro de celulose, depois de cloro e finalmente use as resinas.

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 30 Dez 2010, 18:22
por Arnaldo Pieruccini
Sued

Eu instalei um filtro de água desses de torneira mesmo. O cartucho dele vem com carvão e está fazendo minha resina durar muito mais.

Imagem

Abraços

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 30 Dez 2010, 21:27
por Julio Monteiro
Seria interessante se o carvão utilizado fosse livre de fosfato. Geralmente não são. Somente os específicos para aquário marinho é que tem essa característica.

Arnaldo, você conseguiria testar a água que sai logo após o carvão e antes da resina? Se tiver fosfato, a resina está sendo sobrecarregada.

Atualmente utilizo um sistema de osmose reversa + deionizador da Springway. Quando eu utilizava um deionizador DIY, eu colocava perlon, carvão ativo e depois a resina. O fluxo de água deve ser sempre de baixo para cima, de forma que a água percorra todo o sistema.

abraço

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 30 Dez 2010, 23:38
por Sued Junior
Arnaldo, se eu fosse você não utilizaria estes filtros, primeiro como o Julio falou libera fosfato, e segundo contem prata coloidal, que e venenoso para os bons organismos do aquario e com o tempo tambem prejudica o peixe, e como envenena-los aos poucos.

Julio e Mauro, falei com um especialista no assunto e me garantio que ele retira apenas, o gosto, mais nao remove o cloro completamente, porem.... De qualquer forma utilizei o filtro no poço, ficou tudo zerado os parametros, fico show o filtro, e nem precisei fazer de cano, comprei um tipo esse azul ai da foto de cima so que maior veio 2 em 1, de 40cm cada aproximadamente, fiz umas adaptacoes removi os filtros que veio, e fico blz facil de recarregar e sem gambs.

Depois posto as fotos.
abraços

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 31 Dez 2010, 10:35
por Mauro Becker
Sued,

Quando a pessoa em questão afirma que não retira o cloro totalmente, seria devido a uma questão de pouca area dimensionada a filtragem, ou pq ele não retem o cloro mesmo(1)?

1- É o tipo de informação que eu nunca verifiquei a fundo, sempre li em varios artigos que o carvão ativado tem grande capacidade de adsorver elementos de base carbonica, o cloro por esta logica entendo que esta incluso, e também se informa que é um dos elementos retidos pelo carvão.

Mas nunca é tarde para se aprender, vou passar perto de uma loja hoje e vou ver se tem teste de cloro, se sim pego um e testo a agua antes e depois da passagem pelo carvão, estou remontando o sistema aqui em casa, não custa nada. Assim penso que teremos mais uma variavel a somar. Que tal?

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 31 Dez 2010, 12:48
por Renan Kfouri
Mauro, creio que se fizer isso será de grande mais valia para todos!

Fico no aguardo de seus testes.

Abraços!

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 31 Dez 2010, 15:33
por RicardoMiozzo
Para um filtro de resina de troca ionica funcionar direito, em primeiro lugar as resinas tem que ser de excelente qualidade. Parece óbvio, mas infelizmente noto que não se presta muita atenção a isso.
Tanto o Julio quanto o Sued estão corretíssimos no sentido de não se poder usar esses tipo de prefiltro porque ele pode dar problema de fosfatos na água e por conter prata coloidal (que torna a água potável para seres humanos mas compromete sua qualidade para uso em aquários).
O ideal para se obter água praticamente "de laboratório", é usar um filtro de osmose inversa de três estágios: Prefiltro micrônico > bloco de carvão ativado (livre de PO4 também) > membrana de osmose inversa.
Ando insistindo um pouco demais nesse ponto de filtragem de água para uso em aquários porque acho que a muita gente está usando filtro de troca iônica (aliás, como sempre foi), mas cuidando muito pouco da qualidade das resinas que compra.
Não pode ser qualquer resina.
E daí, se for comprar resina boa mesmo, acaba ficando mais caro do que comprar um bom filtro de osmose inversa...
Mas, voltando ao ponto inicial: sim, se a resina for de boa qualidade, ela retira o cloro da água (mas esse trabalho termina por encurtar ainda mais sua vida útil).

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 31 Dez 2010, 22:26
por Sued Junior
Mauro, procurei o teste de cloro aqui nas lojas da cidade e ninguém tem já viu to no mato ehehe, mais se você quiser comprar seria de grande valia para todos nos. Também to em duvida ai e deixei tirando a água até do poço por enquanto. ( to achando a do poço mais suja que a da rua)

Mais minha situação aqui, é que a água tratada da rua, ela vem livre de praticamente tudo que eu testei, 0 amônia, 0 nitrito, não testei fosfato nem silicato, porem já a do poço ela vem com tudo zerado dureza baixa, porem vem com amônia alta muito alta mesmo, o Maximo do teste.

Fiz o deionizador caseiro, com carvão, e resina mista, creio que e uma boa resina mais e como o Ricardo falou, saber a realidade se ela e de boa qualidade ou não e que e a questão, ou ate mesmo saber se foi reativada só da pra confiar no vendedor de dizer que não foi, porem aqui pra mim apresento bons resultados zero a amônia e tudo mais, que tive condições de testar. Mais já de outro tópico ia seguir os conselhos do miozo o primeiro passo foi o DI agora vou para o RO e fica completo o filtro.

