Numa pesquisa que andei fazendo quanto a relação de espectro de cor e lumens /cm² , entre as HQI’s e os led’s a relação seria de 1/3 , exemplo
Em um sistema que exigiria 300w de HQI , você substituiria por 100W de led’s , é uma pena que eu perdi o link , mas se achar postarei posteriormente.
Então seguindo esta regra eu resolvi montar a calha do meu aqua , mas utilizando lâmpadas de led.
Comecei a pesquisa de preços e achei interessante esta que peguei no mercado livre, que saiu por R$ 16,00 cada , são lâmpadas de 42 led’s com 3W no total cada

E as lâmpadas de led azul eu comprei nua loja de iluminação ao preço de R$ 22,00 cada , também de 3w

Como eu tenho um pouquinho de experiência com marcenaria , aproveitei a sobra de madeira de uns painéis que tinha feito pro meu AP ,mas dependendo do tamanho acho que não fica caro pedir para um marceneiro confeccionar a calha.
OBS: Se você optar por construir a calha cuidado com a PATROA ,porque faz uma sugeira danada ,principalmente em AP’s pequeno como o meu

A caixa consiste em apenas as laterais , porque o fundo onde passará a iluminação eu instalei um vidro de 4 mm, que irá protejer as lampadas e os soquetes da névoa salina , e a parte de cima onde serão fixados os soquetes eu cortei em 3 tiras , para a refrigeração das mesmas.
Nesta foto abaixo está as 3 tiras com os soquete fixo bem dividos

A parte elétrica é muito fácil é só ligar tudo em paralelo, como fiz dois circuitos um para as lampadas brancas e outro para as azuis ,também usei duas cores de fios diferente para organizar melhor o chicote e identificar melhor quem é quem na hora do fechamento das 3 tiras
Os fios verdes são das lâmpadas azuis e os amarelos das brancas , obs as lampadas brancas são de 220v porque não encontrei de 110v a um preço interessante.

Aqui está o aspecto final da parte do fundo

E aqui o aspecto da parte superior , como meu aqua fica confinado em um armário em alvenaria , fixei umas buchas no teto e usei o sistema de varal de apartamento para controlar a altura da mesma .

Teste só com a iluminação azul

Agora com todas

Aqui ela já instalada

Mas tive um problema grave com as lâmpadas brancas ,todas elas começaram a queimar , o fornecedor prometeu trocá-las ,mas mesmo assim resolvi fazer uma autópsia em uma delas já que dá para desmontá-las , e vi o problema . o drive de cada uma delas é de péssima qualidade onde a corrente total dos 42 led’s ligados em série passa dos 25 mA , onde os led’s usados nesta lâmpada não poderiam passar dos 20 mA ,Na embalagem explica que a lâmpada é bivolt ,mas ligadas ao 110v elas apenas iluminam com medade da potencia , consertei algumas e aos poucos estou substituindo pelas lampadas da ALKAlUX de 5 w cada uma

Veja a diferença das brancas com problemas e das brancas da alkalux , já estão no ciclo de iluminação a um mês até agora estão ótimas ,estou substituindo elas aos poucos pois custam R$ 23,00 cada , as lampadas azuis são da FLC , também até agora estã ótimas.
Na minha opinião final acho que o custo final acaba ficando mais barato que a montagem de led’s , o prejuízo com as lâmpadas brancas de 3w , foi uma conseqüência , afinal estamos apenas começando .