Página 1 de 1

Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 24 Mai 2011, 16:50
por Arnaldo Pieruccini
Bom galera , gostaria de deixar meu relato da minha batalha contra as algas e minha vitória. Não que esses procedimentos funcionem para todos , apenas para mostrar como temos que ter paciência.

Remontei meu aqua em Novembro de 2009. Sai de um aqua com esqueletos de corais para um reef.

Imagem

Pouco mais de 3 semanas , tive a infestação inicial

Imagem

Desde então vinha batalhando. Fazia TPA´s de 10% semanais e adicionava Bio calcio, calcification , magnésio. nessa época eu já usava um deionizador , contudo sem resultados.
Durante esse tempo , monitorava minha água deionizada com um TDS e teste de Po4, níveis sempre 0 ou perto.Diminuí o fotoperíodo de 10 para 8 horas

Em Setembro do ano passado decidi aumentar meu substrato pois estava achando que era muito pouco.coloquei mais 40 kg aos 30 já existentes. Vendo a moda dos aquas com poucas RV´s decidi remover algumas acabou ficando com quase metade das RV´s que na montagem inicial. Comprei um UV Cubos 8 W

Imagem

Ainda com focos de algas resolvi durante as TPA´s fazer a aspiração manual com uma mangueira para tentar evitar que um pedacinho ou esporos se espalhassem e continuei com esse procedimento até hoje. Peguei algumas RV´s e coloquei no sump para maior filtragem biológica.

Há 3 meses comecei a aumentar a % das TPA´s para 20% semanais e parar com a dosagem de suplementos, continuei com a aspiração de algas. em alguns momentos eu tirava a RV e escovava no tanque.Desliguei e removi o UV.

Há 2 meses adicionei de volta as RV´s que tinha tirado ano passado e coloquei mais 2 dedos de halimeda aumentando o substrato para 10-12 cm. O sal da TPA´s mudou para o Red Sea Pro ( Nova formula ou da Brightwell)

Nesse ponto as algas começavam a dar sinal de fraqueza, muitas se desprendiam e ficavam presas nas bombas de circulação. Testes mostravam Po4 a 0.1 Ca 420 RA 5 e Mg 1000, não lembros dos testes de Nitrito e Nitrato , mas estavam baixos.Continuei a aspiração das algas durante as TPA´s

Parado olhando o sump me deparei com uma questão , o skimmer retira a matéria orgânica em suspenção e o cano de descida da bota ficava no lado oposto do entrada da água do skimmer,imaginei que muita da água passava direto sem passar pelo skimmer. Com um sifão conhecido como " maria-mole" , direcionei a descida da água perto da entrada do skimmer , tentando assim fazer com que mais água passasse pelo skimmer.

Imagem

Aquário agora

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tenho poucos focos que semana após semana somem sem mesmo remoção manual.

Os parametros hoje são : Po4 0.1, Ca 380, RA 7 , Mag 1200 Densidade 1.023

Continuo com TPA´s de 20% semanais e adiciono Biocalcio quando o teste de Ca se mostra abaixo de 360. ígua da TPA´sempre monitorada com leitor TDS e o sal sempre brightwell ou red sea PRO.Hoje o vidro até o vidro tem poucas algas.Em todo esse processo a paciência foi essêncial, claro tive momentos de querer desmontar pois não estava como eu queria, mas acho que isso mostrou apenas que o aqua não estava estável.


Abraços a todos e não desanimem, no meu caso foram 18 meses de batalha.

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 24 Mai 2011, 19:37
por Matias Gomes
Parabéns pela vitória.

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 25 Mai 2011, 01:38
por Mauro Becker
icon_first

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 25 Mai 2011, 06:44
por Márcio Oliveira
parabéns pela vitória, belo exemplo. icon_joia

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 25 Mai 2011, 20:12
por Arnaldo Pieruccini
Valeu galera

Espero que esse tópico sirva de motivação para aquele que estiver desmotivado com o aqua por causa das algas que com certeza foi o motivo de muitos desmontes, e só para frisar que o fator principal e determinante nessa história toda foi a PACIÊNCIA.


Abraços

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 30 Mai 2011, 11:47
por Celso Suguimoto
Excelente relato Arnaldo e parabens.. .a maioria quer resultados imediatistas e acaba se frustrando tbem rapidamente.

Eu tive problemas de briopsys por quase um ano... foi uma batalha lenta de tentativa e erro...

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 01 Jun 2011, 10:25
por Renan Kfouri
Bom relato!! Isso deixa claro o que sempre falamos, aquarismo é PACIÊNCIA! icon_rotfl2

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 08 Jun 2011, 11:14
por Marcos Tavares
Na minha opinião o segredo em combater algas indesejáveis é um só: não fornecendo alimento a elas e criando um ambiente cada vez mais propício para o desenvolvimento das algas calcárias. Não fornecer alimento significa uma boa filtragem, controle de nitrato e luz apenas suficiente para munutenção do sistema, sem excessos. No início é comum o aparecimento de algas mas com o tempo o aquario vai estabilizando e as algas calcárias acabam dominando o sistema.

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 08 Jun 2011, 14:22
por Arnaldo Pieruccini
Opa


Realmente Marcos. O usuário LAFishguys do youtube falou que as algas são sustentadas por 3 pilares:
1- Luz
2- água
3- Nutrientes

Em um aquário marinho água e luz são obrigatórios, o que resta? Controle de nutrientes, nesse ponto entram o skimmer e as TPA´s . Como aumentei a quantidade da % das TPA´s a quantidade de nutrientes exportadas eram muito grandes, tanto que algumas colonias de zoas e um GSP estão mal pois gostam de uma água com mais carga biológica. Eu tinha parado com todos os suplementos , agora reduzi as TPA´s para 10% de novo e voltei com o Biocalcio aproveitei e começei a dosar aminoácido para ver se consigo recuperar o GSP

Editando 19/06/2011

15 dias se passaram e agora estou fazendo TPA´s de 10% semanais e vou passar para 20 % a cada 15 dias . Agora não sei porque meu leather letucce está fechado há alguns dias, e não parece bem. Liguei uma bomba fraca para ajudar na limpeza da pele , mas não sei não. Tirando a densidade que está um pouco alta ( já comprei um refratometro) , todos os parametros estão ok. Fora ele todos os corais estão bem, até alguns zoas estão aparecendo , não sei de onde pois até então todas as colonias tinham sumido.

Resolvi meu problema com as algas , contudo alguns corais parece que sentiram as TPA´s constantes



Abraços

Abraços

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 22 Fev 2016, 15:27
por Arnaldo Pieruccini
Mauro Becker , achei o tópico

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 22 Fev 2016, 18:17
por Alexandre_Manske
Muito bacana este seu relato Arnaldo.

Não tinha visto este teu tópico ainda.

Parabéns pela vitória e com certeza será de grande utilidade para muitos de nós.

Abraço.

Re: Luta contra as algas ganha- Relato

Enviado: 22 Fev 2016, 18:47
por Arnaldo Pieruccini
Valeu Alexandre, repare nas datas

começo 09/2009 até 05/2011

Isso foi o que durou a briga com as algas até a completa eliminação delas