O filtro coloquei, 300g de carvão livre de fosfato, e 1L de resina. (achei muita resina mais como fica em local separado do carvão posso trocar o carvão primeiro) e estou satisfeito temporariamente o meu projeto e comprar um de RO, para colocar antes do deionizador, logo logo.

Ricardo, esse sistema que você falou. osmose inversa de três estágios: Prefiltro micrônico > bloco de carvão ativado (livre de PO4 também) > membrana de osmose inversa.

Seria RESINA MISTA - CARVAO - RO ? nesta ordem.?
Abraço

feliz ano

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 31 Dez 2010, 22:54
por Sued Junior
Aproveitando, o que deve vir antes a resina ou o carvao? na filtragem.. A resina pode ser manipulada normalmente em contato com a pele etc? para recarga do filtro, abraços

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 01 Jan 2011, 12:14
por Mauro Becker
Salve SUed, Renan...

O teste de cloro, ganhei ontem do Fernando da Horus, hoje, estarei refazendo a vedação de uma ou outra rosca que estão gotejando, e aproveito para testar o antes e o depois.

Eu entendo que a pré filtragem é muito importante para dar longa vida ao filtro, voce tira a agua de poço e pela sua constatação não tem muito com oq se preocupar, aqui em São Bernardo/SP, minha agua chega a 110ppm, troco o primeiro filtro de celulose/1 micra todo mes, o carvão a cada 2 meses, não posso facilitar.

Já na saida do reverso osmose tenho 0 ppm, só depois que passo pelo DI e pelo removedor de fosfato e removedor de silicato.

Uma nota que não me esqueço era a recomendação explicita do fabricante da membrana de se usar o carvão ativado antes (pré filtro), pois o cloro danificava a membrana!

Estou criando animo para ir mexer no filtro, afinal, já irei aproveitar e deixar uma sangria para continuar testando o cloro e dar prazo coreto de troca para o carvão.

Aproveitando; Sued, Arnaldo, Julio, Miozzo e Renan, sucesso neste novo ano seus viciados, até no dia 1º estão respondendo topico kkkkkk

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 01 Jan 2011, 14:21
por Mauro Becker
Acabo de fazer o teste.

Usei um teste da ALCON, unico que encontrei cedido pelo Fernando (valeu cara), o resultado é apenas indicador e não quantitativo, com resposta em amarelo para presença de cloro livre e transparente para ausência, mas creio servir bem para nossas duvidas.

Para não correr o risco de gabaritar o processo de forma errada, inicie a filtragem de forma comum e deixei o filtro descartar agua por uns 20 minutos, aproximadamente aquilo que visualmente me pareceu ser proximo ao descarte + agua purificada de meu filtro completo, se preferir perto de 250 gpd.

após este descarte, coletei agua diretamente da mesma entrada do filtro e de sua saida.
nestas amostras testei primeiramente a agua filtrada o resultado foi negativo ou seja sem presença de cloro livre detectada pelo teste, segui a verificação da agua de entrada com res´posta positiva a presença de cloro livre.

É pouco eu sei, mas isto vem ao encontro da informações que recebi até hoje que cloro ativado retira o cloro da agua.
É claro que algumas limitações são explicitas, se a passagem de agua for brutal, haverá uma limitação a retenção deste e de outros elementos, sendo necessário o devido redimensionamento ao da agua a ser trabalhada ou do tamanho do filtro.

segue o resultado:

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 01 Jan 2011, 14:40
por Sued Junior
É isso ai respondido a duvida do topico, com a prova concreta o teste. Mauro como tu manipulas a resina mista?

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 01 Jan 2011, 14:58
por Mauro Becker
Antes a MB400, ficava contida em dois tubos seriados e paralelos na vertical, perfazendo um total de 1,5~2 litros de resina, com passagem de baixo para cima.

Como o trabalho destas esta praticamente nulo, reduzi para um canister (mais pratico para manipular), acho que tem uns 900 ml, depois uso uma resina para fosfato e silicato.

A resina deixo guardada em embalagem original, bem fechada sem contato com ar, embrulho novamente com saco plastico grosso, elasticos e um pé de coelho, tudo para isolar, pois acredito que a resina sempre esta tentando fazer sua associação ionica, e isto pode abreviar sua capacidade de atração com o tempo.

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 01 Jan 2011, 17:44
por Julio Monteiro
Sued,
quanto a sua pergunta sobre a sequência:

Fase 1: filtragem mecânica (microfiltro) - utilizar perlon ou filtro de prolipopileno (esse vem com os filtros da Springway).
Fase 2: filtragem por carvão ativo livre de fosfato
Fase 3: filtragem por osmose inversa
Fase 4: deionizador

Se não tiver osmose inversa, basta pular a fase 3.

No meu caso em Valinhos, a água da torneira tem 74 ppm (medido com TDS). Após a osmose inversa, fica com 4 ppm. Somente após o deionizador é que fica zerado. A resina já tem mais de 8 meses e dura bastante tempo, já que a osmose inversa aumenta muito a vida útil da resina.

abraço

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 02 Jan 2011, 01:05
por Sued Junior
Obrigado Mauro, e Julio, com isso já fico bem claro pra mim o funcionamento, falta eu adiquirir um filtro de 1micra pra antes do carvão, e o RO, o RO lá pra março acho que já consigo abraços a todos.

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 02 Jan 2011, 14:50
por fabio simoes
Gostaria de aproveitar o tópico e aprofundar um pouco a questão, com algumas dúvidas minhas, e que o Miozzo me tirasse umas dúvidas.

1. Miozzo, vc diz que somento um RO é que pode fornecer uma água de qualidade, sendo que o deionizador não faria essa função tão eficientemente, correto?

2. Sou leigo em RO, mas o pouco que sei, é que ele descarta muito água, qual seria essa proporção? 50%-50%?

3. Para quem mora em apartamento, como eu, torna-se difícil o uso de um RO, justamente pela dificuldade de descarte dessa água, nestes casos apenas um di, seria eficiente?

4. Tocou-se no ponto da qualidade das resinas, como saber se estamos adquirindo uma boa resina?
Tive uma péssima experiência comprando carvão ativado impregnado de fosfato (anunciado como livre de po4) de um famoso vendedor dos classificados, essa mesma pessoa também vende resina, seria este tipo de procedência da resina que vc se refere Miozzo?

5. Comprei na própria springway resina MB400, esta seria de boa procedência?
6. O carvão em bloco vendido na springway, que também não traz no rótulo livre de po4, seria utilizável em marinhos? pois não achei nenhum carvão em bloco com esses dizeres?

7. Agora deve ser a mais idiota, mas é uma dúvida que persiste: Se após a osmose reversa do RO, se obtem uma água totalmente pura, qual o motivo de utilização de uma deionizador após o RO?

8. Ricardo Miozzo, cuja água foi analisada em laboratório, vc usa DI após o RO?

9. O que seria mais eficiente, usar como o Mauro, uma resina removedora de fosfato (que marca vc usa?) no próprio sistema de filtragem ou colocar essa resina no aquário?

10. o que seria mais vantajoso: uso da resina da tapwater ou phosban? para redução de silicato.

Desculpem se fui longo.

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 02 Jan 2011, 18:55
por Sued Junior
Tentando responder algumas.

1 - O que o Miozzo disse e que o Deionizador não remove tudo, precisa do RO. Para que realmente seja eficiente. - totalmente pura. a resina mista remove quase tudo mais não tudo ainda mais se for de má qualidade ou reativada.

2 - Sei que perde mais nunca usei.

3 - O certo e colocar o RO, porem dependendo da qualidade da água do teu AP, tente levar com di, compra testes!!!

4 - Não tem como saber na minha opinião só se você estiver próximo de uma empresa de confiança, comprando da net nunca da pra saber, somente depois que chega e medindo os resultados.

5 - Sobre carvão existe carvão próprio para aquário que não e caro que já vem livre de fosfato

ex:
http://www.ecomarine.com.br/product_inf ... p2adrjefa3
mais barato..
http://www.ecomarine.com.br/product_inf ... p2adrjefa3

Eu compro o mais caro melhor do que pagar 13 e ficar louco tentando estabilizar niveis com produto ruin.

6 - A RO remove uma coisa , como o próprio Mauro postou sua experiência na saída da RO ainda sim e detectado impureza depois do DI e que não se detecta mais e o filtro dele dura um bocado.

Espero ter ajudado em algo abraços.

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 02 Jan 2011, 20:48
por Mauro Becker
A resina que uso é da brigthwell (nem sei se é assim que escreve), no filtro, mas poderia usar no aquario rs

Uso no filtro, pois desta forma garanto a agua de reposição 100% livre, no aquario espero que meu sistema trabalhe sem auxilio de resinas, creio que se isto for necessario algo não esta bem dimensionado para o meu projeto

Se usa o DI sequenciado ao RO, pois infelizmente a retenção do RO não é 100%, existem elementos menores que a molecula de agua que passam pela membrana, assim as resinas fariam "Um polimento" molecular nesta agua.

Re: Deionizador, e cloro

Enviado: 02 Jan 2011, 22:48
por RenatoHilkner
Ótimo tópico, Sued.

Eu também tinha essa dúvida, e como não tinha um TDS, sempre fiz os testes de Ph, amônia e cloro na saída do filtro para saber quando trocar a resina.

Utilizo o mesmo teste de cloro que o Becker utilizou e sepre tive o mesmo resultado (e quando aponta a presença de cloro, troco resina e carvão). Acontece que sempre pensei que a resina tirava o cloro, não o carvão.

Alguém sabe se é a resina ou o carvão que elimina o cloro?

Vou tentar fazer o teste depois de cada etapa do DI (carváo e resiina, só) pra ver se é mesmo o carvão, mas to achando que é a resina! (Becker, faça tb se puder, ok?)

Abraços,

Renato Hilkner